Do site da Agência Espacial Brasileira
Lançado com sucesso o satélite sino-brasileiro Cbers-4
Brasília, 7 de dezembro de 2014 – O lançamento do satélite Cbers-4, quinto exemplar do programa de satélites de sensoriamento remoto desenvolvido em parceria entre Brasil e China, foi realizado com sucesso às 1h26 (no horário de Brasília, 11h25 em Pequim) deste domingo (7) a partir do Taiyuan Satellite Launch Center, na China.
O evento foi acompanhado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Leonel Perondi, pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, e outras autoridades brasileiras.
O lançamento também foi monitorado em tempo real pelo Centro de Controle de Satélite do Inpe, em São José dos Campos (SP), por técnicos, engenheiros e pelo diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Petrônio Noronha de Souza.
Iniciado nos anos 1980, o programa Cbers (sigla em inglês para China-Brazil Earth Resources Satellite) é coordenado pela AEB e desenvolvido pelo Inpe. O Cbers-4 é o quinto satélite do Programa, exemplo bem-sucedido de cooperação em alta tecnologia e um dos pilares da parceria estratégica entre o Brasil e a China.
Sua ida ao espaço, inicialmente programada para dezembro de 2015, foi antecipada em um ano devido à falha ocorrida no lançamento do Cbers-3, em dezembro de 2013. Antes, foram lançados com sucesso o Cbers-1 (1999), Cbers-2 (2003) e Cbers-2B (2007).
Coordenação de Comunicação Social (CCS-AEB)
View Comments (17)
É uma grande notícia... só tomei conhecimento através desta reportagem. Parabéns Brasil!.
O PiG noticiou todo orgulhoso o lançamento de uma sonda americana esta semana.
Vamos ver o que falam do satélite brasileiro.
Esse PIG é uma vergonha!!
O PIG é um lixo tóxico, caríssima Rita !
O PIG deve noticiar assim: Satélite sini-brasileiro foi para o espaço!
A folha online deu a notícia, mas disse que foi "depois do fracasso da tentativa anterior". Canalhas!!!
Vou abrir uma garrafa de vinho no almoço psra comemorar esse enorme passo para o futuro parabens presidenta dilma e Braileiros, bom domingo a todos.
Vai Braaaasiiiiil.
Excelente notícia. É bom poder ter o dia tão auspicioso assim.
Falo..Mario, grande dia.
Bom demais, mesmo, prezado Renato.
A cada dia fica evidente a importância dos BRICS como bloco para ganho reciproco em relações internacionais. O lançamento com sucesso desse satélite demonstra a consolidação dessa parceria com benefícios para ambos os países. Parabéns Brasil. Parabéns presidenta.
Esta seria uma ótima oportunidade para iniciar-se o trabalho do ministro das Comunicações já que, infelizmente, o dito cujo jamais fez uma aparição para explicar qualquer coisa ou defender o governo que tanto apanhou de pau e pedra durante os quatro anos do mandato que se finda. Xou, socó, pelo menos uma vezinha disfarça, vai. Que tu é um infiltrado hibernando numa esfera que faz Plim, Plim, disto tem - se muitas evidências. Vai lá no Plim Plim e vibra com o feito brasileiro, ora.
Faz uma despedida menos desonrosa, oh intermediador de encontros entre a presidenta de direito e o representante do triunvirato Marinho, que se julga o poder paralelo de fato que manda no Brasil.
Já postei na rede social, porque esperar para ver essa notícia na nossa imprensa escrita e falada, esquece.
Canalhas, arrependei-vos!!
Refinaria de Pasadena moderna e premiada (vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=gUon4ns2UU8
Nao sei se ainda temos comunicaçoes militares, como eram, assim... como direi?.. compartilhadas ou isso ja mudou. Vergonha.
E a vizinha e ainda pobre Bolivia, ja tem com legítimo orgulho seu proprio satélite de comunicaçoes, lançado, é claro, pelos chinas. E quando, antes do selvagem e bolivariano indio morales, teriam eles os trezentos milhoes pra fazer isso? Jamais, inimaginável.
E, pois é, pelo andar da carruagem ninguem mais vai pegar carona nos lançadores estadunidenses ou franceses. Sabe lá se eles embutem um sensorzinho,uma camera só pra eles, ou um treco de transmissão para a NSA, só pra dar um exemplo.
Cucaracha demora mas aprende.
eu que "coxinhas" nao é mais a melhor designaçao para para esse grupo de inconformados com tudo isso que ta ai; sao os "otarios", como muito bem se auto definiu nosso lobao; é mais adequado.