Caso PT-Campos no Facebook é mistura de armação, burrice e fraqueza ideológica

Estou assistindo essa “onda” em torno da “cara de ofendido” do Eduardo Campos por ter sido chamado de “tolo” e “playboy” no Facebook do PT.

Onda. por que?

Porque é uma bobagem e porque Campos não é nem tolo, nem playboy.

É ambicioso e dedicado às suas ambições.

Tolo é o dirigente petista que não viu que, apesar do seu comportamento traiçoeiro em relação a Lula e a Dilma, o “marketing” de Campos é se fazer de vítima do PT.

O dele, aliás, e o de Marina Silva.

E depois do 2598° episódio em que uma afirmação mais dura num twitter ou facebook oficial gerou, o mané que postou isso no “face” oficial do PT não podia ser ingênuo ao ponto de não adivinhar que fariam um cavalo de batalha da questão.

Tolo, portanto, se aplica ao autor da burrada, que está fazendo a mídia e Eduardo Campos deitarem e rolarem numa bobagem infantil.

Quando se ocupa uma posição oficial numa instituição, pública ou privada, tem-se de por freios à língua. Fui assessor de imprensa de Leonel Brizola por 20 anos, cansei de dar declarações em nome dele e nunca arranjei encrencas.

Ele sim, podia e devia, querendo, soltar a língua.

O que foi feito é uma tolice. porque não está se discutindo o mérito da questão, mas apenas a “etiqueta” da disputa eleitoral, não o seu conteúdo.

Mas a situação revela também uma angústia petista.

Já não se vê entre seus líderes quem enfrente a polêmica.

O partido está cheio de Cardozos, Bernardos e outros, sempre prontos a marcarem gols contra seu governo, pela direita.

Aí vai um inexperiente, ansioso, avança pela esquerda e…faz outro gol contra.

Na campanha passada, foi preciso que o próprio Lula fizesse a polêmica, com todos os riscos que isso representa quando se é Presidente da República.

De novo, desta vez, o titular do “assunto Eduardo Campos” é Lula, quase que apenas ele.

É nele que há a indiscutível autoridade moral para apontar o papel que o pessebista, depois de tudo o que recebeu politicamente está aceitando desempenhar: o de oferecer-se como alternativa para as elites, diante da fraqueza de Aécio Neves para a “missão”.

O resto é tolice.

E fazer o jogo da mídia “muy amiga”.

Fernando Brito:

View Comments (47)

  • Estranho seu posicionamento. Na verdade nós, ptistas, não aguentamos mais apanhar dessa mídia escroque, não aguentamos mais o judiciário agir como um partido político de direita, e o PT se calar, se curvar, tudo em nome do "medo de perder votos". Não dá mais!

    • Desculpe, Márcio, entendo a sua bronca. Mas o "estarmos cheios" hoje, tem um histórico: por quanto tempo o PT deixou de lado suas bases, sua coragem dos primórdios do partido, para ir se acomodando à surra de impropérios que a "grande pequena mídia brasileira" despeja sobre ele sem dó? Quem fez corpo mole durante todos estes anos, deixando o monstro mostrar a cara, depois as unhas, foram justamente as lideranças do partido (exceto, talvez, Lula) que continuam até hoje alimentando a hidra e se queixando que ela não tem piedade do PT. O posicionamento do Fernando Brito também é o meu. Ele está absolutamente correto na análise, ainda que dolorosa, inclusive para alguém como eu, que sempre votou e continuará votando no PT. Abraços, Márcio. Veja com calma a situação exposta pelo Brito.

      • Perfeito, Elvio, temos exatamente o mesmo entendimento.
        Quem mantém uma Helena Chagas e sua trupe canalha na SECOM não pode "ficar de saco cheio" nem reclamar que "não aguenta mais sofrer com ataques da mídia".
        Sem falar no Mercadantas, que liberou uma grana preta pra Abril sem licitação.

