Chuvas começam a desenhar saída da crise no setor de energia

 

Os operadores do Sistema Elétrico são – e devem ser – “homens de gelo” ao planejar o despacho energético das usinas térmicas e hidráulicas de geração de energia.

Mas há, entre eles, uma contida euforia com o cenário de chuvas de janeiro que, no início do mês, esperava-se fossem apenas dentro da média histórica, ou até um pouco abaixo dela.

A previsão, agora, é de que serão 30% maiores, podendo chegar, numa hipótese otimista, a superarem em até 50% a média para o mês.

Há mais de dois anos não se registrava um crescimento tão rápido da acumulação de água nas represas do Sudeste.

De ontem para hoje, subiu 1% no total e há a tendência que o aumento hoje e amanhã seja ainda maior, porque as chuvas, que estavam concentradas na porção sul da região, passaram a ser mais intensas também no centro, no Oeste e no Norte de Minas e em Goiás e assim seguirão até o próximo final de semana.

É a maior elevação registrada nos últimos anos e, mesmo com a redução das chuvas no final do mês, os níveis vão continuar em elevação, porque o fluxo das águas das cabeceiras e a percolação do solo são resilientes, tanto para aumentar quanto para diminuir.

Lá em cima você pode ver, graficamente, a situação dos reservatórios do Sudeste, na medição de cada dia 15 desde janeiro de 2014 até ontem. E a previsão (sempre a média) do ONS para o final de janeiro, o maior índice em dois anos.

Não é correto dizer que isso está ocorrendo apenas em função da crise econômica: o consumo industrial responde por 29% da carga total e, com crise ou sem crise, não há muito espaço de variação no consumo doméstico ou comercial, exceto, no verão, pela ocorrência de dias muito quentes.

E aí ao lado coloco o mapa de chuvas que integra o relatório do ONS divulgado ontem (aqui, para quem quiser baixar), com a precipitação prevista para os sete dias de hoje ao próximo sábado.

A barra de cores indica o índice, em milímetros, que é o valor da altura que a água acumulada chegaria em uma caixa imaginária com um metro de lado. A área em cinza é de previsão superior a 200 mm em uma semana, muito alta.

É o cenário dos sonhos para os responsáveis pelo setor elétrico, principalmente porque vai não apenas recuperar o Sudeste como, na próxima quinzena, o Nordeste, hoje a nossa situação mais crítica, onde o armazenamento esteve abaixo de 5% em boa parte do início de janeiro.

Não se pode fazer previsões simplistas, porque clima, apesar dos supercomputadores e do conhecimento que acumulamos, não é ciência exata. E, sobretudo, embora a gente tenha de tratar as coisas no agregado, a intensidade da chuva varia e as represas, mesmo numa região com carências, muitas vezes têm de verter água – liberar o excesso, mesmo sem produzir energia – para manterem a vazão dos rios e se precaverem contra fluxos muito concentrados que, se as encontrarem com 100% da capacidade, não têm como ser liberados pelos vertedouros sem riscos tanto para os reservatórios quanto para as comunidades rio abaixo. As represas do Rio Tietê, quase todas, estão fazendo isso.

Mas que a situação é promissora, é e o Governo Dilma pode ter aí sua primeira boa notícia econômica depois da recuperação das exportações, com a chance de retirar “bandeira vermelha” que encarece o custo da energia.

 

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Boa tarde,

    chover e muito para aumentar a área dos reservatórios e das bacias hidrográficas, pois a coisa aqui NM tá veia. 4 anos sem chover, reservatório a 17% para 450 mil pessoas, mas melhor agora um pouco.

  • o valor da legenda de dez/2015 no grafico, que aponta 16,8 foi copiado erroneamente. o correto (provavelmente) seria 26,8. nada que diminua o trabalho do jornalista, mero engano de edição.

