Ciro, ao DCM: “O Brasil está à margem da lei”. Veja trechos

Imperdível a entrevista de Ciro Gomes ao programa do Diário do Centro do Mundo na TVT, do qual trechos são antecipados no site.

Ciro é, sem outros tipos de comparação, o mais semelhante que se tem hoje no Brasil em termos de sinceridade e inconvencionalidade política.

No país da hipocrisia, diz as coisas cruamente e isso faz muita falta, ainda que, na maior parte das vezes, seja um “prejuízo” eleitoral.

Não se pode, na política, ser tudo o que se é. Mas nunca se pode, também, não dizer o que se pensa, ainda quando não se possa ou deva fazer, naquele momento.

Leia o resumo da entrevista,feita por Kiko Nogueira e Max Alvim, com apresentação de Marcelo Godoy.

“Ele, que já se definiu como “o homem da crise: quando dá merda me chamam” avisa que só não entraria na disputa em 2018 se Lula entrar. “Lula é maior do que eu”, diz ele, que não vê sentido em dividir os votos da esquerda. Ser vice de Lula está fora de questão, por ora.

Não há condescendência com Lula. Ele “deixou roubar”, governou com esse PMDB e é também responsável pela indicação de Michel Temer para o lugar de vice na chapa de Dilma.

O empate de Lula com Marina Silva nas últimas pesquisas de opinião é motivo de lamento e não de comemoração. “Ele quis brincar de Deus”, afirma.

Ciro havia sido convidado, juntamente com o ex-ministro Bresser Pereira, para defender Dilma na comissão do impeachment no Senado. O depoimento deles foi cancelado.

“Eu não ia lá para brigar”, garante ele. Esse estilo, o mundo sabe, atrapalha sua ambições. Mas é mais forte do que ele.

Ele continua mantendo uma relação de conselheiro de Dilma. Se ela acata seus conselhos, são outros quinhentos. Aparentemente, não. Quando Michel Temer vazou sua carta idiota para um jornalista amigo e a conspiração saiu definitivamente do armário, Ciro conta que sugeriu a ela: “Liga pra ele aí e diz que vamos partir pra cima”.

Nada foi feito. Segundo Ciro, ele tem cópias de processos de Temer, a quem atribui um histórico de corrupção desde tempos imemoriais.

“O cara colaborou com os americanos. Tá no Wikileaks”, afirma. “Puta que o pariu, o Barão do Rio Branco deve estar se contorcendo no túmulo”.

O plebiscito por novas eleições é uma “marinice”. Além da necessidade de uma PEC, “qualquer deputado, senador ou mesmo um cidadão, que se sentir prejudicado pela interrupção dos mandatos, pode ingressar com uma ação direta de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal, que seria obrigado a intervir”.

Considera que a batalha no Senado não está perdida, apesar da ofensiva do interino com trocas de cargos e outras propostas.

Nutre uma admiração genuína por Dilma, uma pessoa “limpa” e “correta”. Sua briga é pela democracia. Sempre deixou claro, contudo, que se inclui entre os traídos com o segundo mandato. Sobre a dificuldade de  Dilma de fazer política, é direto: “Ela não é do ramo”.

“Quando um golpe acontece, tudo fica à margem da lei. Como é que um ministro do Supremo faz discurso politico proibindo presidente de nomear ministro? O cara nem é réu”, diz, referindo-se a Gilmar Mendes e Lula.

“Acho improvável prender o Lula. Não tem culpa”, diz Ciro. “A solidariedade é o seguinte: eu quero formar um grupo de juristas e se eu entender que o Lula está sendo vítima de uma arbitrariedade, a gente vai lá, sequestra ele e entrega pra uma embaixada”.

Aécio está “morto”. Serra, nem tanto, em sua visão. E Ciro?

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • O que está a margem da Lei é esse stf que se não fosse golpista teria abortado essa patifaria e colocado esses marginais na cadeia, mas como não temos justiça o Brasil se tornou a casa da mãe Joana e vai continuar assim enquanto esses canalhas estiverem vivos.

  • Brito, o segundo parágrafo parece ter ficado incompleto. Ciro é o mais semelhante a quem? Brizola?

  • Ciro Gomes daria um bom vice, como presidente acho muito mais complicado. Ele mesmo admite não ter a estatura do Lula. Qto a Dilma "não ser do ramo", mostra somente sua opinião machista com todas suas dificuldades naturais. Qto a falar "as verdades" e fazer uma boa análise da situação tb não vejo nada de exceptional, já que suas opiniões vão sempre se adaptando ao contexto que deve lhe favorecer. E claro, isso faz parte do jogo político daqueles que estão "ramo" (?)... Não sei, gosto dele com muitíssimas reservas; é um político importante e seria ainda mais se tivesse uma linha sólida de propostas menos ligadas ao culto de seu umbigo. Compreendo contudo que em tempos de Internet e de redes sociais talvez seja querer demais...

  • Já melhorou a imagem fisica. A postura em relação a Lula também.
    Agora precisa parar de fazer bravatas, inclusas as que talvez não cumpra.

  • Alatti

    Já o PMDB do teu Quércia tira do publico para dar aos privados. Você tem bandido predileto?

    Eu não. Se alguns do PT roubaram, não envolve o tempo de PT de uma Erundina, um Ivan Valente, e ate de amizade de um Leonardo Boff e Frei Beto

  • ... Mais uma ação hedionda do Janot "o líder do 'Alto Comando do Golpe'", segundo o egrégio e intrépido jornalista Luis Nassif

    Somente não é inacreditavelmente surreal porque é golpe!
    E o golpe mais VAGABUNDO &$ descarado da história universal!
    Sim, "A República do 'CU(nha)' do Mundo" é aqui!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    EMPRESÁRIO CONFIRMA PROPINA A AMIGO DE TEMER, MAS MP REJEITA DELAÇÃO

    Em uma proposta de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, o empresário José Antunes Sobrinho, um dos donos da construtora Engevix, afirma e dá detalhes de como o presidente interino Michel Temer recebeu uma propina de R$ 1 milhão para que a Engevix ficasse com o contrato para as obras da usina de Angra 3; revelação é da revista Época deste fim de semana; o contrato, no valor de R$ 162 milhões, fora vencido pela Argeplan, cujo sócio é o ex-coronel da Polícia Militar João Baptista Lima Filho, o "homem de total confiança de Michel Temer", que subcontratou a Engevix; pagamento teria sido executado por uma prestadora da Engevix a uma outra empresa do coronel Lima; Antunes Sobrinho diz também que chegou a se encontrar com Lima e com o próprio Temer no escritório do interino, no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo; proposta de delação foi recusada pelo Ministério Público; Janot não explica por que a proposta de delação foi rejeitada

    25 DE JUNHO DE 2016 ÀS 07:54

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/240319/Empres%C3%A1rio-confirma-propina-a-amigo-de-Temer-mas-MP-rejeita-dela%C3%A7%C3%A3o.htm

  • O Ciro Gomes é o Bolsonaro, o discurso autoritário é o mesmo, só muda a ideologia atrasada que cada um apoia.

      • ernesto, bom pra voce so' mesmo os de direita, certo? Aqueles que por eles o Brasil abria mao ate' do nome, para se passar a chamar: Sucursal do sul da republica dos Estados Unidos da America - fornecedor e celeiro de materia prima e mao de obra(quase) gratuita. Nao e' isso!?

  • O DCM que recebia dinheiro público, mas Temer cortou a mamata? Suspenso, obrigado!

Related Post