As previsões meteorológicas – hoje muito precisas – indicam que, a partir do final de semana, São Paulo terá chuvas fortes.
Pode chover, num dia, quase o mesmo que choveu durante todo o mês de outubro e o volume total deve passar de 100 milímetros de precipitação.
Infelizmente, porém, isso não trará praticamente nenhuma elevação do nível dos reservatórios assolados pela seca. Subirão, no máximo, décimos de um ponto percentual.
A única dúvida que se tem, séria, a esta altura, é sobre quando se dará o colapso no abastecimento.
Porque se haverá já é algo com que só o maior dos otimistas, contando com um verão miraculosamente diluviano, pode esperar.
Você, que se acostumou com pesquisas eleitorais, veja como é o “ibope” do Cantareira, em matéria de reserva de água, e veja como tudo foi um desastre anunciado.
Em 27 de outubro de 2010, os reservatórios tinham 78% de sua capacidade preenchidos com água.
Na mesma data, em 2011, eles oscilaram para 69,7%.
Em 27 de outubro de 2012, o índice caiu para 56,2.
No ano passado, no mesmo dia, tinham 37,5%
Hoje, baixaram a menos 16%, porque o zero daquela estatística fica antes do “volume morto” que está nas últimas gotas.
No final da temporada chuvosa de 2010/2011, a 1° de maio, a água havia subido perto de 16 pontos, para 93,7%.
No fim das chuvas de 2011/2012, havia ganho 4,7%, subindo para 73,4%.
Quando terminaram as chuvas de 2012/2013, subiu também 6,6%, passando a 62,8%.
2013 para 2014, como todos sabem, veio a seca e, em lugar de subir, o volume baixou 27,3%, para 10,2% de água disponível, afora o volume morto.
Logo, se o regime de chuvas deste verão foi o melhor dos últimos cinco anos, sem contar o deficit hídrico do solo, os empoçamentos e tudo o mais que faz de uma seca o quanto pior, pior, o Sistema Cantareira entrará no período seco com zero de armazenamento, tendo reposto apenas o volume morto.
Pouco mais,mas bem pouco mesmo, talvez, se a Sabesp mantiver os paulistanos sem água também no período de temperaturas elevadas, porque o envio de água à cidade já caiu de médias de 32 mil litros por segundo para apenas 20 mil litros por segundo.
E agora já não há mais nada a fazer, porque não se fez quando era tempo.
Pode não faltar (mais) água em São Paulo, mas por um milagre pelo qual estamos todos torcendo.
Mas não se administra a vida de milhões de pessoas esperando milagres.
View Comments (36)
MAS FERNANDO???
O JN, mostrou uma quantidade enorme da água.
As pessoas estavam até surfando na piscina.
A mulher lavava a calçada...
E a água escorria por cima de um guarda-chuva.
Não e s t o u entendennno?
Prezado Fernando, pergunte ao Molion sobre o regime de chuvas em ano de el nino. Ele respondera que nao havera chuvas, ou seja sao paulo esta a beira de um colapso pela irresponsabilidade de um governante que merece um impeachment.
Pergunte também sobre "el niño de tucano".
Eu já imaginava que assim que acabasse as eleições, todos os blogs se voltariam para o assunto 'Cantareira'.
Assunto seríssimo mesmo que, acredito, a própria Presidenta deveria começar a se debruçar sobre o problema de imediato.
Na entrevista da Record a Dilma deu uma sapecado no xuxu.
A presidente DILMA já ofereceu ajuda. O irresponsável e incompetente Alckmin, na costumeira arrogância tucana, disse que não era preciso.
O paulista parece que precisa chegar ao fundo do poço (ou do cantareira) para ver o que se passa neste estado. Quando empresas, hospitais, escolas não tiverem mais como funcionar, talvez esses idiotas travestidos de intelectuais enxerguem o óbvio.
