Era comentário, agora é notícia: Eduardo Cunha vai “empurrar” para o final da fila de votação os deputados do Nordeste para que se sintam pressionados durante a votação do processo de impeachment.
Dos repórteres Amália Franco e Ilimar Franco, de O Globo:
Lista de votação do impeachment no plenário da Câmara, recebida por líderes de partidos aliados do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), traz estados do Nordeste, reduto eleitoral do PT, no fim da fila. Os estados do Sul do país, onde os defensores do impeachment da presidente Dilma Rousseff têm mais força, estão entre primeiros lugares da lista.
A ordem de votação pode levar a nova batalha judicial, segundo avaliação de partidos que tiveram acesso à lista, obtida pelo GLOBO e antecipada pelo blog Panorama Político. Governistas sustentam que deve prevalecer o precedente do processo de deposição do então presidente Fernando Collor, em 1992, quando a convocação foi por ordem alfabética dos parlamentares, sem considerar os estados de onde eles são.
A lista de votantes foi obtida pelo GLOBO junto a um dos correligionários de Cunha. Nos bastidores, aliados do peemedebista dizem que a ordem deve ser essa para constranger os deputados do Nordeste, que votariam, em tese, com um placar desfavorável à presidente.
A ordem é estabelecida por Cunha, que ainda não tornou oficial o rito de votação. Ele está alinhado com a oposição para aprovar o impeachment.
Como tudo o que Eduardo Cunha faz, a manipulação da ordem dos votos é cercada de arranjos dissimulatórios. Ele mescla as regiões, mas deixa cinco dos nove estados nordestinos para o final: Paraíba (23º), Bahia(24º), Pernambuco(25º), Sergipe(26º) e Alagoas(27º).
Um pouco antes, mas não muito, vêm Maranhão (15º), Ceará (17º), Piauí (19º) e Rio Grande do Norte (21º).
Se alguém perguntar as horas a Eduardo Cunha corre o risco de até nisso ele procurar enganar.
View Comments (32)
Concorda que se houver coragem e honrades não importa se é antes ou no final. Intimidação não cola. O que conta é o total dos votos
Fernando, o Cunha é mesmo diabólico, mas neste caso não tenho muitas dúvidas que o Ministro Barroso deverá determinar que ele siga o rito de 1992 conforme já definido pelo plenário do STF, e acho que ele ainda corre o risco de com esse conjunto de "manobras" ser afastado da Presidência da Câmara pelo Supremo. Estarei errado? Aguardemos...
Brito e demais os Jornalistas fazem AGORA ato em defesa da democracia e dos direitos sociais no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo - Assistam ao vivo em http://www.sjsp.org.br/
NA MESA DO TEORI ZAVASCKI
Ministro supremo Teori Zavascki, mais esta conduta do GÂNGSTER mafiosíssimo 'Achacador geral da nação em frangalhos' configura ou não o crime hediondo de utilizar-se do cargo público objetivando auferir ganhos espúrios?
Prisão preventiva para obter delação premiada é tortura, defende jurista
[Perdão pelo fora de pauta não tão fora de pauta assim!]
Juiz Moro recebe críticas durante evento realizado ontem (6) à noite na USP, voltado à divulgação da defesa da democracia para a comunidade internacional. "A mídia nos sabota", afirmou Alfredo Bosi
Por jornalista Helder Lima, da RBA publicado 07/04/2016 13:54
São Paulo – O jurista Marcio Sotelo Felippe disse ontem (6), durante ato em defesa da democracia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), que o juiz Sérgio Moro "suspende o Direito ao seu bel-prazer e o país assiste a isso impassivelmente”. Para Felippe, trata-se de uma forma de dominar pelo fascismo e, nesse sentido, Moro é um torturador. “Ele investiga sob tortura, põe a pessoa na cadeia até o momento em que ela resolve fazer uma delação. Que outra coisa é isso, senão uma forma de tortura?”, indagou. “O confronto não permite tergiversação, temos de ir para o confronto, há uma luta que temos de enfrentar intransigentemente”. O evento também marcou o lançamento de uma carta aberta dos acadêmicos brasileiros para a comunidade científica internacional.
(...)