        • E O MALDITO R$ 1 BILHÃO que a Globo sonegou e não tem um macho petista para chegar na tribuna e dizer: "porra que direito este Grupo tem de roubar 1 bilhão da Receita e continuar recebendo polpudas verbas publicitárias do governo que é achincalhado por essa máfia midiática?". Não tem macho no PT para subir na tribuna e cobrar isso? Definitivamente, não! Quem faz isso é Requião, Ciro e mais 1 no máximo que estou esquecendo. É phoda!

          • ESQUECI ... E esta grana que a Casa Civil "doou" para o Grupo abril sem licitação. Numa sexta-feira, 30 dezembro. Sem licitação. R$ 2,6 milhões. Que catso é isso? Brincadeira... Não venham me falar aqui que o Mercadante fez isso sozinho, por conta própria. Passar por cima da lei de licitação! é ruim hein!

    • Meu posicionamento não é estranho, estranho é o comportamento que você descreve, de falta de reação. Mas é tolice, e pueril, reagir de forma a mandar água pro moinho da mídia. E, a propósito, não sou petista, embora respeite e tenha grandes amigos no partido. Incomoda é ver a inação permanente e os espasmos eventuais.

    • Acabem com a midia escroque fechando a Secom e redirecionando o orçamento dela para a Educação. O povo brasileiro agradece.

    • Marcio, se o PT tivesse um Brizola em 2010, JAMAIS sofreríamos o que sofremos com o serra e a mídia.

      O PT, meu querido, sofre do que chamo "complexo de vassalagem". Apanha e aceita como se merecesse por ter ousado peitar seus "patrões", seus "senhores". Apanha e gosta como aquela criança que testa os limites do pai e quando este o põe de castigo, ele meio que se sente querido por este.

      O PT é isso, amigo, em relação aos poderosos. Aceita todo o tipo de porrada por ter ousado fugir da "senzala" para construir seu "quilombo".

      Nada fazem e contribuem sim por nutrir essa hidra, esse monstro. Só não digo bem feito, porque não se trata de um time de futebol, mas de um país como um todo e, é claro, sobra para todos nós. Por isso digo que Dilma é uma boa gestora. Presidenta é a Cristina.

    • Exatamente Márcio. A resposta está explícita no próprio comentário do Nogueira quando ele diz: o partido está cheio de Cardozos, Bernardos e outros... quer dizer, tudo zero a esquerda. Então alguém tem de assumir e descer o cacete também. Chega de apanhar calado. E o povo do Paraná que fique esperto com a "bonequinha" Gleisi candidata. Os outros dois, Cardozo e Bernardo vão querer ficar só mamando com a reeleição de Dilma.

      • Ao invés de Nogueira, entenda-se Brito. O lapso tem justificativa. Estava pensando em Paulo Nogueira Batista Jr, um baita de um economista patriota.

        • Eu acho , em se tratando de PNB Jr, um elogio. Além do mais, sou Nogueira também...

    • Caro amigo. Apenas um tiro de festim, disparado por quem sabe-se lá. Todavia observe que serve de alerta para os Tucanos e deles simpatizantes. O próprio Aécio Neves declarou á Imprensa, logo após a ocorrida manifestação no "face", que o PT quer ganhar a Eleição por "WO". Raciocine que, se o desejo do PT é que o Eduardo Campos aguarde 2018 para se candidatar, automaticamente ele, o próprio, o Aécio Neves tem convicção que ele, nessas eleições para Presidente é a insignificância. Uma vez que com essa declaração, presume ele, ser o Eduardo Campos a ausência do "WO".

  • A questão que interessa a milhões de brasileiros é a escolha da melhor estratégia para reeleger Dilma; gostando ou não, sem ela é pior. Dilma 2014 com toda certeza!

