Cid Gomes vai pedir exoneração. Será uma homenagem da virtude ao vício

Se é, como parece ser, um homem de bem e corajoso, o Ministro da Educação, Cid Gomes, deixará nas próximas horas o Governo.

Muito embora a declaração que deu de que existem no congresso 300 ou 400 achacadores, mesmo que peque -talvez – um pouco na quantidade, descreva mesmo o comportamento de boa parte dos parlamentares, é algo que a hipocrisia da política real não pode suportar, sob pena de inviabilizar-se toda a convivência com o Legislativo.

Cid sabe disso e tem toda a razão em ter sustentado o que disse hoje, sobretudo depois de Eduardo Cunha ter mandado uma equipe de “deputados de polícia” irem ao hospital onde estava internado para ver “se estava mesmo” com problemas respiratórios.

É o retrato mais fiel do tipo de prática que Cid quis descrever: um parlamento que deixou de lado até as mais comezinhas regras de convívio e tornou-se uma matilha.

Mas é o que temos, é eleito, embora gangsterizado à sombra do exemplo que vem do presidente da Casa, Eduardo Cunha.

Por mais que se considere as razões de sua afirmação, inclusive a feita hoje sobre “largar o osso e sair do Governo”, quando ocupamos um cargo de confiança indicados por alguém, temos de nos colocar freios e não criar situações de conflito – muito menos as incontornáveis – para aquele que confiou em nós.

É da vida e qualquer um de nós está sujeito a uma incontinência verbal como a dele, um desabafo contra as más práticas que assolam nosso Poder Legislativo.

Mas é certo que Cid e Ciro Gomes sabem que foi uma bola quicando para Cunha liderar o movimento dos “puros” deputados que fazem exatamente aquilo que foi dito deles.

A dignidade de Cid se expressará muito mais se ele sair do Congresso deixando seu cargo, que será sacrificado sem que sua honra pessoal se arranhe.

A honra, inclusive, de saber que um projeto político é maior do que cada um de nós.

Não tão grande que nos faça abaixar a cabeça, mas muito maior do aquilo que possa nos fazer não arredar pé.

PS. Minutos depois de postar o vídeo, Cid fez o que se disse  aqui  que iria fazer: “A minha declaração na Câmara, é obvio que cria dificuldades para a base do governo. Portanto, eu não quis criar nenhum constrangimento. Pedi demissão em carater irrevogavel”.

 

Fernando Brito:

View Comments (52)

    • Porque, Sérgio, a dignidade não é um exercício de teimosia, muito mais ainda quando somos auxiliares de alguém que foi eleito, e ao qual devemos ajudar. Cid sabe disso e vai mostrar a sua grandeza. Há muito mais em jogo na governabilidade que um indivíduo e uma frase. Há o destino do povo brasileiro. Somos todos pessoas maduras e já soubemos, muitas vezes, nos retirar de uma discussão, sem ceder em nossa honra mas evitando o conflito.

      • Cid nunca foi de engolir sapos. Esta nunca foi uma característica dos Ferreira Gomes, que tem o pavio bem curto e sangue fervendo correndo nas veias,. Não levam desaforo para casa.

        Estranhei quando Cid foi nomeado Ministro da Educação por Dilma. Cid não iria jamais levar desaforo para casa, ficar calado diante de ataques terroristas midiáticos. Era questão de pouco tempo ele reagir a altura. E o PiG sabíamos viria com TUDO em cima do governo Dilma. No desespero, temendo a lei da mídia, não iria aliviar para o governo. Iria tentar de todas as forma paralisar o governo, impedindo Dilma de governar, fazendo-a sangrar, seguindo as lições do guru Carlos Lacerda, o CORVO. Repetindo o que fez com Getúlio e Jango.
        FHC tenta ser o CORVO de Dilma.

    • Deveria ir para a Casa Civil! Seria bom ter alguém com sangue nas veias no cargo...

  • Nicolau Maquiavel está cada vez mais vivo. Os fins continuam justificando os meios.
    Pra fazer política, muitas vezes temos que engolir nosso orgulho e alguns sapos, apertar a mão de nossos inimigos e outrora algozes. Tudo em nome do bem maior.
    Lula não queria escrever a "Carta aos Brasileiros". Mas se não o fizesse talvez não tivesse se tornado presidente. Se nunca tivesse se tornado presidente, tudo aquilo que durante anos ele imaginou para o país jamais poderia ser concretizado.
    Poderia se orgulhar hoje de não ter assinado, mas também não se orgulharia de ter governado. E como governou. Lula deve ser o único petista que a imprensa ainda teme, depois de todo o achincalhe ao partido. Sabe que ele é popular. Que se ele convocar o exército, muitos pegarão em armas.
    Por isso ele precisa ser destruído o quanto antes.

