A brincadeira antiga dos feirantes aqui no Rio lembra os acenos trocados entre os partidos do “Centrão” e Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à presidência.
Ciro não compreendeu – ou, por vaidade, não o aceitou – que sua viabilidade eleitoral repousa, única e exclusivamente, na ausência forçada de Lula no pleito.
Essa é a verdade e, repetia sempre o velho Leonel Brizola, a verdade é a realidade, por mais que seja encoberta ou maquiada.
E isso não é demérito algum para Ciro que, não se pode deixar de reconhecer, foi sempre um dedicado e infalível colaborador e apoiador dos governos petistas.
Ao contrário, seria um inegável mérito para que, no impedimento injusto de Lula, sobre ele recaísse a escolha sobre quem apoiar.
Neste caso, ninguém duvida que estivesse hoje numa condição de favoritismo ou, no mínimo, disputando a ponta das pesquisas com Jair Bolsonaro, “Duro de Engolir”.
E seria natural que parte do “centrão” se sentisse atraído pelo que, eufemisticamente, chama-se de “perspectivas de poder”.
Ou seja, cargos e influência na máquina pública, como é do jogo político.
Só que Ciro patina, grosso modo, no mesmo patamar de Marina Silva e Geraldo Alckmin e, graças à sua indefinição em relação a Lula, parece cada vez mais distante de receber votos simpáticos ao ex-presidente.
Numa análise realista, também parece distante de receber o apoio da maiora dos partidos do “Centrão”, que conhecem sua pouca afeição a barganhas. A impressão que os menos ingênuos têm é a de que é Ciro quem está sendo usado por eles para aumentar seu poder de barganha.
Se algum tempinho de televisão acabar por amealhar, mais ainda gastará para explicar alianças esdrúxulas. Até porque ele não tem uma densidade histórica que, como em relação a Lula ou, antes, a Brizola, deixe claro quem está aderindo a quem.
Nenhuma das restrições que a ele fazem setores do petismo seria suficiente para deter sua condição de substituto natural de Lula, caso seguisse sua trajetória de 2002 ao final de 2016.
Mas, ao que parece, Ciro é mais um que foi preso pela armadilha do “Moro invencível”, imagem que se corroeu e está próxima de mostrar-se desfeita já nos próximos dias.
Um acordo com o DEM para “melhorar a imagem de Ciro no mercado financeiro” só pode ser delírio de algum aprendiz de feiticeiro.
View Comments (82)
Se sair algum acordo de Ciro com o tal de Centrão, onde todos são golpistas, fica difícil se falar, no campo progressista, de apoio a Ciro. Ciro é bom de gogó, mas ruim de política. Por que não foi se "despedir" de Lula naquele fatídico dia da prisão da maior liderança brasileira? Erro estratégico básico, inclusive pelo fato de ser mais uma incoerência dele.
Ele torcia para que Lula não concorresse, não importava como. A prisão resolveu seu dilema. Ele não poderia ser contra. Aliás, foi até claro demais.
Ele torcia para que Lula não concorresse, não importava como. A prisão resolveu seu dilema. Ele não poderia ser contra. Aliás, foi até claro demais.
Ciro já disse que a prisão de Lula é injusta por ser baseada em condenação sem provas suficientes. Se Lula será candidato ou não é problema do pt, Ciro não tem nada a ver com isso, faz a campanha dele com a legitimidade que a lei permite.
Sem o apoio de LULA, Ciro não vai a lugar nenhum. Só os míopes não percebem isso.
portanto esta no buraco que a lei permite a esse sem noção!!!!!
Você viu Haddad no sindicato no dia da prisão de Lula? Não viu, né? Pois é, Haddad, Ciro e outros estavam na Europa em um evento.
E Ciro já gastou muita saliva com esse mimimi petista.
Ciro não teria, como não terá, apoio do PT, agora ou no futuro. Ciro já disse claramente que a prisão de Lula é injusta porque baseada em delação sem provas, querem mais o quê?
Ciro faz bem em dialogar e receber apoio da esquerda à direita, pois o nós contra eles, aliado ao republicanismo, trouxe o país ao que temos hoje.
