No clássico A psicologia de massas do fascismo, escrito em 1933 – portanto, no processo de ascensão do nazismo na Alemanha –, Wilhelm Reich perguntava-se por que, até então, não se haviam estudado as razões pelas quais, há milênios, as pessoas aceitam a exploração, a humilhação, a escravidão. Não se trata, naturalmente, de indagar por que se submetem contra a vontade a uma força mais poderosa, mas de saber por que aceitam a dominação, a ponto de naturalizá-la. Mais ainda: por que participam ativamente do processo que resultará na própria submissão.
É uma questão que não pode ser respondida apenas com a abordagem tradicional sobre o poder da ideologia. Ou melhor: é uma questão que exige articular essa abordagem a algo mais profundo, que são as estruturas psicológicas das pessoas numa determinada época. Ao estudar o fenômeno do fascismo, Reich observou que ele só poderia prosperar num ambiente social e psicológico receptivo àquele tipo de propaganda, e que expressava a mentalidade do “Zé Ninguém”, um ser subjugado, sedento de autoridade e, ao mesmo tempo, revoltado. Assinalou a habilidade de Hitler em manejar as emoções desse público, através da tática – expressa no Mein Kampf – de evitar ao máximo uma argumentação objetiva: o fundamental era explorar frustrações e ressentimentos e martelar o grande objetivo final como recompensa. Precisamente, aliás, o que fez Donald Trump quase um século depois, ao prometer “make America great again”, e ganhar a Casa Branca.
(…) Perguntar por que acreditamos no que acreditamos, perceber a força do auto-engano é o ponto de partida para tentarmos entender e buscar superar a nossa tendência a viver num mundo feito de sombras. Dependendo da qualidade da nossa formação e da informação que recebemos, estaremos mais ou menos habilitados para o exercício dessa crítica. Pois, como Laerte sintetizou numa de suas notáveis charges, “em terra de cego ninguém se importa se o rei está nu”. A quem interessa produzir essa cegueira?
O Brasil é um país em que a maioria da população tem baixa escolaridade e se informa basicamente pela TV, pelo rádio e pela internet, esse ambiente que não apenas radicaliza a mistura de entretenimento e informação mas promove a circulação ininterrupta de informações falsas e verdadeiras, que chegam a confundir mesmo quem tem formação adequada para distingui-las. As redes sociais poderiam ser um espaço de debate e esclarecimento, mas tendem a reproduzir guetos de autoconvencimento, num contexto social de rejeição ao diálogo. Sobretudo quando são operadas por certos movimentos organizados, interessados em instrumentalizá-las para atingir seus objetivos.
(…) Desde que estourou o caso do Mensalão, em 2005, esta mídia veio identificando a corrupção ao PT, como se “nunca antes na história deste país” tivéssemos vivido situação semelhante. (…) O vínculo “corrupção = PT”, que ganhou força adicional por atingir um partido que surgiu e cresceu com a promessa de inaugurar “outra história” na política brasileira, foi trabalhado ao longo de uma década e produziu o antipetismo cego, componente essencial do discurso de ódio que se espalhou nas manifestações pelo impeachment. (…)
Despolitizar a questão da corrupção, transformá-la numa cruzada moral, instilar o medo e excitar o ódio sempre formaram o roteiro para desestabilizar governos minimamente comprometidos com as causas sociais. O processo que resultou no golpe atual envolve dois elementos novos: o primeiro é o próprio mal-estar causado pela ascensão de um ex-retirante nordestino ao cargo mais alto da República, algo que a elite jamais engoliu. O outro são a ampliação e a melhoria das condições econômicas da “classe C” durante os tempos de prosperidade dos governos petistas: a exploração da frustração da classe média diante da perda de certas distinções – ter de compartilhar espaços antes exclusivos em aeroportos e universidades, por exemplo – fez brotar aquilo que o famoso deputado detonador do Mensalão chamou de “instintos mais primitivos”, extravasados nas maciças manifestações de rua, nas varandas gourmet e nas redes sociais.
(…) Perceber como a mídia, sobretudo os meios eletrônicos, manipula as emoções do público é fundamental para entender o ponto a que chegamos. Mas, se, como afirmava Espinosa, uma paixão – no caso, o ódio – só pode ser vencida por outra paixão mais forte, é preciso trabalhar sobre elas e quebrar resistências para tentar reverter esse quadro.
Como sabemos, os princípios clássicos do jornalismo derivam do ideal iluminista de esclarecimento. Oferecer informações verdadeiras, contextualizá-las, abrir espaço ao confronto de ideias é fundamental para a formação da opinião. Mas essa aposta na razão sempre se frustra se não há a disposição de ouvir.
