Ao receber ontem prêmio Faz Diferença, a cineasta Anna Muylaert acertou um direto no queixo da Globo, dentro da cova dos leões e sob aplausos do público.
Anna disse que quando jornalistas internacionais perguntavam se a Jessica – a filha da empregada doméstica que virou universitária no filme “Que horas ela volta?” – era real, ela respondia que era uma utopia.
Mas começou a promover o fime nas universidades brasileiras, Anna relatou ter conhecido muitas jovens que se lhe diziam: “eu sou a Jessica. Sou a primeira pessoa da minha família na universidade”.
E mandou, com a incrível força da verdade e da sinceridade:
– Eu dedico esse prêmio a todas as Jéssicas da vida real. E dedico ao pai e a mãe desses jovens, que são o ex-presidente Lula e a presidente Dilma.
Anna, Anna, pelo nó que me dá na garganta, neto de operário, eu e milhões te prometemos: a Jéssica não volta: ela veio para ficar.
View Comments (60)
As palavras da Ana foram música para o meu ouvido. Obrigado, Ana !
Valeu o dia assistir a esse vídeo.
Eu sou a Jessica, Engenheiro, filho de pais semi-analfabetos e crente que este país pode e vai dar certo!
Certa vez vi uma fileira de professores com lágrimas nos olhos - inclusive eu - durante a palestra de duas ex-alunas, contando para os atuais alunos, suas trajetórias de vida.
Uma delas contou da primeira viagem de avião, para apresentar um trabalho em um congresso. Tudo era novidade. Tudo acontecia pela primeira vez com alguém de sua família, família do norte de Minas, para onde voltou doutora e hoje é professora em um Instituto Federal.
A segunda relatou orgulho de pai e mãe pela filha universitária, sonho que não ousavam sonhar. Saiu de sua cidade filha do jardineiro da Prefeitura e da emprega doméstica, voltou mestra e Secretária Municipal de Direitos Humanos.
Mas também temos nossos Jessicos. Um deles, caixa noturno do estacionamento da rodoviária de Belo Horizonte, trabalhava de meia-noite às seis da manhã. Toda manhã, seguia a pé para a universidade, pela Via Expressa - uma longa caminhada os que são de BH sabem - pois o vale transporte muitas vezes era o almoço do dia. Na formatura conheci sua mãe e suas lágrimas de orgulho e humildade. Seu pai nem ele conheceu. Alguns anos depois da formatura o encontrei por acaso. Tinha se mudado do barracão onde morava, na região de risco na periferia da cidade. Comprara um apartamento e agora a mãe já não precisava mais trabalhar tanto.
Como professora das Jessicas e Jessicos, dos filhos de Dilma e Lula, e por acreditar que esse é o caminho para o futuro do Brasil, meus aplausos, de pé, para Anna Muylaert.
Coisas assim é que nos dão força para suportar tanta canalhice ao nosso redor. Gracias, Anna!
Parabéns Anna Muylaert, parabéns.
ARREPIA. Anna, vc é foda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grande Anna!
Enfrentar os golpistas em sua toca é de uma coragem....
Não vai ter Golpe!
Terá luta.
È por causa de episódios como esse e outras iniciativas heróicas, comoventes, que pipocam Brasil afora, baseados na verdade, que acredito que não vai ter golpe. Ainda que tenha, não se sustentará. A força da verdade quando acionada pelos punhos de pessoas como Anna Muylaert é demolidora. Não passarão.
Minha nossa! Isso sempre existiu. Desde criança eu ouço histórias do primeiro da família a sair do mato e fazer faculdade ou coisa similar, agora isso virou mérito do Lula e da Dilma. O avião também se populariza cada vez mais, é uma tendência internacional e a norma do capitalismo. O sujeito inventa a TV de tela plana e custa uma fortuna que só os ricos podem pagar, mas se a coisa faz sucesso outros ricos investem para produzi-la em escala e torná-la acessível a um público cada vez maior. Mas os tapados atribuem isso ao Lula e à Dilma, que desperdiçaram o boom internacional que os outros emergentes aproveitaram e jogaram o país na maior crise econômica da história. É realmente para chorar.
Ernesto vc é mesmo de chorar...
Esses que haviam no passado, eram verdadeiros herois, Ernesto. Hoje se ve com muito mais frequencia, gracas aos planos sociais que …… ah, pra que eu respondo a coxinhas palermas.. ah, vai tirar os sapatos e a calça na entrada nos eua e achar que eles sao os maiores, vai, vira-lata.
