Como transformar problemas no “fim do mundo”. Ou comando em submissão

Não há – e tudo parece demonstrar que não poderia haver – qualquer acusação de desonestidade contra a presidente da Petrobras, cuja cabeça está sendo exigida pelo mídia-mercado, com a ajuda da direita mais histérica.

Não se lhe aponta, também, nenhuma incompetência técnico-gerencial na condução da companhia, cujos problemas nem seus mais ferrenhos inimigos colocaram além dos fatos de ter de conduzir um imenso programa de investimentos de longa maturação e de ter de suportar algo que já não existe: um descompasso entre os preços externos do petróleo e os cobrados internamente por seus derivados.

As denúncias contra ela limitam-se a um “ela sabia”, agora calcado numa funcionária que atuou por anos como braço operacional do “ladrão de carreira” Paulo Roberto Costa  e que está, há dois anos, sendo ela própria objeto de investigação, como fica claro na nota expedida pela empresa.

Mas, sem ter roubado um tostão ou cometido qualquer ato desastroso, Graça Foster está sendo imolada em papel jornal.

A razão, claro, é política.

Aquilo, aliás, a que Graça Foster sempre se negou a fazer na empresa e por isso, injustamente, pague o preço de não compreender que é a Petrobras é, desde o seu nascimento, inseparável da luta política pela soberania nacional.

Ontem, apontei  – ou melhor, transmiti o que O Globo apontou – como os objetivos políticos desta operação.

Não se quer “um técnico” na direção da empresa.

Quer-se um “mercadista”, que transforme o processo de retração circunstancial que a conjuntura – queda de mais de 40% no preço internacional do petróleo – impõe ao ritmo de investimento da empresa em retração permanente de sua participação na exploração do petróleo  brasileiro.

Há uma crise mundial aguda e artificial no setor petroleiro (ajudada pela subvenção americana à extração de shale gas), que pode ser vista no gráfico que coloquei no alto do post, onde incluí também a Vale, que está sofrendo com a redução dos preços do minério de ferro.

Claro que a queda da Petrobras (e da Gazprom, que é da Rússia) sofrem desvalorização adicional,por estarem fora do “clube dos ricos” e, ambas, submetidas a intensa pressão política.

É esta a equação que Dilma Roussef tem de enfrentar.

Devolver à Petrobras as condições políticas de enfrentar tanto à crise externa quanto à sabotagem interna.

Mas não fazer da mudança um ato de fraqueza.

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • Está na hora de voltarmos ao slogan "O petróleo é nosso", agora acrescentando "e o pré-sal também".
    josé maria

  • Acho que nesse Natal darei uma ação da Petrobrás para um amigo. É possível comprar uma ação só? Pode ser uma pergunta tola porque nunca comprei uma ação na vida.Qual o mínimo que podemos comprar? Se a Internet foi capaz de levantar dinheiro para nossos injustiçados do Mentirão em tão pouco tempo, por que não poderia ajudar na compra de ações? Uma ação que vai reverter para nós. Não será possível? Ou será muito possível?

    • Maria Rita,
      E possivel sim mas voce vai pagar mais de taxas do que na acao propria.
      Alem disso voce precisa abrir uma conta em uma corretora ou comprar em qualquer banco (Recomendo CEF, taxas de administracao menores) um fundo FIA Petrobras.

      Pessoal, se realmente a Petrobras esta solida (eu acredito)essa e uma oportunidade de ouro para guardar para a aposentadoria ou outro plano de longo prazo.

      Estou comprando 5000 acoes ate sexta e vou guardar para a faculdade das criancas.

      Abs

      • O lote mínimo é de 100 ações não da pra commprar menos.

        Eu já comprei as minhas.

      • Valeu a dica.
        Precisa ter conta na CEF?
        Consigo comprar na Banco do Brasil?
        Há um tipo de ação mais adequada para quem é conservador e pensa apenas em longo prazo?

        • Fui até a CEF e sei que você pode ter um fundo investimento começando com R$ 1.000,00. Como tenho uma conta poupança acredito que com essa conta seja possível investir na Petrobrás.