- Professora de Jornalismo da Universidade Federal Fluminense. Artigo publicado originalmente no Suplemento Pernambuco, condensado pela autora para o Tijolaço.
View Comments (46)
Lá pelos idos de 95 ganhei um livro de um grande amigo que ajudou no processo da minha formação política. Escuta Zé Ninguém. Obrigado Dr Francisco Carlos
Muito boa a analise. Queria levantar apenas uma diferença muito importante nos processos da Alemanha e do Brasil: nosso Hitler è externo.
Zé Ninguém, a melhor definição dos "de bem".
Também se define como "aqueles que têm complexo de vira-latas"
A bobagem começa pela analogia invertida, pois, não só pelo nome, nós sabemos quem no Brasil é mais próximo do PT nacional-socialista alemão, quem admira ditaduras assassinas e o bolivariano Socialismo do Século XXI, quem tentou governar com sovietes e censurar a imprensa, quem lançou listas de jornalistas inimigos e forçou demissões de caseiros, bancários e zeladores, quem tem um führer idolatrado como um semideus, etc, etc. Sabemos também que durante algum tempo esse sujeito e seu movimento enganaram grande parte da população de modo similar à turma do Adolf. Mas a autora, no melhor estilo orwelliano, tenta vender tudo exatamente ao contrário.
O mesmo ocorre na questão da imprensa. Numa época em muitos têm acesso a todo tipo de informação pela Internet e TV a cabo, a possível influência das grandes redes se manifesta com muito mais força entre a população mais humilde e desinformada. E é nessa faixa, ao contrário do raciocínio da autora, que se concentram os apoiadores do führer caboclo. Só para dar um exemplo, quase 80% dos recebedores de Bolsa Família votou na turma dele, em grande por serem "informados" que os adversários retirariam seu benefício se vencessem. Conforme aumenta a educação e a renda, a situação se inverte e os partidários do sujeito que quebrou o país se concentram em algumas áreas das "humanas" onde hoje é mais necessário repetir alguns chavões políticos do que realmente pensar. Quando você vai para engenharia, medicina ou outros setores que exigem mais raciocínio lógico e capacidade intelectual, o apoio a essa grupelho tacanho despenca. Se for para o empresariado em geral, onde é indispensável ter uma boa noção da realidade para sobreviver, despenca ainda mais (à exceção, claro, dos que montaram esquemas para dividir o butim com o partido da corrupção).
Por fim, para mostrar que eu não exagerei ao citar a degradação das "humanas", a professora de jornalismo retoma o argumento infantil do "pobre no aeroporto". É tão idiota que não dá nem para ficar brabo. Na verdade eu até fico satisfeito ao ver os fiéis do "pobre retirante" se apegarem a isso, pois revela que eles não entenderam nada do que aconteceu e está acontecendo. E quanto menos entenderem, menor o risco de vermos nosso país regredir nas mãos dessa gente asquerosa de novo.
BABAQUICE TUA ERNESTO! A IDEIA DE QUE PESSOAS QUE FAZEM UMA UNIVERSIDADES SÃO "JÊNIOS" É UMA IDIOTICE! Mesmo o meio acadêmico de pesquisa no Brasil carece de CÉREBROS! Faltam profundos conhecimentos de Filosofia, História e Humanidades... E, aqui, a maioria do povão está Cheio de Preconceitos.... como bem podemos depreender da tua rasa e facciosa análise! E, nos meios acadêmicos, diferentemente do que tu alegas, é preponderante o apoio às políticas implementadas pelo PT. Não vou me alongar!
Seja mais coerente nas tuas análises........ A "ESCOLHA" PELO GOLPE FOI IMPOSTA PELA DIREITA E AGORA COLHE-SE A DESTRUIÇÃO DA DEMOCRACIA! SÓ O FATO DE VOCÊS PENSAREM QUE A QUEBRA DO REGIME DEMOCRÁTICO OCORRERIA SEM CUSTOS, DEMONSTRA A FALÁCIA DOS TEUS ARGUMENTOS!
ERNESTO, FAÇA UMA BOA COLHEITA DO TEU APOIO AO GOLPE!
Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor em Ciências UFRGS.
Belo argumento pena que mal educado.
Coxinha só veio a corroborar o ótimo conteúdo do texto.
Para quem idolatra o führer semianalfabeto e quer dourar seu primitivismo com alguma bobajada pseudointelectual, o texto da autora é ótimo mesmo. Mas, no mundo real, fora da igrejinha de vocês, é tão fraco quanto hilário.
