Celso de Mello diz que Bolsonaro não tem estatura para ser presidente

Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, soltou uma dura nota em resposta à veiculação de um vídeo na conta de Twitter de Jair Bolsonaro – ao que tudo indica pelo filho Carlos – onde, numa montagem tosca, o presidente é comparado a um leão atacado por hienas, uma delas o STF.

Leia, com o que grifei, e comento a seguir:

A ser verdadeira a postagem feita pelo Senhor Presidente da República em sua conta pessoal no “Twitter”, torna-se evidente que o atrevimento presidencial parece não encontrar limites na compostura que um Chefe de Estado deve demonstrar no exercício de suas altas funções, pois o vídeo que equipara, ofensivamente, o Supremo Tribunal Federal a uma “hiena” culmina, de modo absurdo e grosseiro, por falsamente identificar a Suprema Corte como um de seus opositores.
Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente de que ninguém, nem mesmo o Presidente da República, está acima da autoridade da Constituição e das leis da República.
É imperioso que o Senhor Presidente da República —que não é um “monarca presidencial”, como se o nosso país absurdamente fosse uma selva na qual o Leão imperasse com poderes absolutos e ilimitados— saiba que, em uma sociedade civilizada e de perfil democrático, jamais haverá cidadãos livres sem um Poder Judiciário independente, como o é a Magistratura do Brasil.

O ministro Celso tem absoluta razão, mas é impossível deixar de ver que, neste processo, também há uma imensa responsabilidade de uma Corte Suprema que acovardou-se diante de todo o processo de judicialização da política que levou a anomalia a chegar ao poder.

E que, ironicamente, a corte suprema brasileira talvez tenha sido o leão que se deixou acovardar pelo alarido das hienas, inclusive as que envergonham a farda do Exército Brasileiro e que docilmente permitiram a deformidade que são as estruturas de poder no país.

Vai custar muito aos senhores reafirmar sua autoridade, não apenas diante do clã presidencial, mas diante da Nação.

Ainda que tarde, que comecem a fazer isso.

 

Fernando Brito:

View Comments (53)

  • É verdade, o STF é o leão acovardado, que se deixou dominar pelas hienas.
    E Lula foi o primeiro a perceber o que estava acontecendo.

  • Uma nota covarde, quase um mimimi. O correto seria intimar para confirmar ou negar. Caso confirmado que foi ele quem postou, é caso para impeachment. Quebra de todos os decoros e regras democráticas.

  • Gozado é que tem gente que reclama do decano uma atitude mais consequente. O quê, por exemplo? Ir tomar pessoalmente satisfações? Desengavetar processos e castigar o insolente? Essa gente não sabe avaliar a importância de uma nota como essa.

    • Mas o decano é um falastrão. Vota de acordo com as conveniencias e o gargalhar das hienas. Saulo Ramos, que foi seu principal apoiador a vaga no STF se disse arrependido. Pesquise a frase: '“Entendi que você é um juiz de merda”, disse Saulo Ramos a Celso de Mello'

      • Sabemos de tudo isso. Mas repetir isso na hora errada é trabalho da direita, não nosso.

    • a nota é importante, sim. Mas as ações da corte a contradizem. Está aí o Tofolli a esticar prazos, maquinando manobras e malabarismos pra que o cumprimento da CF não atinja Lula que já disse que não lhe interessa a 2ª instância (embora interesse a mais de 4 mil pessoas presas sem julgamento). Estão julgando se a CF é constitucional e já tem 4 que dizem que não é.

  • Golpista deveria reclamar e fazer uma auto-crítica do que fez para colocá-lo alí.
    STF corajoso e independente.
    Como não tem sido a magistratura, não é senhor juiz; pareciam, e alguns ainda parecem, ter medo do moro e de generais que se dependuraram neste horroroso governo.

  • Minha avó dizia: "Se abaixar demais, aparece a calcinha"! Não fizeram nada quando os moleques disseram que um cabo e um soldado dariam conta do STF. Calaram-se diante dos grotescos arrotos vindos da caserna. A calcinha apareceu. Espero que provem o contrário.

    • Este é um ditado de bem antigamente. De um tempo em que não se usavam calcinhas, então o que aparecia era a bu...da mesmo.

    • Minha mãe era mais direta. "Quem muito se abaixa, o c u aparece", era o que dizia.

  • Tão verdade quanto Bolsonaro não tem estatura nem peso para presidir o Brasil é que a composição atual do STF também não tem de estar lá

    • Verdade. Com exceçao de dois ou tres ministros....o resto e deles ahahuhuh

  • muito bom texto. o STF deveria ser a última trincheira da democracia e do estado de direito, mas apequenou-se, acovardou-se, todas as instituições o fizeram, inclusive as forças armadas, que em última instância, tutelam a suprema corte. lula foi preso sem crime e sem provas para que nosso país seja saqueado, lula foi sequestrado. o golpe de estado fracassou de modo retumbante, viramos república das bananas, e os maiores culpados são nossas elites, as forças armadas, a mídia hegemônica, e boa parte do judiciário. ainda é tempo de reerguermos nossa democracia, depende de cada um de nós.

Related Post