Com provocadores, polícia e desdém, Governo não tira força da greve

Pode a imprensa brasileira reduzir a cobertura da greve geral aos episódios de enfrentamento, transformando-a  em caso policial, ao ponto de que só no espanhol El Pais se pode ver a multidão que acima se mostra.

Pode o “especialista” em movimentos popular, Merval Pereira, dizer que a “greve não é nem espontânea nem popular” porque teve piquetes, vandalismo e “atrapalhou a vida de todo mundo”.

Pode um bando de infiltrados e cabeças de titica dos quais se servem fazer algumas provocações e violências desnecessárias.

Podem os governantes em todos os níveis acionarem uma polícia que só serve para provocar mais conflitos e que transformou bombas e spray de pimenta em arroz de festa de suas atuações.

Nada disso apaga o essencial: o país está conflagrado.

Ou continua conflagrado, talvez seja uma definição melhor para o que vivemos há mais de três anos.

De olho nos resultados de curto prazo, na carnificina social que está empreendendo no Brasil, o empresariado brasileiro, os “investidores”, as camadas privilegiadas da máquina pública  –  que possuem ou possuíam uma capacidade de reflexão maior que a direita hidrófoba da classe média – não conseguem perceber o buraco em que estão se metendo.

O Brasil do século 21 não pode ter políticas trabalhistas e sociais pré-1930.

O Brasil imenso, apesar da crise, não pode ter o comportamento geopolítico de uma republiqueta centro-americana.

O Brasil que já pratica uma democracia precária não pode ser  governado por um baronato parlamentar ou por uma curriola de negócios de 20 anos de cumplicidades e chantagens a governos vários, de FHC a Dilma.

O Brasil que não cabia numa ditadura militar, que ao menos tinha noção – embora distorcida – de país e uma corporação centenária como contrapeso aos arroubos de bestas como Costa e Silva,  menos ainda cabe nas mãos de um finório oco e imbecil como Michel Temer.

O Brasil só cabe dentro da política e não de uma política ideal, onírica, onde o debate seja o rufar das asas de anjos e que não existe, dada a multidão de diabos e diabretes que povoam o mundo real.

A greve de hoje mostra que o Brasil está vivo, apesar do caixão em que, com a devida vênia, nos enfiaram.

A rua existe e ruge.

Fernando Brito:

View Comments (41)

  • Dilminha apoio à greve geral. Dilma presidenta para o país seguir mudando.

  • #FORATEMER! O Brasil não merece essa quadrilha no comando da nação!

  • Estou sabendo tudo pela TVT. Pra quê jornais e telejornais no Brasil? Tudo comprado, informações sonegadas e ainda querem que a gente pague? Nem morta!

  • O fato é que a população acorda de um pesadelo que lhe foi imposto por uma Mídia, que a fez inalar anestésico e lhe vendeu sonhos oníricos. Mas que na realidade se tratava de uma impostura. O Cordeiro que a imprensa empossou e vendeu no lugar da Dilma, se tratava de um lobo, a comer todos os direitos dos trabalhadores em prol do capital internacional. O povo ao se armar e por a correr os impostores, casa horror a Globo de onde esse animal se alimenta. Chega de farsa, a luta e ao aniquilamento dos traidores do povo brasileiro.

    • A Globo tem hoje o presidente que ela sempre sonhou. O destruidor da esperança, do sonho e da dignidade do trabalhador brasileiro. Tentou com Collor mas teve que destrui-lo. FHC seguiu o script, mas não foi talentoso, porwue tinha rusgas de socialista. Agora este não, de repente se deparou com o cara certo na hora certa para fazer o serviço que os outros não souberam executar a contento. Temer o cara certo que a Globo sempre desejou!

      • Esquece ela que o cara certo pra ela tem apenas quatro por cento de aprovação. E este poderá ser o futuro percentual de telespectadores idiotas que ainda irão assisti-la igual a um SBT dá vida que vive de migalhas para poder sobreviver.

  • Estou sabendo tudo pela TVT. Pra quê jornais e telejornais no Brasil? Tudo comprado, informações sonegadas e ainda querem que a gente pague? Nem morta! Exceção apenas para os blogues que confio, como esse aqui.

  • Na próxima temos que invadir as emissoras de TV eles são os capitães do golpe. Vamos invadir a Globo e ocupar aquela merda, não terá jornal nacional! Vamos destruir o inimigo número 1 do Brasil!

    • Sertá que um hacker habilidoso não conseguiria "cortar" o sinal deles?

  • Deu no IG....

    General Villas Boas pode deixar cargo em breve, e general do GSI é cotado

    O presidente Michel Temer iniciou uma articulação sigilosa para a troca – com data ainda a determinar – do comando do Exército.

    O general Eduardo Villas Boas deve sair em breve para tratar da saúde. Articula-se no Governo a promoção do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, atual chefe do Gabinete de Segurança Institucional, para o Comando da Força. Ele é benquisto no Exército e já comandou o Estado Maior.

    O desafio do Palácio é encontrar sucessor para Etchegoyen, considerado linha dura mas bom articulador. Ele restabeleceu o GSI e reformou a Abin, antes controlada pelo PT.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/colunas/blog-esplanada/2017-04-28/exercito.html

  • Houve negligência dos sindicatos em relação à segurança do movimento. Sabe-se dos infiltrados que fazem arruaça e depredam. Por que caminham à frente dos grevistas? Por que são tolerados?

Related Post