Cesar Maia mostra pesquisa em que PT supera todos os partidos

Meu amigo Antonio Mello, em seu blog, dá os números que o ex-prefeito César Maia – pai do presidente da Câmara, Rodrigo – divulga hoje em seu “ex-blog”.

Teria sido feita pelo portal IG, mês passado

Três quartos não tem simpatia especial por qualquer partido. Mas, entre os que têm, o PT dispara, com folga:PT – 15,6%; PSDB – 3%; PMDB – 2,4%; PSOL – 1,5%; DEM – 0,7%; PV – 0,7% e outros – 2,9%.

As avaliações positivas e negativas de cada um estão na tabela e deixa claro que são os petistas que têm a melhor taxa entre positivo e negativo. Mesmo em número absoluto de rejeição, ente os partidos que Maia menciona, só não fica em melhor situação que o PSB, assim mesmo por muito pouco.

Considerando os anos a fio de bombardeio de mídia, dá para dizer que o estrago na imagem foi muito menor do que pretendiam.

Mas tucanos e peemedebistas quase chegam a três quarto dos entrevistados tendo avaliação negativa.

Na pesquisa há ampla maioria entre os que acham que a democracia é o melhor regime para o Brasil, (72%).

 

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • Só existem dois partidos políticos no país, o pt e a rede globo. E o tse acha que o pt não presta. Inclusive anulou uns 54 milhões de votos por que do pt.
    Depois do golpe, o caos.

    • O TSE não anulou nada. O golpe foi dado na câmara dos deputados com apoio da Globo e Globonews, coxinhas da Avenida paulista, Fiesp, ladrões tucanos de São Paulo e PMDB de são Paulo etc.

  • Boa tarde,

    nada a se comemorar, o PT errou muito e deixou o que há no Brasil hoje em parte culpa dele. Tinha quer ser menos flexível e ter governado para o povo e com o povo! Sou PT e para dizer isso é muito ruim. Não entendo até hoje a aliança do PT com PMBD, muito vão dizer que é política. Sim foi! Mas o PT poderia ganhar sem alianças como pode ser agora em 2018 se não entrar naquela de Lulinha paz e amor. PT tem que ter o povo como governo e mais nada...

    • Lula não queria o PMDBm tanto que escolheu um vice do PR, Alencar, e tentou governar sem o PMDB, e por causa disto, quase sofreu um impechemnt em 2005. Dizem que o impechment não rolou por causa do Sarney, e que até hoje Lula agradece a ele. Não é só o PT. Não dá para governar este país sem o centrão, a não ser que se eleja ao menos 200 deputados.

    • Infelizmente sou obrigado a discordar de você Helbert Fagundes.

      Não seria possível o PT vencer em 2010,sem o PMDB.

      Em 2014 você tem razão.O PT venceu com o PMDB apoiando o meliante derrotado no segundo turno em quase todos estados,mas a presidente Dilma já era uma realidade.

      • Com a campanha baixo nível de José Serra,não seria possível o PT vencer em 2010 sem o apoio do PMDB.

    • "Vamos bagunçar o governo da Dilma". Dito e feito pelo cheira-pó e trupe.

    • Sr. Helbert,, sem coligação partidaria não governa, só em regime ditatorial. Sem coligação, todas as propostas do governo é embargada na camara e no senado. Se não houver uma distribuição de tarefas, via ministerios, fica IMPOSSÍVEL a governabilidade. Só que o PT jamais esperou esse comportamento oriundo da aliança que os elegeram 4 vezes.Isso não é coisa de política; é política. Enquanto Neymar estava no Barcelona era um HEROI ESPANHOL. Agora ele é um Semi-deus no PSG. Deixa ele vir pro Palmeiras!!!

    • Olá, Helbert! Partilho de sua tristeza em grande parte. Apenas podero que nenhum partido conseguiria governar sem o PMDB, considerando a realidade de 2010 e 2014. Se o delinquente de MG tivesse ganho, teria também de governar junto. O que precisamos, na medida máxima de nossas possibilidades, é esclarecer o povo de que não adianta votar em um/a presidente progressista quando não se elegem parlamentares com o mesmo pensamento. Nós (Brasil) votamos errado nesse sentido, e o resultado nefasto está aí, bem à nossa frente...

