Quem ainda não fez ideia do desastre que foi para o Brasil no mundo o espetáculo golpista de domingo passado deve ler o artigo do colunista do jornal Expresso, de Lisboa, Miguel Souza Tavares:
Não sei se os brasileiros terão a noção do que as oito horas de votação na Câmara de Deputados para destituir Dilma Rousseff tiveram de demolidor para a imagem do Brasil no mundo. Entre os povos livres e civilizados, a ideia que passou é que o Brasil é mesmo um país do Terceiro Mundo, onde a democracia é uma farsa e a classe política um grupo de malfeitores de onde está ausente qualquer vestígio de serviço público. Entre os países do verdadeiro Terceiro Mundo, alguns dos quais bastante mais bem governados do que o Brasil, a ideia do país como potencial líder do grupo dos emergentes caiu por terra com estrondo: perante aquele indecoroso espectáculo transmitido em directo para o país e para o mundo, as hipóteses de o Brasil alcançar o ambicionado lugar de membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas só podem ter sido seriamente comprometidas.
Não está em causa saber se Dilma governa mal ou bem: governa mal e devia sair pelo seu pé. Não está em causa se o PT esgotou o seu tempo e devia dar hipótese de nascença a um novo ciclo político: sim, devia, e Lula — a quem o Brasil tanto ficou a dever — faria bem melhor em remeter-se às palestras e nada mais. Já não está em causa sequer saber se há fundamento jurídico e constitucional para a demissão da Presidente: não há, o processo é puramente político e, nesse sentido, o impeachment é, de facto, um golpe, levado a cabo pelos derrotados das presidenciais. Mas em democracia os governos são julgados em eleições e ninguém tem culpa de que na absurda Constituição Brasileira, que tenta a fusão impossível entre o presidencialismo à americana e o governo à europeia, não existam as figuras da moção de censura ou de eleições antecipadas (uma lacuna que deriva directamente do igualmente absurdo sistema político que faz com que o Presidente e chefe de Governo nunca tenha maioria num Congresso onde convivem 26 partidos, mais uma série de fidelidades regionais e sectoriais). Com o pretexto arregimentado para destituir Dilma — as tais “pedaladas fiscais” — qualquer governo de qualquer democracia poderia ser substituído a qualquer momento, sem grande esforço. Mas exigia-se, pelo menos, que o processo de destituição da Presidente do Brasil tivesse um mínimo de dignidade e de seriedade que o gesto impunha. Mas não foi isso o que sucedeu e o que está a suceder: os chefes do “golpe”, todos a contas com a Justiça, são gente que de todo se recomenda; os seus apaniguados são tipos que não se convidam para jantar em casa; o partido que comanda o golpe e mais espera dele vir a beneficiar, o PMDB, é o exemplo acabado de tudo aquilo que a política não deveria ser; e o espectáculo protagonizado pelos deputados ultrapassou tudo o que a simples decência devia permitir. A mensagem que o Brasil passou ao mundo é esta: “Não nos levem a sério”.
View Comments (39)
"A ideia que passou é que o Brasil é mesmo um país do Terceiro Mundo, onde a democracia é uma farsa e a classe política um grupo de malfeitores de onde está ausente qualquer vestígio de serviço público."
A ideia que passou é a pura realidade.
Teoria da Conspiração foi comprovada. Chávez tinha Razão...O FILME.
Verdade, acabou o jogo. Numa triste hora, em que a maioria injustiçada via uma luz no fim do túnel. Mas essa maioria deve agora tomar as rédeas da limpeza, vamos para uma Constituinte ou uma uma boa reforma da Constituição, sob a supervisão dos Movimentos Sociais. Os três poderes, os TRÊS, precisam ser readequados à Democracia. Nunca é tarde, ou ainda ha tempo. Vamos pra vera! Faxina pública!
Então o Kassab (recém saído do governo Dilma) e o Meireles (defendido por Lula, ex-Lula), acabam de sair de uma reunião com o Temer.Muda a mosca, é assim mesmo???
Que o conspícuo e impávido jornalista português Miguel Souza Tavares seja o nosso primeiro porta-voz
BRASIL DO BEM, FAÇAMOS UM APELO À COMUNIDADE INTERNACIONAL
Irmãos e irmãs brasileiros(as), creio que estes derradeiros capítulos do golpe passaram a ser escritos somente por mãos estadunidenses.
