O rombo nas contas federais sai nas páginas de economia, com a análise de “sabidos”.
O das finanças estaduais sai nas notícias de penúria dos servidores e, no caso do Rio de Janeiro, na forma de confrontos cada vez mais agressivos e assalto à conta dos vencimentos dos servidores públicos.
A retomada da economia, como Godot, é esperada e não vem.
O IBGE divulgou hoje a Pesquisa Nacional do Comércio.
Queda de 1% no volume de vendas em relação a agosto, que já fora ruim e a pior queda na comparação agosto/setembro desde o ano de 2002.
É do comércio, como se sabe, que vem grande parte da maior fonte de receita dos Estados, o ICMS.
Pode ser que, a partir de outubro, as taxas caiam menos, por uma razão nada alvissareira.
Como a base de comparação é cada vez menor, desde o afundamento que foi se agravando a partir do segundo semestre de 2015, o buraco já é lá embaixo.
Com vários Estados prontos a fazerem os servidores nem verem a cor do 13°, o Natal babaus.
E a turma dos cortes se acha genial.
View Comments (6)
O caldo de cultura que está sendo criado é o mesmo que eclodiu na eleição do trump. Os homens de bem que foram para as ruas aqui levaram um pé na bunda e vão partir para o tudo ou nada.
Assim fica difícil! Por mais que eu fuja de facebooks e quetais, toda vez que venho comentar no tijolaço tenho o desprazer de ver "opiniões" de coxinhas que não me acrescentam de nada! Olha o republicanismo do FB aí! Mas se eu for comentar nos sites da direita, sou banido na mesma hora! Realmente deve ser masoquismo...mas, sugeriria que o blog pudesse ser menos indulgente com este pessoal...seria uma bela medida de profilaxia. Em caso contrário, pensarei se vale a pena continuar visitando aqui.
A internet é tão vasta...espaço para comentar é que não falta para os reaças.
Concordo, até porque essa gente ou é muito doente ou é paga para impedir qualquer debate sério nos blogs, pois outra razão não pode haver para que uma pessoa passe o dia todo e todos os dias acessando blogs e "comentando" reportagens com as quais não concorda em absolutamente nada.
Perfeito. Aprendi mais uma palavra do economês: austeridade. O comentarista Carlos Alberto Gomes deu a dica (é claro que sei, mas essa foi a melhor explicação já dada). É a recessão induzida, ou seja, é o coma induzido da economia. Para que? para a farra continuar, sem dar explicações para ninguém.Muito menos para o povão (nós mesmos). É assim como a explicação médica: Não sabemos ainda a reação do doente...E aí, qual será nossa reação?
Interessante.