Desculpe lhe avisar, mas Bolsa Família já tinha com outro nome e crédito educativo também. Além disso, tudo isso pode ser dado quando há dinheiro. E houve no início da era petista, quando se juntou a herança do FHC ao boom internacional que fez milhões melhorarem de vida nos países emergentes, que cresceram à média de quase 7% ao ano. O PT não só ficou na média da América Latina (4%) como acabou por jogar tudo isso fora com a sua incompetência, pois enquanto os outros forma em frente ele trouxe recessão e uma dívida cada vez maior. Vamos elogiar dois picaretas que detonaram a melhor situação que o país já teve porque teve gente que pegou crédito educativo na era deles? Tenha paciência.
Bolsa Familia já existia? Sim, mas em qual escala? Atendia quantas pessoas? Havia uns chás beneficentes na época da Dona Dulce esposa do FHC e nada além disso. Como política pública de massas e com efeitos reconhecidos no nível de bem-estar social só existiu a partir do governo Lula. Não se trata apenas de crédito educativo, mas das regras de acesso que se democratizaram com a política de cotas raciais e para escola pública. Sim o boom internacional disponibilizou recursos para os programas sociais, mas fosse outro o governo esse dinheiro do boom teria apenas sido utilizado para aumentar a concentrar a desigualdade e a acumulação. E agora quando acabou o boom? A direita pretende cortar os programas sociais não é isso? Pois somos contra. Tem que ter dinheiro para isso, tire de onde quiser, porque o dinheiro existe a questão é saber quem paga. Tribute o capital e a riqueza que o dinheiro aparece. Há os emergentes cresceram a 7%. E daí ? Fomos o único dos emergentes que distribuiu renda, os demais, a China, a India, a Rússia etc, em todos houve aumento da desigualdade. Você já se perguntou porque o PT venceu quatro eleições consecutivas?
Rapaz, não invente. Sem nem falar dos problemas do crédito educativo petista, ele não é mais que isso. E o incompetente do Lula tentou fazer o seu Fome Zero por quase um ano, antes de mudar o nome do Bolsa Escola para Família. Sim, ele atendia um terço dos 50 milhões que atende agora. Mas é esse o objetivo? Do PT é, pois ele mente que a oposição vai tirá-lo (e há inúmeras provas disso) e assim conquista 80% dos votos dessa população mais ignorante. Tire a vantagem eleitoral que ele leva aí e o PT acaba, pois conforme você pega as faixas onde há mais esclarecimento o PT vai se tornando irrelevante com a sua demagogia barata.
O que o país precisa é continuar as reformas estruturais que o PT fez regredir e ter uma economia realmente capitalista, forte, com investimentos e empresas que gerem empregos e impostos. E um governo honesto e competente, para fazer o máximo custando o mínimo e não contrário. Tudo isso é o que o PT não fez. Transformou a melhor situação do país na sua pior recessão, fez a despesa explodir (e os tais programas sociais não são o problema) e levou a dívida para quase 3 trilhões. Só de juros anuais vamos pagar mais que a dívida que o PT recebeu (300 bi). É assim que se ajuda os pobres? Isso é bom? Para o populista é, pois ele pode posar de paizinho bondoso que ajuda os coitados. Mas você tem a "solução": ao invés de aumentar a eficiência do governo aumenta-se os impostos, como se isso não tivesse reflexos negativos na economia e pudesse ser feito sem fim.
Volto a dizer: o PT transformou a melhor situação do país na pior, multiplicou a dívida por dez, nos fará desperdiçar trilhões em juros pelos próximos anos e nos fez regredir décadas. Mas não se preocupe, muitos ignorantes que não entendem o que é causa-e-efeito vão dizer que no tempo do Lula é que era bom, como a criança que ganha um presentinho do pai sem fazer que ele desperdiça muito mais em pinga e está endividando a família por gerações. O PT foi a maior desgraça que esse país já viu e tem que ser retirado logo, antes que termine de levar tudo de vez para o buraco.
ernesto nos convidou... pra um banquete, ele come capim...
Num exemplo pessoal, meus avós nunca andaram de avião e meus pais fizeram isso pela primeira vez numa viagem de férias com outros casais para o Rio, quando eu era pequeno. Creio que, de acordo com a lógica petista, eu deveria dizer "obrigado, papai Costa e Silva". Depois, minha mãe, que era professora primária, fez faculdade e evoluiu na profissão: "Como poderei agradecer, tio Geisel?". Como os populistas são ridículos.