Ciro não abrirá mão dos pilares de suas propostas para o Brasil nação. Ao contrário, mostrará que é possível defender os interesses brasileiros e dos trabalhadores sem abrir mão de equilíbrio fiscal, revisão das medidas dos golpistas e geração de empregos a partir da internalização das compras em defesa/saúde/agronegócio/petroquímica.
Ciro quer e o país precisa superar o "nós contra eles".
E se alia com o DEM?
O pt colocou o Levy, diretor do bradesco, como ministro da fazenda e você vem com essa pergunta? O pt colocou Temer de vice e você vem com essa pergunta? O pt colocou Geddel como ministro e você vem com essa pergunta? O pt colocou Romero Jucá como líder do governo e você vem com essa pergunta? O pt beijou a mão de Maluf, no jardim da mansão dele, por tempo de TV para Haddad, e você vem com essa pergunta?
Ciro é o mais preparado e o que tem as melhores propostas para o Brasil. Aguardemos até o registro das candidaturas e coligações para avaliar melhor o cenário.
Vc está pegando situações de cenários bem diferentes. O Temer, por exemplo, era presidente do PMDB, partido que foi fundamental para aprovar projetos que mudaram o país. Erro? Ingenuidade? É muito fácil ser profeta de fatos acontecidos. Essas situações foram comuns no passado, inclusive em 64, quando, por exemplo, Castelo Branco era Chefe do Estado Maior das Forças Armadas e gozava da confiança do Jango.
O PT não colocou ninguém seu idiota: Quem colocou foi o PMDB, que fazia parte de um governo de coalizão. Responsabilize essa merda toda que está aí ao STF, que manteve na Presidência da Câmara o Eduardo Cunha, e suas pautas bombas que impediram a Dilma de governar, só o afastando do Congresso, depois de aceito o pedido de impedimento. Veja bem o que você diz, pois, o seu candidato sem o PT/Lula não passa de 5% e, precisa quem sabe da nossa boa vontade num pouco provável apoio.
Tá nervoso, mortadela? Deve ser porque o pt indicou 7 dos 11 atuais ministros do stf, que você acusa.
Seu pt só tem anjos e é vítima do pmdb, do stf, do Cunha e da madrinha de branca de neve. Kkkkkk
Se Ciro tiver 5,5%, como você antevê, mortadela, estará excelente! Kkkkkk
O PT errou em se alinhar com a direita.... e o Ciro vai fazer o mesmo?
Infelizmente o Bolsonaro está sendo o maior marketeiros no campo de atuação dele (30% do eleitorado que é de diretos, além de querer beliscar parte do 40% não definido, mas que está insatisfeito do jeito como se fazia/faz política no Brasil - conchavos e restrições às mudanças que interfiram nas desigualdades postas é até ampliadas).
Falou e disse
Pra vc ver o que é confiar nessa figuras tenebrosas.
E se alia com o centrão?
É bem isso mesmo além de considerar as grandes diferenças entre um Lula e outro cinco gomes.....
O "nós contra eles" só pode ser superado por meio das eleições. O resto é acordo sem princípios. Imagino que o Centrão engole Ciro em pouco tempo, ou então tem impeachment novamente. É assim que funciona a lógica da elite brasileira: ou eles ou caos. Lula conseguiu avançar porque é um negociador nato, característica que Ciro não tem.
Seu negociador nato pôs Temer de vice e 7 dos atuais ministros do stf, dos quais vocês tanto se queixam.
Lula era um conciliador, para o bem e para o mal( e bota mal nisso)
Curti seu comentário!
De impeachment o pt entende: colocou Temer de vice, Jucá de líder do governo, Padilha de coordenador político e muitas outras mancadas. Ciro tem histórico, biografia, currículo, coisa que Dilma não tinha. Ciro foi secretário estadual, prefeito, deputado estadual e federal, governador, ministro e presidente de empresa privada. Ciro fará os acordos políticos e manterá seus compromissos. Se quiser saber quais são, acesse http://www.portalcirogomes.com.br. Há vídeos registrando as ideias e propostas de Ciro. Compare com a fala dele agora e após os acordos, o registro da candidatura e os programas eleitorais no rádio e na tv.
Simples assim.