Hilario, se você observar bem a imagem do grande chimpanzé que ilustra esse texto você encontrará os "arnestos" nele.
Com certeza, e o cara nem sequer percebe ... Não entendeu mesmo a analise, portanto, tão simples e logica ! Essa da turma da engenharia, medicina, etc. serem logicos e portanto superiores intelectualmente é de morrer de rir ... hahahahahahahaha ... Ernesto, tente ler de novo, quem sabe você um dia entendera ...
Não, Lenita, você, a Silvia e os petralhas em geral têm razão. O advogado acostumado a enfrentar colegas espertíssimos, o engenheiro que faz cálculos complexos, o executivo e o empresário que passam a vida enfrentando fornecedores, clientes e concorrentes inteligentes; todos eles são midiotas, sentam à noite na frente da TV e aceitam as mensagens subliminares do Bonner sem capacidade de contestá-las.
A dominação só não é completa porque temos pessoas espertas como o estudante de sociologia democrático que é fã do Fidel ou a mestra Silvia que sabe que o problema é o pobre no avião. Ou como você mesma, que, com toda a sua maturidade e compreensão da psicologia popular, estava convocando as massas para saírem às ruas em defesa da presidenta. Aliás, como ficou isso? Vai ser ainda este ano o levante popular?
Briga de profissão agora? Só o que faltava...miolo mole com o tempo vira merda Arnesto...
Poderia condensar o monte de asneira que escreveu em uma linha, nunca vi tamanha demonstração de burrice gratuita. Parafraseando você, é tão idiota que não dá nem para ficar brabo. Continue assim que irás longe, tem tudo para ser o próximo Kinzinho.
Vocês são até divertidos.
a) A população com baixa escolaridade se informa muito mais pela TV-rádio, reconhece o artigo.
b) É nesse segmento que o PT tem mais votos, dizem as estatísticas reconhecidas por todos.
c) Mas foi a TV-rádio que fez as pessoas odiarem o maravilhoso governo petista.
Conclusão possível de quem acompanha o raciossímio petralha:
A TV-rádio afeta mais aqueles que menos a assistem e têm maior escolaridade e capacidade de raciocínio.
Para de desmontar numa única frase a sua grande lógica:
Você viu algum preto ou pobre batendo panela ou indo as manifestações do pato, MBL, Vem pra rua, etc.
Uma dúvida: o que seria "raciossímio"?
Uma mistura de "raciocínio + símio"? ou seja, raciocínio de macaco?
Se for, caríssimo, Guimarães Rosa não te perdoará.
Ah, esses ricos malvados! Mas no que isso "desmontaria" o que eu disse acima? Ao contrário, eu disse (e as estatísticas eleitorais dizem) que o PT têm mais apoio entre os mais pobres (que, sem TV a cabo e com pouca educação e informação, seriam mais suscetíveis ao doutrinamento da TV). A sua mestra de jornalismo é que precisa explicar porque a suposta pregação anti-petista da mídia não afeta quem está mais exposto e indefeso em relação a ela, mas sim quem está na situação oposta.
Tem um médico cardiologista do DF que escreveu nas redes sociais que "as mulheres apanham porque não respeitam os maridos, (...) as avós não apanhavam porque respeitavam", com este comentário pretendeu defender o filho que espancou a nora grávida. Quantos "graduados" e com uma mentalidade arcaica dessas temos neste país bananeiro?
Desvios/deformações de caráter não têm conexão com escolaridade, nível social, etnia ou credo.
Menos, Nai, menos. Quando falamos de "pobres", "ricos" e similares estamos fazendo obrigatoriamente generalizações. Entre milhões de pessoas há exceções para todos os gostos, existem idiotas em todas as classes, ricos quase analfabetos, pobres cultos, etc.
Ricos e pobres votaram na Dilma e também em Aécio, no entanto, apesar de todo o esforço da mídia, seu candidato foi derrotado naquela eleição (já era 4ª vez consecutiva que o candidato da mídia (e do Ernesto) sofria uma derrota). Uma vez derrotados na urna trataram de por em execução o plano B, que já era aventado mesmo antes da eleição, mover um processo de impeachment e caçar o mandato da presidente e a vontade da maioria da população expressa naquela eleição. Ou seja, o candidato derrotado e seus apoiadores simplesmente resolveram ignorar o resultado expresso nas urnas e as responsabilidades pela sua própria derrota, como acontece em qualquer país democrático do mundo, e optaram pela aventura do golpe. Simples assim Ernesto, até você consegue entender.
Ernesto,
não seguiu o conselho da Lenita?
Então leia novamente, que ainda não deu...
Pesevere, quem sabe um dia você chega lá.