  • Meu caro Fernando Brito.
    Depois de tanto tempo acompanhando o Tijolaço, pela primeira vez vou discordar de uma opinião sua.
    Essa polemica, mais do que a adjetivos (tolo, playboy)diz respeito a atitudes. Creio que o PT, em muito boa hora, resolveu traçar de vez a linha que separa os adversários dos aliados, para a eleição deste ano.
    E essa tarefa não pode ser deixada apenas ao Lula, não. Ela é também tarefa do partido.
    Chegou a hora cada qual escolher o seu lado da linha, de sair de cima do muro.
    A batalha desse ano será uma das mais duras que o PT já enfrentou. Seus militantes estavam já precisando de uma sacudida, de um chamamento à ação, sem baixarias, mas sem temor às repercussões.
    Que a grande mídia e seus colunistas gritem, espumem de ódio. Eles sempre fizeram e farão isso, de qualquer maneira. Seus (cada vez menos) leitores já têm a cabeça feita.
    É preciso que façamos a nossa, nós que iremos para as ruas, para as praças, para os comícios e passeatas, em busca da reeleição da Dilma. E a nota do PT, dura mas verdadeira, veio ajudar muito nesse sentido.

    • A forma e o autor da resposta,a resposta foram pueris. E o que escrevo neste blog mostra que não temos de silenciar, ao contrário. O como e o onde fazer é que estão em questão. Você pensa que gosto de criticar gente que está do mesmo lado? Não, mas os desdobramentos do caso, mais do que qualquer outra coisa, mostraram quem se beneficiou disso. Eu posso achar isso e muito mais, mas não entupo a direita de salamaleques. Briga, quando a gente vai, é pra ganhar, não para marcar posição.

  • Eduardo Campos é mau caráter, isto todo mundo sabe aqui em Pernambuco. O que o pt tem que fazer e ignora-lo só isso, tratar como traidor e nada mais.

  • Ja que a briga começou

    - nao tem moral pra falar em seita alguma.
    quem saiu recitando com devoçao o FUNDAMENTALISMO de mercado suas teses... das duzias de reunioes q fez c/os jornais, tvs e saloes da elite nos ultimos meses?

  • Ariano Suassuna: ‘Eduardo é o mais brilhante político que já conheci’

    • Solicito informar-me quando (data - ano/mês/ano) ele disse isso. Pergunto? Ele ainda mantém o que disse naquele momento? Fico aguardando a resposta.

      • ARIANO SUASSUNA (*)

        Para falar de Eduardo Campos eu precisaria escrever um ensaio, tal a importância que dou a ele em relação a nosso País e ao nosso povo.

        Teria de começar falando do ponto de vista pessoal, para dizer que o conheço desde o seu nascimento, pois seu pai, Maximiano Campos, e seu tio, Renato Carneiro Campos, eram escritores e meus amigos, e ambos eram já pessoas preocupadas com os mais pobres e com a terrível dilaceração que, no Brasil, separa os despossuídos e os privilegiados.

        Tenho certeza, então, de que todos dois teriam imenso orgulho ao ver o filho e sobrinho desempenhando agora, na política brasileira, o papel que também a mim está me deixando entusiasmado, ao ver um jovem como Eduardo Campos lançar-se na política, movido por sua grande, lúcida e tranquila coragem e por um imenso desejo de servir.

        Explico-me. Coragem porque sabe quantas dificuldades e incompreensões vai ter que enfrentar. Ainda assim, mantém seu sonho e seu desejo de servir ao nosso grande País e ao nosso grande povo; porque sabe que, como dizia Aristóteles, praticada como se deve, a política é uma atividade elevada e nobre, porque consiste ‘na arte de bem servir ao bem comum’.

        Assisti de perto à atuação de Eduardo Campos, como o extraordinário governador, por duas vezes, do Estado de Pernambuco, cujo povo lhe confere a inédita aprovação de 83% - coisa que eu nunca vi acontecer com qualquer outro. Normalmente, no fim de um primeiro mandato, o titular do Executivo sai desgastado.

