Manchete de o Globo:
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) e do senador Romero Jucá (PMDB-RR). A informação é de um interlocutor de ministros do STF. Renan, Sarney e Jucá foram flagrados tramando contra a Operação Lava-Jato em conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Os pedidos de prisão já estão com o ministro Teori Zavascki, do STF, há pelo menos uma semana.
Janot também pediu o afastamento de Renan da presidência do Senado, usando argumentos similares aos empregados no pedido de destituição de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) da presidência da Câmara e do mandato de deputado federal, o que acabou sendo atendido pelo STF.
Os indícios de conspiração, captados nas gravações e reforçados pelas delações de Sérgio Machado e de seu filho Expedito Machado, são considerados por investigadores mais graves que as provas que levaram Delcídio Amaral à prisão, em novembro do ano passado, e à perda do mandato, em maio. De acordo com a fonte, Delcídio tentou manipular uma delação, a do ex-diretor de Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, enquanto Renan, Sarney e Jucá planejavam derrubar toda a Lava-Jato.
Para essa pessoa com acesso às investigações, não há dúvida de que, se a trama não fosse documentada pelas gravações de Sérgio Machado, a legislação seria modificada de acordo com o interesse dos investigados. Renan, Jucá e Sarney estão entre os políticos mais influentes do Congresso. Sarney, mesmo sem mandato, controla bancadas na Câmara e no Senado. Ele teria tido, inclusive, papel decisivo no processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff. Jucá, logo depois que Michel Temer assumiu interinamente a presidência da República, foi alçado ao cargo de ministro do Planejamento, mas caiu após a divulgação das escutas.
O ministro Teori Zavascki não pode, como ocorreu no caso de Cunha, esticar por meses uma decisão tão séria, que muda todos os rumos da república.
Não pode, como fez no caso de Cunha, deixar que uma presidente eleita pelo voto popular tenha seu afastamento definitivo decidido por um Senado debaixo de tamanhas suspeitas.
Diante de sua própria degola, que justiça pode haver em cortarem a cabeça de uma mulher eleita, na esperança de que se livrem da própria condenação.
Não há sigilo de Justiça que possa tornar legítimo esconder do povo brasileiro o que está havendo.
Fazer segredo de algo tão grave, na situação em que o país vive, é tornar-se cúmplice de uma conspiração.
View Comments (30)
Se alguém tem alguma dúvida da ligação do stf com o golpe, poderá tirar suas conclusões agora.
Eu discordo dessas coisas. Não sei onde vamos parar. Não pode um poder sobrepujar todos os outros como está acontecendo no país. Entendo que deve haver um limite. Já passou da conta há muito tempo. E os indivíduos mencionados por eles? O que acontecerá com eles?
Não pode um poder se sobrepor...?
A cia pode.
A República está de quatro. Por quatro. Pra quatro. Sei lá, tanto faz. A casa sacudiu, balançou, tremeu. O golpe e insustentável. Só cego não vê. Deu pra bolinha. Ou Dilma ou eleições já. Temer jamais.
Agora era a hora de Jânio estar por aí ou emprestar a sua vassoura para varrermos de Brasília os assaltantes da Pátria amada, idolatrada, Salve, Salve.
O Teori foi bastante rápido para prender o Delcídio, e por muito menos, quando comparado ao caso do Jucá.
Se aceitar a prisão dos três, vai haver forte pressão para que outros também sejam presos. Seria a verdadeira caças às bruxas, não sobrando quase nenhum parlamentar em Brasília, concretizando a profecia do Machado.
O governo Temer acabaria de acabar se fossem presos os três, até porque daí sairiam muitas delações - ninguém vai aceitar o sacrifício em favor do interino, principalmente o Jucá, depois de tanto esforço para promover o golpe.
Tudo leva a crer que o Teori não vai aceitar as prisões, mas pode, como no caso do Cunha, afastar o Renan e o Jucá do Senado.
O que é estranho ainda não ter aparecido nenhuma delação contra o Temer - por que o STF estaria ocultando as falas contra o interino?
É responsabilidade do Judiciário resolver, prender os culpados, concluir as investigações o quanto antes, pois o país não aguenta o atual clima de suspense.
Já foi pago um preço muito alto por conta da Lava Jato.
Por mais terrível que seja esta quadra que estamos a viver, há algo de extraordinário a acontecer: O AUMENTO DA CONSCIÊNCIA POLITICA DO POVO BRASILEIRO.
Zavascki o "lento"
Dilma a nossa presidente Guerreira profetizou : Não ficará pedra sobre pedra.
Curte ai quem acha a presidenta Dilma uma guerreira e uma profeta.
O Delcídio insinuou que teria trânsito fácil com alguns ministros do STF, e que poderia conversar com alguns deles a respeito da situação de Cerveró, por isso acabou sendo preso. Entretanto, suas alegações de tráfico de influência não foram apuradas. Jucá foi além e disse que o acordo com o STF já teria sido feito. Ora, alguém fez qualquer movimento de apurar o suposto acordo? Quem são esses ministros? O risco é Jucá falar.
Exatamente Gilberto. O risco é Juca falar.
Por isto não foi preso nem importunado pela STF. Mais que isto, o jagunço-ministro (segundo JB) foi alem, o absolveu antes de qualquer procedimento legal. Se o Jucá falar começa o inferno astral de do jagunço à serviço do capitão do mato (FHC). E se o Cunha falar fecha o caixão.
Respondendo à indagação de Fernando Britto. Não votarão o impeachment da cadeia. O golpe ainda precisa deles. Para quem demporou mais de quatro meses para despachar a liminar suspendendo cunha continuar na sanha golpista é imprescindível mantê-los soltos até completarem o serviço.
A tal de ¨exclusividade¨ da rede golpe com notícias em ¨segredos de justiça¨ parece estar voltando no governo temerário. Notaram?
1, 2, 3... aguardando os PATETAS ESTATIZADOS DO TEMER virem defender este governo golpista.