Meu caro Maurício, se me permite um adendo! o tal de ernesto e caterva, simboliza bem o que disse joseph piltizer, o papa da comunicação, " Uma imprensa e ou mídia vil e corrupta, formará uma sociedade tão vil e corrupta quanto ela própria" e se me permite , mais um misivista que merece reflexão Malcon X, lider dos panteras negras , na década de setenta , nos EUA, dizia ele: " Se não tomarmos o devido cuidado com o que a imprensa/mídia publica, corremos o risco de odiar o OPRIMIDO e amar O OPRESSOR" Abraços.
Trouxinha adorador do pato amarelo , teu negócio é ler veja , comer alfafa e assistir Jornal Nacional. Tua análise política tem a seriedade do MiShell comprando sorvete Hagen-dazs !
Ernesto, olha só que maravilha essa atitude de um médico cheio de lógica...kkkkkk
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/medico-do-df-afirma-que-mulheres-apanham-porque-nao-respeitam-maridos/
Que ótimo exemplo para sua tese.
E eis que o babaca arremata com a prova cabal de sua idiotice. Agora o idiota, pra sustentar o seu argumento débil, quer contrapor a TV às "grandes redes" que ( segundo o idiota) atinge mais os "menos informados". Seria de rir, se não fosse de chorar a tragédia de um útero humano produzir uma espécime perfeita e acaba de uma Anta. A fato de vc viver ligado na Globonews, ou na CBN, ou na Jovem Pan, seu animal, não significa que vc está "imune" à influência da "grande rede" (seja lá o que vc quis dizer com isso). Ao contrário, vc está é mais exposto ao patogéno do coxismo. A dita classe "desinformada" ( criação do "brilhante" "sociologo" para definir o povo que não está exposto a essa masturbação diária que vcs definem como " informação da boa" -pausa pra gargalhada) neste caso, e precisamente por isso, passa a ter uma melhor perspectiva - pois calçada na realidade vivida. E me diz aí, seu asno, que princípios editorias segue a Globonews? Responda, vai. Me diga mais, seu bocó, eles são diferentes dos do JN? E os da CBN são diferentes? Diz pra mim, fala. Aliás, negue aqui para mim, seu jegue, se esses veículos e/ou noticiosos citados não pertencem às Organizações Globo? E, negue aqui, tbm o fato de eles serem feitos precipuamente para um tipo específico de brasileiro, aquele dos grandes centros urbanos. Ou vc já viu algum brasileiro do valente povo do sertão nordestino parar os seus "quefazeres" pra ir dar uma espiadinha na Cristiana Lobo? É lógico que ela fala é pra babacas como vc, vai negar isso, animal?
"O Brasil é um país em que a maioria da população tem baixa escolaridade e se informa basicamente pela TV ..." Foi a mestra Silvia quem disse (e está certa). E, sim, a GloboNews não é tão diferente do JN (quem disse que era?). Mas na TV comum o padrão é o sujeito ver o JN enquanto espera a novela. E no cabo você tem inúmeras opções, um dia vê um filme, outro um jogo, outro notícia. Mesmo que o cara veja notícia sempre e a "doutrinação" seja igual, você ainda precisa explicar porque ela só funciona com o público com mais cultura, mais acostumado a raciocinar e mais capaz de ter uma visão crítica, quando o bom-senso e todas as experiências indicam o contrário. É uma tremenda contradição.
Que padrão, animal? Agora deu a louça de querer inventar categorias? E caso esse padrão exista o que te faz ter tanta certeza que funciona assim? Ah, já sei. A convicção dos esquizofrênico s e dos idiotas. E precisa ser explicado o que mesmo, sua anta? Já foi dito. Excessiva exposição e masturbação dioturna ( eis aí o caldo, digo, o azeite de se fritar coxinha). E o que tem a ver o fato de o cabo dar opção de filme e/ou jogo? O cara permanece exposto do mesmo jeito. A não ser que o cara decida passar um ano inteiro vendo só jogo, ou decida nao mais ver telejornal. Ô seu arigó, mas é justamente o que a experiência brasileira mostra ( amparada em farta teoria), que esse pressuposto de + Cultura + raciocínio + maior crítica, ou está mal analisado ou é pura falácia. A constatação é bastante óbvia, menos pra idiotas feito vc: Todos são manipuláveis, ocorre apenas que somente alguns estão expostos (porque são o publico-alvo), já os demais estão imunes apenas por não estarem expostos. Simples assim. Como disse, qualquer idiota pode entender.