    • Corrigido e muito obrigado pela atenção que me faltou, já de madrugada, com o monte de anotações, mês a mês, que usei para fazer o gráfico, que está correto. Como não usei a legenda automática do Excel, para não ficar poluído de números, acabei falhando.

      • eu que tenho que agradecer. considere uma pequena contribuicao de um leitor seu, mto obrigado!

  • Graças a Deus aqui no sertão da Bahia,sapo
    tá pedindo canoa,chove muito,hoje atolei duas vezes,tô na roça,tomara que chova no Rio São Francisco.
    Alô Rui Costa,vamos colocar energia onde falta.

    • A chuva é uma promessa de que a vida vai continuar, sem água nada existe ,é um grande milagre viver nesse planeta azul...Onde a umidade sai do oceano e quer ir ao sol,a umidade se condensa e a chuva cai,e se não bastasse,raios e trovões cantam a glória do criador...
      as vezes perder a fé e depois com a
      força da vida me reconstituir e saber
      que dependo de forças naturais e absolutamente benignas, de uma sensatez que raia as asas da imaginação,então tenho que confiar
      na vida...

  • Na ultima Terça, eu e minha esposa saímos, da região de Campinas SP para brasilia df, debaixo d'água e assim foi durante todo trajeto e assim continua por toda semana aqui em águas claras df onde moro.... Vislumbro Boas previsões para 2016 em todo Brasil pois como dizia meu pai que chuva é sinal de boas certezas e muitas colheitas. ..

  • Só reforçando. .. Como o Fernando destaca a área em cinza onde concentra o maior volume de água é exatamente onde estão as nascentes das principais bacias hidrográficas do Brasil nos estados de Minas, Goiás e entre Bahia e Tocantins de forma que atingem as maiores caixas d'águas do país e assim mostra que Deus está abençoando este país depois de tanto tumulto provocado por ingratos e mentirosos que querem o pior mas que não terão sucesso

  • E ainda tem Belo Monte vindo por aí.
    Isso se o MPF deixar. Nessa semana suspenderam a licença ambiental, por causa da não restruturação da Funai na região.
    Tem cheiro de sacanagem, como tudo que o MP faz contra o governo. Será que querem parar Belo Monte também?

    Logo o MPF vai querer paralisar a Transposição do São Francisco, por que cactus não sobreviveriam com excesso de água.

  • Santo Cristo! Vai chover muito onde precisa e dar uma trégua no sul...quer algo melhor? Era pelo que eu torcia...quanto melhor, melhor!

  • Geraldinho cantareira vai ser salvo pelo gongo. Ele vai poder aparecer na campanha presidencial em 2018 e falar de novo que não houve crise hídrica nenhuma, sob os aplausos dos paulistas ricos de plantão.

  • Só se fala em Cantareira nesse nosso noticiário oligárquico. Com todo respeito aos beneficiários do Cantareira prefiro saber como anda o Cantarele ex goleiro do meu Flamengo de Júnior,Leandro,Adílio,Mozer,Figueiredo,Dida e do exemplar craque porém péssimo e perna de pau nas escolhas políticas Zico e cia.

    O que me interessa é os dados gerais da ONS que diz que em 17/01, já estamos com quase 35% dos reservatórios do SE/CO cheinho da Silva.

    Como disse o medíocre Bolsonaro que deseja um Infarto ou um Câncer para a Predidenta,eu desejo somente com relação a medíocre Míriam Leitão que ela seja mandada embora e escreva depois ou de uma entrevista no Roda Bosta da tv falta de Cultura de SP que foi retaliada pelo PT,usando a mesma desculpa de outros picaretas que não assumem seus chute no traseiro por falta de competência,audiência,credibilidade e etc,como o ex sócio da Vega Sopave que fazia limpeza urbana na cidade SP nos anos 80, Boris Casoy,por exemplo,e Salete lemos que criticou os banqueiros amigos do PSDB em plena rede Cultura,os banqueiros pediram a cabeça dela ao PSDB e a covarda foi culpar o Lula.

Related Post