Casca grossa, coração macio

A imagem que ilustra este post foi postada ontem no Facebook de uma amiga, que a tirou de outro, de uma equipe de promotores de bailes de reggae.

Quer mais improvável do que  reggae e um velho revolucionário que cultiva jardins partilharem ideias?

Mas partilham, porque somos todos humanos e essa é nossa grande partilha.

Não tenho nenhum constrangimento em aplaudir a atitude de André Vargas ao entender que sua defesa pessoal se enfraqueceu por seus próprios atos e renunciar ao mandato.

Disse isso, outro dia, ao lembrar o valor da palavra austeridade, diante deste caso.

Aos 55 anos, tenho os problemas, dores e alegrias de qualquer pessoa.

Muitos podem me considerar um imbecil, porque tive todas as “oportunidades”  de estar, como diz a gíria, “com o boi na sombra” e ainda luto todos os dias pelo pão do dia seguinte.

Quisesse fazer negócios, já os teria feito.

Porque a vida política, para quem a faz de olhos no povo, é um calvário e a austeridade é a nossa única força, nossa única blindagem.

É ela quem nos permite desmascarar os hipócritas.

Não tem a menor importância que o seu pecado comprovado, o de viajar no jatinho do doleiro Alberto Yousseff, tenha sido cometido também pela impoluta vestal do Senado, Álvaro Dias.

Álvaro Dias é um “político” do lado de lá, onde os critérios de julgamento são outros.

Em volta de nós, na política, temos de aprender a conviver com diferenças, frequentemente com erros e, às vezes, com vícios.

Mas isso jamais pode penetrar em nossa vida pessoal.

Porque isso é deixar penetrar dentro de nós o adversário, aceitar sua lógica e passar, por vezes inconscientemente, a ser aquilo que, em tese, dizemos combater.

É uma regrinha simples, mas muito difícil de cumprir.

O que isso te dá de “prêmio”?

Nada, só o  de viver de cabeça erguida. E de poder fazer política com sinceridade, sem medo de dizer o que se pensa e lutar por aquilo em que se crê.

E como isso é bom!

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • É uma pena que não se possa dizer o mesmo de nenhum membro do PT né.
    Muito menos do Lula, que ja foi seduzido faz tempo...

    • É mesmo, Alex? E daria para você nos mostrar alguma das "seduções" do Lula? Mas atenção: PROVADAS E COMPROVADAS, não tiradas das páginas de fofoca do PIG e do feicebuque.

    • "Nenhum membro do PT". Acho que você está muito contaminado pelo PIG. Procure se informar melhor, inclusive lendo com mais afinco este blog e verá que o partido que tem menos ficha suja é o PT.

    • Alex? Quê valor posso dar a uma opinião cuspida das sombras do anonimato internético?

    • Gostaria de sugerir que as esquerdas façam um levantamento para mostrar à população e divulgar amplamente a quantidade de casos de corrupção envolvendo políticos de direita em contraposição aos da esquerda, em um determinado período de tempo. Assim estariam combatendo eficazmente essa ideia - criada pelo PIG - de que direita e esquerda é tudo a mesma coisa, e seriam todos corruptos, nivelados por baixo. Se o PT, por exemplo, tem um diferencial é importantíssimo que isso seja mostrado. Ou estarei equivocado?

    • VOCÊ não pode, meu querido.
      EU POSSO....eu sou um petista
      feliz, porque tenho uma pessoa
      que eu posso colocar como exemplo
      de cidadão de pessoa..vai para a
      HISTÓRIA.
      E VOCÊ, meu querido, me dá um nome
      que você pode colocar como um exemplo.
      Não me vem com Jesus, que não vale...

  • BOM DIA,

    NÃO SÃO BRADOS ESSAS LETRAS QUE SÃO ESCRITAS EM MAIÚSCULAS, MAS SIM UMA FORMA DE DEMONSTRA A MINHA SATISFAÇÃO, MINHA MIUDEZA E DEMAIS ADJETIVOS DE TAL GRANDEZA COMO ESSE HOMEM O É. PODE TER CERTEZA SE TIVÉSSEMOS UM MUJICA AQUI NO BRASIL PODERÍAMOS GALGAR UM FUTURO PROMISSOR A ESSE NOSSO BRASIL. NÃO QUE O BRASIL JÁ NÃO O SEJA, TERÍAMOS PESSOAS MAIS DIGNAS E FELIZES.

  • BOM DIA,

    NÃO SÃO BRADOS ESSAS LETRAS QUE ESCREVO EM MAIÚSCULAS, MAS SIM UMA FORMA DE DEMONSTRA A MINHA SATISFAÇÃO, MINHA MIUDEZA E DEMAIS ADJETIVOS DE TAL GRANDEZA COMO ESSE HOMEM O É. PODE TER CERTEZA SE TIVÉSSEMOS UM MUJICA AQUI NO BRASIL PODERÍAMOS GALGAR UM FUTURO PROMISSOR A ESSE NOSSO BRASIL. NÃO QUE O BRASIL JÁ NÃO O SEJA, TERÍAMOS PESSOAS MAIS DIGNAS E FELIZES.