        Finalmente resta-me dizer que já passei dos 80 anos e, com toda esta idade (que já vai longa), posso afiançar que Eduardo Campos, além do extraordinário administrador que demonstrou ser, é o político mais brilhante que já conheci. É, portanto, a meu ver, o mais capacitado a levar adiante e aprofundar as reformas que o povo brasileiro está exigindo como indispensáveis para que o Brasil se aproxime cada vez mais do glorioso destino que merece.

        (*) Maior escritor vivo do país, dramaturgo, membro da Academia Brasileira de letras (ABL) e presidente de honra do PSB. Artigo publicado no "Estado de S. Paulo", domingo, 15 de dezembro.

    • Com todo respeito ao grande Ariano Suassuna, acho que o mesmo está entrando pelo mesmo caminho do nosso Fernando H. Cardoso, ou seja, falar bobagens (abobrinha, besteira,sandices etc...)

      • É, Wanildo, não dá pra todo mundo ser um Oscar Niemeyer na vida, né?
        Manter a lucidez até o fim não é pra qualquer Suassuna, não.

    • Ariano Suassuna era um bom escritor. Nos tempos de lucidez. Já senil, o que ele diz não deve ser levado em conta.

    • Ariano era vizinho e carregou Eduardinho no colo, só faltava, justo ele, negar elogio ao protegido de antanho. Laços de família pernambucana, nada mais que gentilezas de alguém civilizado, culto e sábio.

  • Penso que a questão mais importante, que tem faltado ao PT, não diz respeito obviamente a responder ou não às provocações ou críticas. O que
    faltado ao PT é capacidade para entrar no debate, no mérito das questões criticas ou apresentadas, politizando-as. Apresento um exemplo. Se o Dudu ( com sua Marina 'think tank)critica o Governo por não, supostamente, respeitar o tal tripé econômico neoliberal ( juros altos, câmbio valorizado, superavit primário), a resposta q interessa deve entrar no mérito de tal tripé, problematizando-o e partindo para o ataque, alegando que o respeito ao tripé é que torna flagrantemente a candidatura de dudu camos a priori rendida ao mercado financeiro.

    O fundamental, portanto, é não ficar na defensiva e nem partir para críticas pessoais ou meras cobranças igualmente pessoais - você é um ingrato. O PT deve enfrentar o debate.

  • As coisas transbordam. Um teste no microfone, ou no megafone. Isso estará nas ruas, nos comícios. Alguém tem dúvida que esse é o sentimento da militância? Falou pra militância que está com "sangue nos olhos". Normal isso.
    Um erro? Não sei. Sofrer calado faz mal, é importante dizer umas verdades. Estabelecer os limites pro Dudu mimado, criado politicamente a pão-de-ló por Lula. Pueril? Pode ser. Pode ser coisa de juvenil apaixonado. Mas o que foi dito doeu na alma dele, sentiu o golpe e se vitimizou.
    O fato é que Dudu é um "coxinha", almofadinha criado a leite de cabra, que veio de seio de uma família bem de vida. Não é um retirante, nunca será. Se aproveitou da onda de Lula e surfou na confiança dele. Esse é o sentimento que não vai calar. Não veio do povo como Lula e Brizola.
    Enfim , pode ter sido um recado pra Dudu de que não tem volta o caminho que você escolheu. Você será tratado como oposição. E ponto.

  • Concordo plenamente com o Fernando Brito. Pelos vários Blogs de esquerda que temos por aí,devemos rebater com vigor, todo ataque que eles fazem ao governo e ao partido,sobretudo as pauladas vindas da imprensa subserviente aos candidatos de oposicao,ataques vindos dos Aécios ,Eduardos,Marinas...

    Agora é burrice fazer críticas mais contundentes aos candidatos através dos blogs oficiais do partido. Aí é levantar a bola pra essa cambada, o jogo fica bom pra eles que tem uma infinidade de locutores e toda uma imprensa pra repercutir o fato.

    José Emílio Guedes Lages-Belo Horizonte

Related Post