Acho que quem tem que se debruçar sobre a seca de São Paulo é o Judiciário, aliás, bastante omisso em se tratando de Tucanos. Não foram os Brasileiros irresponsáveis com os Paulistas. Foram os Poderes Constituidos do Estado de São Paulo que foram omissos e Irresponsáveis com a População deste Estado, portanto a estes poderes cabem as responsabilidades e providências!
Eu sei disso, Dinio. Sei que o problema compete ao governo de SP. Mas se não for o governo federal a acudir os paulistas, quem irá ajudá-los? Que ironia do destino, justo esse governo federal no qual a maioria dos paulistas não votaram.
Se eu fosse a Dilma convocava o picolé de chuchu pra uma conversinha; dava o prazo só de uma semana com a justificativa que já é pra ele chegar na reunião com projetos de curto, médio e longo prazo para o problema do abastecimento de água em SP.
Liz, estou aqui em Floripa, desde às 6.30 tomando meu gostoso mate,claro que já tomei meu banho matinal fiz a barba-sem desperdício de água- e assisto REVOLTADO, a matéria da Globogolpe sobre a SECA PAULISTA. Ora, há meses que Fernando ALERTA, mostra estudos, gráficos, um trabalho incansável deste cara, acompanhado por nós frequentares do blog, dizendo que os Tucanos estavam mentindo para a população Paulista sobre o grave problema da água e a OMISSÃO DA MÍDIA CONIVENTE com este atentado à população e ao Estado de SP. E a Globosta, agora, mostra a REVOLTA dos moradores de Itú, já brigando com o motorista do caminhão pipa, senhoras donas de casa sem uma gota dágua na torneira. Ai vemos esta mídia bandida, por conivência financeira política, de maneira sórdida, cínica, sorrateira, criminosa, elitista, junto com o governo tucano, passada a eleição, com o crápula Alckimin, reeleito com mais de 60 % dos votos paulistanos, fazendo agora matéria, com infográficos, especialistas crimatológicos, seus âncoras e comentaristas milionários, com carinhas de espanto pela falta dágua. E a população (ovelha) ainda dá audiência e credibilidade à esta Máfia da Mídia/tucanos! Ai é dose, é nogento, não dá pra entender como pessoas que se acham superiores à Nordestinos tem um cérebro de ervilha à ponto de não ver o óbvio, que afetará drasticamente suas vidas, seus negócios, seus planos, estudos etc. Quer dizer que a Globo e seus asseclas disseminaram o ÓDIO AO PT, e agora vai toda a cúpula tucana: Alckimin, Aécio, Aloísio, Serra, com a sua empáfia costumeira de choque de gestão, subir a rampa do Planaldo,com o rabo sujo entre as pernas e um balde vazio em cada mão,PEDIR ÁGUA PARA A MULHER que há meses, sem tréguas, eles e a Globo, batem, maltratam grosseiramente,com os dedos cagados em riste, acusando-a de corrupta, chefe de quadrilha, má gestora, etc...
E esta Senhora, por ser DILMA ROUSSEF, estendará a MÃO MOLHADA DE MILHÕES, para obras que possam amenizar o crime que eles cometeram. E pior, quando as obras emergenciais forem concluidas, os "gestores tucanos" irão inaugurá-las com pompas e champagne, como sendo obras deles, e o Povo (ovelha) os reelegerá e agitará bandeiras e cartazes com dizeres: "FORA PT!" É o ser humano e sua corrupção moral de cada dia!
O senhor disse a mais pura verdade, Sr. Dinio! Parabéns por suas colocações!
A verdade é que os paulistas não estão sendo informados da dimensão desse problema pela mídia e sendo assim, não estão sabendo de nada os inocentes nada da CATASTROFE que está indo contra eles e aí quando perceberem o tamanho desse problema sei não eu não quero nem estar perto
Eu acho que o picolé de xuxu deve continuar, pois vai chegar em 2018 com zero chance de disputar a presidência, serra é cliente do Pt, fhc esta gaga aécio o caixa dois da eleição de 2010 vai esta em julgamento, Alvaro dias mais sujo que poleiro de galinheiro. Quem é o vice do xuxu mesmo?
