Colunistas vão descartando Temer. É sinal que a classe média desembarca…

Ricardo Noblat, que chamava Michel Temer até de “bonito”, escreve que seu governo subiu no telhado.

Josias de Souza os classifica agora com palavras que só destinava a Lula e Dilma: “A cúpula do governo vira chorume junto com a fina flor do PMDB. E Temer encontra-se perigosamente próximo do lixão para o qual a Lava Jato arrasta personagens como Renan Calheiros, Romero Jucá, Edison Lobão, José Sarney, Jader Barbalho…”

Mesmos os mais fiéis – Merval Pereira, Cantanhêde, entre outros – que  ainda livram o presidente, “detonam” Padilha e pedem sua cabeça, o que é cortar as pernas de Temer.

Embora seu alinhamento seja o patronal, todos eles interpretam em algo o pensamento da classe média moralista – embora todos eles convivam com práticas totalmente imorais do ponto de vista da democracia, a de manipulação política.

Ela está espremida entre o antipetismo que desenvolveu e o bolsonarismo que viu brotar de sua mobilização. Marina e Aécio foram engolidos por essa radicalização, percebe-se.

O único que se resguarda, entre os tucanos, de mergulhar na promiscuidade com temer, é Geraldo Alckmin.

As próximas pesquisas mostrarão o crescimento de Lula e, do outro lado, o de Bolsonaro, embora ainda num patamar de inviabilidade. E, com isso, se acenderão mais luzes de alerta.

Mais ainda porque o país já não suporta mais viver mergulhado na crise e no medo.

Paulatinamente, estes fatores vai sendo o de maior influência na tendência de definição do voto.

Mostrar que pode ser o centro, o equilíbrio e que pode representar o fim da crise.

É uma tolice, própria de uma esquerda descolada da realidade popular – o fato de ser composta de gente boa e bem intencionada é irrelevante  politicamente – achar que Lula deve apresentar-se como o candidato do “contra”, seja o contra Temer, Aécio, Bolsonaro ou Marina Silva.

Não é preciso dizer, como na expressão francesa “ça vas sans dire”: Lula tem um significado seu, aquilo que o velho Leonel Brizola chamava de “luz própria” e, a esta altura, é um gigante cercado de anões.

Para o desespero dos pretensiosos, o quadro que se vai desenhando é o do “bota o retrato do velho, outra vez/bota no mesmo lugar”.

Fernando Brito:

View Comments (32)

  • Brito, 2018 não vai ser esquerda X direita.
    Se Lula estiver livre e elegível - o que não se dá para garantir, por ora -, teremos a disputa do político contra o não político. Da política contra a antipolítica.
    Atenção, Bolsonaro, mesmo sendo político profissional, vai se vender - e será comprado - como um não político.

    • você acha que teremos eleições no ano que vem? esse Bolsonaro é da mesma turma de Aécio-Temer. cade que o mesmo se prontificou a ser candidato a governador do Rio de Janeiro? esse cara é um Blefe!

      • Pois é, Leonardo.
        São várias perguntas.
        Teremos eleições em 2018? Se tivermos, Lula será candidato? Se for, quem vai enfrentá-lo?
        O que eu quis dizer é que terá que ser alguém do tipo "contra tudo o que está aí", ou seja, alguém que se mostre fora da política.
        Falei de Bolsonaro porque a opção de fora da política vai sempre ser um caso de hipocrisia: Collor, Doria, Fleury. Ou seja, sacanas que fazem política desde criancinhas, 24 horas por dia, mas que conseguem enganar a todos como não-políticos, ou ao menos como contra todos os políticos ditos profissionais.
        Ah, nessa conta podem entrar Moro, JB ou alguém que sequer estamos imaginando agora.
        Mas estamos sob golpe. Neste quadro é difícil fazer previsões. Mais do que o normal.

  • A imprensa coxinha está caindo em desgraça. Nem os próprios coxinhas acreditam nos factóides que eles produzem. O PIG escolheu seu lado e, hoje, amarga a perda de leitores e de assinantes. Coxinha não lê, coxinha assiste ao JN. Quem assina jornais e revistas é a esquerda. E todos, assim como eu, já cancelamos nossas assinaturas desde que começaram a atacar o Lula, em 2002. São moribundos que logo fecharão suas portas ou serão reduzidos a anões da imprensa. Graças à Deus.

  • É engraçado ver os colunistas (e a classe média será?) baterem no temer mas se esqueçem que o psdb esta dando todo o apoio inclusive fazendo parte de vários ministerios.

