A excelente Maria Cristina Frias hoje, na Folha, dá uma ideia mais ampla daquilo que se registrou aqui com o fechamento da fábrica de cimento na cidade de Fronteiras, no Piauí, e a demissão de todos os seus trabalhadores.
Ela conta que as empresas de cimento devem terminar o ano com 50% de capacidade ociosa e mostra que as vendas anuais de cimento, de março de 2016 para cá, caíram seis milhões de toneladas.
Fui procurar comparações, para dar ideia ao leitor sobre o que isso representa em termos do que se deixou de construir no país.
Equivale, aproximadamente, a 50 pontes Rio-Niterói, que quase todo mundo conhece, com seus 14 quilômetros de monumental extensão.
Também num cálculo aproximado, o suficiente para construir 1,3 milhão de casas populares.
Agora some aos empregos, os outros materiais e acabamentos hidráulicos, elétricos e tudo o mais e você vai entender melhor o que é uma recessão num país carente como o Brasil, onde as coisas já não eram boas, ficaram ruins e não param de piorar.
Eu sinto muito quanto aos economistas, mas não me convencerei jamais que afundar ainda mais um país e um povo na pobreza seja o caminho de construir riqueza.
View Comments (9)
Desmonte da Caixa e do BB:
https://enterprise.ft.com/es/financial-times-en-espanol/banco-do-brasil-eliminara-18000-puestos-de-trabajo-y-cerrara-sucursales/
Este é o Brasil do Temer. Itaú e Bradesco agradecem.
Com Temer, investimentos do governo federal caem 78% em janeiro
Segundo dados divulgados pelo Tesouro Nacional nesta quinta-feira (23), os investimentos do governo federal sob o comando de Michel Temer (PMDB) somaram R$ 1,198 bilhão em janeiro, representando um queda de 78,15%, em termos nominais, ante o total de R$ 5,487 bilhões registrado em janeiro de 2016, quando a presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff governava.
Os números dão um sinal do que está por vir, já que a PEC 55 (agora transformada em Emenda Constitucional 95), congela os investimentos públicos por 20 anos. Com a medida, a execução de gasto deve reduzir ao longo do ano por conta do ajuste fiscal.
(...)
FONTE [LÍMPIDA]: http://www.vermelho.org.br/noticia/293701-2
A matéria acima publicada em 23 de fevereiro de 2017
Segundo o Jornal Nazional nada disto importa...importante mesmo é o aumento da produção de embalagens de papelão na ordem de 0,000000000001% no primeiro bimestre em relação ao ano passado...este o crescimento da drupa Temer/Meirelles.
... papelão tipo exportação!
Literal e metaforicamente!
Getúlio Vargas acreditava que um pais se construía (também) com aço. Os crimes continuados contra a siderurgia nacional, desde o término da Siderbras, são até piores do que os contra as fábricas de cimento. Se com o cimento acontece, imagine com o aço. O príncipe dos economistas disse que ia acabar com a era Getúlio. Desgraçadamente não morrerá sem ver a sua obra de desconstrução acabada. Os "jênios" economistas golpistas acreditam que aço é bobagem. Muito melhor seria exportar minério e depois comprar aço da China. Prontinho. E aço trabalhado em guindastes, plataformas de petróleo, trilhos, navios e automóveis.
Talvez os jênios pensem que os engenheiros chineses paguem Imposto de Renda no Brasil.
Uma coisa boa os engenheiros chineses tem: Eles não "batem panelas"!
O que esse governo fez de bom para o Brasil?
Vou repetir (do 247) o que A jornalista Barbara Gancia elencou diversos motivos pelos quais Michel Temer deve ser afastado da presidência que usurpou de Dilma Rousseff; eis alguns deles:
1-FORA, pelas espantosas declarações no Dia Internacional da Mulher;
2-FORA, por sua mentalidade vergonhosamente em descompasso com o mundo;
3- FORA, por ter calculado que se safaria com essa impostura criminosa a que submeteu 200 milhões de pessoas;
4-FORA pela ladroeira; 5-FORA por interromper nosso projeto democrático;
6-FORA por desmontar irremediavelmente o funcionamento das nossas instituições; "Que você termine seus dias atrás das grades junto com os outros pilantras do PMDB"
Acredito que nesse momento a "gentaida boa" da plutocracia deva estar agradecendo aos golpistas desqualificados pela limpeza que eles têm feito nos aeroportos, imagino relatos como: "olha, diminui muito a quantidade de pessoas de chinelo de dedo e logo logo tenho certeza que irá cessar completamente" ou "graças a deus acabou essa historia de essas empresas ficarem pagando passagem de avião para levar peão para aquelas deploráveis construções estruturantes - ora essa, os donos das empresas são tudo de nossa turma, porque não mandam essa gente de ônibus mesmo?". Aos coxinhas obcecados, isso é economia animais. Seus diplomados almofadinhas de direita estão destruindo o país, começaram com o quanto pior melhor agora estão entrando no desespero total.
Enquanto ficamos discutindo, o tempo passa e o país vai para o buraco. Esses sujeitos estão muito bem continuando a ditar o regresso do país. Temos que reagir e daí não vamos fazer pelas redes sociais. Vamos reagir.