O professor de Literatura e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) Alfredo Bosi disse que Carta Aberta à Comunidade Acadêmica Internacional tem significado ético e mantém a unidade em torno de valores democráticos. E afirmou que é preciso divulgar esse documento junto aos poderes Legislativo e Judiciário. “É preciso que o manifesto ecoe em outros ambientes que não só o acadêmico”, destacou. “Sei que na Câmara há uma surdez, mas é necessário que esses argumentos sejam repetidos com ampla difusão, já que a mídia nos sabota”, disse em referência ao noticiário da grande mídia em permanente campanha pelo impeachment.
Bosi criticou a atuação dos que querem subverter os resultados das urnas de 2014. E defendeu os blocos do Mercosul e dos Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), “que representam uma pedra no sapato do imperialismo internacional”. Ele disse que a ação desses países ainda tem potencial de promover mudanças. “As coisas ainda não estão acontecendo, mas seria muito oportuno.”
Monopólio
A professora de filosofia da USP e fundadora do PT Marilena Chaui falou sobre a importância de o manifesto ser endereçado à comunidade acadêmica internacional diante da falta de informação sobre a crise brasileira, que também existe no exterior. “O monopólio das comunicações manda para o exterior somente a notícia a seu modo e recebemos de franceses, ingleses e alemães muitas perguntas”, disse.
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/04/prisao-preventiva-para-pressionar-delacao-premiada-e-uma-forma-de-tortura-defende-jurista-6505.html
E o stf? Nada... Desde dezembro o caso cunha tá parado. Que beleza! O poder judiciário está desmoralizado, pouco podem um ou outro membro como Marco Aurélio ou Zavaski. Quando as pessoas perdem a confiança na justiça, partem para resolver os problemas com as próprias mãos. Os próprios linchamentos que tem ocorrido são resultado do que acontece quando da falta de confiança e paciência em esperar pela ação da justiça. A justiça, assim como Pilatos, terá sangue de inocentes manchando-lhe as mãos. É irresponsabilidade demais de quem deveria exercer o papel justamente de impedir que a barbárie prevaleça.
A outra tática é fazer sucessivas chamadas nominais de deputados ausentes, para constrangê-los a aparecer no Congresso.
Brito, só no tiro .
Virá a clandestinidade ( se o golpe prevalecer ), vejam exemplo Federal Goiás e outros.
janot, se posicionou contrário indicação Lula ministro .
O STF paga o preço de se curvar na AP 470 . Acovardaram .
Só o povão para resolver. A luta está dura e se tornará radical .
Também acho Nilo. Mas que não pense esta "Casta Judicial PF e MPF" que eles ficarão IMUNES OU IMPUNES! Vai sobrar pra eles SIM! Pois foi eles que provocaram e estão levando à situação limite do confronto, achando que este Brasil atual será uma Croácia, onde a CIA fez e pronto. No Brasil de hoje NÃO! NÃO ESQUEÇAM QUE O POVO É INFINITAMENTE MAIS NUMEROSO QUE ESTA ELITE DE MERDA E COVARDE E SEUS COXINHAS ADESTRADOS! Ir à luta para o Povão NÃO É NOVIDADE...FAZ ISTO DIARIAMENTE, DESDE QUE PEGA O LATÃO PRA TRABALHAR! NINGUÉM VAI SE ESCONDER ATRÁS DE TÍTULO OU EMPREGO PÚBLICO!!! ACREDITEM!
Tenho certeza que os deputados nordestinos não fugirao a luta e darão a resposta que o Cunha está merecendo. Dirão não o golpe, em ampla maioria. Também porque o PT incluiu de vez o Nordeste no mapa do Brasil, muito pouco lembrado pelo governo federal ate 2002. Salvem o Nordeste, cabras de verdade.
Claro que esse procedimento visa constranger, mas pode não surtir efeito algum ou o que desejam, principalmente naqueles deputados nordestinos que irão votar com convicção. Cunha e a oposição pouco ou nada controlam que esteja no parlamento ligado ao Nordeste. Pode não acontecer nada do que os golpistas e a mídia aliada anunciam que ocorrerá, essas pesquisas fajutas dando-lhes vantagem de ganhar sem os parlamentares do Nordeste. Além do mais, não será nada mau ganhar de virada, é risco que correm os golpista. Ai, sim, será humilhante..
Coice na democracia digno de perpetuar-se na História do Brasil ! Estarei de olho nesses burros coiceiros travestidos de deputados, com todo respeito ao animal. É de se revoltar parar um país, mobilizar tanto tempo e dinheiro em função de um irresignado playboy mimado.
mas na hora que chegar nestes deputados ainda nao estarão longe dos 342, essa tatica pode nao dar certo rpa ele