Fernando, acompanho desde os primórdios desta crise seu empenho de transmitir com responsabilidade e isenção todos os fatos que afligem neste momento a mais importante região metropolitana brasileira no que se refere ao abastecimento hídrico. Tenho uma sugestão que seria: você deveria criar na sua home um link que levasse aos seus artigos, em ordem cronológica, referentes a este tema. Seria uma contribuição magnífica para todos aqueles que sempre te acompanham e todos os novos visitantes que por ventura acabem chegando a este qualificado sítio. E mais, se tornaria uma referência, até documental, de toda esta irresponsabilidade a que tantas pessoas foram levadas a se sujeitar, sem ter tido a chance de saber a verdade. Um abraço fraternal...
Fico aqui pensando com meus botões como diz o Mino, o Serra daqui para frente vai pisar em ovos. Vai aguardar o circo pegar fogo com o colapso de falta d'água em Sampa. O Aécio já se foi e logo logo a tucanada paulista vai retirar ele da presidência do tucanato. Com o desgaste do Xuxu e Aético fora do páreo só resta ao Vampiro brasileiro aguardar 2018. Quem viver verá.
Para fechar a fatura do aécio;
A doze anos, quando seu grupo entrou no poder em minas tinha a menor taxa de violência do sudeste, hoje temos a segunda pior. A doze anos o PIB de minas era praticamente igual a do Rio de Janeiro, perdia por pouco dependendo do mês ganhava, hoje perde por 83 bilhões de reais, então, foi julgado pelas urnas, pelo resultado apresentado.
Feitos do aécio.
Centro administrativo, orçado em 500 milhões, custou 1.1 bilhão de reais.
Melhorou o acesso ao aeroporto, a famosa linha verde.
Tampou um rio em belo horizonte, fez uma avenida, chamada de Bulevard, com dinheiro do governo federal.
Mineirão com fortes indícios de superfaturamento, entregou para o consorcio Minas Arena, em forma de PPP, com empréstimo do Bndes,com garantia de lucro de 4 milhões de reais por mês o estado tem que complementar todo mês este valor.
Manu, a título de colaboração no seu portugues : o correto é "há doze anos".
Abraço.
"a" no passado é "há", grato.
http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/tempo-e-espaco-ha-ou-a.jhtm
Fernando e Miguel, com atraso de 24 horas quero agradecer o grande serviço que todos vocês blogueiros sujos prestaram nestas eleições. Vocês foram a nossa tranquilidade aqui do outro lado da tela.
Tenho certeza que vocês fazem parte desta vitória.
Muito obrigado e grande abraço.
Antonio Gorski
Florianópolis - SC
PS: vamos todos continuar vigilantes, a guerra não acabou aqui, o udenismo não desiste nunca. Tem um ditado gaúcho, que meu velho pai dizia, que é o seguinte: "Não me pisem na gola do poncho", ou seja, podemos ser bons e calmos, mas se nos pisarem na gola do poncho vamos pelear feio.
caro Antonio, a criminosa da veja já postou vídeos no YouTube em relação a edição criminosa de sexta feira, temos que ficar alerta,pois a mídia suja pode tentar alguma coisa.
abraço
Fernando,
A Presidenta Dilma vem repetindo sistematicamente o mantra "doe a quem doer", e parece que os tucanos estão arrepiando as penas pelo que os aguarda; a cada vez que Dilma pronuncia a questão da "impunidade", treme o topo da pirâmide ...
Hoje, o país inteiro clama por São Pedro para salvar São Paulo ... se o primeiro não der conta dessa tarefa, só mesmo a Dilma para resolver o problema.
Acho que vamos precisar de um cano que vá do Ceará até São Paulo, para levar água do nordeste para socorrer os paulistas, kkkk.
Vai ter briga nos aparelhos de ar condicionado que pingam água. Dá pra encher uma canequinha por hora.
E quem tiver água no joelho que se cuide. Hehehehe