Ciro e seu primeiro dever de honestidade

Ciro Gomes é um político que anima a quem trouxe do brizolismo a inconvencionalidade, o nenhum  medo de sair do “politicamente correto”, das declarações vazias e que seguem sempre o rito das “ovelhinhas brancas”, iguais e mansas, sempre.

Mas, ao contrário de Brizola, Ciro volta e meia derrapa em afirmações que são contraditórias ou, pior, vazias.

Ele diz, em polêmica entrevista a American Quartely que “o Brasil não precisa e não pode suportar um governo de esquerda. O Brasil precisa de um projeto que reúna os interesses práticos daqueles que produzem e os interesses práticos daqueles que trabalham”.

Não é nada absurdo (exceto pelo “suportar”, que é subjetivo e vago o suficiente para ser lido como “não tolera” ou um “não poderia ser assim”). Afinal, o governo Lula não foi, como defende Ciro, “um projeto que reúna os interesses práticos daqueles que produzem e os interesses práticos daqueles que trabalham”?

Foi, e nem mesmo assim as elites brasileiras deglutiram o “sapo barbudo”, como não digeriram Getúlio, Jango, Brizola ou qualquer outro que  procurou reunir desenvolvimento com justiça social.

Ciro não consegue entender isso e, por esta razão, a crueza de suas restrições a Lula, no momento em que este está preso e indefeso, acabam soando – e não sem razão – como música aos ouvidos de quem não pode imaginar que o ex-presidente possa disputar as eleições. Isso seria compreensível que ele estivesse disputando em condições normais, como forma de capturar eleitorado lulista menos sólido, mas não nas atuais circunstâncias.

Nelas, sabe que suas chances só existem porque Lula está à beira da cassação de seu direito de ser votado.

Ciro, que gosta de proclamar a sua honestidade pessoal – o que não é, ou não deveria ser, um mérito extraordinário – não está cumprindo o primeiro dever de honestidade política: o de reconhecer e proclamar que ninguém, e menos ainda uma liderança do tamanho da que tem Lula, pode ser afastado da disputa eleitoral.

Está cometendo um erro que lhe pode ser fatal, porque provoca ressentimentos e dificulta o que seria natural, no caso de confirmar-se o impedimento de Lula.

Até porque, no restante de sua entrevista, Ciro diz “heresias”que o fazem  não ser acolhido pela direita, como na reafirmação de que os campos do pré-sal entregues pelo Governo Temer, suficientes para afirmar uma posição “de esquerda” – embora seja tão somente de defesa do interesse nacional.

Ser minimamente nacionalista neste país, um pecado sem remissão.

Na questão Lula, porém, em lugar da marca de coragem que sempre procura imprimir à sua imagem, o que passa é fraqueza, por não querer enfrentar a questão da libertação do ex-presidente, um tabu tão grande quanto qualquer outro que as classes dominantes procuram incutir nos brasileiros.

Se faz questão, sempre, de dar “munição” para ser intrigado com o eleitorado lulista não pode reclamar se não for reconhecido por aqueles que ele, hoje, ainda não tem: os 30% do eleitorado que desejam votar no ex-presidente e talvez não o possam fazer, por conta da ditadura da mídia e do Judiciário.

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (70)

  • O Ciro Gomes não passa de um oportunista, descarado, mau caráter, e que morre de inveja do grande estadista Lula, que ele jamais terá condições de ser! Se dentro de mim ainda existia a possibilidade de votar no Ciro, numa eventualidade do Lula não poder participar das eleições - já eram de uma vez! Não voto para ele nem para síndico de prédio!

    • definitivamente Ciro está enterrando os possiveis votos caso Lula não seja candidato

      • Eu também penso assim. Ele confirma a imagem de camaleão que muda de cor conforme a necessidade eleitoreira. Se também tem inveja do Lula, está ficando mais longe da grandeza do ex-Presidente. Só mais um oportunista de ocasião.

  • Há muito tempo não confio em Ciro político, não sei se em sua pessoal ele é tão ´mutante´ quanto na política. É uma pessoa que não dialoga, não ouve o outro, não sabe o que a população majoritariamente pobre do Brasil realmente necessita. Lula é quem conhece o povo e seus anseios, daí ser ele o favorito e Ciro jamais conseguirá passar a mesma coerência e portanto caso Lula não possa concorrer à presidência, seus votos irão para quem Lula indicar e não será o Ciro Gomes, com certeza.

  • Ciro manifestou-se em diversas ocasiões sobre a injustiça da prisão de Lula, devido à fragilidade das acusações.
    Ciro é candidato e apresenta às claras suas ideias e propostas à sociedade, algumas delas mais à esquerda do que Lula fez em seus dois mandatos.
    Ciro sabe que não terá apoio do PT no primeiro turno, por isso busca alianças.
    Ciro apoiou Lula e Dilma nas quatro eleições e nos quatro mandatos de ambos.
    Ciro foi ministro com Lula e, ao contrário da preferência de petistas por boquinhas, preferiu não participar com cargos no governo, a partir do segundo mandato, assim como nos de Dilma.
    Ciro já manifestou seu apoio ao candidato da esquerda no segundo turno, caso ele mesmo não esteja lá.
    Essa chorumela de petistas é conhecida e é natural, pois estão acostumados a fazer política com gente transparente como José Sarney, Jader Barbalho, Renan Calheiros, Sérgio Cabral, Roberto Jefferson, Waldemar Costa Neto, Paulo Maluf, Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha, Moreira Franco, Eliseu Padilha e o bezerro de ouro de Lula, Michel Temer.
    Narcisistas, os petistas acham feio tudo o que não é espelho, por isso têm ojeriza a quem tem personalidade e capacidade, como é o caso de Ciro.

