Como previsto, os políticos fizeram do Brasil uma chacota na Europa

Como disse, por óbvio, ainda esta madrugada, o Brasil virou uma piada vergonhosa na imprensa internacional, com o dantesco espetáculo promovido ontem pela mediocridade hipócrita dos golpistas.

Aliás, um delas, a deputada Raquel Muniz não precisou que se passassem 24 horas para ruir estrepitosamente o seu exemplo de que “o Brasil tinha jeito” dando como exemplo o marido, prefeito de Montes Claros, preso hoje cedo por roubar dinheiro da prefeitura para seu hospital. (Veja aqui a matéria na CartaCapital)

Reproduzo, abaixo, um trecho “apanhado” que a Deutsche Welle faz do site da revista alemã Der Spiegel, sobre o circo deprimente assistido ontem no Brasil

Imprensa europeia vê carnaval e “insurreição
de hipócritas” na votação do impeachment

Numa análise assinada pelo correspondente Jens Glüsing e intitulada “A insurreição dos hipócritas”, o site da revista Der Spiegel afirma que o Congresso brasileiro mostrou sua “verdadeira cara” e, com o uso de meios “constitucionalmente questionáveis”, colocou o “avariado navio Brasil” numa “robusta rota de direita”.

“A maior parte dos deputados evocou Deus e a família na hora de dar o seu voto. Jair Bolsonaro até mesmo defendeu, com palavras ardentes, um dos piores torturadores da ditadura militar”, escreve o jornalista, que lembra que tanto o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, como o vice-presidente Michel Temer são alvos de investigações por corrupção.

Segundo a revista, os deputados que votaram a favor do impeachment vão cobrar postos no governo de Temer, caso ele assuma a Presidência da República, e que muitos deles esperam que, com a vitória da oposição, as investigações da Operação Lava Jato desapareçam.

O site do semanário alemãoDie Zeit afirma que a votação na Câmara “mais parecia um carnaval” e que uma pessoa desavisada que visse a sessão não poderia ter ideia da gravidade da situação. “Nesse dia decisivo para o destino político da sétima maior economia do mundo, o que se viu foram horas de deputados aos berros, que se abraçavam, tiravam selfies e entoavam canções”, relata o correspondente Thomas Fischermann.

“Nos discursos dos representantes do povo havia tudo o que se possa imaginar: lembranças aos netos, xingamentos contra a educação sexual nas escolas, paz em Jerusalém, elogio a um torturador do antigo governo militar, o jubileu de uma cidade e assim por diante”, afirma o jornal.

Já o diário alemão Süddeutsche Zeitung destaca que “inúmeros parlamentares que impulsionaram o impeachment de Dilma são, eles próprios, alvos de processos por corrupção”. O correspondente Benedikt Peters lembra que o processo contra Rousseff é controverso e é considerado político. “Contra Dilma nenhum ato de corrupção foi comprovado.”

Segundo o jornal britânico The Guardian, um Congresso “hostil e manchado pela corrupção” votou pelo impedimento da presidente. “Uma derrota esmagadora”, afirma o jornal, que também destaca a votação no plenário. “O ponto mais baixo foi quando Jair Bolsonaro, o deputado de extrema direita do Rio de Janeiro, dedicou seu voto a Carlos Brilhante Ustra, o coronel que comandou a tortura do DOI-Codi durante a era ditatorial”, e levou “uma cusparada do deputado de esquerda Jean Wyllys”.

Para o jornal, é “improvável” que Temer também perca suas funções se for provado que ele praticou as chamadas “pedaladas fiscais”, já que tem “forte apoio” da maioria dos deputados.

Fernando Brito:

View Comments (57)

  • Um dos primeiros Atos Institucionais do (DES)governo 'Pontes [IMUNDAS] para o Futuro dos filhinhos&$ netos da estúpida Casa Grande nativa &$ da plutocracia
    Muito simples:
    o covarde e desleal TRAIDOR-MOR da nação em frangalhos edita uma CPMF para ser cobrada dos pobres e despossuídos, isentando a Plutocracia!
    'Tá' vendo como tudo é fácil quando há vontade política de ajudar a esposa, os(as) filhinhos, os(as) netos(as) &$ amigos dos mais de 400 dePUTAdos picaretas federais'?

    Risso para conter as lágrimas que esguicham enquanto sangue arterial e vascular pós-hemorragia?

    Ah, e perdão pelas más palavras!
    É porque eu também já estava de saco transbordando!
    Imagine, agora, depois da inédita &$ surreal patifaria de ontem!

    • ... Para muito além de Estado de Sítio!
      E ainda assim o republicano '[tíbio] PT da Governança' apela para este papo furado de "acreditar no Senado Federal e no STFede"!

      E a militância de esquerda?
      Infartada numa UTI qualquer do SUS!