Os graus cada vez mais paroxísticos de distensões e provocações preparam ações radicais, que de tão desumanas e malévolas, incompatíveis com os mais energúmenos nativos, creio eu…
Alguns indícios:
o STF – ao largo da Constituição e perpetrando desvio de finalidade – ao não permitir a posse do ex-presidente Lula no ministério da Casa Civil objetiva abrir alguns flancos tenebrosos:
obstar politicamente a possibilidade de recuperação política do governo da presidente Dilma Rousseff;
negar o foro privilegiado ao [eterno] presidente, ensejando arroubos à sanha persecutória seletiva do “juiz” militante da ‘Guantánamo do Paraná’ &$ de tresloucados e revanchistas procuradores do ‘miniSTÉRIO’ PRIVADA dos DEMoTucanos!
Este enredo tem cheiro de sangue, de muito sofrimento, de muita dor…
Se ‘nois’ estivéssemos sob um golpe ostensivamente bélico, corresponderia ao momento em que os comandantes das frotas do Pentágono e da OTAN já teriam solicitado à Casa Branca a autorização para apontar os mísseis para os alvos a serem abatidos impiedosamente…
Eu ainda teimo a acreditar que os nossos carrascos nativos do conluio PSDBosta/DEMo/PMDBosta et caterva plutocracia não sejam tão perversos e fratricidas atrozes assim!
Por enquanto é somente uma intuição!
Mesmo porque o mais provável é que os golpistas nativos já tenham sido cooptados e persuadidos pelos argumentos &$ promessas dos ianques desalmados e mercenários…
Portanto, antes que ‘nois’ acompanhemos a tragédia anunciada, recomendo que façamos, imediatamente, um apelo à comunidade internacional, agora denunciando veementemente e rogando ajuda contra as ameaças brandidas pela obscuridade e pela ganância indômita que sobrevoam as nossas plagas e vidas…
Isso os GOLPISTAS estão desconstruindo TODAS as ações de Relações Exteriores em prol do Brasil.... aqui tentam desqualificar o que o PT constituiu e estão apresando o GOLPE... pois, tem muitas obras de infraestrutura de importância para o Brasil e pela proximidade de suas inaugurações... onde alavancaria o PT e dessa forma querem o GOLPE EXPRESS... mas, o Brasil NÃO é o Paraguaio.. lá em 2 dias deram o golpe... o mundo está atento a essa barbárie... DIREITA NUNCA MAIS!
Um verdadeiro país de m...
infelizmente já dizia um mandatário francês em tempos atrás que o Brasil não é um país sérios, mas devíamos seguir como a Argentina que foram as urnas pelo povo e não pelo golpe triste e sujo contra os brasileiros, dado por esses legisladores que não são sérios....
"Seria bizarro o PSDB ajudar a fazer o impeachment de Dilma e depois, por questiúnculas e cálculos mesquinhos, lavar as mãos e fugir a suas responsabilidades com o país", postou Serra em sua página no Facebook (fonte: 247)
Quem comandou Privataria, Paulo Preto e Trensalão sabe muito bem que não se deve deter-se em cálculos mesquinhos, os cálculos têm quer ser fabulo$o$
Infelizmente o que mais salta de negativo nesse movimento fascioGOLPISTA é a demolição da imagem do Brasil no mundo. Resta , portanto, cristalino a mão negra de Washington no processo.
Acabou para o País qualquer aspiração de liderança, qualquer exigência de respeito e de voz junto à comunidade internacional de Nações Livres, descemos mais baixo que Honduras que a nada aspirava.
Internamente, temos um STF acovardado, com "ministros" em sua maioria venais, pois nunca esteve tão nítido o espelho do poder judiciário brasileiro nas ações até então dissimuladas nesta corte que almejava ser constitucional.
Os partidos são apenas uma aglomeração de patifes do todo jaez, matize de uma sociedade adoentada pelas doses cavalares de ódio inoculadas pela mídia.
Um Brasil efetivamente aos cacos, partido em classes que não se suportam e jamais formarão uma nação no sentido real da palavra. O caos que se iniciará logo no primeiro dia da ultrajante posse do vice conspirador e golpista, exigirá a força que retroalimentará o caos.
Eis ai a contribuição civilizatória que obteve seu ápice na tragédia televisiva de 17/04.
Por fim, lembro de lastimoso trecho do inferno, descrito na obra de Dante Alighieri, que tomo a liberdade de reproduzir abaixo;
"O Portal do Inferno não tem portas ou cadeados, somente um arco com um aviso que adverte: uma vez dentro, deve-se abandonar toda a esperança de rever o céu, pois de lá não se pode voltar. A alma só tem livre-arbítrio enquanto viva, portanto, viva se decide pelo céu ou pelo inferno. Depois de morta, perde a capacidade de raciocinar e tomar decisões".
Transpomos, portanto o portal do inferno, esquecemos de ler o terrível aviso em seu frontispício - "Deixai toda esperança, ó vós que entrais"!
Estão soltas as bestas !!! A cada um, conforme suas armas !!! Aux Armes Citoyens !!