Ciro, no PDT, pode ser a voz mais forte do anti-golpismo

A melhor notícia para o embate político dos últimos tempos foi a decisão de Ciro Gomes de filiar-se ao PDT.

Ciro, ao contrário de Lula, tem liberdade completa de dizer o que quiser, sem a preocupação de que as críticas que o Governo Dilma (e o PT) merecem possam ser usadas para enfraquecer o Governo.

Se Dilma e Lula têm de moderar cara palavra até que se exorcize o fantasma do golpe “institucional” de Estado, Ciro pode usar as mais duras e verdadeiras, como, por exemplo, dizer que Eduardo Cunha é “um pilantra”.

Daí a dizer-se que é candidato a Presidente em 2018, vai uma distância quilométrica.

Se ela será transposta até lá é algo que não há pitonisa capaz de prever.

Ciro já mostrou que não é alguém que, simplesmente, dissentiu do centro conservador e passou a uma posição de esquerda que não é radical, mas não é também vacilante.

Tornou-se uma espécie de exceção às meias palavras e às hipocrisias que tomaram conta da política, com todos os ônus e os bônus que isso lhe causou.

Não tive muita convivência com ele durante o período em que, em aliança, Leonel Brizola o apoiou como candidato presidencial, em 2002.

Tiveram uma excelente relação, embora na reta final tenha havido algum compreensível mal-estar – embora não uma briga – por conta de uma ponderação de Brizola para que, ali nos últimos dias, Ciro anunciasse apoio a Lula já no primeiro turno, para evitar uma segunda eleição, que Brizola, escaldado pela experiência do segundo turno entre Lula e Collor, temia.

Além disso, a presença de Ciro dentro da direção do PDT significa que haverá um contraponto – e forte – á tendência de alguns dos integrantes da bancada pedetista a cruzarem – costeando, muitos já estão, há tempos – o alambrado para os verdejantes campos de Eduardo Cunha.

Ciro não tem medo de andar na contra-mão da mídia.

Só isso já o torna uma voz essencial.

Mais ainda porque a cúpula tucana assumiu a “descida do muro” e abriu o jogo do golpismo.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Na condição de filiado ao PDT celebro a chegada do Sr. Ciro Gomes ao partido.

    Espero que tenha a força e o discernimento necessários à retomada das pautas nacionais nas áreas do Trabalhisto e da Educação. Somente assim o PDT não irá desaparecer.

  • NINGUÉM É BOBO, BOICOTE A GLOBO! Se ela é a favor da elite, convoca, cobre as manifestações dos golpistas, ela é contra o trabalhador, o povo e a democracia. Ela é contra as famílias. Ela quer nos ver esmagados.

  • Tudo que Ciro Gomes disse até agora eu assinaria embaixo. Apoio total a ele. E a esse irmão que manda deputados oportunistas às favas. Esses caras é que estão faltando no cenário.

  • É uma ótima notícia. Ciro também seria muito bem vindo à passeata pela democracia no dia 20. Quanto mais adesão, melhor. Pelo menos sabemos que não terá nenhum show de peitos, bundas e cartazes fora da civilidade. Não queremos que ninguém morra em nenhum porão decadente, queremos que a democracia e o espírito humanitário prevaleçam.

  • Ciro ou Lula, em 2018, é o tormento do coxismo... Pois não restará qualquer gordura sob gordura...

  • Ciro é o alter ego da esquerda amedrontada. A Emília que fala o que pensa, sem as amarras do poder institucional. É esta a questão principal: não se pode alimentar as maiores esperanças, uma vez que já ficou provado o quanto o compromisso e a responsabilidade são limitadores do idealismo e da postura assertiva. Falar bonito, até o Lula falava, antes de ser eleito. Depois disto, chegou a dizer até que o "companheiro" Sarney tinha um passado político que não podia ser manchado. Isto quando o referido era acusado de desvio de verba em seu Estado, com provas contundentes.
    Eu já não aposto todas as fichas nesta postura do Ciro, caso ele venha a ser candidato ao Governo. Antes de esperar tal atitude, seria preciso considerar também as limitações que ele enfrentará, bem como as configurações de uma possível candidatura (coligações, por exemplo, já sabemos serem essenciais). Mas, que não descambe tanto pro "Cirinho Paz e Amor". Se fizer isto, esquece. Já basta o Lula.