      • A propósito,
        o STFede!
        Mas, as togas são "cheirosas"!
        E benzidas pelas letras da Lei &$ do Direito!

        Justiça?!
        Qual Justiça?!
        Desta "Justiça" Deus nos livre - e guarde sob a proteção divina das 'Sete Chaves Imaculadas'!

  • ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO BRASIL DO BEM!

    Não podemos esquecer que estão dando base para que se busque nos estados os mesmos argumentos utilizados na Câmara. Não pode haver transigência nem tolerância nos estados, nem nos municípios. A boa politica tem obrigação de levar a cidadania a dirigir seu olhar também para esses entes, berço de nossas contradições, onde nascem e se criam o tipo de gente que enxovalha e enlameia a democracia na maior naturalidade.
    Comentário proferido por Júlio César
    em
    'Quem nos salvará de nossos ‘salvadores’? Por Nathalí Macedo'
    Postado em 18/04/2016
    (...)
    FONTE [LÍMPIDA]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-nos-salvara-de-nossos-salvadores-por-nathali-macedo/

    • LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

      Muito bem lembrado!
      Brilhante ideia!
      Parabéns!
      Mais fogo para 'nois' atearmos na lenha da lídima, democrática, civilizatória e nacionalista resistência ao golpe!
      Sim, prezado e consciente Julio Cesar, uma das palavras de ordem deve ser, portanto, 'se a Justiça não respeita a nação brasileira que a remunera nababescamente, que seja respeitada, pelo menos, a Lei da Isonomia'!

      Deus ajude que a sua premissa seja ouvida pelos ouvidos de mouco dos assessores da presidente Dilma Rouseff, o tal, sorria, 'núcleo duro' do governo!
      Agora, imaginemos se o 'núcleo fosse mole'!

      Risos - para consolar o choro estrepitoso!...

    • Alguém poderia me responder, se aquele filho de um deputado votasse ontem, como queria seu papaizinho, e pela reação do EduCu, alguém poderia melar a votação?

  • Demoramos uma eternidade para irmos as ruas para fecharmos estradas enquanto a direita deitava e rolava.
    Esculachavam políticos de esquerda e os de direita desfilam garbosamente a nossa frente.
    Foram ousados mostraram coragem enquanto nós somente nos mostrávamos indignados.
    Nossa ingênua e tola civilidade nos destruiu!Quando vamos fazer greve geral?Quando vamos as ruas protestar contra o golpe dado?Temos que ter a mesma coragem e ousadia da direita.
    Se o golpe fosse dado contra a direita a Paulista estaria nesse momento intransitável.
    Somos o que?

    • Calma, dois passos adiante, um de recuo; agora , infelizmente, chegou este momento, quem sabe amanhã não daremos três passos ao invés de dois...ri melhor quem ri por último! Pelo menos é o que espero. Muitos que estão delirando com o afastamento de Dilma, vão ter que enfrentar a realidade mais cedo ou mais tarde...será que gostarão dela?

      • Jean Wyllys mitou (até na Alemanha)

        Alguém precisava mostrar que o chiqueiro também é cheio de machos também atolados nas próprias fezes fedidas. E isso não os torna parlamentares.

        O Brasil honesto gosta é de homens com H, iguais a Jean Wyllys, não importando suas vidas particulares.

      • Márcio Martins, fecho contigo, até para perder roubado é preciso manter a dignidade! Acrescento que precisamos ter clareza de algumas coisas:
        1. A Direita e os plutocratas sempre inventarão jeitos diferentes de dar golpe;
        2. Tivemos muitos acertos na implantação de políticas sociais e erramos muito na politica de aliança;
        3. Temos que ter a dignidade de continuar denunciando o golpe e recorrer até a ultima instancia, mas não cair nessa de ficar esperneando feito criança sem doce (somos guerreiros, não somos coxinhas porra!);
        4. Precisamos ser realistas e preservar duas coisas preciosas que ficou deste processo que é o resgate do impeto de lutar e uma pauta comum das esquerdas e progressistas (dignidade humana, justiça social e democracia).
        Continuemos a luta sem "marinisses" e resmungos inócuos.

    • Ô prezado e consciente Luiz Mattos,
      ontem eu passei o dia e parte da noite na praia do Farol da Barra, Salvador 'Meu Amor Bahia'!
      Risos
      Ao final do vexatório espetáculo dantesco protagonizado por mais de 400 canalhas da 'Câmara dos dePUTAdos picaretas federais', eu me dirigi a um representante da CUT que descia de um trio elétrico no qual militantes discursaram e artistas se apresentaram...
      Gentilmente, eu me dirigi ao sindicalista da CUT...

      O breve diálogo:
      - Senhor, vamos colocar em pauta uma greve geral?
      - [Rispidamente] NÃO! Não tem nada cogitado sobre isto!
      Ademais, eu não decido nada sozinho!
      - Meu amigo, eu não estou dizendo que o Senhor decide nada sozinho...

