Contra a Petrobras, O Globo faz matéria “da semana passada”. É o “irrealtime”

O ódio histórico de O Globo à Petrobras faz o jornal “bufar”, hoje, contra a empresa, no dia em que finalmente ela cumprirá a exigência de apresentar seu balanço auditado de 2014.

Parte do óbvio – a perda de valor das ações da Petrobras – para retratar um clima de pessimismo com a empresa que já não corresponde ao comportamento do mercado financeiro.

Arbitra datas para comparar valor e usa, para isso, os números de uma semana atrás.

Que a Petrobras perdeu – e muito – valor no mercado acionário é uma obviedade.

A questão é se a empresa, neste momento, aponta uma tendência de queda ou de alta, claro que muito além das variações diárias.

A Petrobras e quase  todas empresas brasileiras tiveram perdas na bolsa de Nova York, por várias razões mas, em comum, pela desvalorização cambial de 12% registrada este ano, e que teve neste período picos bem maiores.

Mas, como você pode ver na tabela que ilustra o post, as ações ordinárias da Petrobras foram, entre as brasileiras, as que melhor desempenho tiveram desde o início do ano. É claro que isso reflete mais a sua péssima situação ao final do ano do que qualquer outra coisa, mas também indica que a tendência é de recuperação.

Todas as grandes petroleiras perderam valor em um ano, pela simples e óbvia razão de que seu produto, o petróleo, apresentou uma queda abissal.

A Petrobras, é verdade, foi a que mais perdeu, contado de 22 de abril passado: 38,75%. Este índice precisa, entretanto, ser colocado diante dos das demais petroleiras: a Eni, italiana, baixou 30%; a russa Gazpron perdeu 24%; a francesa Total, 23%; a Shell, 18%; as americanas Exxon e Chevron, 13 e 11%, respectivamente.

Até a Standard & Poors, a agência de classificação de risco mais “feroz” para com a Petrobras, divulgou ontem nota dizendo que o cenário para a empresa era moderadamente “promissor”, ainda que não tranquilo.

Claro que só um irresponsável pode ficar especulando com cotação diária de ações, mas é clara a tendência de recuperação da Petrobras, apesar do incessante terrorismo dos jornais.

Os que se impressionam com o catastrofismo, como aqueles que seguiram os conselhos da turma que prevê “o fim do Brasil”,

Fernando Brito:

View Comments (22)

  • Meu pai foi vender um porco ao fazendeiro.
    O fazendeiro conhecia de PORCOS..
    Meu pai fechou o negócio e então foi colocar
    o porco na caminhonete..
    Neste ínterim, o filho menor foi no fazendeiro
    e disse...
    -O senhor sabe que este porco teve doente o mes
    passado..
    Os brasileiros que querem o Brasil afundado na merda
    são exatamente este filho desnaturado..
    Nota: O fazendeiro, que era especialista, comprou o
    porco..e cruzou varias vezes em sua fazenda.
    O filho...esta começando a aprender sobre PORCOS.
    Foi retirado de frente da TV, e agora limpa a chiqueiro!!!

    • Parabéns pela criatividade. Este é o povo Brasileiro, elogiado mundo afora pela sua criatividade e alegria. O PIG que vá Chafurdar no lixo com seus premiados de Toga.

  • Quando a Globo fizer 60 anos (espero que não!), na retrospectiva ela vai dizer que defendeu a empresa...

  • Essa é a escravidão atual dos jornalistas do PiG: Bater no governo e no PT ou pé na bunda!

  • Todos estão esquecendo da operação zelotes, onde o rombo e tres vezes maior que o lava jato, e a rede esgoto de televisão coloca cortina de fumaça para o pessoal esquecer a operação zelotes.

  • O jornal da famiglia Marinho é um panfleto golpista há mais de 50 anos. E sempre contra o Brasil e os trabalhadores.

    • Família Marinho, é aquela que o Lula chorou e discursou quando da morte do seu chefe (Roberto Marinho), exaltando sua luta pela democracia?

      Familia Marinho é aquela dona da emissora de TV que a Dilma Foi num programa de uma tal Ana Maria Braga fazer "receitinha"?

      Família Marianho, é dona de uma emissora de TV que anuncia uma empresa chamada PETROBRÁS?

  • ABAIXO O GLOBO, este jornal que manipula, desinforma e é contra o Brasil e seu povo!

  • O PIG de Minas em conluio com o PIG de São Paulo estão apavorados com a perda da verba do Aecin.Não é que organizaram um micro protesto em Ouro Preto contra Pimentel? Pimentel!!!!!!! que nem começou o governo, pois até agora apenas viu o tamanho do rombo deixado por Aécin: 500 obras paradas, 7 bi de rombo. O PIG saiu roncando e quer morder. Chamou o colega de São Paulo em sua defesa. Mas os mineiros são assim mesmo. Demoram, demoram, mas depois que descobrem a maracutaia não brincam em serviço. Sai de baixo PIG ou levará uns chutes nas fucas.

  • Tijolaço, isso e tentativa de manipular a bolsa, isso é crime praticado somente pelas quadrilhas do crime organizado do mercado financeiro. CVM tem que punir esse câncer que gatuna o país a décadas nas barbas do MP e da justiça. Não entendo como organizações criminosas funcionam sem serem molestadas, até processos somem de dentro da RF e não acontece nada.

  • Em qualquer país sério, esses meliantes filhos do Roberto Marinho, já estariam presos há muito tempo.

Related Post