O professor Julio Cesar de Melo e Sousa, que gerações conhecem como Malba Tahan, conta que Beremiz Samir, O Homem que Calculava, recebeu de um califa o desafio de ensinar matemática a uma mulher, proeza considerável naqueles séculos e hábitos onde a mulher era enclausurada.
Na sua primeira aula – naturalmente dada por detrás de uma cortina, como convinha ao recato de tal mulher, Telassim, filha do poeta filha do poderoso Iezid-Abul-Hamid, Beremiz deu sua primeira lição, resumida numa frase:
-Medir, senhora, é comparar.
Medir, avaliar, julgar são isso, essencialmente.
Comparar.
É por isso que o PSDB, depois de ter conseguido que a ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral, suspendesse a inserção do PT em que se comparava a situação do Brasil de hoje foi ao TSE, de novo, pedir que se suspendesse uma mensagem publicitária da Petrobras, onde, segundo os tucanos havia “implícita e direta intenção de incutir no eleitor que, durante a gestão da atual presidente e de seu antecessor, ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, houve, em comparação com o governo anterior, do presidente Fernando Henrique Cardoso, um grande crescimento da empresa”
O comercial é um dos desta série, que reproduzo abaixo.
Desta vez, o TSE não foi na conversa tucana.
Mas ficamos querendo saber que argumento para o pedido de censura.
Será que os gráficos mostrados no comercial não denotam um grande crescimento da empresa?
Será que o PSDB quer impedir que um empresa mostre quanto sua produção cresceu em um certo período?
Será que o PSDB não quer que os brasileiros, donos da Petrobras, saibam destes dados e possam comparar, medir, julgar, avaliar?
Ou será que o PSDB não quer que se divulguem outras informações que permitam comparar o desempenho da Petrobras?
Por exemplo, a informação levantada pelo geólogo Roberto Schiffer de Souza de que a taxa de sucesso mundial das petroleiras em poços marítimos é de 12%, ou seja, para cada 8 poços perfurados somente em um se encontram reservas de petróleo, mas que, ano passado, na Petrobras, foi de 75%, isto é, se acho petróleo em três de cada quatro poços perfurados?
Que, num total de 76 perfurações (45 em terra e 31 no mar), 57 foram bem sucedidas?
E que, no caso dos poços mais profundos (e caros) do pré-sal esta taxa foi de 100% e todos os 14 poços escavados encontraram petróleo?
Ninguém está dizendo que a Petrobras era ruim, até porque não era e nunca foi.
Em 2003, a taxa de sucesso era de 40%, o que ainda era maior do que a das demais grandes petroleiras, que variavam de 15 a 30% de bons resultados, como admite (claro, lá no final da matéria) a Folha de S. Paulo.
Mas 75% é um recorde fantástico.
Ou será que o PSDB não quer que os brasileiros saibam que a Petrobras é tão ou mais eficiente que as grandes empresas de petróleo do mundo e, assim, achem melhor se livrar dela?
View Comments (27)
Fernando, comparando o site da ANA, ultimamente esta indo menos de 1 Bi de litros por dia, isso é racionamento já, ou estão computando o bombeamento de forma diferente ?
http://arquivos.ana.gov.br/saladesituacao/BoletinsDiarios/DivulgacaoSiteSabesp_27-5-2014.pdf
Que interessante este relatório, veja que reservatório segue secando, no índice anterior ele esta com 6,4% no sistema equivalente e 6,8% com o Paiva Castro. Considerando o volume morto, os índices são 21,2% e 21,4% respectivamente.
é hora de ir direto ao ponto :
O PSDB ESTÁ CRIANDO A CENSURA DA PROPAGANDA POLÍTICA!
JÁ TEMOS A CENSURA DA NOTÍCIA POLÍTICA DEVIDAMENTE PRATICADA PELA "IMPRENSA OFICIAL " DO PIG.
CHEGA DE CONVERSA MOLE....
É continuar martelando os feitos do governo,e comparando a porcaria do PSDB e oposição,estou gostando das propagandas na tevê aberta e fechada,não só da petrobrás,como MINHA CASA,as OBRAS de MOBILIDADE,em S.P,que tem dinheiro federal,eles estão possessos,com as propagandas,só queria saber,se estão também na globosta,pois não assisto a porcaria.
Quem já viveu o brasil sem Petrobras como eu avalia bem o que é isto. Infelizmente somos poucos e velhos. Só podemos deixar um alerta, foi terrível.
A sorte é que dessa vez o pedido não caiu nas mãos da Laurita. Se caísse, não sei não...
Bater no Aércio Never vai ser igual bater em bêbado!
Pasadena deu a entrada do Brasil no mercado Norte -Americano e possibilitou knowrow em refinamento que nós não tínhamos. o resto é conta de padaria. Mas nem de padaria os tucanos entendem, se tivessem que administrar, vendiam a padaria como um buteco de bêbados.
Fernando, gostaria que você abordasse a estrategia atual do Dudu, de bater somente na Dilma, e não no Lula... não vejo com bons olhos isso.
com o Arrocho Neves, ganhamos em um possível segundo turno, mas com o DUDU fico receoso.
Abraco
Alguém duvida que estamos em "Plena Ditadura Mediática", imposta pela Globo com o PSDB, via Judiciário? Vai aí uma humilde sugestão ao Poder Executivo: Divulguem os Gastos com o Poder Judiciário Brasileiro, suas mordomias, seus prédios luxuosos à moda Dubai, seus stafs, suas diárias,suas viagens (principalmente do STF) enfim quanto custa para atrasar o próprio País, uma justiça emperrada, cara, ineficiente, seletiva, elitizada e corporativista. Divulguem estes dados, e depois façam uma pesquisa de opinião para ver o que o Brasileiro acha de seu "poder judiciário"!!! Tenho certeza que descobriremos porque falta dinheiro para melhores hospitais, segurança e educação!!!
Alô Gulherme Zanetti:
A comparação não tem NADA a ver com o preço do petróleo !!
Muito menos com o valor da moeda !!
Tijolaço deveria ser revista semanal ja , acorda fernano e miguel.
Uma revista ou um jornal, que fizesse o papel de ombudsman da imprensa, de observatório da mídia, mostrando as manipulações, as distorções, a politicagem, seria excelente. Serviria principalmente para o público que prefere ler jornal impresso em vez de ler na internet mas não quer ler os jornais da oposição golpista. Parece que o governo isenta os jornais de alguns impostos. Por que será que é tão difícil = impossível = termos no Brasil jornais independentes do PIG?