    • Esquerda amendrontada, Edgar?... A esquerda está a se preparar... calmamente... até a vitória, em 2018... Amendrontada esta a direita... Por isso, a qualquer custo, tenta chegar ao poder agora, neste instante, em meio a crise econômica... Pois depois dos primeiros resultados positivos...BABAU!... Só em 22... E vou mais longe: desse time que se apresenta ninguém, volto a frisar, ninguém, tem pedigree para postular a Presidência da República...Talvez, o Alckmin, se construir uma agenda positiva à superação da crise, que, de fato, nessa codição não poderá ser acusado de remar contra a maré... Quanto ao resto da oposição? Restam figuras desprezíveis, patéticas, no nível de um Aécio, de um Aloysio, de um Caiado, de um Agripino, que são incompetentes para ganhar qualquer eleição a síndico em qualquer condomínio brasileiro fora daqueles semelhantes ao decadente Leblon... Em países mais civilizados, tais espécimes estariam tramando as sua costumeiras tramoias à sobrivivência de seus queridos subanimais familiares.

    • NAO fala bonito, fala forte e duro. problema deles é que cirão tem ibope em sumpaulo e no NE.

      • Augusto, NE onde? Eu já fiz uma crítica aqui antes ao Britto mas novamente vejo cometerem o mesmo erro. Vcs do eixo (Rio-SP), e me refiro ao pessoal de esquerda mesmo, criam imagens de políticos sem nunca perguntar como eles são avaliados e vistos nos estados da região. E eu digo estados porque NE é região, eu sou pernambucano, jamais serei baiano ou cearense e não são a mesma coisa, eu não penso como um baiano ou cearense e vice versa.

        Ciro Gomes não tem NE coisa alguma, há rixas históricas e ferrenhas que não são abordas na mídia do Sudeste então passam batido do povo em geral. Mas o que me deixa triste é a esquerda não saber disso quando era obrigação saber.

        Quando Eduardo Campos saiu candidato, o traída, ele brigou com a dupla Ferreira Gomes do CE e não receberia votos em peso no CE e tampouco na Bahia, ambos não votam em políticos identificados com Pernambuco facilmente. O Lula é uma figura nacional, por isso não sofre desse problema, mas políticos atrelados a estados, sofrem e só o "Sul maravilha" continua não levando em conta isso e criando problemas políticos nacionais por ignorância.

        A mesma ignorância que cultuava Roberto Freire como "comunistão" quando o cara era visto como fanfarrão em Pernambuco. Bastava entrar em contato com o meio político do Estado pra saber o que o povo e os políticos pensavam dele, mas não, a esquerda do Rio e de SP lançaram aquele cara nacionalmente sem saber quem ele era, e deu no que deu. Hoje ele vive exilado de PE porque ninguém em PE vota naquele lixo, mas ele é cria da esquerda do Rio e de SP principalmente, porque nunca procuraram saber quem são esses políticos e ficam criando imagens idealizadas deles.

        Ciro Gomes é um demagogo da pior espécie, ele e o irmão, o irmão teve 'n' escândalos de irregularidades no governo dele no CE, vivem trocando de partido como trocam de roupa.

        Sinceramente, se isso é o que a esquerda brasileira pretende pro futuro, mais outro erro histórico colossal, como já fizeram de outras vezes (caso Roberto Freire, Campos, Arraes etc).

        Até hoje eu rio (pra não chorar) quando alguém do Sul-Sudeste tenta endeusar Arraes sem nem saber do que esse coronel do Crato aprontou em Pernambuco no 2o e 3o governo dele (o dos precatórios e bancarrota de PE) e o netinho dele, o Calabar de Pernambuco. Já vi uma cidadã no Facebook com uma foto de Campos dizendo algo como "heroí dos proletários" ou coisa do tipo, e a senhora é do Rio, é algo surreal que se eu pegasse essa foto e mostrasse pro pessoal aqui (sou recifense) o povo iria rir pra não ter um embrulho no estômago pois o grosso da esquerda em peso de Pernambuco odeiam Campos, detestava Arraes (o PT cantava pra Arraes "Velho caduco, Pinochet de Pernambuco") e coisas do tipo que não dá pra citar uma por uma agora.