    Então não resolvem nada descartar o temer já que ambos pmdb e psdb estão amarrados na mesma canoa.

    Tirarem o corpo fora agora é tarde a m***da que fizeram com a palhaçada do impechmeant refletindo na economia chegou no seu limite e todos terão que pagar nem que sejam com a nova crise politica com a derrubada do presidente que os antipetistas/eleitores do aecio ajudaram a botar no poder e se alianhar a ele.

    • ... 'colonistas', 'penas amestradas' a $oldo IMUNDO dos mafiosos patrões barões do *PiMG!

      *PiMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

  • Lula merece todo o respeito pelo seu passado, mas o seu discurso continua o mesmo e por causa de sua síndrome da conciliação, a cegueira da governabilidade e o infantilismo do republicanismo, sua "luz própria" não ilumina nenhuma saída para o país. Lula é mais do mesmo, um mesmo que permitiu esta tragédia que se abateu sobre o país. Com isso ele eclipsa e prejudica outras lideranças políticas que poderiam ser um passo adiante, claro que ainda por conferir discurso e desempenho. Citando só alguns. Ciro, Flávio Dino e Jacques Wagner, com muita e bem sucedida experiência administrativa. Lula faria um bem ao país desistindo de sua candidatura e apoiando firmemente, transferindo seus votos, para um candidato realmente de esquerda, ideologia política que ele não tem.

    • É isso.
      Lula exercerá sua grandeza apoiando quem reúne política e gestão.
      A política de Lula aceita com gosto essa escória que colocou o país de quatro para o mundo, chamada pmdb, em nome da tal governabilidade. Quando tinha força política para atualizar leis que traria luz à sociedade arcaica, surfou na onda da popularidade gerada pelo período de corte apreciação dos itens de exportação do Brasil. Nova classe média deslumbrada que criou, sem valores ou cultura democráticos, derrubou sua sucessora, uma despreparada.
      E sua gestão foi marcada pela presença figuras como Palloci, Delcídio, Paulo Bernardo, entre outros, todos amigos da Globo.
      Lula teve no extraordinário, excepcional, brilhante trabalho de erradicar a fome e implantar políticas de transferência de renda e ampliação do acesso à educação superior para a baixa renda, sem retirar uma única vaga da classe média tradicional.
      Agora, é a vez de quem tenha condições de manter os avanços da era Lula com acréscimo de qualidade e experiência na gestão pública e privada, além de coragem para o enfrentamento político com quem acha que manda no país desde sempre.
      É Lula poderá dar o respaldo necessário para o início desse novo governo.

    • Aprovado, até porque o foco da imprensa seria dividido, reduzindo a intensidade da nefasta perseguição.

  • Um tributo aos DEMoTucanos ‘Almofadinha’ João Dória ‘Senior’, ‘José R$ 23 MILHÕES da Odebrecht TRENSALÃO (S)erra’ [vulgo ‘Careca’], ‘Mineirinho’ [&$ de Furnas], ‘Santo’ [padroeiro do Merendão], ‘FHC Brasif’, MT et caterva, “cidadãos de bem”!
    O Baile do Cidadão de Bem
    https://www.youtube.com/watch?v=G0su5eigJgo

  • "Relubliqueta bananeira?" foi uma ilusão dos golpista
    "O Brasil não é para amadores" traidores!

    Tudo tem seu tempo determinado.

    Mas com certeza eles não entregarão os anéis. Irão os dedos ...

  • Discordo. A classe media nao esta desembarcando. A classe rica está.
    A classe média alta vem, como sempre na onda da rica, mas num movimento pro bolsonaro que q classe verdadeiramente rica, que vive da especulaçao financeira nao engole ainda.
    A dificuldade dos articulistas da classe mais abastadas eh justamente essa: desembarcar de temer, pois devem explicaçao a classe media e, ao mesmo tempo, nao fortalecer bolsonaro. Eles tem tanta aversao ao bolsonaro, que acredito ate preferirem o lula que ele. O que explicaria ate o desespero do reinaldo azevedo, tendo abrandado o discueso contra lula, algo inesperavel de um pittbull

  • É preciso bater duro no corrupto coxinha fascista lavajateiro, João Dólar! Via LIDE, ele recebeu grana/propina dessas mesmas empreiteiras da farsa a jato como todos os políticos/mídia corrupto golpista. É preciso denunciar isso!

Related Post