Ernesto, seja honesto. Leia os números. A realidade não é o que você capta com os 5 sentidos, mas é o que aferimos com os dados da estatística, da economia, da base concreta da infraestrutura da sociedade. Desconfie do seu sentimento sempre. Ele lhe diz: "Lula é o fodido, semi-analfabeto, peão, pobre, nordestino, feio, inculto..." A importância de Lula é pequena por que pode ser preso, amordaçado e morto como qualquer um de nós. O que esse homem tem de diferente, e não o faz ídolo mas símbolo, é que representa todo o povo brasileiro que fez uma mudança, que transformou o Brasil de colonizado em independente, autônomo, livre, democrático, mais justo. Nada além disso - Lula não é nada só representa o povo, na sua força, coragem e determinação. A única coisa que esse homem tem, diferente de você e de muitos outros que ainda não o viram bem de perto é que ele tem DESEJO. Desejo não é inveja, não é querer, não é ter bens. Desejo é persistir nos seus propósitos por que acredita justo para si e para os outros. Lula é isso, uma representação tão forte que os seus opositores hoje, não se sentindo capazes de se fazerem representar por uma idéia sequer elegeram o ódio como resposta. Digo novamente, a realidade de que falo é medida, não sentida.
Sr. Ernesto, eu tenho 72 anos.Portanto vivenciei mais do que você. O que você afirma é uma mentira. Desde meus tempos quem saia dos matos para fazer faculdade eram os filhos ( filhas só para casar) dos donos de engenho, fazenda e usina de açúcar. Os best sellers do Brasil que o digam, tanto em romances, novelas e artigos.Empregados eram quase escravos(só não levavam chicotadas).Devo crer que o senhor não leu nada em toda sua vida.Com certeza deve ser como um papagaio que só repete. Diga-me que idade tem que te direi como começa a estória de tua vida.
Espero que a sua maior "vivência" inclua matemática básica, pois basta ver que eu era pequeno da época do Costa e Silva para calcular, com alguma margem de erro, a minha idade. Tenho inúmeros exemplos do que falei na minha própria família estendida, com avós contando a história do irmão mais velho que trabalhou para que outro se formasse e coisas do gênero. Do mesmo modo, no regime militar havia crédito estudantil, eu mesmo poderia tê-lo utilizado. Isso, aliás, é de conhecimento comum, embora não seja tema dos romances do século XIX.
Nossa!! Nos seus 72 anos de vida não viu nenhuma mudança no mundo que a rodeia? Passamos por mudanças profundas com o advento de novas tecnologias e novos processos produtivos. Empregos que antes eram tidos como sendo para a vida toda, principalmente empregos de baixa qualificação foram extintos; obrigando os mais jovens a estudarem para manterem no mercado de trabalho. Qual o mérito do governo do PT neste processo? O mundo mudou muito neste período, e, uma das poucas oportunidades que tivemos para dar um salto para o futuro, a perdemos por culpa da incompetência do PT.
Ernesto e Nelson
Claro que vi .Por incrível que pareça no Milagre Brasileiro e agora nos 12 anos do PT. Saiam de suas cadeiras onde passam a vida lendo factoides e percorram os Estados brasileiros. Como fiz. Onde tem ponte que não leva a lugar algum, BRs interrompidas só dos governos da oposição. Vá verificar. Você pensa que eu sou PT? Eu sou Capitalista com Justiça social. Difícil não é? Acredito no dinheiro mas não em quem pensa que quanto pior melhor. Afinal o que foi construído nos 25 anos e FHC, PSDB e DEM de grande porte? Nada, só dilapidação do Patrimônio Público! Quanto a minha instrução me dei ao luxo de fazer 3 vestibulares:Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Direito.Passei em todos eles.E não era a loteria que é hoje! Aprenda, nem seus pais viram nada também.Antigamente emprego para a vida toda era só para funcionário público. Seu pai era um deles? Pequeno quando Costa e Silva governava? Eu assisti a Revolução! o Golpe os civis deram depois com a ajuda da Imprensa Golpista.Qual a graduação de vocês? Se dependesse destes políticos do quanto pior melhor ainda só teríamos nas ruas Fuscas e Opalas.E nenhuma indústria. Vocês nunca se perguntaram qual foi o Milagre que LULA fez para 3 meses depois de assumir já ter saldo na balança comercial? Fora ainda que pagou todos os débitos de fundo de Paris, FMI. Eu pensei imediatamente:De onde saiu Todo este dinheiro? Aí pensei no Juiz Lalau. Será que foi só ele?Em todos os poderes? Aí pensei: O roubo é exponencial!!!
Nota 10. 100! 1000!