E tera' que seguir a cartilha neo-liberal. Se isso é o que espera de um governo, o que voce esta' fazendo neste Blog?
Este blog, diferentemente de outros que você frequenta, apoia a pluralidade de ideias. É o que me traz aqui, mortadela.
O "nós contra eles" só na retórica, pois na prática, quem mais ganhou com o PT foram "eles".
Não por acaso o pt foi classificado como a esquerda que a direita gosta.
E desde quando o PT e Lula se propoem a governor baseado em rotulo. Os resultados de Lula falam por si so'.
Exatamente!
O resultado é o que vemos hoje!
Republicanismo dá nisso.
Poderia informar-me quando foi revogada a luta de classes? Pelo contrário, o golpe mostrou o quanto ela está firme e forte. Até onde a vista alcança, sempre haverá o "nós contra eles" sendo que, no momento, o "nós" parece estar sendo derrotado
A estratégia da direita está clara e não comporta o Ciro.
Vai deixar Lula participar do primeiro turno sob liminar.
Vão cassar a candidatura do Lula para o segundo turno.
Pela lei das eleições e pela constituição quem toma o lugar é o terceiro mais votado.
Quem?
- Alkimin.
Alkimin e Bolsonaro no segundo turno.
Quem ganha? Quem a tv global disser que deve ganhar. Alkimin, porsupuesto.
Lula indicará seu vice, que será do próprio PT. Eles não podem cassar o vice. Lula está com capacidade de transferência potencializada ao cubo pelos absurdos praticados contra a democracia popular. Quando ele passar o bastão, no timing exato, não tem quem segure.
agora: haddad-amorim = dp, volta o amorim + 8 anos ... o NOVO GOVERNO CONVOCA NOVAS ELEIÇÕES COM LULA ANISTIADO ... 100% de APROVAÇÃO.... jah bateu perto de 90% !!! DUREZA SERÁ ACABAR COM O CÂNCER METASTÁTICO,,,, de q "cargos e poder da máquina pública é do jogo político" ... IRC IRC IRC IRC
Alckmin e Bolsonaro no segundo turno?
Quem ganha, eu não sei.
Quem perde, com certeza, é o Brasil!
A estratégia da direita está clara e não comporta o Ciro.
Vai deixar Lula participar do primeiro turno sob liminar.
Vão cassar a candidatura do Lula para o segundo turno.
Pela lei das eleições e pela constituição quem toma o lugar é o terceiro mais votado.
Quem?
- Alkimin.
Alkimin e Bolsonaro no segundo turno.
Quem ganha? Quem a tv global disser que deve ganhar. Alkimin, porsupuesto.
Jânio de Freitas na Fel-lha de São Paulo mostra que o MP é conivente e cúmplice da violência, quando aplica dois pesos e duas medidas, ao tratar petistas e figuras da direita golpista como bolnossauro:
"A voz da violência
Os limites legais e os limites dos costumes caem no Brasil sem cessar e sem obstáculos. Mas Jair Bolsonaro, contribuinte para os dois ramos da ceifa, avançou demais a pretexto da pré-candidatura à Presidência. Sua pregação da violência, mesmo que criminosa como a das milícias, passou a fazer o incentivo explícito e público aos assassinatos.
Ei-lo, depois de vestir uma faixa presidencial, no sul do Pará, uma das duas regiões rurais de maior criminalidade: "Esses marginais que cometeram esse crime [morte de um açambarcador de terras] não merecem lei, não. Merecem é bala." E foi por aí.
Um defensor de menos injustiça social não precisaria chegar a tanto para que estivesse atolado em processos criminais. E preso.
Bolsonaro jamais correu tal risco, nem qualquer outro decorrente de leis. Desde o início como agitador da violência, quando usou a então mulher para ameaçar com o corte explosivo da água para o Rio, caso sua turma de tenentes não recebesse aumento, Bolsonaro aplica à vontade a sua vocação. Para ele não há Procuradoria-Geral da República, Ministério Público, Judiciário, como não houve Justiça Militar. Há pouco, o comandante do Exército posou com o pré-candidato para foto logo incluída na campanha eleitoral..."
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/janiodefreitas/2018/07/a-voz-da-violencia.shtml
...
