Com a prisão de Boulos, “domínio do fato” chega ao guarda da esquina

É famosa, na crônica da política brasileira, o episódio em que o então vice-presidente da República, na edição do AI-5, disse ao general-presidente Arthur da Costa e Silva:  “Presidente, o problema de uma lei assim não é o senhor, nem os que com o senhor governam o país. O problema é o guarda da esquina”.

Pois agora, como noticia a Folha, a “teoria do domínio do fato”, usada pelo Supremo na ação que ficou conhecida como “mensalão” chegou ao guarda da esquina, ou pelo menos ao delegado do bairro onde ontem se prendeu Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto.

Diz o jornal que o boletim de ocorrência “registrado no 49º DP (São Mateus), sob acusação de resistência, cita a chamada teoria do domínio do fato. Por ela, a pessoa pode ser responsabilizada não só pelos seus atos, mas também por atos sob sua influência”.

Ou seja: Boulos é pessoalmente responsável por qualquer ato violento que ocorre entre manifestantes porque, diz o BO, “poderia sim Guilherme, se fosse de seu interesse, senão impedido, ao menos minorado a reação de manifestantes contra agentes do Estado”.

Está escrito com todas as letras no Boletim, reproduzido pelo Valor.

O transtorno autoritário dos juízes deu carta branca para que a polícia faça o que quiser.

Você não precisa fazer nada para ser preso, é preso porque não fez.

No estado policial, o policial é a lei.

E revogam-se as disposições em contrário.

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • QUE PAÍS É ESTE: GEDDEL SOLTO E BOULOS VAI PRESO

    "Ninguém se iluda: na medida em que os conflitos sociais se agudizarem, na conjuntura de devastação econômica criada pela política Meirelles-Temer, a repressão vai se acentuar", avisa a colunista do 247 *Tereza Cruvinel sobre a prisão do coordenador do MTST, Gulherme Boulos; contra líder social, lembra Tereza, foi invocada pela polícia de Geraldo Alckmin a aplicação da teoria do domínio do fato, a mesma que permitiu a condenação de José Dirceu pelo STF; "Já o ex-ministro Geddel Vieira Lima, apesar de provas e evidências acumuladas de envolvimento em delitos, não foi preso, embora muitos outros, por muito menos, tenho sido levados para o xadrez de Curitiba", afirma

    *Tereza Cruvinel é uma das mais respeitadas jornalistas políticas do País

    18/01/2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/blog/terezacruvinel/275573/Que-pa%C3%ADs-%C3%A9-este-Geddel-solto-e-Boulos-vai-preso.htm

  • É o domínio do fato, o powerpoint, a convicção e tantos outros "jeitinhos" fora da lei, seu burro. Mas elas só valem para a esquerda. Os de direita, estes nem provas são suficientes para colocar na cadeia. Vide Mossak, Panamá Papers, helicoca, 23 milhões, 10 milhões, quadriplex em Salvador, aeroporto do tio, lista de Furnas, porto de Santos (este já arquivado pois não envolvia o PT), Centro Administrativo de MG, temos que parar essa porra, Geddel/Cunha/Caixa, entre outras "porras" que não vem ao caso.
    Esqueci algumas?

  • Ainda falta abrir a caixa de pandorra do BNDES. E adivinhem quem vai aparecer? Se você pensou em Lula... errou feio. As operações legais feitas no exterior foram manipuladas para servir de cortina de fumaça sobre o que se passa aqui no Brasil. E já sabemos de antemão os nomes envolvidos, por isso o silêncio da lava jato e do governo.

  • Pra Boulos, uma noite ou outra no xilindró pega bem no currículo.

    • Pra PATETA RETARDADO, um bobagem ou outra postada, pega bem no currículo.

    • Tomara que você saiba passar uma roupa tão bem quanto passa vergonha escrevendo bobagens.

    • Para a vagabunda da sua mãe e para o verme filho da puta do seu pai uma morada na cova também iriam cair bem para esses infelizes que botaram no mundo um pedaço de excremento fascista como você.

  • [O escroto nazigolpista usurpador decorativo é da escória marginal libanesa!]

    República dos marginais – Mais de dois milhões de pessoas humilhadas em revisão de benefícios

    Por Bajonas Teixeira, colunista do Cafezinho

    Mais de dois milhões de pessoas serão ‘vistoriadas’ sob suspeita de que seus benefícios (por doença ou invalidez) são recebidos irregularmente, ou seja, que praticam fraudes. E é interessante observar que os médicos, a quem caberá o veredito sobre cada uma delas, formam uma categoria que, em grande parte, apoiou o impeachment e o golpe, raivosa com os programas sociais dos governos do PT, em especial como o programa Mais Médicos. E qual o mote desses setores de direita para justificar seu ódio aos programas sociais? É o “Vai trabalhar vagabundo!”. É a ideia […]

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: blog 'O Cafezinho'

  • A que ponto chegou a crise de valores em nosso Brasil.

    Tudo esta deteriorado, afinal o poder da globo é onipresente nas mentes e corações.

    A globo dita, o Brasil acata!

    O conceito social de democracia é incompatível com a existência da globo.

  • Delegados de bairro não costuma ser tão sabidos assim . Por trás sempre tem um papagaio de pirata ou tucano as claras para dar a dica dos procedimentos . Num sistema repressivo policial e um judiciário conivente as grandes idéias aparecem . Dizem que a sugestão de colocar o exercito nos presídios veio de um ex juiz do supremo , o que esperar mais ?

  • o 'domínio' de fato: “na cidade de São Paulo, as áreas públicas invadidas ou com concessão de uso irregular para a iniciativa privada... a CPI das áreas públicas de 2001 mostrou que as 40 maiores invasões privadas representavam na época 731 mil m² de área.
    e quem são os invasores?”
    saiba em: http://outraspalavras.net/posts/quem-sao-mesmo-os-invasores/

Related Post