Ciro segue o caminho do labirinto que devorou Marina

Não posso deixar passar sem registro as ofensas proferidas por Ciro Gomes a Paulo Moreira Lima e a Kiko Nogueira, do 247 e do Diário do Centro do Mundo.

Críticas políticas são livres, a eles, a qualquer um e a mim, quando jornalistas saem do manto tantas vezes hipócrita da neutralidade ou até mesmo embuçados por ele.

Acusar de venais e “picaretas” exige, porém, fatos concretos. Que não foram apontados.

É preciso separar Ciro do PDT, ainda que o PDT de hoje sofra todas as vicissitudes de 15 anos sem Brizola, que fazem a ele muita falta, como falta faz à toda a cena politica brasileira.

E faz a mim, depois de duas décadas de convívio diário.

Todos os que viemos do brizolismo temos críticas e, até, ressentimentos com o PT.

A começar dos que teve o próprio Leonel Brizola, os quais vivenciei e com os quais, em boa parte, concordei.

Isso, em tempos em que Ciro Gomes não partilhava do “brizolismo” que viria a ser a sua tardia opção, já sem Brizola a definir o que seria ser “brizolista”.

Por isso, me permito dizer algumas coisas a Ciro, neófito no que diz ser seu brizolismo.

A primeira é a que Brizola jamais se permitiria atacar politicamente um homem preso por um processo judicial deformado, como o que ele próprio reconhece ter sido o de Lula.

Brizola, Ciro, jamais seria um covarde.

No fundo, é assim que soa a sua valentia quanto a Lula.

Não me fale, também, em pureza moral nas alianças políticas, porque as suas, ao longo da história, estão longe de serem canonizáveis. Em 2002, sua candidatura presidencial era apoiada por Roberto Jefferson e tinha como coordenador geral José Carlos Martinez, um senador do Paraná acusado de receber 4,5 milhões de dólares de Paulo César Farias.

Nada disso fazia de Ciro um corrupto, é claro. Mas o desautoriza a inculpar Lula, como o faz, por suas alianças.

Mas Ciro sente-se à vontade para acusar jornalistas que apoiam Lula de desonestos simplesmente porque…o apoiam.

Neste caso, Ciro, peço que me acuse também.

Estou há seis anos fora do PDT, embora conserve lá muitos amigos, que não partilham de sua visão odienta sobre Lula.

Então, escute, Ciro, você caminha para inviabilizar-se como candidato.

O partido te enxerga como um caminho de sobrevivência.

Mas logo ficará claro que você não é isso, mas é a seara do isolamento, empurrando-o para um desvão do antilulismo.

O campo, aí, Ciro, está superlotado.

Tudo o que você diz de bom e justo sobre a situação do Brasil se perde por isso.

Como tudo se perdeu quando de sua omissão no segundo turno de 2018 desparecendo em Paris.

Os brizolistas, ciristas ou não, não tiveram dúvidas sobre seu voto.

Ciro toma um caminho que teima em seguir, mesmo diante de todas as evidências do desastre.

Ciro entrou num labirinto tal e qual o de Marina Silva, que o engolirá, como fez a ela.

E mais rápido.

 

 

 

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (94)

  • Leia o DCM durante o mês de setembro e vai ver que Ciro está certo. O DCM virou a pistola doida da gleise.

    • O Ciro ataca o PT e o Lula diuturnamente. Em 2022 ele vai querer apoio do PT? Pode tirar o cavalinho da chuva. Ele que procure o PSL, PSC, PP, MDB, PSDB e outros partidos à direita, que é o lugar dele.

      • Mas como nao vai atacar? O PT elegeu Bolsonaro com essa loucura de lula candidato dentro da cadeia. Um culto à personalidade sem nenhum sentido. Até com Mandela já se comparou. Messias por Messias, o povo escolheu o Bolsonaro, e os PTistas ainda nao entenderam isso.

        Produziram a Dilma dois (Haddad) que disse que Golpe era uma palavra muito forte e é extremamente comedido pra falar da oposição. Enquanto eles chamam e condenam Lula por roubo, Haddad posta fotinho dizendo ser anti-fascismo. TA SENDO COMIDO COM FARINHA, DE NOVO.