Passou a Copa do Mundo, perdemos. mas aprendemos. Uma das coisas mais funestas é que Ciro está se comportando como o Neymar, rolando no chão sujo das alianças espúrias, esperando o juiz marcar alguma falta. Que juiz, pergunto, se ninguém o derrubou - não foi nem uma bolada de tênis em Wimbledon, somente ele próprio -, se o VAR está ligado online? Entre a vaidade e a megalomania há uma tênue fronteira, a chamada racionalidade. Parece que Ciro transgrediu essa fímbria.
A fixação de vocês com Ciro está me fazendo acreditar que ele terá mais que os 5% que vocês previam...
Meu caro,agradeça que o Fernando Brito ainda credite ao Ciro a condição de ser uma opção viável.Tal vez a única chance que o CAMALEÃO tem de conseguir escapar do vexame ,é,descer do muro e procurar humildemente a ajuda do Lula .
Não seja fanático,depende-se da opinião da maioria ,Ciro já era!.
Ciro não precisa de Lula.
Lula não precisa de Ciro.
Cada um no seu quadrado.
E não é o Brito que diz isso, são Camilo Santana, Rui Costa, Fernando Pimentel, Jacques Wagner, além de outros petistas, e Flávio Dino, filiado ao PCdoB.
Simples assim.
Lula não precisa de Ciro lidera todas as pesquisas, já Ciro com sua arrogância não vai nem para o segundo turno, se aliando ao demo vai perder mais votos.
só que Lula tá preso... e sem chance nenhuma do judiciário golpista soltá-lo...
Concordo com você: Ele chegará a 5,5% no máximo.
Ele pode ter mais que os 5%, mas disperdiça os mais de 30% de quem votaria no Lula... Ou boa parte dos 40% ainda não definidos que não gostariam de conchavos, principalmente com golpistas (alinhamento sem ter mesmos objetivos programáticos,como é o caso de partidos golpistas de direita como DEM, PP, PSD, PR, PTB, SDD, PRB, PPS, MDB ou PSDB.
Pense nisso.
" Afilhado político de Alckmin, o ex-prefeito João Doria, pré-candidato do PSDB ao governo de SP, divulgou jingle com a seguinte letra: “Vem, o futuro acabou de chegar; um novo jeito de governar.; Doria vai São Paulo mudar”. O PSDB governa o estado há mais de 20 anos. A campanha do tucano que disputará o Palácio dos Bandeirantes escolheu o axé como ritmo do jingle."
Kkkkkkk...
O PT se tornou, para a esquerda, um câncer a ser abatido. Desde Brizola, o PT foi contra tudo o que era bom para o país mas que não comportava o seu hegemonismo.
E depois de 14 anos de PT, qual o resultado? Um país dividido, quebrado, tomado pelo ódio e a ignorância. Culpam a tudo e a todos, menos a si mesmos. Sobra até pra outros candidatos de esquerda, como se fossem obrigados a aceitar o hegemonismo do PT.
Aliás, já passou da hora do Boulos, do Ciro e da Manuela pararem de fazer esse papel ridículo de serem capachos do PT e começarem a fazer oposição. Ou a esquerda acaba com o PT ou o PT acaba com o Brasil.
O Ciro já começou a fazer oposição ao PT, aliando-se ao DEM... Que falta faz ler o texto antes de comentar, não?
Se aliar com alguém agora é fazer oposição? Pelo amor né, chega de paranóia de perseguição.
Excluindo o PMDB, o Ciro está em buscas de alianças para ter força política pra passar as reformas. Simplesmente isso.
Sei. Criticou várias vezes o PT por se aliar ao PMDB, mas aliar-se ao muito pior DEM pode, né?
Desista, moleque. Todo mundo aqui já sacou qual é a sua, não adianta espernear.
Seria melhor buscar governabilidade futura com o PT, PSB, PC do B, PSOL, nanicos do que com DEM, PP, PR (ou os políticos que votaram pelo Teto e Deforma Trabalhista).
Não tem substituto natural de Lula, Ciro é descendente de senhor de engenho.
Eu fico com Lula que é descendente do povo brasileiro explorado.
Sou Lula. Se não, não !