O Valor publica hoje uma matéria de Cristiano Romero que, em qualquer país civilizado, seria motivo para que os órgãos de regulação de mercado abrissem uma investigação sobre os movimentos de capital.
É sobre como “analistas de mercado”, como Armínio Fraga, pré-ex-futuro-quase Ministro da Fazenda participa de um grupo de investidores que espera – ou tenciona – um pesado abalo financeiro sobre o Brasil, como forma de influenciar no resultado das eleições.
O que, afinal, já acontece com as pesquisas “de mercado” eleitorais, que estão fazendo muita gente (nem tão boa) ganhar fortunas com a especulação.
Leia só:
“O governo da presidente Dilma Rousseff acredita que o país está preparado para enfrentar um terceiro trimestre “sensível”, marcado por uma disputa eleitoral acirrada e por uma transição “não sincronizada” das políticas monetárias das economias avançadas. A expectativa em Brasília é que não haverá um rali nos mercados, como vêm prevendo analistas como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga.
Em entrevista ao Valor, Fraga disse acreditar na possibilidade de especulação com a taxa de câmbio e o mercado de juros durante a campanha que se aproxima. A crença nisso parte da probabilidade, maior neste momento, de reeleição da presidente Dilma. Investidores ficariam nervosos com essa possibilidade e retirariam recursos do país, provocando uma forte desvalorização do real, como ocorreu em 2002, quando o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu a eleição.”
A reportagem de Romero diz que assessores econômicos do Governo – certamente com o padrão de ingenuidade do Ministro Guido Mantega – preveem que isso não vai acontecer.
“O ataque não se dá por ideologia, não ‘é nós contra eles’. Por isso, não acredito nessa história de pesquisa, de que a Dilma caiu e a bolsa se animou. Isso dura uma tarde. O que dura mesmo é fluxo, é fundamento, é política econômica.”
Gosto de ver como, depois de tudo o que passou este Governo, merece ainda a boa-fé de alguns “crentes no mercado” que acham que são mesmo apenas as regras do livre mercado, das taxas de juros, de um “apoliticismo” que os orienta.
Ninguém, é obvio, quer fazer o mercado se portar “na marra” de tal ou qual maneira. Mas que a sabotagem é latente e perigosa, nem mesmo os mais ingênuos duvidam.
View Comments (25)
Se fizerem como em 2002, será excelente oportunidade para especular em cima dos especuladores. Quem comprar dólares quando começar a subir, e vender no dia seguinte à eleição, vai engordar a carteira às custas da tropa do mal...
Em 2002 comi mosca, e peguei o bonde andando, mesmo assim dobrei a grana, e festejei a eleição do Lula com a cervejinha financiada. O prazer foi redobrado!
O Armando Fraga e cia é a turma que mais uma vez quer assaltar o país.
Para quem quer saber mais sobre o golpe que a direita "psdb,dem,psb,com a colaboração do pig, é só clicar no site a frente que saberá com quem estamos lutando! http://port.pravda.ru/cplp/brasil/03-06-2014/36846-golpe_ucrania-0/.
Já que estão "preocupados" com o mercado sugerindo uma REGULAÇÃO, poderiam aproveitar e fazer uma excelente matéria sobre a REGULAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO . Pela LEY dos MÉDIOS JÁ!!!!
Quando Lula estava para vencer diziam: -O último a sair apague a luz.
Se o PSDB vencesse, coisa improvável, a frase em destaque seria: -Temos uma história, vai faltar luz!
Me desculpem, mas do alto de minha ingenuidade penso q seria uma boa estratégia um esforço, uma campanha a boca pequena, q buscasse esvaziar os votos no PMDB.
O certo seria não eleger os candidatos do PMDB, faria um bem incomum ao país, mas é quase uma luta quixotesca, pois esse caras tem dinheiro para comprar cabos eleitorais, infelizmente, o certo seria votar em candidatos de esquerda, mesmo os que são contra o PT, como PSOL e PSTU.
Aécio não ganha. É muita sacanagem pôr um rapaz desse para concorrer à presidência, o Brasil precisa ser levado a sério, é muita irresponsabilidade. Mas que essa turma tá ganhando muito dinheiro com a especulação eleitoral, não há dúvida.
Meu amigo, os mesmos grupos econômico-ideológicos que puseram o "bebum" do Yeltsem pra quase destruir a Rússia vai tentar de todas as formas colocar o nosso suposto "cheirador" pra tentar destruir o Brasil. Quanto mais fraco moral e psicologicamente o Presidente, melhor pra eles pois mais facilmente será manobrado pelos "fragas" da vida que colocarão ao seu lado. Basta ver o exemplo do Fernando Henrique. Tão manipulável que depois de quase destruir a Nação, tá tentando empurrar esse moleque mineiro pro povo brasileiro, pra ver se ele acaba o "serviço" encomendado pelo "irmão do norte".
Ingênuos são os pseudoalistas da nossa imprensa que por sinal erraram todas as últimas previsões e análises econômicas. Em relação a mais essa armação de demotucanalhas, é uma grande vergonha. Lamentável...
Fernado, gostaria de dar um depoimento sobre o Ze Trajano. Sei que estou fora do comentario, mas tenho certeza ninguem vai ficar bravo. , Convivi muito com o Trajano no final dos anos 60, Na rua Campos Sales,la na Tijuca. Ele era o tecnico do nosso time de ''rua''. Depois do jogo, ficavamos sentados no bar mais proximo, tomando umas cervejas , e ouvindo a sua analise do jogo. Era incrivel. O Trajano, e um cara muito lucido, e sensivel.E sempre foi uma pessoa do bem.
Uma taxa sobre o dólar especulado no dia seguinte da eleição fazendo especulador perder dinheiro seria bem engraçado. Pelo menos uma armadilha a Dilma poderia criar.