Quanto a quem vê mais TV, ok, esqueçamos o que a própria autora do artigo ressaltou e partamos do seu pressuposto: quase todos assistem TV por igual e mesmo quem vê de vez em quando é afetado pela "doutrinação" globalista. Ainda precisamos entender porque ela afeta mais um grupo que outro.
Uma explicação pode estar no receptor. Tanto o engenheiro e o programador que passam o dia raciocinando como o advogado e o empresário que vivem enfrentando adversários que querem enrolá-los chegam em casa esgotados e, com sua capacidade mental afetada pelo uso, ligam a TV e se tornam presa fácil dos manipuladores da Globo. Enquanto isso, tanto o estudante de sociologia que vive repetindo chavões como a faxineira que passou o dia ouvindo música sertaneja podem estar fisicamente cansados, mas estão com sua capacidade mental intacta graças ao pouco uso e não se deixam enganar quando o Bonner arqueia as sobrancelhas para lhe transmitir mensagens anti-petistas subliminares.
Outra explicação pode estar no transmissor. Podemos imaginar a cena: "Doutor Marinho, não está dando certo, não estamos conseguindo sugestionar o público mais ignorante", "Mas como?! Se é justamente esse pessoal que engole todas as m@rdas que nós fazemos sem questionar", "Não sei, doutor, não sei, mas nós só conseguimos controlar a mente dos mais espertos".
Uma variação desta hipótese é que o transmissor conseguiria sugestionar a todos, mas não quer: "Doutor Marinho, o senhor tem certeza que só quer afetar os coxinhas? Veja que nós somos acostumados a manipular a mente dos mais ignorantes, para nós isso seria até mais fácil", "Não discuta, só os coxinhas", "Mas, doutor, assim nós podemos perder a eleição, pois os mais ignorantes são maioria", "Não me interessa, meu interesse é só manipular os coxinhas, eles são o meu foco, o meu público-alvo, como diria o Salvador".
Perdeu a capacidade de argumentar e agora se atacou de "inventar" historinha? Tá querendo por acaso a cadeira do Merval ou do FH na ABL? Olha, com a mediocridade que anda imperando, nem duvido de depois das nulidades os idiotas terem assento lá, vai, se candidata. Aqui, seu asno, Globo foi usada como exemplo apenas, pela pujança que tem, mas vale para todos os tipos de plataformas de comunicacao que têm nas corporações de lobby (ABERT, ANJ, e quetais), a unidade de sua atuação. Quanto ao extrato a ser influenciado não importa mesmo se é a maioria ou uma minoria porque a final, aqui nessas terras precisa-se de maioria para chegar ao governo? Não, basta colocar uma minoria de brancos, ricos e idiotas (que nunca voaram no PT) em uma avenida qualquer e dizer " que famílias inteiras estão indo protestar contra o PT e contra a corrupção, e em apoio ao presidente da Câmara Eduardo Cunha".
E quanto ao extrato social mais suscetível de manipulação (vcs, brancos "ricos" é idiotas) não precisa de nenhuma trama maquiavélica pra elege-lo não. Basta usar a extrema desigualdade brasileira, pois afinal, quem vive do bolsa família, tem dinheiro pra assinar TV a cabo? E mais, o competentissimo mercado de TV tem interesse em oferecer pacotes ao agricultor do sertão nordestino, ou da selva aamazônica sendo que ele já dispõe de acesso gratuito à TV aberta? Vc é um acaba idiota, quer saber? VÁ PROCURAR UMA ROLA!
Coxinha analfabeto se achando letrado é assim mesmo, fala, fala, não diz nada e termina com o velho chavão: "gentalha, gentalha"...
ERNESTO É UMA OLAVETE BURRA!!!
ESSAS TEORIAS DE PANFLETEIRO DE FACEBOOK RETIRADAS DE VÍDEOS MOTIVACIONAIS DO ASTRÓLOGO OLAVO DE CARVALHO QUE SÓ FAZEM SENTIDO PARA ALGUÉM SEM O MÍNIMO CONHECIMENTO DE HISTÓRIA E GEOPOLÍTICA. CHEGA A DAR PENA DE VER ALGUÉM FALANDO ESSA QUANTIDADE DE ASNEIRAS BURRAS... MOSTRA QUE A PESSOA VIVE EM ISOLAMENTO TOTAL, SEM ACESSO A NINGUÉM QUE FALASSE A VERDADE DOS FATOS.