  • Enquanto uns andam de jatinho para lá e para cá o Dirceu dorme na cadeia, em que se transformou o PT????

  • Tudo porque tirou mais de trinta milhões de pessoas da miséria.

  • O PT se transformou no Maior e Melhor Partido da América do Sul e um dos maiores e melhores do mundo. A grande diferença que o faz assim, é que mostra as suas tripas expostas, com todos os alimentos, bilis, sangue, feses, fedores, bactérias do bem e do mal! Mostra que o organismo político é análogo ao organismo humano, até porque, somos nós humanos que damos as cartas boas ou ruins, no planetinha! E o PT, como todo organismo vivo e pulsante está sujeito a ataques de toda sorte e ordem. Mas justamente por isto -por estar exposto- é que tem que haver a simbiose e a aeração com o meio, para que se fortaleça e gere frutos como organismo social! Pensar e pregar que o PT está com "câncer terminal" é tarefa mor dos opositores estéreis -incluindo ai a Mídia Mofada-! O PT já nasceu exposto e disposto a fazer a diferença (vide LULA,DIRCEU,GENOINO,OLÍVIO,RAUL PONT,GUSHIKEN...DILMA) é isso que faz a cabeça e o coração de quem nele aposta, e são milhões de Brasileiros e Latino-Americanos, que não se subjugam ao condão mágico dos olhos da Águia, do Mickey, do Rambo ou dos Bistrôs bêbados empoeirados da França!

  • Caro Fernando:
    Com toda a admiração que merece a vida combativa e frugal do carismático presidente José Mujica, de nosso pequenino grande e simpático vizinho, Uruguai, cuja população é cerca de metade da do Rio de Janeiro, pessoalmente teria certas reservas em relação a suas excêntricas posições. Por exemplo, sua intenção de adotar entre 30 e 40 crianças não me parece que faça sentido sob qualquer ponto de vista. Seu apoio e implementação da liberação da maconha é algo que deve ser visto com grande reserva. Há vários aspectos a serem considerados. A começar pela forma como será feita a venda e a que preço. É um fato inegável que uma droga leva a outra. Portanto, se a venda for irrestrita, e não apenas para fins medicinais ou terapêuticos, pode virar um estímulo ao consumo não apenas da maconha, mas da cocaína, da heroína, das metanfetaminas, etc. A quem, de fato, interessa esse aumento no consumo de drogas por parte dos jovens? Quem ganha com isso? E a violência, o comportamento agressivo que essas drogas fermenta, além da alienação e o instinto de manada? Gostaria que essa reflexão fosse feita à luz da seguinte singela reportagem http://rt.com/usa/soros-mpp-times-marijuana-189/.

    • Caro EDD:

      Quando você diz "É um fato inegável que uma droga leva a outra." você está repetindo a mentira de que a maconha induz ao consumo de outras drogas, fato que é facilmente contestado por qualquer um que conheça maconheiros. A grande maioria deles é completamente radical em relação a só usar maconha e fica horrorizada com os efeitos de outras drogas.

      Pra não ficar com a impressão que estou só dando uma opinião sem embasamento, segue link de uma pesquisa médica que mostra que usuários de maconha são 20% menos propensos ao uso de heroína:

      https://www.msu.edu/~chuyuwei/harddrug.pdf

  • Caro fernando,

    Há outros imbecis como você. Viva todas estas imbecilidades que nos tornam mais elaborados espiritualmente. A utopia há de sobreviver...

  • O que tem em comum entre a equipe de promotores de bailes de reggae e o presidente do Uruguai é a defesa da liberação da maconha. Mujica virou herói de maconheiros de direita, esquerda e dos apolíticos e alienados, não pela sua história política de revolucionário, mas por ter liberado a droga. Um grande erro de Mujica, que provavelmente agravará problemas de vícios na população do seu país.
    "Em volta de nós, na política, temos de aprender a conviver com diferenças, frequentemente com erros e, às vezes, com vícios".

    Em relação ao André Vargas, o que falta é os partidos serem mais rigorosos na escolha de candidatos a cargos públicos e cobrarem mais austeridade de todos, mas, primeiro, internamente, nos próprios partidos. O PT sempre fez isso, muito mais do que a maioria dos partidos, mas como cresceu muito, e virou o partido da situação, acaba, de vez em quando, repetindo de forma leniente algumas das práticas da oposição, como o caixa 2 (na eleição de 2004) e agora esse deputado, querendo seguir os passos do tucano Álvaro Dias.

Related Post