        • 1. Pelas pesquisas de intenção de votos, Lula ganhava com certeza no segundo turno e, em algumas pesquisas, até em primeiro turno.
          2. Muita gente votou em Haddad porque era o candidato indicado por Lula e/ou porque era o candidato do PT. Se Ciro fosse para o segundo turno, não teriam votado nele, mas em Bolsonaro.
          3. Uma semana antes das eleições em primeiro turno Edir Macedo "orientou" os evangélicos para votarem em Bolsonaro, apesar desse candidato representar o oposto de tudo que Jesus pregava. No mesmo dia e hora em que se realizou o último debate entre os candidatos à presidência, Edir Macedo, em seu canal, "entrevistou" Bolsonaro, que não foi aos debates com os demais candidatos sob o pretexto da suposta facada. Não foi entrevista, foi propaganda eleitoral mentirosa e criminosa. Por conta disso, dois em cada três evangélicos, que representam um terço da população, votaram em Bolsonaro.
          4. A extrema-direita mundial e empresários picaretas nacionais investiram milhões de forma irregular em fake news, que alavancaram turbilhões de mensagens que chegavam do nada via face book ou whatsapp a um número incalculável de eleitores.
          HAJA ANTIPETISMO, CIRISMO, HIPOCRISIA E CARA DE PAU PARA TENTAR RESPONSABILIZAR O PT PELA ELEIÇÃO DE BOLSONARO EM CIMA DE FALÁCIAS ESCANCARADAS, SR. JÚLIO DO MAL.

        • Resumindo, quem é PT votou Haddad. Quem não votou no Haddad ajudou a eleger o Bozo. É um raciocínio simples e direto. Para de ficar repetindo as mentiras do PIG.

      • O Ciro é como um burro de carga que carrega um ressentimento que nunca o irá leva-lo na ocupar o Palácio do Planalto. O Ciro é igual fábula do escorpião e do sapo. Vejam se não estou certo????

    • No mês de setembro há algo que leva a crer que Kiko Nogueira é corrupto e picareta. Pode-se discordar de apoio a Lula, Boulos ou até mesmo Bolsonaro, mas não acusar algum jornalista por isso. Veja o caso de Eliane Cantanhede ou Vera Magalhães: não acho que sejam corruptas ou picaretas, penso que têm posicionamento ideológico e visão de mundo diferente da qual compartilho, mas isso não as torna corruptas e picaretas. Ciro Gomes ofendeu a honra de dois jornalistas que em tese militam no mesmo espectro ideológico dele. Uma coisa é dizer que esses dois jornalistas são alinhados a Lula e ao PT, outra é acusá-los de criminosos por isso. Esse é ponto, não o fato de terem ou não militado a for de Lula.

    • Há uma enorme diferença entre alinhamento político e corrupção praticada no passado e picaretagem, até porque o coronel do Ceará tem sido bem mais picareta. É fato que o DCM sem o Paulo Nogueira perdeu o brilho, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

    • Sr Júlio, achas realmente que o posicionamento do DCM, como apontado por você, justifica o ataque contra a honra e a moral do Kiko Nogueira e do Paulo Moreira Leite, este último, a título de esclarecimento, sem pertencer ao DCM?

    • Poderia apontar em que momento fica demonstrado o passado corrupto e venal de Kiko Nogueira na Revista Época? Se não, é calúnia.

    • Ciro não quer o meu voto. Ele me dispensou como eleitor. Eu teria votado nele mas ele não me quer.

    • Vc não leu o texto do Fernando? Isso seria crítica política, agora o que isso tem com o DCM e o PML serem desonestos? Ciro pra quem é sério, já era!

  • Todo mês um novo veredito sobre o fim político de Ciro.
    O homem que "não vai passar de 4%" em 2018...

    • De algum tempo para cá, sempre que publicam em blogs progressistas artigos criticando Ciro, aparecem do nada dezenas de comentaristas que nunca antes haviam comentado naquele blog, defendendo o sujeito com unhas, dentes e falácias.
      Eu me pergunto se fazem isso por princípios ou se têm algum outro intere$$e envolvido.

  • Odiar Ciro não fez muito bem pralguns rincões, é verdade.