    • Prezado Helbert, partilho da sua tristeza, mas me permita ponderar. Dentro da realidade de 2010 e 2014, nenhum partido conseguiria governar sem se aliar ao PMDB. Infelizmente. Se o delinquente mineirinho tivesse vencido, seria a mesma coisa. Teria de aceitar o PMDB governando junto. O que precisamos agora fazer, no limite máximo de nossas possibilidades, é ajudar a esclarecer nossos amigos que não adianta eleger um/a presidente progressista, se não elegemos parlamentares que pensem e ajam na mesma direção. Nós (Brasil) erramos nesse sentido, e o resultado está aí, bem debaixo de nosso nariz. E como fede!...

    • O problema é a matemática política, que empurra à tal de governabilidade, 2/3 deputados e senadores para governar tranquilo, metade para governar satisfatoriamente e 1/3 para governar regularmente e sem risco de impeachment. Isso dito, o PT jamais alcançou além de 1/5 da câmara e um pouco mais que 1/6 do senado e mesmo somados os eleitos por partidos que podem compor ideologicamente e "desgarrados" de outros partidos contrários, nunca chegou tão perto do 1/3 sem risco na câmara e ficou longe do 1/3 sem risco do senado. Trocando em miúdos nunca teve uma bancada garantida para governar, daí as composições, no objetivo iguais as do PSDB de FHC, porém na forma diferentes. O PT tentava controlar os "aliados" (sobretudo no governo 03/06) gerando atritos que tinham como consequência inseguranças nas votações essenciais, demandando mais negociações e atendimento de interesses paroquiais de partidos e de deputados individualmente, sem o que não se governa o Brasil. O resto é não saber fazer política real, é sonhar, adiando a realidade, mesmo que em parte seja possível de acontecer, muitas vezes para nunca. Desde 1984, nenhum partido individualmente conseguiu mais que 20,8% da câmara (o PMDB com 107 deputados, em 1994 e o PT com 91 deputados, 17,7%, em 2002).

    • Vc não sabe de nada. Governar esse país não é nada fácil. É preciso fazer aliança, é as vezes até com a oposição. Mas PT sabe governar esse país e com Lula as coisas vão melhorar

  • Precisamos trabalhar para converter estes trinta por cento de apoio ao PT em deputados federais e senadores no congresso nacional também. Considerando o percentual pesquisado teríamos cento e cinquenta deputados federais e vinte e cinco senadores para ajudarem o Lula a governar em 2018. Começa por aí.

  • TORREAL LEANDRO: definitivamente, Matemática não é o teu forte. Aliás, NADA é o teu forte. Votou no Aécio Fungador?

      • Torreal Leandro, 4 em cada 100 (pessoas ou eleitores, não fica claro) preferem o PT, exatamente os 15,6% dos 25% que tem alguma preferência partidária; 4 em cada 100 para um partido que há tempos é estigmatizado como organização criminosa pela mídia oligopolizada, principalmente a Globo, não é realmente pouca coisa, ao contrário é muito significativo, haja vista que tal pesquisa teria sido solicitada por um dos expoentes da direita, do partido DEM (ex-PFL quase todos vindo da ARENA partido de sustentação civil da ditadura militar)!!!!!

  • E o teu PSDB tem 0,75%. Traduzindo: o PT tem 5 vezes mais aprovação. GOLEADA! Trouxa!

  • O PT tem larga preferência entre os analfabetos e semianalfabetos. Quanto menor a instrução do caboclo, quanto menos informação ele tem,mais ele fascina pelo PT.

    • Sr. Kavara, pelo comentário deves ser um débil que coça o sovaco KAVARA

    • Tissó Kavara, continue com a vara na mão, aquela mesmo que está pensando, pois em minha cidade o PT foi fundado em 1982 por estudantes universitários de medicina, agronomia, biologia; professores de matemática, geografia, história; médicos, biólogos, bancários, advogados dentre outros, na verdade, quanto maior a instrução; desde que não sejam de direita como V. Excia. somos todos PT!!!!

  • Para quem queira ver, há luz suficiente; para quem tenha disposição contrária, há bastante obscuridade. (Blaise Pascal) >>> Simples assim.

  • A força do PT também pode ser medida pelos argumentos imbecis que os milicianos usam para atacar.

  • E nenhum outro partido teve uma campanha de propaganda absurda contra, promovido pela mídia corporativa empresarial, como sofreu o PT.

Related Post