  • Fernando,
    Você sabe bem o que aconteceu: pediram Mantega e deu-se Mantega, pediram juros e deu-se juros. Agora pediram Graça Foster.
    Se conseguirem Graça Foster, o que vão pedir adiante.
    Sei dos grandes problemas políticos para se manter a atual diretoria da Petrobras. Mas será que compensa tirar de lá uma técnica competente e segura quanto à condução da empresa em tempos de Pré-Sal?
    A Globo e seus sicários verbais e venais irão sossegar com a cabeça de Graça Foster. Ou os sardenbergs e leitões continuarão a pedir sangue?
    Já passou da hora de termos políticos de verdade no PT, que possam dar respaldo e exigir respeito à presidenta eleita pela maioria do povo brasileiro.
    Não aguentamos mais esses verdadeiros bundas-moles detentores de mandatos pelo PT.
    É lógico que temos que usar de inteligência, mas se guerra querem, guerra devem ter.
    Cadê o troco nas tribunas do congresso às diversas acusações diárias da mídia porca? Ou nossos adversários são os santinhos inimputáveis apregoados pela podridão escrita?
    Chega de silêncio e subserviência.
    Se não querem ficar mal com a imprensa que sigam para PMDB, PP, SDD ou qualquer outra sigla sanguessuga.
    A paciência está se esgotando.

    • E por falar nisso... a Veja já foi notificada judicialmente pelos advogados de Dilma e Lula??? Nada né??

    • Tenho certeza que não vão se contentar com quantas cabeças Dilma entregar. Já vimos isso no 1º mandato, logo no início, quando qq tapioca foi motivo de demissão de ministros. Mesmo que tenha servido (duvido) para mostrar que Dilma não compactuaria com mal feitos, o tiroteio continua até hoje. Essa manobra atinge a Petrobrás, mas visa a Rússia, está sendo dirigida pelos de sempre (os daqui só vão mesmo é tomar cafezinho na embaixada e receber os elogios - isso é medo de ser processada - dos patrões, pelo trabalho sujo e receber novas ordens). Tomara que Dilma perceba isso e não fique dando tudo que o "mercado" quer.

      • Elogios e cafezinho em Embaixada Americana para essa quadrilha de tucanos é pouco! Quem sabe um adicional na Feira do Paraguai da direita chamada Miami?

    • Claudio, excelente o seu comentário!
      " pediram Mantega e deu-se Mantega, pediram juros e deu-se juros. Agora pediram Graça Foster.
      Se conseguirem Graça Foster, o que vão pedir adiante."
      É o meu sentimento também.. é MUUUITA concessão pros derrotados.. Tá desanimando isso!

  • Para além do exposto e da "...A razão, claro, é política.(...)",
    creio que não basta a competência técnica , honestidade , etc...
    Passou da hora de se fazer muita comunicação . Em claro e bom som.
    Se a razão é politica , por que a Dilma se recusa em fazê-la ?

  • Dilma, que leu a biografia do Getúlio, sabe que eles não vão parar. Mas deveria saber que o jogo de xadrez silencioso, tem momentos que não é o suficiente pra enfrentar a banca. Espero que ela saiba disto e que esteja bem assessorada também. Pelo nosso bem e todo o nosso amado Brasil.

  • A Arábia Saudita, controlada pelos americanos, reduziu propositalmente o preço do barril do petróleo para atingir países como o Brasil, Russia, Irã e Venezuela. Estes países tem a commoditie, como base de seu desenvolvimento. É um ataque contra o BRICS. É um ataque para defender o dólar, cujo principal concorrente é o petróleo. Os americanos imprimem dólares enquanto o BRICS extrai petróleo. É essa é a nova guerra fria que estamos vivendo e a principal arma é a mídia. Bem vindos ao século 21. - See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/12/16/petrobras-sitiada-governo-calado/#sthash.JHZm3ju3.dpuf

    • O petróleo é uma commodity, o preço é definido pelo mercado e não por um país. Desde quando petróleo é concorrente de dólar? Essa paranóia esquerdista está indo longe demais...

      • mercado não é oferta e demanda? logo, um país produtor que pode alterar oferta, pode tb influenciar o preço. nunca ouviu falar em opep?

  • "uma imprensa contra o brasil"; esse deveria ser o lema adotado por todos os veiculos da grande imprensa no pais: acho que não existe paralelo no mundo de seus grandes veiculos de informação defenderem os interesses de empresas estrangeiras em detrimento das empresas nacionais; os responsaveis por essas empresas de comunicação podem ser classificados como traidores da patria.

  • Brito, dias atrás estava vendo um programa de economia que tratava sobre essa queda generalizada do petróleo e comentavam que os maiores produtores da Arábia não demostravam interesse em brigar por aumento no preço. A explicação que estavam dando é que os grandes produtores estavam querendo tornar a operação do shale gas inviável, fazendo que o custo do oil seja muito menor que a extração do xisto.

  • Após fundo do poço convenientemente direcionado,as ações da Petrobrás estão agora em alta.São os Fundos Abutres faturando dos pequenos investidores que foram na onde e se desfizeram dos papéis.Terão ganhos bilionários...

  • É isso aí meu camarada. Eis a deficiência da G. Foster e equipe....A Petrobras precisa no seu comando estratégico de pessoas com política na cabeça!..

Related Post