    Ciro, o ambíguo, seria útil no caminho se estivesse tentando colaborar. O problema é que ele cada vez menos causa essa impressão.

    Odiar o petê também faz mal pra saúde.

    O jogo chama "aliança". Ninguém é virgem e ninguém fecha totalmente com ninguém.

    Se o Ciro fosse lá combinar de ser vice do Haddad (estou falando do futuro imperfeito), eu votava nele?

    Ô se votava.

  • "Em 2002, sua candidatura foi apoiada por Roberto Jefferson..." e por Leonel Brizola, é bom lembrar. O mesmo Brizola com quem Ciro manteve amizade até a morte do estadista gaúcho em 2004. Naquele mesmo ano, me recordo que Brizola decidiu que o PDT sairia da base aliada do governo Lula. Chegou a oferecer o partido para abrigar os deputados "radicais" que não quiseram apoiar a proposta de reforma da previdência da época. Esses deputados optaram por fundar o PSOL, que era oposição ao PT na esquerda até o ano passado.

    Também é interessante ver essa comoção em relação ao ex-presidente Lula, que apesar de preso, não está em nenhuma masmorra medieval ou presídio federal. Ele tem acesso á um bom lugar para dormir e se alimentar, além da TV pra lhe fazer companhia quando o acampamento, os artistas, os correligionários, os familiares, os advogados ou os jornalistas que o visitam não estão disponíveis ou são impedidos de comparecer. Aliás, se Lula se sentiu ofendido com algo que Ciro disse à Folha, pode responder a ele com suas próprias palavras em sua próxima entrevista, que não deve demorar muito e certamente será divulgada em toda a blogosfera petista.

    Quanto a entrevista de Ciro Gomes, achei que o pedetista foi cirúrgico em suas afirmações, divulgando informações que são de conhecimento público e notório de grande parte do público, mas que por um motivo ou outro acabam sendo esquecidas. Ciro não deixa o público esquecer de nada, e acredito que a atitude será recíproca: o público não vai esquecer dele.

    Enfim, enquanto qualquer crítica ao personalismo em volta do ex-presidente for considerada "antilulismo", realmente não terá como esse campo não ser superlotado. É preciso ser extremamente alienado para não ter nenhuma ressalva com o comportamento vergonhoso de Lula e da direção do PT nos últimos anos: Destaco a manobra que tirou o governo de Pernambuco das mãos de Marília Arraes e obrigou o PCdoB gaúcho a encerrar a campanha de Abigail Pereira para o governo do estado nas últimas eleições. Manobra que não ofereceu vantagem alguma para qualquer progressista neste país.

    • Felipe, se você ler com atenção eu disse o contrário: que Ciro jamais poderia ser atacado em sua honra por desvios de seus aliados. Não fiz, nem creio que os jornalistas acusados tenhm feito, qualquer assacada contra a honestidade pessoal de Ciro e não teria razão para fazê-lo. Mas ele fez, sem apontar qualquer dado concreto que o autorizasse a chama-los de picaretas. Fosse o combate político, ok, ele e qualquer um tem o direito a isso. Quanto ao sacrifício de candidatos, próprios ou aliados, é desagradável mas, por vezes, necessário quando há uma eleição presidencial envolvida, até porque eleição é processo político, não uma corrida de indivíduos. Quanto aos embates de Brizola com Lula - vários e duros, como presenciei - nunca deixaram de ter, da parte de Brizola, limites, sobretudo quando era a hora do embate contra a direita. Ninguém tinha mais direito a ressentimentos que Brizola em 1989, depois de exílio e perseguição, de disputar com Collor, ainda mais tendo ficado fora do segundo turno por menos de 0,5%. E ele deixou toda a frustração de lado e pegou a mão de Lula, faendo a espetacular transferência de votos do Rio de Janeiro e a do Rio Grande do Sul, na tentativa de escaparmos da eleição de Collor. Eu te pergundo, sinceramente, a eleição de Jair Bolsonaro era um mal menor que aquele para não justificar engolir o sapo barbeado da candidatura Haddad, de quem, aliás, Ciro se diz amigo? Agora, ficando apenas no campo dos projetos estratégicos: será que Ciro se credencia como destino do voto progressista fazendo de um Lula martirizado o alvo de seus ataques?Evidente que não e, por isso, devemos procurar em outros lugares os seus objetivos. É política, não é pessoal.