A bobagem começa pela analogia invertida, pois, não só pelo nome, nós sabemos quem no Brasil é mais próximo do PT nacional-socialista alemão[AÍ ESTÁ A TEORIA BURRA DO OLAVO DE CARVALHO QUE RELACIONA NAZISMO COM A ESQUERDA... TEORIA ESSA QUE JÁ FOI DESTRUÍDA INÚMERAS VEZES POR DEZENAS HISTORIADORES COM VÁRIAS EVIDÊNCIAS, SENDO A MAIOR DELAS O LIVRO ESCRITO PELO HITLER, QUE É UM TRATADO ANTI-SOCIALISTA E ANTI-MARXISTA. SEM FALAR QUE OS PRIMEIROS ELIMINADOS PELO NAZISMO FORAM OS SOCIALISTAS, TIVERAM LIVROS QUEIMADOS E DURANTE A 2 GUERRA MUNDIAL QUEM LUTOU E DERROTOU O NAZISMO FOI A PRÓPRIA URSS! MAS OS IDIOTAS USAM ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE O NOME DO PARTIDO... MESMO QUE O PRÓPRIO HITLER FALASSE O OPOSTO!], quem admira ditaduras assassinas[OS ADMIRADORES DA DITADURA NO BRASIL SÃO OLAVO DE CARVALHO, BOLSONARO... E MARCHAM JUNTO COM O PSDB E OUTROS BANDIDOS QUE VOCÊ TANTO DEFENDE AQUI] e o bolivariano Socialismo do Século XXI[MAIS UMA BURRICE TÍPICA DAS OLAVETES... FALAM NO BOLIVARIANISMO E NO FORRÓ DE SP COMO SE FOSSEM A MAIOR AMEAÇA DO UNIVERSO... SÓ GENTE MUITO BURRA LEVARIA ISSO A SÉRIO], quem tentou governar com sovietes[OS RUSSOS... QUEM ACREDITOU QUE A RÚSSIA TEM ALGUM INTERESSE NO BRASIL??? OLAVETES BURRAS!!!] e censurar a imprensa[CENSURAR A IMPRENSA COM AS MESMAS LEIS DE IMPRENSA QUE VIGORAM NA INGLATERRA, NOS USA, CANADÁ... BASICAMENTE EM TODO LUGAR CIVILIZADO... OU VOCÊ ACHA COMUM 5 FAMÍLIAS CONTROLAREM TODA INFORMAÇÃO DE UM PAÍS DE 200 MILHÕES??? QUEM CENSURA A IMPRENSA NO BRASIL É A GLOBO QUE ESCONDE O DEPOIMENTO DE AÉCIO E OS 23 MILHÕES DE SERRA], quem lançou listas de jornalistas inimigos[A VEJA. RODRIGO CONSTANTINO... MAS NENHUM DELES CHEGOU AO CÚMULO DO QUE FEZ AÉCIO NEVES: MANDOU PRENDER O JORNALISTA QUE ACHOU PROVAS DAS 3 OVERDOSES DE AÉCIO... MANDOU PERSEGUIR 66 TUITEIROS... SERRA DESPEDIU JORNALISTA QUE FEZ PERGUNTA QUE ELE NÃO GOSTOU... SÓ ALGUNS EXEMPLOS...] e forçou demissões de caseiros, bancários e zeladores, quem tem um führer idolatrado como um semideus[O PSDB TEM SEUS MEMBROS BLINDADOS E COLOCADOS ACIMA DAS LEIS BRASILEIRAS... NÃO CONHEÇO OUTRO PARTIDO COM TANTOS BANDIDOS COM CRIMES 100% COMPROVADOS QUE NÃO SÃO INVESTIGADOS... O PT OBVIAMENTE SÃO OS MAIS PERSEGUIDOS, ISSO SIM... SÓ UM DÉBIL MENTAL NÃO PERCEBE ISSO], etc, etc[USO DE "ETC" DEMONSTRANDO FIM DOS EXEMPLOS... COMO SE FOSSE CAPAZ DE CONTINUAR... TÁTICAS INFANTIS QUE CHEGAM A DAR PENA]. Sabemos também que durante algum tempo esse sujeito e seu movimento enganaram grande parte da população de modo similar à turma do Adolf[NINGUÉM FOI ENGANADO... OS INDICADORES SÓCIO-ECONÔMICOS DO GOVERNO LULA FORAM EXPOSTOS PARA A POPULAÇÃO DE MANEIRA CLARA, DIFERENTE DOS INDICADORES DE FHC, POR EXEMPLO, QUE ATÉ O PSDB ESCONDE... E VOCÊ TAMBÉM TEM VERGONHA DE MOSTRAR... MAS SE VOCÊ SOUBER DOS NÚMEROS RUINS DO GOVERNO LULA QUE ENGANARAM A POPULAÇÃO... POR FAVOR... COLOQUE-OS AQUI!!! ESTOU ESPERANDO HÁ MESES... VOCÊ NUNCA COLOCOU NADA!!!]. Mas a autora, no melhor estilo orwelliano, tenta vender tudo exatamente ao contrário. [ENTÃO COLOQUE O CERTO AQUI... PQ VOCÊ NUNCA TROUXE NENHUM DADO SÓCIO-ECONÔMICO PARA O POST????
