Como o “rompimento” dos tucanos com Cunha foi só uma “trairagem”

O líder do PSDB na Câmara, aecista de quatro costados, é alguém que faz até o Paulinho da Força parecer um homem de palavra.

Porque o relato do repórter Ilimar Franco, em O Globo, é o mais perfeito retrato da decadência moral do furioso “moralista” que fala em nome – e parece que já não tanto – dos deputados tucanos.

Nem mesmo a “ética bandida” é capaz de manter. No mesmo dia, negocia com Eduardo Cunha, faz um acordo de prazo para que ele desfeche a tentativa de impeachment de Dilma, mas apenas seis horas depois vai aos holofotes dizer que está rompido com ele.

Líder do PSDB, Carlos Sampaio roeu a corda na terça, ao anunciar que queria a cabeça de Eduardo Cunha. Pela manhã, saiu de casa (12h30m) para a residência de Cunha, com Mendonça Filho (DEM) e Paulinho da Força (SD). Lá, disseram que a oposição ajudaria Cunha em troca do impeachment da presidente Dilma. Saíram (13h). No início da noite, dobrado pela bancada, anunciou o rompimento (19h).

Nos últimos 30 dias, os líderes da oposição tiveram mais de 5 encontros secretos com Eduardo Cunha. Em todas eles, propuseram trocar o impeachment de Dilma pela salvação de Cunha. O presidente da Câmara, que já realizou cerca de 5 reuniões secretas, com líderes do PT e do governo, sempre adiou qualquer resposta. Foi o que ocorreu na terça, na casa de Cunha, em conversa da qual participaram também o líder da Minoria, Bruno Araújo e o deputado Rodrigo Maia. Cunha pediu até quinta para pensar. Estava tudo certo. Mas a bancada do PSDB disse não. O líder tucano então, deixando os aliados chupando o dedo, procurou microfones, câmeras e luzes.

Nem em pé de morro se age assim. Aqui, tem um nome: traíra.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Antes, já sem paciência, pensava no ridículo que esse homem representa em todos os seus atos. Agora, já não tenho mais uma definição pior para esse traste. Traste foi o que restou.

  • Você viu Fernando? Afirmações raras de um jornalista, e inexistentes quando se trata de jornalista da ainda poderosa Globo:
    “Uma trupe de jornalistas parece tão certa de que o impedimento da presidente Dilma Rousseff é o único caminho possível para a redenção nacional que se esquece do nosso dever principal, que é noticiar o fato, perseguir a verdade, ser fiel ao ocorrido e refletir sobre o real e não sobre o que pode vir a ser o nosso desejo interior. Essa turma tem suas neuroses loucas e querem nos enlouquecer também”. Sérgio Rezende, demitido ontem.

  • Cada vez mais ele honra a palavra boçal, associada ao nome dele, que passa a ser Carlos BOÇAL Sampaio: Boçalidades de todas as espécies, até com o CUnha.
    Os eleitores deste sujeito, precisam se esclarecer melhor, e assim se convencerão a não votar no boçal nas próximas eleições. Acontecendo isso ele volta para um merecido lugar no ministério público (lugar de outras boçalidades) e assim tudo estará bem e ele não amargará um desemprego .....

  • Acho interessante o jornalista afirmar que o PT já teve "5 reuniões secretas " com Eduardo Cunha ". Sinceramente gostaria de saber de onde ele tirou está informação. O que o PT teria pra dizer ao Cunha? ? De certo seria algo assm: Ó poderoso Cunha não faça o mesmo impichimand. .. Ridículo

    • Leia de novo, Zé:

      "Nos últimos 30 dias, os líderes da oposição tiveram mais de 5 encontros secretos com Eduardo Cunha."

      Onde vc leu que foi o PT ?

      • O presidente da Câmara, que já realizou cerca de 5 reuniões secretas, com líderes do PT e do governo, sempre adiou qualquer resposta.

  • Se apresenta como "paladino da ética". Mas esta imagem foi arranhada na CPI do Cachoeira, quando deu um show de hipocrisia ao defender a blindagem da corrupção no governo goiano de Marconi Perillo (PSDB) e de companheiros de partido enrolados naquele escândalo. Comportamento semelhante teve no "trensalão", escândalo das propinas no Metrô e trens paulistas sob gestão tucana. E tem se repetido em todos os episódios que envolvem tucanos. Recentemente, enquanto acusava o governo federal de aparelhamento, seu pai ganhava um cargo comissionado com salário de R$ 11.656,20 na prefeitura de Valinhos (SP), cidade vizinha a Campinas comandada por um prefeito também tucano, seu aliado.
    Outro grave deslize é conspirar pelo golpe do impeachment com notórios deputados denunciados por corrupção, enquanto ajuda a manter engavetados dezenas de processos de cassação desses mesmos deputados, por quebra de decoro, no Conselho de Ética da Casa.
    Por fim, gravíssimo o voto e o comando da bancada tucana para votar a favor da chamada "PEC da Corrupção", aquela que queria manter o financiamento empresarial de campanha, mesmo considerado inconstitucional pelo STF.
    Assim, ele se candidata, no máximo, a "paladino" da ética seletiva, aquela que só vale para "inimigos". Para os "amigos" vale tudo.

  • Engraçado! Nunca vi uma postagem aqui desnudando Sibá Machado ou Maria do Rosário. Pelo visto, o caminho deste blog é santificar o PT e demonizar o PSDB.

    • Alissu, desnude vc. Quero saber o que vc pensa sobre os dois ilustres e combativos deputados.
      Em um mar de demonização do PT, este blog é um grão de areia.

  • Ué ?? O que há de estranho ? Estranho seria o PSDB coerente e etico.

Related Post