    • A despeito do seu blá-blá-blá, a postura recente de Ciro Gomes é caracterizada pela dubiedade e isso é fato. Observe as atuais aproximações de Ciro com DEM, PRB e PP, bem na linha daquilo que você crítica no PT. Além dessa ambiguidade, tem outras.

    • Ciro em seu discurso fala em coisas bastante ousadas se comparados ao "Lulinha paz e amor" e que a princípio convergiria com a esquerda - posso, por exemplo, citar o fato de ter abertamente dito que uma fortuna de R$ 6 bilhões em dividendos foi para a mão de apenas quatro famílias sem pagarem imposto, e que o setor financeiro já ganhou demais, em detrimento de trabalhadores e setor produtivo.

      OK, tudo muito bonito.

      Mas - caso eleito - como ele vai "radicalizar" se faz alianças com partidos como DEM e PP? O primeiro foi oposição desde o primeiro dia que o PT chegou ao poder. O segundo, foi um verdadeiro Judas em relação às políticas nacionalistas e sociais de Dilma, apoiando seu impeachment em 2016.

      Queria entender.

      • Também acho ótimas essas críticas dele ao financismo. Tenho achado ele judas, mas especialmente em relação à postura distante sobre Lula a que Brito tem se referido. Não é apoio nas eleições, seria simplesmente apoio a um velho companheiro. Ninguém é obrigado a apoiar ninguém na corrida eleitoral, cada um com suas alianças e cada um com sua estratégia, o que é perfeitamente legítimo. Mas, quando essa estratégia passa pelo distanciamento frio de um companheiro encarcerado, perde o meu respeito. E olha que o Fernando Brito, que não pode ser acusado de ser petista e contra o PDT, tem essa percepção. Vejam o texto de 11/05/2018, com o que concordo:

        "Se Ciro tem esta pretensão, precisará ter também esta honestidade. Que não humilha nem apequena, pois a verdade intelectual e política não é vergonha, é dever de quem se apresente como candidato ao povo brasileiro.
        "Não vencerá sem Lula e não governará sem o lulismo, seja o do afeto popular, seja aquele expresso no político-partidário. Espera-se de Ciro a sinalização de que é não o seu pretensioso sucessor ou, ao contrário, um mero fantoche, mas o intérprete, com sua própria voz, da vontade popular que Lula expressa, mesmo injustiçado, encarcerado e impedido de disputar as eleições.
        Ter medo de “perder apoio” por assumir isso, para quem a toda hora vai chutar os “santos do mercado” como tem ele feito em suas entrevistas, é um contrassenso.
        Cabem a Ciro, não a Lula – por razões óbvias, diante de sua relativa incomunicabilidade e as restrições monstruosas a que está submetido – física e juridicamente – os movimentos."

        http://www.tijolaco.com.br/blog/ciro-ou-nao-ciro-nao-e-questao-agora/

        • O Ciro pode ter alguma cisma em relação ao PT, mas daí a fazer o jogo da Farsa a Jato dizendo que ela age corretamente e criticando o PT, é demais.

          Bastaria manter-se mais neutro. E continuo achando uma incoerência ter um discurso mais alinhado à esquerda e buscando aliança com partidos à direita como o DEM e super fisiológicos como o PP.

  • Certo é o PT, que fez governo de direita com lucros recordes aos bancos e chamou de esquerda.. ninguém percebeu..

  • Esse nunca me enganou: fede e cheira politicamente, desde os tempos da Arena e do PDS, partidos da ditadura militar. #NemComRezaForte

  • Agora não tenho dúvidas sobre esse Ciro. Um sujeito oportunista. Não terá meu voto.

  • E ele já afirmou que não houve golpe contra a Dilma. Tudo foi legal. Francamente. Deixa ele se eleger com um congresso safado e corrupto a disposição para outro impeachment "legítimo" como foi o da Dilma. Não há nada como um dia após o outro.
    Realmente estamos totalmente sem alternativas. Só os ET's podem nos salvar!

  • Ciro em suas entrevistas adora dividir o que ele chama de "setor produtivo" e os "trabalhadores" em duas categorias distintas. Fica até parecendo que ele não acha que o trabalhador é quem produz. Como sou trabalhadora e não gosto de ser minimizada, meu voto nunca será desse senhor.

  • Afirmar que "Lula não é preso político" equivale a lançar sobre Lula a pecha de bandido.
    Isto é inaceitável, Coroné!
    A máscara caiu.

Related Post