]
O mesmo ocorre na questão da imprensa. Numa época em muitos têm acesso a todo tipo de informação pela Internet e TV a cabo, a possível influência das grandes redes se manifesta com muito mais força entre a população mais humilde e desinformada[NOS INFORME ENTÃO ERNESTO... COLOQUE AQUI ESSES SEUS DADOS... PQ ESCONDE TANTO DA GENTE??? ESTOU ESPERANDO... ONDE ESTÃO OS TAIS NÚMEROS QUE A POPULAÇÃO NÃO SABE????]. E é nessa faixa, ao contrário do raciocínio da autora, que se concentram os apoiadores do führer caboclo. Só para dar um exemplo, quase 80% dos recebedores de Bolsa Família votou na turma dele[SE ESSE TIPO DE RACIOCÍNIO BURRO FUNCIONAR... O QUE VOCÊ ESTÁ AFIRMANDO QUE AGORA 80% VAI VOTAR NO TEMER PQ O BOLSA FAMÍLIA É FEDERAL??? MAS VOCÊ NÃO FALAVA ERRONEAMENTE QUE O BOLSA FAMÍLIA É INVENÇÃO DE FHC??? VOCÊ É MUITO CONTRADITÓRIO E BURRO!!! NADA DO QUE FALA FAZ SENTIDO... TUDO É QUESTIONÁVEL], em grande por serem “informados” que os adversários retirariam seu benefício se vencessem[MAS O PSDB NÃO PASSOU DÉCADAS FALANDO QUE O BOLSA FAMÍLIA ERA COMPRA DE VOTOS, BOLSA ESMOLA, ETC??? SE ALGUÉM TEM CULPA DISSO... É PRÓPRIO PSDB QUE SEMPRE CRITICOU O PROGRAMA E NAS ELEIÇÕES PASSOU A TRATA-LO COMO ALGO POSITIVO... VC É MUUUUITO BURRO ERNESTO!!! DÁ PENA... VOCÊ FOI TOTALMENTE ENGANADO E FICA AQUI REPETINDO AS ASNEIRAS]. Conforme aumenta a educação e a renda, a situação se inverte[ADMITIU QUE AUMENTOU A EDUCAÇÃO E A RENDA... PARABÉNS!!! ISSO NUNCA ACONTECEU COM FHC!!!] e os partidários do sujeito que quebrou o país[HAHAHAHAHAH SÓ PODE ESTAR FALANDO DE FHC QUE QUEBROU O PAÍS 3 VEZES... LULA NUNCA QUEBROU O PAÍS... MUITO PELO CONTRÁRIO... MELHOROU TODOS OS INDICADORES ECONÔMICOS.] se concentram em algumas áreas das “humanas” onde hoje é mais necessário repetir alguns chavões políticos do que realmente pensar. Quando você vai para engenharia[EU SOU ENGENHEIRO], medicina ou outros setores que exigem mais raciocínio lógico e capacidade intelectual, o apoio a essa grupelho tacanho despenca[O APOIO VAI PARA QUEM??? PRO MINEIRINHO??? PARA O CARECA??? PARA O SANTO??? PARA OLAVO DE CARVALHO??? BOLSOMITO???? HAHAHAHAHAHAHHA ]. Se for para o empresariado em geral, onde é indispensável ter uma boa noção da realidade para sobreviver[LOGO SE VÊ COMO O PATO DA FIESP TEVE FACILIDADE EM ENGANAR DEZENAS DE PSEUDO-EMPRESÁRIOS ENQUANTO DEVIA MILHÕES AOS COFRES E AINDA TINHA O NOME NA PLANILHA... TROUXA!!!], despenca ainda mais (à exceção, claro, dos que montaram esquemas para dividir o butim com o partido da corrupção)[UÉ... MAS O MAIOR ESQUEMA ATÉ AGORA NÃO ENVOLVEU OS PARTIDOS EXATAMENTE QUE VOCÊ DEFENDE????TEMER, AÉCIO, SERRA, CUNHA... ACHO QUE VOCÊ SE ESQUECE QUE DEFENDE ESSAS PESSOAS AQUI... SÃO ELAS OS MAIORES ENVOLVIDOS PELAS PLANILHAS E DELAÇÕES].
