A confissão da parcialidade, nas capas das revistas

A melhor sacada deste sábado é, sem dúvida, do veterano e competente jornalista Mario Marona, que olha, pensa e vê o que a mídia diz, mesmo quando não assume que diz.

As capas da Veja e da Istoé que começaram a circular hoje, sábado, têm um raro momento em que mostram a verdade.

E a verdade, observa Marona, é que “a imprensa brasileira nunca foi tão verdadeira ao confessar que, aqui, trata-se de um confronto entre o juiz, que deveria ser imparcial, e o acusado, que deveria ter direito a um julgamento honesto”.

Está claro agora porque Moro adiou por uma semana o depoimento de Lula. Neste intervalo, providenciou uma procissão de “convertidos”, que nunca acusaram Lula nos seus inúmeros depoimentos e, agora, foram colocados contra parede: ou diziam o que se queria para tornar o depoimento de Lula o clímax roteirizado do filme que produzem ou iriam seguir mofando na cadeia.

Temos um juiz que dirige o processo para um final que está desenhado desde o seu início.

A “investigação” e o julgamento “justo” não passam de uma pantomima.

“Em qualquer lugar civilizado do mundo”, observa Marona, o juiz avalia o resultado de “um duelo entre promotoria e defesa”.

Não em Curitiba.

As duas revistas confessam, em suas capas que quem duela com Lula é o próprio juiz.

E, portanto, trata-se de uma luta onde não há quem, de fato, seja o juiz, não parte.

Uma democracia jamais pode aceitar isso. E como não existe processo fora da realidade, este processo, sempre suspeito, revela sua mácula, sua nódoa irremovível.

A Justiça brasileira, ou ao menos o que resta de senso jurídico no lamaçal que ela se tornou, deveria sanear este processo em que Sérgio Moro, por deter o controle de todos os casos e em que os promotores tem o direito de negociar às escuras todas as “delações”, formando o quadro que desejam, desde o início, com suas convicções.

E sanear deveria ser retirar Moro do caso, por óbvia suspeição.

Claro que não o fará e, com isso, assumir, como instituição, a parcialidade que nele não se esconde.

E, com isso, tornará verdadeira a frase com que Marona fecha seu raciocínio: “Veja e Isto É revelam que já foi cravado o último prego no caixão em que está sendo enterrada a justiça brasileira.”

Faltou apenas dizer que as suas garras levam junto com ela qualquer possibilidade de sermos um país onde o Direito seja a fórmula de composição dos conflitos humanos.

Com todos os seus “data vênia”, o Judiciário sacramenta a selvageria e o vale-tudo como a forma de vivermos neste país.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (42)

  • ]CARLOS D’INCAO: MORO E GLOBO PARTIRAM PARA A GUERRA ABERTA CONTRA LULA

    “O último depoimento de Renato Duque ao juiz Sérgio Moro foi uma verdadeira declaração aberta de guerra contra Lula e o PT. Não se trata mais de investigação, leis, direito penal, processos… Nada disso estava em pauta. Renato Duque – condenado a mais de 50 anos de prisão – simplesmente combinou com a Lava-Jato falar mal de Lula em processos onde o ex-presidente nem sequer é investigado ou é parte…”, diz Carlos D’Incao, professor de História; “O ideal – para os golpistas – seria reunir material suficiente para prender Lula ainda no dia 10. Mas isso parece inviável… Resta agora apenas o ataque frontal, aberto e desavergonhado lançados cotidianamente pela dupla Lava-Jato/Rede Globo”

    6 DE MAIO DE 2017

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/294145/Carlos-D'Incao-Moro-e-Globo-partiram-para-a-guerra-aberta-contra-Lula.htm

  • ... No popular:
    justi$$$azinha de mmmeeeeeeerrrrrrrrrrrrrdddaaa!
    A justi$$$azinha de mmmeeeeeeerrrrrrrrrrrrrdddaa mais vagabunda &$ criminosa do universo e adjacências (sic)...

  • Perfeito....resumiram a farsa em duas fotos. Uma pergunta. Wuem sera o juiz?.....

  • Perfeito....resumiram a farsa em duas fotos. Uma pergunta. Quem sera o juiz?.....

  • A imprensa ( leia-se PIG ) já escancarou a sua parcialidade, tornou-se algo abjeto, ridículo, coisa que só os mais ancestrais símios não compreenderam ainda.

    Embuste semelhante faz a imprensa ocidental ( leia-se OTAN ) contra a Rússia. Primeiro começou com a campanha da Hillary , que como aócio, não aceitou a verdade, não se conforma com a derrota para o Trump ( pior que ela ) , pois o ego não aceita ter sido preterida em função de uma teratologia.

    Depois foi o UK com acusações medíocres de espionagem cibernética , jamais apresentado um fiapo de prova sequer, contra quem ?? Rússia, de novo.

    Agora essa história inverossímil dos emails do Macron na eleição francesa, sinceramente, considero Le Pen um retrocesso humanista, mas Macron, assim como Obama , não passa de um simulacro de democracia, candidato do staff rentista.

    Le Pen tem razão, após a eleição, os franceses serão governados por uma mulher, provavelmente Merkel.