      E, aí, "o diálogo" foi, abruptamente, interrompido por outros militantes...

      NOTA:
      se a minha pregação não fosse estritamente ideológica, nunca mais eu pretenderia "dialogar com certos companheiros (sic) sindicalistas democratas" (idem sic)!

      • Messias.
        Camarada guerreiro.
        Perdão pelo sindicalista, estava ferido, humilhado, envergonhado, nessa horas sombrias falhamos. Ficamos tão atordoados que sequer raciocinamos.
        Avante !!!!

    • Camarada, concordo contigo! Eles chegaram com sangue nos olhos e nós, com flores de papel. Hoje mesmo já teríamos que ocupar as ruas, o tempo urge!

  • Se não gostamos do Carnaval promovido pelos nossos 513 representantes, que votemos de forma mais consciente nas próximas eleições.
    Mas ontem, apesar de faltar a alguns a seriedade que o assunto pede e de sobrar hipocrisia para falar em corrupção, foi tomada uma decisão acertada.

    • Vai lamber o saco do cunha, golpistazinho descerebrado! "Decisão acertada". Cara, aqui tem gente inteligente. Vai com este teu papinho de merda pros lados dos seguidores do Jaspion Power Rangers...

    • Você é um canalha! O mesmíssimo raciocínio de votar melhor NA PRÓXIMA ELEIÇÃO serve para a Dilma. Dizer que é acertado destituir ela sem motivo e deixar os canalhas ladrões para os quais há muitos motivos de serem tirado, ficarem até as próximas eleições é admitir que você é um safado, bajulador de corruptos e FDP.

      • A diferença é que Dilma é a mandatária da nação / a dona da caneta, e seus atos orçamentários ilegais, sua inépcia e seu desgoverno afetaram a vida de 200 milhões de brasileiros com grande magnitude. Mas pode ter certeza que o Brasil também fará sua parte para ver esses deputados sendo cassados pelos crimes que cometeram.

        • Não inventa. Você não sabe do que está falando. Vai lá, consulta a constituição e depois volta, enrolador.

    • Por gentileza, Bruno, seria possível você sustentar a opinião de que foi acertada a decisão de ontem.
      Quero muito aprender com quem, ao que parece, entende do assunto, pois ouvindo o Relatório com atenção, a defesa do Governo e as testemunhas, não consegui entender a decisão tomada com tantos votos.
      Fico-lhe antecipadamente grato.

      • Vou te explicar: Pelo meu cachorrinho, pelo meu passarinho, pela filha do vizinho, pela minha amante, pelo amante da minha mulher, por Deus, pela Família e pela Propriedade eu voto sim, senhor presidente!

  • Triste CIRCO onde o TIRIRICA e os outros PALHAÇOS riram descaradamente da plateia que teve seu ingresso (voto) ROUBADO...

  • O Brasil em apenas uma noite voltou a ser visto como república de bananas pelo resto do mundo. O Brasil nasceu para ser terceiro mundo, não tem jeito, pelo menos por vias democráticas e institucionais. Só uma utópica "ditadura esclarecida" nos salvaria deste destino histórico, como ela nunca virá, resta-nos nos conformar. As instituições estão corrompidas. Quem tiver oportunidade, que vá embora daqui e deixe de lado os idealismos de construir uma nação decente. Pelo visto a maioria do povo quer mesmo continuar sendo uma república de bananas.

    • Somente uma revolução DE VERDADE para mudar alguma coisa aqui. Sem colocar essa escumalha no paredão o Brasil continuará a ser uma colônia de exploração escravocrata. Acho que já está provado que a via pacífica não funciona. Sem o sangue dessa elite corrupta o País jamais mudará.

      • Ruy, quer vivenciar uma revolução vá pra Cuba/Venezuela.
        Depois nos conte sobre o "estado democrático de direito" deles.

  • Relembrando Darcy Ribeiro
    Fracassei em tudo o que tentei na vida.
    Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui.
    Tentei salvar os índios, não consegui.
    Tentei fazer uma universidade séria e fracassei.
    Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei.
    Mas os fracassos são minhas vitórias.
    Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.

    • Eu tambem tenho respeito e orgulho pela postura ética e digna de Dilma e Lula. Perder uma batalha faz parte da trajetória. O que não pode é perder a guerra; essa guerra deve ser levada adiante, vamos lutar pela democracia e por uma sociedade mais justa e inclusiva. Não abro mão desse projeto e não gostaria de estar no lugar daqueles que não se importam com a luta contra a desigualdade e pela cidadania e solidariedade.

  • Está comprovado que não basta votar só no Lula. Tem que votar só em candidatos da esquerda pra deputado federal e senador. Minimiza o toma lá da ca para governabilidade e dificulta uma tomada de governo pelas ratazanas, como ontem. Votar só em candidatos da esquerda, sempre.

Related Post