Colunista da Folha narra terror em Brasília

Não creio que Cunha comece a bater com a língua nos dentes de imediato, embora já tenha soltado alguns torpedos na direção de Moreira Franco.

Mas não custa lembrar que a base de Cunha é a base de Temer.

E que Temer poderia usar um adesivo daqueles usados por evangélicos nos seus automóveis no vidro de trás do carro presidencial: “Foi Cunha que me deu”.

Então, é útil saber o que se cochicha  nas rodas oficiais e da turma que vive de dar nota para colunas dos jornais.

E uma das mais interessantes é a da Natuza Nery, na Folha:

Um general da Lava Jato diz, menos de uma hora após a prisão de Eduardo Cunha : “Os estoques de Rivotril em Brasília vão desaparecer das gôndolas das farmácias”.

A referência ao ansiolítico e a ironia com os poderosos tem razão de ser.

Tão logo a prisão preventiva do ex-presidente da Câmara foi anunciada, Brasília entrou em verdadeira ebulição.

Ministros, auxiliares do governo e, em especial, deputados federais ficaram atônitos.

O temor da delação de um dos mais influentes parlamentares da história do Congresso tomou conta de muita gente.

Cunha é um arquivo privilegiado sobre os usos e costumes da política brasileira. Por isso a hipótese de uma colaboração premiada provoca tanto calafrio.

Apesar de tamanho nervosismo, sabe-se que uma ala da Lava Jato nunca caiu de amores pela ideia de sua delação.

Alguns procuradores sempre disseram nos bastidores, recorrendo a um dito popular, que um acordo assim equivaleria a fazer um “pacto com o diabo”.

Em outras palavras, a contar pelo humor de parte do Ministério Público Federal, o peemedebista terá de “cuspir sangue” – expressão usada por um investigador – se quiser se tornar delator.

Seu acordo, diz, seria mais difícil de sair do que o da Odebrecht, há tempos em negociação.

Não se trata de alívio aos desesperados. Mesmo que a Lava Jato não queira que ele fale em troca de redução de pena e de pagamento de multa, Cunha ainda pode decidir abrir a boca mesmo sem contrapartida da Justiça.

Ele não é do tipo que vai para a forca sozinho.

Fernando Brito:

View Comments (31)

    • Não terão nem tempo de comemorar: Prende Cunha, prende Lula, solta Cunha e Lula fica preso pra sempre.

  • Seguindo as pegadas do Golpe USA(Cia)----------Globo---------Mídia-----------Paneleiros---------Cunha---------Congresso---------stf-------Moro----------PF==========LULA-------- Fim de eleições no Brasil-------------Restitui-se a Cleptocracia.

  • O Cunha deveria pedir auxílio da ONU como fazem outros bandidos.
    Quem sabe no caso dele dá certo?

    • Nao entendi broncocapiaujosealissonernesto.. Cunha, de fato cometeu crimes. A ONU nao iria dar ouvidos a um criminoso. Mas a Lula, esta instituiçao da' ouvidos e solidariza com ele.

    • ERNESTINHO... IR NA ONU SÓ DÁ CERTO SE VOCÊ TIVER ARGUMENTOS A FAVOR DA SUA INOCÊNCIA E ARGUMENTOS QUE PROVEM PERSEGUIÇÃO POLÍTICA.
      NO CASO DE CUNHA NÃO ADIANTA POIS ELE TEM O NOME EM VÁRIAS PLANILHAS DE CORRUPÇÃO... ASSIM COMO AÉCIO, SERRA, TEMER... ALÉM DISSO VÁRIOS DELATORES INDICARAM CUNHA COMO RECEBEDOR DE PROPINA... ASSIM COM AÉCIO, SERRA, TEMER... ALÉM DISSO CUNHA FOI PROTEGIDO ATÉ O MOMENTO PELA JUSTIÇA QUE NUNCA TINHA FEITO NADA CONTRA ELE... IGUAL AÉCIO, SERRA, TEMER... ALÉM DISSO CUNHA TEM A PROTEÇÃO DA MÍDIA... IGUAL AÉCIO, SERRA, TEMER...

      QUEM NÃO TEM BLINDAGEM DE GILMAR MENDES, GLOBO, MORO E TEM QUE IR NA ONU.

      VAI ARREGAR DE NOVO?: 14

  • Essa prisão é fogo amigo do Moro. Não algema, não cheira, não fede. Mas é falsa havaiana, solta as tiras rapidinho.

  • A CIA pediu para o doutor acelerar ...já que a candidata deles esta encrencada com vazamentos.
    O jogo do império tem que continuar como previsto.
    A mida brasileira agradece.

  • Tudo combinado. Só um idiota não vê. Onde estão as algemas, o aparato policial que usaram principalmente contra os suspeitos de sempre - PT? Parecia um passeio. Vai ficar um breve tempo em Curitiba só para delatar uns bagrezinhos do PMDB e delatar o Lula, que é o objetivo principal da Lava Jato. Vai pra casa rapidinho curtir seus milhões. Engana trouxa.

  • Sueli de Carvalho vc me fez soluçar de tanto rir. Kkkkkkkkkkkk

  • Tudo faz parte de um acordo entre o Moro e o Cunha, a partir de uma ordem expressa da globo, que paga o salário e propinas dos dois corruptos.

    • Moro ainda dirá que foi para a própria segurança de Cunha, afinal ele andou apanhando de sandália de uma senhora enfurecida no aeroporto....ai, ai, neste Brasil pós- golpe é tudo tão surreal que até o óbvio vira ficticio, mas as instituições "estão funcionando" não é mesmo?

  • Cunha não vai delatar nenhum parlamentar, eles podem ficar sossegados, porque constituem agora a base legislativa não mais de Cunha, porém do próprio golpe. Mas talvez haja alguém que o próprio governo Temer considere inconveniente à marcha tranquila do golpe. E será este alguém que deverá ser delatado por Cunha. Ou seriam dois os delatados. O golpe não pensa mais na prisão de Cunha, mas sim, em sua libertação. Depois da prisão de Lula, quando o efeito buscado de suposta "imparcialidade" já tiver sido consumido pela massa ignara, então estarão criadas as condições para a soltura plena de Cunha. E tudo estará consumado, a palavra passa à repressão, a ser feita pelas polícias e - Deus permita que não - as próprias Forças Armadas do nosso infeliz país.

    • O comandante do exército não confessou que infiltrou um agente nas manifestações "fora temer", combinado com o alkimin? No fundo, quem está garantindo estes golpistas, são as FA.

Related Post