      • Não tenho certeza sobre os jornalistas nomeados, mas sei que blogs como o Brasil247 e o DCM mentem sim, diariamente, e ofendem a honra de Ciro. Há nesses sites um sistema, que eu sinceramente acho nojento, que mistura mentiras, opinião política e jornalismo- um prato cheio para a desinformação.

        O sacrifício de candidatos é parte do processo político brasileiro, e eu entendo isso, mas supõe-se que esses sacríficios sejam, no mínimo, para o favorecimento de uma campanha. Excluindo a hipótese de que o PT e Lula secretamente desejavam que Bolsonaro vencesse as eleições, aquela manobra não fez o menor sentido.

        Me recordo que, depois das eleições de 1998, Brizola afirmou em rede nacional durante o "Roda Viva" que "O PT age como um partido nazista". Nada do que Ciro disse em relação ao PT chegou perto dessa afirmação, então não entendo a afirmação de que Brizola teria "limites" em suas críticas, enquanto Ciro supostamente não teria.

        Quanto ao apoio em 2018, Ciro usou toda aparição que fez na mídia durante o segundo turno para reiterar o "ele não" e pedir que seus eleitores votassem "pela democracia e contra o fascismo". Recado dado: Grande parte dos eleitores de Ciro foram para Haddad. Era necessário ir a palanques e implorar por votos no partido que mais ajudou Bolsonaro durante o primeiro turno, e que escolheu a Ciro como adversário principal quando o mesmo tentava antagonizar justamente com aquele que hoje é presidente da república? Acredito que não. O fazer seria suicídio político, um último ato de submissão ao grupo que preferiu ver Jair Bolsonaro no Planalto a perder alguma relevância no campo progressista.

      • Ok... mas o qu voce exigiu do Ciro pro 2o turbo, do mal menor em torno do bolsonaro, vc nao exige do PT. O antipetismo era sabidamente mais forte em 2018 do que era em 2014... E 2014 foi apertadissimo, isso pq concorriamos com a presidenta do país como candidata, com a maquina a seu favor, com Lula livre par fazer campanha e com a própria base de apoio que a dilma formou. 2018, no entanto, concorreu-se com um candidato que nao havia sequer conseguido a reeleição para a prefeitura anos antes, sem o Lula livre para apoia-lo e com um antipetismo avassalador, que fez um partido nanico como o psl ganhar destaque.
        Então, nao acho certo fazer toda essa exigência de que Ciro devia pegar a mão do Haddad, quando o preço se recusou a pegar a mão do Ciro, inclusive com a gleisi sendo ríspida sobre essa possibilidade. Ou se faz um mea culpa de ambos os lados ou não se faz de nenhum

  • Ciro tem aquela arrogância típica dos adolescentes que é perfeitamente compreensível na aurora da vida, mas lamentável depois de se chegar ao meridiano e ainda mais próximo do crepúsculo da vida. Ciro é um poço de rancor e inveja, não vive em paz consigo mesmo, e não pode estar em paz com os outros. E vai ficando cada vez menor a medida que se debate e espernea toda vez que alguém (Lula) lhe extende a mão para sacar-lo da areia movediça em que ele próprio ridiculamente se meteu.

  • Ciro é um CAMALEÃO DESCARADO .
    Se depender do MEU voto ele NUNCA chegará nem perto do Palácio do Planalto.
    INVEJOSO DE MERDA !

    • Uma pessoa como Ciro e Bolsomerda que vivem trocando de partido diuturnamente, não conseguirá ir para frente. um passo pra frente e dois para trás, até cair no abismo!

  • Melhor artigo (na verdade, é bem mais que um artigo) criticando Ciro. Só faço uma ressalva ao título. Ciro transformou-se em um monstro de labirinto mil vezes pior que Marina. Ela também se deixou levar pelo ressentimento por se considerar preterido pelo PT, mas não chegou nem perto de fazer o que Ciro fez.