    Isso tudo para mostrar que a imprensa e sua máquina de mentiras pode moer a credibilidade de pessoas, instituições e países, como fizeram com o Iraque na era Bush, fazem contra o Irã todo o tempo, fazem com Assad na Síria , com Maduro na \Venezuela e fizeram com Dilma Rousseff no Brasil.

    É GUERRA !!! Ou lutamos ou seremos escravos !!! E a vaza jato serve ao Império e sua máquina de GUERRA, por isso a obsessão contra LULA e o PT.

    • Lula ou Ciro, em 2019 tem que"zerar" toda grana de comunicação para as mídias escritas e televisivas.
      Essas bostas não sobrevivem por 6 meses.

  • Se não der pra votar no Lula, eu voto em quem ele indicar.
    Simples assim.
    Sendo condenado num processo injusto e sem provas aí o normal é todo mundo ficar do lado de Lula.
    A emenda será pior que o soneto.
    O psdb quer o poder a todo custo, mesmo que para isso tenha que sepultar a democracia.
    O povo é simples, mas não é burro. Vai ser difícil ganhar no voto agindo com desonestidade, psdb !

  • É preciso muita atenção neste momento. Raciocinemos. Se tiveram coragem de apresentar os dois mentirosos, um e depois o outro, à população como sendo a expressão da verdade, o que, apesar de muita gente estar vacinada contra armações anti-Lula, rendeu um certo clima de criminalização midiática, então é justo que consideremos que este juiz tem, como terceiro movimento, uma carta na manga para o dia do depoimento. O que será? Será uma tentativa de levar Lula a admitir certas coisas que o incriminem? Será alguma armação mais bem concatenada que as que fizeram até agora? Pode ser que baseado nessa carta o juiz queira prender Lula logo neste dia. Como reagir a uma estocada como esta? Estas perguntas não podem deixar de ser feitas e muito bem consideradas neste momento. Para muita gente, o país entraria definitivamente nas trevas infinitas. O mundo ruiria sem mais perspectiva alguma de liberdade democrática. Então, é preciso que se pense seriamente nos movimentos a serem feitos em seguida, sem hesitação.

    • ... Prezado e consciente Tomás,
      você tem absoluta razão:
      este protofascista DEMoTucano juizeco 'mor(t)o' "tá doido para pegar na jararaca roxa do eterno e honrado presidente Lula"!
      Portanto, sim, este estropício teleguiado fará mais alguma gracinha para exibição no 'jornal NAZIonal' da mafiosa Globo Organizações Criminosas!
      Uma providência:
      a defesa do eterno e honrado preesidente Lula deve levar observadores internacionais para acompanhar o depoimento do grande líder nacional!
      Seria oportuno também que o advogado de Lula na ONU também comparecesse à oitiva!
      Ou melhor, à farsa do século!...

  • A justica brasileira abdicou de sua funcao faz tempo. Deixou-se ser substituida pela midia. E as capas das revistas mostram bem o que se tornou o juiz camisa preta de Curitiba. Um juiz de verdade precisa ter tres qualidades conform e Aristoteles:ouvir com atencao, discernir com serenidade, julgar com imparcialidade. O juiz camisa preta deu demonstracoes de que lhe falta duas delas. A serenidade nao possui conforme demonstrado no caso da gravacao ilegal da ex-presidente e do espetaculo midiatica que espetacularizou e protagonizou. a imparcialidade vemos estampadas no papel que as capas das revistas estampam, que e resultados de anos de parcialidade.
    Triste pais onde a justica e feita pela midia.

    • ... Juiz?
      Não!
      RÉU CONFESSO, o energúmeno arrivista dos quintos dos Infernos a serviço da plutocracia genocida!

  • Depoimento da propria Elika Takamoto sobre a virulência e a violência no faceburro. Como as pessoas podem se submeter a um dispositivo assim invasivo e nocivo como o faceburro ? A história é bem complicada pois não conheço o conteúdo do texto em questão e há muitos contras e a favor dos dois lados. Ela mesma admite ter errado, outros acham que não.

    http://jornalggn.com.br/noticia/ate-um-dia-facebook-por-elika-takamoto

  • Nas duas capas, MORO VESTE UNIFORME TUCANO. Está do lado de um partido, do partido que mais recebeu dinheiro de corrupção nos casos investigados pela lava jato. MORO REPRESENTA A CORRUPÇÃO CONTRA A HONESTIDADE DE LULA.

    • Arrombou de vez...Moro veste Tucânus...quer dizer Moro é o Tucânus Jurídico designado para impedir o Petista Lula de ser Presidente...Então está desenhado...e faz muito tempo...não é um Processo Jurídico, é um Processo POLÍTICO...e Processo Político, tem que ser no voto...VEM PRAS URNAS MORO...NÃO TE ESCONDE NA TOGA, QUE ISTO ALÉM DE ABUSO DE PODER É COVARDIA !!!

    • Os advogados de Lula agradecem o trabalho dos detritos sólidos da maré baixa. Tem muitas provas contra o jagunço e nada contra o acusado. É preciso ajustar a ordem das coisas.

Related Post