Como Temer ajudou-me a compreender Getúlio. Por Paulo Metri

Tem um único ponto em que sou obrigado a reconhecer que Temer me ajudou: consegui entender o Brasil de 1930,  quando Getúlio Vargas assumiu o poder. Como poderia Getúlio fazer o Brasil evoluir rapidamente, estando este ainda na fase da revolução industrial? Assim, não é por acaso que, nos dias de hoje, um empresário propõe uma jornada de trabalho de 80 horas por semana, bem próxima da jornada da época da revolução industrial, 16 horas por dia. Esta jornada gerou um grande número de mutilados devido a acidentes de trabalho. Dormia-se por estafa, durante o trabalho, esquecendo-se a mão embaixo da prensa, por exemplo.

A partir daí, muitas das ações de Getúlio, até então inexplicáveis para mim, passam a ser entendidas. Enfim, Temer explicou-me o porquê de Getúlio ter agido com pulso, em muitos casos. O país estava entregue a bandidos. A oligarquia dominante à época, bandida, não se contentava unicamente com a exploração do povo. Estava disposta também a entregar riquezas do país a grupos estrangeiros. Assim, associava-se a grupos estrangeiros para ter pequenas participações nos assaltos ao patrimônio público. Getúlio tinha bem em mente, para felicidade nossa, um projeto de nação para o Brasil, que não permitia a participação subalterna do nosso Estado nacional e da sociedade brasileira. Não havia a possibilidade, naquele passado, de se explicar ao povo o que estava acontecendo. Havia dominação da comunicação de massa, aliás, não muito diferente de hoje. Como consequência, havia uma alienação induzida da grande massa, tal qual existe nos dias atuais.

Retornando ao drama atual, Temer está trazendo para o país escuridão análoga ao período da revolução industrial. Trata-se de um obscurantista, incentivador de propostas de massacre da classe trabalhadora e do povo em geral. Conquistas sociais que custaram lutas de muitas gerações que nos antecederam estão sendo perdidas. Imaginem o constrangimento quando tivermos que dizer para nossos filhos e netos: “Pioramos a vida para vocês!” Plagiando JK, o slogan do governo Temer poderia ser: “50 anos (de retrocesso) em dois!”. E o orgulho de ser brasileiro? De possuir uma das empresas que mais descobre petróleo no mundo! De ser um dos países com uma matriz energética invejável pelo pouco uso de combustíveis fósseis! De ter mananciais de água gigantescos! De ser um país miscigenado sem conflitos raciais e religiosos. E mesmo quando levamos em conta o abissal desnível de classes, sem conflitos sociais maiores! Temer se esmera em destruir a nação brasileira, passando por destruir nossa autoestima.

Como na República Velha, o Brasil está ameaçado como nação. Querem nos subordinar à hegemonia externa, abolindo nossa soberania. Querem-nos só exportadores de minérios e grãos, e importadores de produtos industrializados para a grandeza do Império. Muito no passado, abrimos nossos portos a “nações amigas” e permitimos a remessa do nosso ouro, que acabou por abarrotar os cofres ingleses. Hoje, querem abrir nosso petróleo para “nações amigas” para acarretar o entupimento de cofres alheios.

Precisamos, urgentemente, no Brasil de hoje, de um Getúlio, pois ele demonstrou saber soerguer o Brasil. Como a história não se repete, mas os dias atuais podem ter grande semelhança com situações do passado, quem poderia ser o novo Getúlio?

Fernando Brito:

View Comments (30)

  • Nao sei se seria uma boa opcao, mas seria de um pulso como o que parece ter o Ciro Gomes que precisaríamos.

    • Raquel, minha simpatia pelo Ciro ficou reduzida. A ultima dele foi de arrepiar. Ele ofere ceu apoio ao candidato do pé frioeito 100pæx. Um cara que disse ter sido briga de marido e mulher a violência que prati cou contra uma dama. Pasm em, defendeu-com socos e po ntapés quebrando dentes e fa sendo hematomas. Uma sim ples lutinha UFC em plena igu aldade de forças e condiciona mento. Pobrezinho, teve um fio de cabelo arrancado com extrema e desproporcional vi olen cia. Foi até internado co mo o zé Pinocheo, em que um a bolinha de papel avariou ma is um pouco a cachola Mernis tro das Ré Lações Esteris orro res.

  • Ciro Gomes já entendeu isso a muito tempo, mas não estamos mais em 30. Ele precisa de um partido, e os paulistas petistas nunca lhe darão. Ele precisa conquistar, e então virá a tona o que boia quando um político faz política: as aparentes contradições de alianças, não apenas partidárias. Ou como "Um Getúlio" vai governar um país sem judiciário e legislativo? E o integralismo, e Carlos Prestes, vocês lembram? Um homem que olhava para os grupos de seu país e não contra eles, mas com um ideal longínquo que chegou até nós. Precisamos levar o que foi construído adiante, mas desejo uma democracia, mas não de fracos e vendidos.

  • Precisamos de alguém com culhões pra mandar fechar a globo e todos os veículos de mídia que participaram do golpe em 64 e que estão fazendo o mesmo agora. Alguém que tenha a coragem de rever a absurda lei da anistia a torturadores e assassinos do estado. Alguém que tenha a coragem de enfrentar os golpistas e, se necessário for, mandar executá-los por traição à pátria. Chamem um Putin urgente pra cá

    • Assim, os direitistas vão deitar e rolar. Uma coisa é pulso firme, outra é pulso fascista. Julgamento por traição a pátria e seu povo com certeza, mas sem execuções, por favor.

      • Discordo. Tem que executar sim, não há diálogo com traidores. O Putin jamais permitiria essa putaria que estamos assistindo. Vide o que ocorreu na Criméia. Infelizmente temos o povo mais frouxo e covarde do mundo, todos que participaram direta ou indiretamente desse golpe deveriam sentir medo de saírem de suas casas. Mas aqui eles fazem o que fazem e andam tranquilos pelas ruas, shoppings e restaurantes.

        • E pior, ainda vêm em blogs como esse despejar sua ignorância e subserviência aos traidores. Ou seja, esses FDP golpistas conseguem ter coisas ainda piores que elesos defendendo. Haja esgoto pra tanta merda.

    • +1
      Concordo.
      Acho que o problema maior é o nazifascismo que assola e esta infiltrado
      na plutocracia, nos partidos da direita, em parte do estado e em parte da sociedade.
      Tem que eliminar ou seremos eliminados.
      Não será pelo voto que salvará este quadro de horror. Ilusão achar que
      a democracia e o voto pode limpar estes vermes parasitas.
      Não temos os recursos que os nazifacigolpistas tem, estamos condenados.

  • disto cansei de gritar, e repetir o que escreveu algum blog destes, como PHA, TIjolaco ou Nassif, HÁ SEIS ANOS OU MAIS, ainda vamos eleger um Berlusconi. E sempre culpei também Lula, pelo republicanismo e pior ainda Dilma, por que aceitou ao seu lado e conselhos sabe de onde, que a levou a este caos politico, arrastando o Brasil para as trevas...Não façao e não sou politico, apenas tenha formação superior e procuro viver informado..Tenho pouco meno que tua idade FB...
    E precisamos mesmo de um novo GETULIO urgente....

  • Getúlio contou com as forças armadas, caro Fernando. Nós temos o Etchegoyen falando pelas tropas. A situação é ainda pior de que na época de Getúlio.

Related Post