  • Alguns amigos e conhecidos sempre me perguntaram que vc acha do Ciro para presidente , para me manter ameno nessa questão , sempre respondi : Seria um excelente ministro em qualquer área do governo , principalmente na área econômica . Apesar dos pesares continuo pensando assim .

  • Ciro é rigorosamente o único político que percorre o país dando palestras, fazendo críticas ao governo e, importante, apresentando sozinho com absoluta exclusividade propostas de seu grupo de estudos dentro do PDT. Todos os outros estão seduzidos pela loucura diversionista do bozismo ou entregues religiosamente ao mantra Lula livre. Duas coisas absolutamente inúteis quando se restringem à oratória de baixo nível praticados por uma esquerda sebastianista. Quero crer, pela reação destemperada e com a eficiência de uma roda que gira livre no seu eixo, que ele, Ciro, deve estar crescendo onde importa, junto aos jovens e eleitores em geral, senão não haveria assim tanto desespero por parte da esquerda coalhada, sem propostas e iniciativas para o Brasil.

    • Ciro morreu ou não percebe?Em que mundo vive?
      Ciro sempre foi privatista(De uma googlada)Apoia a deforma da previdência(De outra googlada).Direitista nato(google novamente).
      Se digitas deve saber ler e quem lê tem obrigação de pesquisar antes de opinar.

      • Passarinho, você que googla tanto, entre com a palavra Ciro no youtube e você vai ter o maior número de vídeos de todos os tipos, a favor e contra o Ciro Gomez, de longe mais que qualquer outro vídeo de qualquer outro político de esquerda incluindo aí os do Lula e os do pt. Recomendo que você assista de maneira desapaixonada a todos, a favor e os contra, para formar uma ideia a respeito deste candidato.

        • Isso quer dizer o quê? Que vale tudo? Que pode mentir e caluniar jornalistas? Nisso Steve Bannon faz muito melhor!

        • Cara ja tenho e sei que é privatista,infiel,desagregador e filho da puta.Além de irresponsável e fujão.Em suma não vale um pelo pubiano de LULA.

          • Que nível! São argumentos assim, grosseiros, mal educados e com a arrogância dos ignorantes irrequietos que levam muita gente a não votar no pt. Por causa destes petistas e sua formação moral e cultural.

          • CALMA ROSINHA ACASO DESCONHECE O PALAVREADO DE SEU CORONÉ AMADO,OU SÓ SERVE A MIM ESSES ADJETIVOS?

      • Para falar assim é porque não acompanha o Ciro e nem conhece suas propostas. Morto tenho certeza que não está, mas se você acredita neste termo, então não está conseguindo ver sua ressurreição e é isso que está incomodando muita gente.

        • Tadinha tão bobinha,seu coroné não caminha sem o PT.

    • Infelizmente tem se mostrado destemperado. Compor o campo da esquerda batendo no maior líder de esquerda do Brasil na atualidade ou é ressentimento ou suicídio político.

    • E de que forma isso dá legitimidade a ele, em acusar (e desrespeitar!) dois jornalistas cuja trajetória são o exato oposto do que ele proferiu, quando entrevistado?

      É válido apontar o dedo para os supostos erros dos outros, os quais, ao fim e ao cabo, o próprio cidadão comete quando dispara uma metralhadora verbal no pior estilo bozonarista?

      A mim, e a tantos outros ainda no campo progressista, foi um atestado de completa falta de equilíbrio emocional, talvez até de autoritarismo, perante críticos que, como o próprio Kiko, deram espaço político considerável e teceram elogios em seus blogs e sites ao próprio Ciro, ao longo de TEMPOS. Até a derradeira “pausa pro café” na França, durante o processo eleitoral.

      Se isso já não é motivo o suficiente, vide a opinião do Miguel do Rosário a respeito do ocorrido, que sempre defendeu o projeto de país e a trajetória política de Ciro.

    • Quem aceita que alguém, no caso Ciro, use do expediente de mentir e caluniar jornalistas, as tais fakesnews dos fascistas, como estratégia para aparecer ou para se diferenciar do outro, aceita tudo!

  • Ciro Gomes é um mentecapto completamente desequilibrado. Ele consegue, por vias diversas, ser tão desagregador quanto o Bolsonaro. Muito ego para pouco tutano.

Related Post