Censura sobre caso do hacker é inútil. O “nude” era político, e do Michel

A Folha de S. Paulo publica parte da história escabrosa de chantagem que envolveu Michel e Marcela Temer, cuja solução, com a prisão do chantagista Silvonei de Jesus Souza, que ameaçava “jogar na lama” o nome do então vice-presidente.

Tornou-se inútil  – pior, prejudicial – a liminar obtida ontem por Marcela Temer (e, claro, Michel) na 21ª Vara Cível de Brasília, pela qual o juiz Hilmar Raposo Filho proíbe o jornal de divulgar os “dados e informações do celular da autora”,  pois o jornal não foi citado e, portanto, publicou a matéria.

Que é, como se vê, inconclusiva, exceto sobre dois pontos.

O primeiro é que a chantagem não era feita por supostas fotos íntimas de Marcela, o que retira qualquer conteúdo moralista do episódio, pois ela e qualquer pessoa que tenha este gosto pela autoexposição eletrônica tem direito não ver sua imagem mostrada publicamente, se foram enviadas de forma privada.

A chantagem era sobre um possível “jogar na lama” o nome de Michel Temer por uma gravação comprometedora subtraída do celular da sua mulher. E, se tratando de crime, aí cessa o direito privado e passa a prevalecer o interesse público.

Ciente do indício de crime, o Ministério Público tem o dever de agir para esclarecer se este aconteceu  e quem o praticou.

Não se trata de uma questão de invasão de privacidade, é evidente. Nem de prova obtida ilicitamente, porque a notícia agora é pública e, desde que o áudio furtado – ainda que encontrado de maneira fortuita ao apurar-se um caso de extorsão –  não seja o elemento de prova de uma ação que se inicie sobre isso, há o interesse de agir do Ministério Público e a sua capacidade de apurar o fato por outros meios.

Não é assim que se tem feito com os celulares apreendidos na Lava Jato? O argumento de que foram recolhidos com ordem judicial é questionável, pois o celular apreendido do hacker certamente também o foi.

O segundo ponto é que o indicado para o Supremo Tribunal Federal é credor de um segredo possivelmente criminoso daquele que o indicou, o que é absolutamente imoral, pois é ele, amanhã, o eventual juiz daquele a quem protegeu.

O que está em causa não é a nudez física da senhora Temer, mas a nudez política do cidadão que ocupa a Presidência da República.

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • ... Ah, sob o contexto da era TEMERária/TEMERo$$$a, além do "decano supremo", tem-se mais um EX "valentão"!
    O libanês nazigolpista pretende tornar esta republiqueta do CUnha do mundo numa terra arrasada de eunucos?

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ANSELMO, DELEGADO QUE INVESTIGOU LULA E MARISA, DEIXA A LAVA JATO

    Delegado da Polícia Federal Márcio Adriano Anselmo pediu para deixar os trabalhos alegando "esgotamento físico e mental causado pelos mais de três anos à frente da condução de inúmeros inquéritos policiais relacionados à Operação Lava Jato"; responsável por ter indiciado Lula e Marisa Letícia no caso do triplex no Guarujá, Anselmo se envolveu em polêmica por ter apoiado a candidatura de Aécio Neves à presidência e feito comentários negativos sobre Lula e do PT, chamando o petista de "anta"

    11 DE FEVEREIRO DE 2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/279852/Anselmo-delegado-que-investigou-Lula-e-Marisa-deixa-a-Lava-Jato.htm

    • Acontece que há a possibilidade de arranjo através de um advogado esperto, uma falsa declaração do hacker bandido a "explicar" que era tudo mentirinha, e que nada havia no áudio que comprometesse Temer. E o bandido chantagista teria em compensação uma grande folga. Por esta razão, a questão não pode se extinguir assim, sem mais nem menos. Pelo menos deve ser aberta pelo MP, para que em futuro próximo, quando Temer virasse um outro Sérgio Cabral, ela seria totalmente apurada.

  • Pessoa quase ilibada este temerário golpista . Fora temer, fora moraes.

  • Ninguem tem dúvida que se envolvesse o governo da Dilma, o áudio já estaria no Jornal Nacional e na Globo News com Merval, Miriam Leitao , Jerson Camartte, Renata Lo Prete interpretando cada palavra, consoante, vírgula, 24 horas por dia, com manchetes garrafais, haveria uma roda de debate na emissora comandada por Alexandre Garcia cujo o tema seria "de como o PT arruinou as instituições". Gilmar Mendes no stf e Aécio no senado exigindo a prisão da Dilma. Mas quando acordamos nos damos conta que o governo hoje é do Temer e que para a Mídia tudo é normal.

    • É isso mesmo, Renato. Se isso acontecesse com o PT, o vazamento seria imediato e com uma ênfase que o faria mil vezes mais horroroso. A votação do impeachment do presidente seria feita na semana seguinte, e o PT seria denunciado por mil vozes tonitroantes de ter arrastado o país na lama. Mas seria impossível de acontecer. Nunca que algum celular de alguém ligado ao Lula ou à Dilma traria indícios de algum crime cometido por eles, ou isso já teria sido vazado há muito tempo. E o PT jamais indicaria para o Supremo alguém que tem a caradura de plagiar livros de direito, como Moraes.

  • Preço.
    O juiz já estabeleceu o preço para a divulgação do mystério: R$ 50 000,00 paus.
    Ficarão expostos o golpista, a do lar, o kunhado & o juizo.
    50 paus se arranja rapidinho com um "crowdfunding" a popular "vaquinha".
    Bora colocar essa "treta" sob o melhor alvejante, o sol?

    • Eu participo da vaquinha.
      quero saber o que o temer golpista arquitetva
      para dar o golpe.

  • ... O nome do caranguejo MT há muito já está no pré-sal da lama!

    Coitado!
    Do hacker!
    E de 'nois'!

  • Um chefe da polícia resolve um "rolo" para um político de honestidade duvidosa, e este político o recompensa com nada menos que um mandato de ministro da Suprema Corte. Este é o Brasil do pós-golpe.

  • RENATO ARTHUR: tens razão. Só de imaginar o que o JN e o Bonner fariam com uma gravação assim, se fosse do Lula ou da Dilma, fico apavorado.
    E os paneleiros, depois de tudo que acontece no Brasil desde maio/2016 ainda defendem essa corja. Quando o Cunha diz que Temer indicava os nomes para a Petrobrás, o Moro se finge de surdo e mida de assunto. Já imaginou se ele dissesse que era o Lula? O estardalhaço renderia um mes inteirinho de manchetes, na base do "Lula é o chefe da quadrilha, ele indicava bandidos para cargos na Petrobrás". Ou seriam mais radicais ainda: "Lula era o chefe, o Moro tem que prendê-lo". Mas como nada disso acontece, depois do sítio, do triplex, do terreno, da Friboi, de fazendas, dos pedalinhos e dos patos na lagoa terem ido por água abaixo, agora o Moro insiste no acervo do Lula. Esse juizeco provinciano poderia simplesmente ler a Constituição para saber que o acervo pertence ao Presidente da República e poupar alguns milhares de reais, que saem do nosso bolso.
    Está mais do que escancarado que a lava a jato quer prender um homem só. Só não vê isso quem é muito burro.

  • Deduzo que o áudio seja o Temer falando que
    assim que Dilma ganhasse, colocaria em prática o
    golpe de Estado.

Related Post