O distinto leitor e a apreciadíssima leitora certamente está vendo a pauleira que se abateu há mais de um ano sobre a Petrobras, não é?
O preço das ações despencou, o valor de mercado desabou e até a falência da empresa andaram sugerindo.
Tudo jogada.
Este modestíssimo blog, que não tem dinheiro para comprar nem ação do botequim do seu Manoel, vem dizendo o óbvio: a Petrobras está tendo lucros menores, resultados mais modestos e pagando dividendos mais baixos porque está investindo uma fortuna para explorar o pré-sal com soberania para o Brasil.
Hoje, uma imensa matéria da agência Reuters, especializada em jornalismo econômico, publica uma matéria com os comentários do mercado de que 2014 “será o ano da virada para a Petrobras”.
“O ponto de virada para as ações pode ocorrer a partir do segundo semestre, assim que ficar mais claro o aumento de produção, estimado entre 5 e 6,5 por cento neste ano por analistas de mercado e especialistas da indústria petrolífera ouvidos pela Reuters.”
Ué, descobriram agora? Isso está nos relatórios da empresa há pelo menos três anos, que em 2014 entravam em funcionamento muitos – e está longe de ser tudo – dos sistemas de produção do pré-sal, aquele mesmo pré-sal que o Wall Street Journal dizia “ter sucumbido á realidade” a aos poços secos que um quinta coluna dizia estarem sendo perfurados.
Um volume médio de produção crescendo 6,5% em todo o ano significa aquilo que dissemos aqui: um aumento superior a 20% se comparado de ponta a ponta do ano, porque estes aumentos são cumulativos e progressivos.
Muita gente boa se desfez – e vai continuar se desfazendo – de seus papéis da Petrobras. Seja porque deu ouvidos à urubuzice, seja porque não tem bala na agulha para segurar uma carteira desvalorizada se precisa de liquidez.
E você pensa que essa gente sequer se justifica de ter ficado tocando a marcha fúnebre? Que nada, ganham dinheiro remando para trás e andando paara a frente…
Os “especialistas” de mercado são bichos que fazem muito barulho para distrair as presas, mas só abrem o bico com vontade quando é para engoli-las.
View Comments (8)
Volta e meia escuto um repetidor de asneira, dizer que a Petrobras, vai quebrar. Basta olhar pra cara do sujeito e sentir pena. E anta mesmo!
Normalmente são os mesmo que saíram vendendo tudo que tinha de companhias elétricas durante os boatos de racionamento ano passado. Eles perdem dinheiro, mas não aprendem...
Quando começam com essa ladainha, eu digo para me avisarem quando for vender, que eu compro tudo!
Seria muito bom se a União comprasse o quanto pudesse das ações da Petrobras agora. Para aumentar sua participação na empresa e para desmascarar jogos de bolsa que não são negócios, são pura política.
o problema eh que a Uniao esta sem dinheiro para fazer isso ...
Tenho ações da Petrobras compradas com FGTS. A corretora já me assediou diversas vezes para eu me desfazer das ações. Não vendo nem a pau.
Se eles compram, são inteligentes.
Se nos vendemos, somos idiotas.
Se não vendemos somos Brilhantes feito o óleo.
Tenho ações da Petrobrás compradas com FGTS. Passei muita raiva nos últimos três anos e estou feliz de saber que não perderei os meus caraminguás que investi na NOSSA EMPRESA.IHU!..........
Tenho ações que comprei com o FGTS. Comprei o maximo que podia na época. Se considerado o valor maximo da ação em 2008, antes da crise, hoje o papel vale 20% do valor de face daquela época. Não vendi e não vendo...isto será a minha aposentadoria, e boa, pode acreditar...