        O PDT é uma legenda morta, com a morte do Brizola morreu e há que se admitir isso, não há partido legítimo nacionalista de esquerda com força (ou de massas) no país, ponto. Estão criando um monstrinho pra 2018, o mesmo que colocou o entreguista Mangabeira Unger (pró-EUA) no governo, o Unger está lá na cota desse pulha do Ceará.

        Eu só votaria nesse elemento em último caso, pois vai depender do meu estado de humor daqui a 3 anos, se um PSDB pra bater até eles sangrarem no poder ou dar poder a um pulha que destroçaria a esquerda por dentro tal qual está sendo o governo atual, com um adendo, a Dilma não é mal intencionada, mas não entende nada de política (mas torço pra que ela aprenda, pinte uma luz e ela dê uma guinada no governo dela).

        E antes que alguém chie, eu sou de esquerda e sempre votei no PT e era brizolista, meu relato acima é de quem conhece as nuances desses caras na região, ainda mais que esse pulha do Ciro Gomes é um odiador de Pernambuco e eu como bom pernambucano odeio quem odeia meu estado (o nativismo brasileiro nasceu aqui e a gente honra isso) e o pulha não passa de um coronel pós-moderno, que modernizou sim o Ceará, mas que fique lá cuidando da "Capitania" dele, que ele não ponha as patas em Pernambuco. Isso que vc disse de ibope no NE é totalmente furado, essa ideia de NE que é pregada em Rio e SP so´tem significado aí, não tem o menor sentido pros estados da região (nunca teve e nem terá, até porque é uma criação varguista, não é uma identidade surgida da própria região e sim algo imposto, e eu não sigo identidade cultural imposta por gaúcho, sou brasileiro mas não aceito imposição de outros estados, não é assim que se constrói um país ou uma nação e sim com o consenso, não sou só eu que sou assim, praticamente mais de 10 milhões de pernambucanos são assim, alguns mais e outros menos, e pode levar a sério, quando a gente cisma a gente abala os alicerces desse país).

        Acho um grande equívoco o texto do Britto sobre o Ciro Gomes, deveria procurar saber mais de como ele é visto nos estados da reigão e até no Ceará, pra não criarem um Roberto Freire 2 (tem tudo pra isso acontecer). Quem surgiu na Arena jamais valerá a pena (Ciro Gomes começou sua carreira política no partido da ditadura, parem de idealizar coisas de um cara desses).

        • Em Pernambuco não se vota em peso em políticos atrelados à Bahia e vice versa, o mesmo ocorrre com o Ceará, não tem isso de "Nordeste", é com a bandeira do estado que o povo se identifica primeiro, região é "apêndice". E é assim há séculos e não irá mudar, o Brasil pra gente começa em 1500 e não no séc. XIX como é o recorte de muita gente no país. Eu não voto em coronel do Ceará anti-pernambucano, ponto. Eu e milhões. Estão criando um problema pra 2018, um Roberto Freire 2.

          Parem de viajar idealizando esses caras só porque chutam o Cunha no momento ou são boquirrotos, pra ser nacionalista de fato precisa mais que isso, o histórico pesa e muito e o dele não ajuda. Ele não é o Brizola ou um Brizola 2. Ele não é nacionalista, e só está na "esquerda" por conveniência.

  • Transferência geral dos deputados do PROS (vai desaparecer) para o PDT ( vai ressuscitar) com os irmão Gomes. Duas boas notícias hoje, o ressurgimento do PDT de volta as suas origens e indiciamento que se anuncia muito próximo do pilantra, ídolo da Mídia e dos Coxinha, o Picareta Cunha e com isso a debandada de seus apoiadores oportunistas.

  • Brito, fora do tema, mas peço que repercuta a revisão do marco civil da internet a ser votada amanhã no congresso. Essa caravana precisa ser monitorada.

  • O Brasil está precisando de um presidente forte, que encara esses golpistas, essa midia e tenha coragem de colocar o Brasil no eixo do desenvolvimento e sem medo de encarar a direita suja.
    Dilma é fraca, medrosa e sem a minima condição de dar ao Brasil o caminho do desenvolvimento.
    Lula em 2018, não sei se ele deve, já fez muito pelo Brasil e já entrou para a historia como melhor presidente que nosso país ja teve.

  • Chapa para 2018: Lula-Ciro e em 2022: Ciro-Lula. "Nóis sofre, mas se diverte"

Related Post