    • É o que Dilma precisa entender!
      O governo é minoria no congresso, dominado por profissionais!
      O PT, como partido, no congresso, inexiste. Covardes e acomodados!
      Ou ela cede e compõe, sem se criminalizar, ou eles a cassarão!
      Os presidentes da Câmara e do Senado adorariam um processo de impeachment. Seria o biombo ideal para esconder seus malfeitos e agradar ao PIG, que faria o restante do serviço.
      Dilma mantém a sobre e não compõe e a sociedade brasileira perde, retrocede,principalmente pretos, pobres e minorias, odiados tanto quanto o PT, pela elite branca que desfilou no domingo 15/03!

  • Eu também sairia..

    Tem que ter muito estomago para aguentar um congresso deste naipe e, ainda, com um sujeitinho chamado eduardo cunha como presidente da deputaiada.

  • O Golpe está próximo. O cerco está montado. Vaccari indiciado, Duque torturado, Zavascki pressionado...

    Bye bye Dilma, seu controle remoto a reduziu a pó!

    • Espera sentadinho, vais cansar. Dilma vai até o fim. E não se engane, como não há crise, a economia se recuperará. Dilma fará seu sucessor, LULA, 2018.
      Não tem espaço para impitimAn não tem fundamento jurÍdico. É só ler a CONSTITUIÇÃO, ART. 85. A VEJA ESTA FENECENDO SEM VERBA PUBLICA. CHEGARÁ A VEZ DA GLOBO. BYE BYE, PIG! BYE BYE, OPOSIÇÃO!

      • anac,
        o processo inicia-se com a aceitação, pelo presidente da câmara, do pedido de abertura.
        Leia como foi a cassação do Collor. É o mesmo rito e o cenário de escândalo, montado entre políticos e mídia.
        Dilma precisa compor com a matilha ou ela a devorará.
        A cassação se dará invocando o que se passou na Petrobras e não pelas doações, para poupar Temer e ele assumir. Insuficiente para mim, para você e para quem pense racionalmente? Sim! Conveniente para PIG/PMDB/PSDB? Sim!
        Penso que o cenário está montado entre PIG/PMDB/PSDB.
        Dilma não precisa se incriminar para compor. Precisa entender que para continuar até a melhora da economia ela tem que estar na presidência.
        O PT acabou, no congresso, onde tem deputados e senadores fracos, covardes e acomodados. Como instituição, está acéfalo, com as saídas de Zé Dirceu, Genoíno e outros.

    • AMIGO ALEXANDRO, NÃO DIGA ISSO KARA... PQ SE NÃO O AECIO CHEIRA...

  • Eduardo Cunha ouviu que é um achacador, pilantra e ladrão de carteirinha, igual ao nojento do Aécio Neves. O PMDB é um ajuntamento de bandidos. Parabéns Cid.

  • Falou um monte de verdade pra essa matilha...É muita hipocrisia nesse Congresso Nacional.

    • Vejamos, como é atual a frase do Lula: 300 picaretas no congresso, repisado à frente pelos Paralamas do Sucesso. A matilha, é a mesma, só que agora, em sua maioria pelos filhos, sobrinhos, parentes e aderentes de pulga e carrapatos dos de à época. Cid Gomes, nada mais atual que sua frase. Infelizmente! (A frase!)

  • Um congresso que tem um presidente que desde PC Farias, faz maracutaia, não precisa dizer mais nada. Eduardo Cunha Pilantra 171.

    • Tem vários processos contra ele. E está lá acharcando. É o chefe da quadrilha. Tirem os demais por ele. Viu um, viu TODOS.

  • Antes de tudo a fala do Cid é histórica, principalmente quando aponta o dedo em direção ao Cunha, algo inédito, um ministro falar nesse tom com o presidente da Câmara.

    Interessante foi a reação do PMDB e dos seus líderes, reação que confirmou a fala original do ex-ministro, ao chamá-los de achacadores. Os líderes do partido do Cunha exigiram a saída do Cid, ameaçando se não fossem atendidos.

    Mesmo sendo obrigado a sair, Cid Gomes sai por cima, com dignidade, enquanto aos achacadores, resta a falta de vergonha.

  • Vou repetir meu comentário lá no CA.
    É um cagão político. Expôs a presidenta sem necessidade, pela simples incontinência verbal imprópria para um ministro de estado.

    • Concordo com você que ele é um cagão político, mas é inegável a sua coragem, acho que falou aquilo que a presidenta pensa desse Congresso. Creio que no momento atual o consenso é impossível, é duro ver um Eduardo Cunha presidente da Câmara dos Deputados, recebendo loas e mais loas. Já que o PMDB ameaçou sair da base, que o Executivo o retirasse de todos os cargos e partisse para o debate no Legislativo

      • Discordo de voce, ele mostrou para a sociedade que a presidenta está refem. Que ela nao faz o governo que quer, mas o que pode com esses "aliados".
        Ele pode ter criado tensao com o PMDB, mas aliviou a barra dela na opinião publica, uma vez que ela ocupa um cargo eletivo.

    • estamos tentando descobrir porque isso está acontecendo. é um imenso prejuízo para os acessos ao blog

Related Post