Collor, Dilma, Trump e a mídia dos EUA

As capas dos mais prestigiados jornais americanos não deixam dúvidas sobre a guerra Mídia x Trump.

Manifestação “desafiante” contra ele “inunda as cidades americanas”, diz o The New York Times enquanto, um pouco mais moderado, o Washington Post diz que as marchas contra o novo presidente reuniram milhões.

De sua declaração, o WP diz que ele usou a visita a CIA para “rasgar” a mídia e o NYT. ao melhor estilo O Globo, diz que ele falou “duas falsidades”.

Aos brasileiros, que vimos Fernando Collor ser eleito pela mídia e, depois, execrado por ela, com seus inúteis apelos de “não me deixem só”, e que observamos Dilma Rousseff, eleita contra os meios de comunicação, amolecer frente a eles logo após a vitória, cedendo ao “discurso  de mercado” com a nomeação de Joaquim Levy, não dá para deixar de pensar que esta guerra pode ter um desfecho raro na história americana, embora nem tanto para nós, aqui.

Evolua ou não nesta direção ou, ao contrário, na afirmação de Trump sobre a elite intelectual “globalizada” dos EUA e do mundo, é certo que a tempestade que se aproxima não é pequena.

Os que tomaram o poder aqui, depois do motim que derrubou o governo eleito teimam numa rota imprudente, sempre dizendo que, mais uns meses, o tempo vai clarear.

Os raios e trovões no centro do mundo são vistos como algo distante e irrelevante.

E não são.

 

Fernando Brito:

View Comments (29)

  • Essas marchas me parecem o gancho como foram as passeatas dos 20 centavos por aqui. A razão é mais que justificável, mas o uso que se fará delas a gente já conhece.
    É incrível como a receita de bolo do golpe já está disseminada no mundo. É só colocar para assar.

    • Verdade. Acho Trump intolerável. Entretanto ele foi eleito pelas regras do sistema eleitoral dos USA e deve ser respeitado seu governo. Resta a oposição esperar por 4 anos. Pelo visto, vão tentar usar a mesma tática de desmoralização para paralisar seu governo. De antemão sou a favor da manifestação das mulheres em defesa dos direitos dos oprimidos. Infelizmente, Trump foi eleito. Mas por vontade dos eleitores dos USA. Tenho certeza entretanto q o governo Hillary q defendeu guerras e invasões quando secretaria do governo do senhor da guerra Obama seria tão ruim quanto será o de Trump. Não me causou espécie ele dizer q a América deve vir primeiro. Deve ser essa a postural de todos os presidentes eleitos, colocar seus países como prioridade. Mas no Brasil os sabujos estão a serviço dos USA. E os coxinhas deslumbrados aplaudem. Vão levar um chute nos fundilhos de Trump. Bem feito. Aqui não terão vez. Encontrarão um país destroçado, em pleno desemprego. Bem feito. Merecem toda desgraça.

  • Se Trump é ou não um fascista irresponsável, veremos no decorrer de sua administração, mas pelo menos tem coragem e não é hipócrita. Colocou o dedo na ferida. Uma Mídia acumpliciada ao mercado financeiro onde o dinheiro e o lucro é muito mais importante que o ser humano. Não lembro de outro político enfrentar de peito aberto essa máfia do jornalismo que deseja subjugar a inteligencia das pessoas, moldando como a globo e a mídia brasileira fez, com os coxinhas batedores de panelas, o que nos levou a degradação política e econômica e logo após a catástrofe se dizem isentos e que não tem nada a ver com que aconteceu. Com Trump não tem essa, ele não esquece e não faz bajulações.

    • Exatamente.Todo mundo viu(eu vi nos blogs,já que não assisto Globo,Band,Record e os tais News da vida)o tal mercado adorando a morte de Teori Zavascki,o mesmo quevteve a sua casa em Porto Alegre cercada pelos fascistas do MBL/MBLD(Movimento Brasil Livre da Democracia,já!).

      Só que Trump é também o tal mercado e logo logo estara fazendo acordo com a mídia corrupta dos EUA,assim como o golpista Temer comprou com o nosso dinheiro a imprensa podre do Brasil.

      Onde já se viu,a tv mercenária Bandeirantes dizendo que pode voltar já este ano a transmitir o Campeonato Brasileiro de Futebol novamente depois de estar praticamente fálida.

      Quem é que vai pagar para esses medíocres?

      Todo mundo ja deve saber.

      • quer dizer que a Bandeirantes deve voltar a transmitir o brasileiro? só podia ser esse eleitor MIDIOTA de São Paulo! com Dória e(ainda)Temer(depois dessa o temer se queimou),dinheiro para a imprensa tem aos montes.

  • O Trump está muito longe de ser um bolivariano idiota que vai propor Lei de Meios e foi realmente atacado de modo desonesto pela mídia "liberal" (esquerdista) americana. Enquanto isso o PT sempre foi aliviado pela maioria de nossa mídia, de inclinação esquerdista, mas reclama porque o seu padrão é o cubano, de submissão integral da mídia ao governante.
    Outra coisa interessante é que as manifestações de ontem foram de gente mais à esquerda, mas de uma esquerda civilizada de Primeiro Mundo. Por isso, mais pareciam as manifestações "coxinhas" daqui: ordeiras, tranquilas, pacíficas. Enquanto isso, os protestos da extrema-esquerda troglodita latino-americana quase sempre terminam em quebras de vitrines e sacos de lixo queimados.