Por fim, para mostrar que eu não exagerei ao citar a degradação das “humanas”, a professora de jornalismo retoma o argumento infantil do “pobre no aeroporto”[COLOQUE AQUI ENTÃO OS SEUS DADOS E ARGUMENTOS... PQ NOS PRIVA TANTO DESSES DADOS???]. É tão idiota que não dá nem para ficar brabo[SE FICAR BRABO VC APANHA!!! TA ACHANDO O QUE??? ESQUECEU QUE EU VENHO AQUI TE ENRABAR TODO DIA??? FICA BRABINHA PRA VER SE A CHINELA NÃO CANTA!!! ]. Na verdade eu até fico satisfeito ao ver os fiéis do “pobre retirante” se apegarem a isso, pois revela que eles não entenderam nada do que aconteceu e está acontecendo. E quanto menos entenderem, menor o risco de vermos nosso país regredir nas mãos dessa gente asquerosa de novo.
MAIS UM POST PARA VOCÊ LER E SE CALAR!!! ATÉ HOJE EU DESMONTEI 100% DE TUDO QUE VOCÊ FALOU!!!
UMA OLAVETE BURRA COMO VOCÊ TEM QUE SE CALAR MESMO!!! COM ESSES ARGUMENTOS NÃO SE SUSTENTA EM UMA DISCUSSÃO!!!
Como esperar algo diferente com essa mídia que está ai. Ao invés de proporcionar uma visão crítica e se manter com a vendagem e propagandas para a iniciativa privada, atua como um partido políticos de extrema direita em busca apenas dos recursos estatais.
Ernesto, você é um débil mental por opção! PARABÉNS!
Texto muito bom! A ilustração é primorosa; de quem é a ilustração? Meus parabéns para a professora e para o(a) ilustrador(a). Teremos de lutar muito em 2017 para esclarecer esses midiotas.
Paula Lins,
por favor, tire a crase "à deus".
Não há crase diante de palavras masculinas.
E não me venha dizer que é uma locução.
Paula Lins é um fake que bota um nome de mulher para evitar porradas demais em razão de sua ignorância e paralisia cerebral.
"É exatamente o que penso sobre o socialismo/comunismo! Que coisa, hein!!!"
-
Se essa é para rir, Zanchetta, é muito boa. Afinal, estamos prestes a terminar um ano tétrico na história da nossa nação e dar umas boas risadas vai nos ajudar a adentrar no próximo, que pouco promete.
-
De outra parte, a palavra "penso" está colocada totalmente fora de contexto na tua frase. O verbo pensar, de há muito tempo - e o texto da professora explica bem isso - está em desuso pela coxinhada/trouxaiada, time do qual você, gozosa e fagueiramente faz parte.
-
Já vai um bom tempo, desde que começou a nutrir ódio visceral contra o PT, que coxinha/trouxinha não pensa; apenas engole o que vem mastigadinho da Globo, Band, Veja, Exame, Folha, RBS, ZH, enfim, do PIG em geral, e passa a acreditar, piamente, que seja a verdade em todo o seu esplendor.
-
Espero que, em 2017, você, Zanchetta, e o restante da coxinhada/trouxaiada, recuperem, um pouco que seja, da capacidade de pensar, para que tenhamos algum espaço para o necessário diálogo. Afinal, sem diálogo não iremos a lugar algum.
é incrível como essa gente odeia tanto alguns programas sociais como bolsa família ,mas batem palmas bovinas , quando vêem bilhões jorrarem pelo esgoto nas mãos sujas das megacorporacoes ou pro agronegócio ,banqueiros ,multinacionais ,toneladas de dinheiro público para a grande mídia ,enfim porque não se revoltam os de verde amarelo e vão às ruas xingar e esbravejar contra temer e sua quadrilia tentando despejar mais de 100 bilhões nas teles que prestam o pior serviço do mundo o mais caro sem falar no escândalo das privatizações .
se é verdade que à medida que a educação avança melhora a visão política,então porque odeiam aquele que mesmo tido como analfabeto ,foi quem mais investiu em educação ?
se é verdade que as humanas não abrem os olhos e que quando se avança em direção às exatas existe mais conhecimento e os empresários seriam o ideal de inteligência ,porque os maiores empresários deste país estão na cadeia ? e porque os engenheiros foram todos destruídos ,veja carta publicada pelo clube de engenharia e estamos vendo a destruição das maiores empresas do Brasil ?
será que inteligente destruir uma gigante petrolífera e depois entrega la de graça aos concorrentes estrangeiros ,tudo isso feito por pessoas muito cultas e de áreas de exatas ?