    • ernesto e suas ernestitudes. "uma esquerda assim 20 graus a direita outra uma esquerda meio que 25 graus a direita e..." assim vai rotulando em suas platitudes. mas fazer o que né? pouco cérebro dá nisso.

    • Some daqui seu fascista filho da puta, filho de uma cadela vadia chupadora de rola de cubanos. Daí vem o trauma...

    • Velhaco! Você está a serviço da milicia do Malsonaro.Quando a guerra civil começar por aquí veremos aonde vocês vão se esconder.Pois serão julgados pelos Tribunais do Povo e, se condenados.Levados ao Paredão por crime de traição.Vocês já estão sendo monitorados.Traidores e entreguistas da pátria."Fora daqui e levem os golpistas com vocês".

    • Você construiu o raciocínio e o perfil do fascista tupiniquim, o seu retrato completo.

    • Esse Ernesto é completamente imbecil ou extremamente desonesto...

  • Esse pessoal que protesta contra Trump são um bando de hipócritas ordinários, coniventes com todos os crimes praticados pelo "Prêmio Nobel da Paz", que passou todos os dias de seus 8 anos de governo em guerra contra uns e outros, financiando terroristas e promovendo golpes para "regime change", como fez aqui no Brasil. Viva Trump e o mundo multipolar que se descortina! A era da hipocrisia e do cinismo parece que está passando!

  • Ao commedor de alfafa (des)ERNESTO:
    Trump não vai fazer uma lei de mídias. Pelo simples fato de que ela já existe nos EUA. Como sempre vocês só falam merda.

    A FCC (Federal Communications Commission) é
    responsável por supervisionar os canais de televisão e rádio. Essa tarefa é ainda partilhada por comissões do Senado e da Câmara dos Representantes, amparados pela jurisprudência criada através das decisões da Suprema Corte. A legislação norte-americana garante a possibilidade de ações judiciais em casos de difamação por parte da mídia. As regras também vetam a exibição de cenas consideradas indecentes (embora existam dificuldades em estabelecer regras gerais sobre o que é considerado "indecente", uma vez que tal percepção varia muito de acordo com a região do país) e obriga os canais de televisão a exibir, no mínimo, três horas por semana de programação educativa para crianças.
    Portanto, lá as empresas de comunicação podem ser processadas se fizerem acusações sem provas.

  • E mais uma, seu burro comedor de alfafa transgênica: Trump é um bolivariano, pois bolivarianos defendem suas riquezas naturais, suas empresas e seus empregos. Só imbecis são contra a defesa da economia de seu próprio país. Veja agora: Temer está mandando para o exterior a construção de navios e plataformas, destruindo a nossa indústria naval que era forte antes dos militares a destruirem e que o Lula conseguiu reerguer. E agora o golpista destruiu tudo de novo. Hipócritas coxinhas.

    • Muito boa definição! Trump é bolivariano, e os trouxinhas obtusos não conseguem perceber!

  • Alguns se apegam às ideologias e se esquecem da realidade. Enquanto focamos em personagens, as máquinas partidárias estão a todo vapor, destruindo o pouco que se avançou na questão social. O turbilhão vai passar, seremos pegos no caminho, e depois teremos um longo caminho pela frente....

  • Aos babacas de plantão: Trump tem o apoio da massa trabalhadora americana, que viram seus salários e seus empregos virarem pó com a política neoliberal do Reagan, de Ford, dos Bush, do Clinton e do Obama. 47 milhões de americanos recebem o Foot Stamp (o bolsa família dos americanos). Não é a toa que a May tirou o UK da União Europeia. O mesmo a Grécia tentou fazer, a Espanha tenta fazer, Portugal Idem e na Itália o povo disse NÃO à essa economia predatória para países em desenvolvimento. Na América do Sul temos o Chile, a Venezuela, o Perú, a Bolívia e a Colômbia tentando se libertar desses grilhões que fulminam suas economias. Mas, na contramão dessa constatação, estão Brasil, Argentina e Paraguai, coincidentemente apoiados pelos EUA de Obama e que o Trump já avisou: que cada país cuide de seus interesses, pois ele vai cuidar dos interesses dos trabalhadores americanos. Por que será que o George Soros (im dos maiores especuladores de capital do mundo) disse que o Trump é um aprendiz de comunista? Por certo ele não fará um governo que dará ênfase ao caputal especulativo. E, aqui no Brasil, babacas que não entendem um mínimo de política e de economia, ficam contra o topetudo. Esquecem que o Temerário praticamente se afastou do Mercosul e do BRICS? E agora? Vamos vender para os EUA o que? Nossas empresas e nossas riquezas, pois é a única coisa que vai interessar ao capital estrangeiro. Aplaudam, comedores de alfafa, pois em breve seus empregos virarão pó.

Related Post