Corrida para entregar o pré-sal vai funcionar? Tomara que ainda nos restem forças…

Da Agência Senado, agora há pouco:

Ao chegar ao Senado nesta quarta-feira (1º), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que os senadores vão priorizar a apreciação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 131/2015, do senador José Serra (PSDB-SP), que retira a obrigatoriedade de a Petrobras ser a operadora exclusiva e possuir participação mínima de 30% nos consórcios de empresas que venham a ser contratados, mediante licitação, para exploração e produção de petróleo no pré-sal e em áreas estratégicas.

 

“Nós vamos fazer um esforço para que esse projeto seja apreciado hoje, e, se for o caso, fazermos, em torno do conteúdo do projeto, uma negociação, um acordo. Eu acho que nós devemos definitivamente deliberar sobre essa questão da obrigatoriedade dos 30% da Petrobras”, anunciou Renan.

Enquanto o Governo Dilma, sem reação, definha, os abutres correm para bicar os despojos.

Nem mesmo o figurino do ajuste neoliberal consegue seguir quando se trata dos gastos, pois o Congresso – todo dia assistimos –  tornou-se um distribuidor de benesses a três por quatro, sem entrar no mérito de serem ou não justas para com os beneficiários.

Contar que o declínio da atividade econômica – em grande parte derivado dos investimentos e despesas do Governo – vá, depois de ir ao fundo do poço, reverter-se em crescimento econômico, pressupõe ter “gordura para queimar” em sustentação política.

Não são necessárias pesquisas para que se veja que não há.

E quando o organismo está fraco, os vírus do oportunismo se instalam e se reproduzem velozmente.

Embora a intenção seja oposta, as chances de preservar o pré-sal sob o mínimo controle brasileiro talvez até acabe sendo – tomara, embora o quadro não seja bom – pelo apressamento da votação.

Seis ou sete meses de absoluta inapetência pela política, por um silêncio que, de tanto tempo que demora a ser quebrado que, quando o é, já perde boa parte da credibilidade da contestação e por uma falta quase total daquilo que Lula pediu à presidenta e ao PT – notícias boas – cobram um preço pesado.

O próprio Lula tem dificuldades em se posicionar e participar mais da disputa política, porque é evidente a falta de sintonia entre a equipe dirigente e suas opiniões, mais até do que a da própria Presidenta.

Nem mesmo nós, que defendemos o governo Dilma pela sua legitimidade eleitoral e por seus compromissos remanescentes com um projeto nacional, inclusivo e desenvovimentista  temos dificuldade em explicar tamanha paralisia.

Queira a sorte que não se tenha desgastado a esperança de sermos um país à altura do nosso povo a ponto de votarem hoje a entrega do pré-sal.

 

Porque o Legislativo brasileiro, à sombra de um Judiciário que paralisa mais o país que qualquer ajuste neoliberal sonharia em fazer, aproveita o momento para monstruosidades impensáveis há seis ou sete meses.

E nada hoje, infelizmente, faz crer que não será pior em mais alguns meses.

Fernando Brito:

View Comments (27)

  • Boa tarde,

    cadê o exercito para prender esse caras, pois isso é crime contra a soberania do Brasil. Outra coisa a soberania não é cláusulas Pétrea, logo não pode haver mudanças por ferir a soberania do Brasil?

  • Ils viennent jusque dans vos bras.
    Égorger vos fils et vos compagnes !

    Aux armes citoyens,
    Formez vos bataillons !
    Marchons, marchons !
    Qu'un sang impur
    Abreuve nos sillons !

    Acabou o sonho de reforma , vamos à guerra aberta ! Chega de fraqueza, chega do PT , Lula e outros mocinhos ! Ou se luta ou não verás país nenhum !

  • Se esse projeto passar, a Dilma veta.
    Se o veto cair...
    A Dilma deve renunciar!

    Porque aí acabou qualquer possibilidade de tornar esse país mais justo.

    • Não deve renunciar, deve sim , chamar os cidadãos à luta ! Chega desse bom mocismo do PT.
      Fica recebendo facadas o tempo todo , inclusive do seu "aliado" o PMDB e se acovarda, apequena-se. Joga no lixo além da história seus milhões de votos !
      O PT não tem o direito de ser fraco, pois nele reside a esperança de uma Nação para todos, para o bem e para o mal !

  • Realmente nosso futuro (entenda futuro: altos investimentos em educação básica e saúde) está mais do que ameaçado. Não há esperança. Com esse tipo de liderança? Estamos falando de nosso mercado de petróleo cair nas mãos das grandes, como elas desejam: um México. É isso que elas querem. Elas fazem o papel delas oras. São CA-PI-TA-LIS-TAS. Dilma não vê isso. Pra quem acredita que não é mais espionada... Francamente.
    E, é mesmo uma questão de tempo o PSDB voltar para Brasília.
    Dilma tinha que ter assumido seu segundo mandato falando dia após dia do nosso petróleo, nossa petrobras, dos planos reais, concretos que ela tem em mente pra fazer o dinheiro dos royaltes.
    Dilma é muito fraquinha. Nossa sorte é nossa oposição incompetente demais que não consegue vencer eleições de forma limpa.

  • O meu cansaço vem do porvir . É antecipada a minha desesperança. Imaginemos o governo legítimo e democrático interrompido ( o que nos dias que correm não é muito difícil , dada a sua fraqueza e apatia politicas ). Como seria este país comandado totalmente ( ou em larguíssima medida )pelos donos da bufunfa de fora , pela casa-grande brasileiríssima , pelos entreguistas ,pelos gilmares , cunhas , quadrilhas , gangues , pelos antinacionais ,pela turma da privataria tucana , judiciário omisso , parlamentares subalternos . A Globo e assemelhados no poder e o fim do Estado de Direito , temperado com muito ódio . Continuaríamos brigando para fazer um presidente ? Como , se já temos um hoje e seria muito mais fácil uma reação no momento atual ? ( será que temos de fato ? A Dilma queria tanto ser reeleita para apresentar esse silêncio e essa desarticulação toda , não somente aos seus eleitores , mas ao Brasil ? E o campo progressista , a esquerda ?). O país está se derretendo com a complacência dos decentes e o pré sal seria a cereja desse bolo dado ao futuro do povo brasileiro . Só tristeza e muito cansaço imaginando o porvir.., sem um projeto de Nação para o meu país .

  • José Serra não faz nada mais do que entregar o que prometeu aos empresários internacionais. Terminar o serviço que seu patrão, FHC não deu conta de fazer: desmontar o Brasil e entregar ao estrangeiros, depois, pedir asilo político em algum pais se dizendo perseguido político. Esses canalhas merecem a aplicação da lei de segurança nacional. Cadeira para Serra e sua quadrilha PSDBista terroristas que pretendem destruir o Brasil.

  • Quanto será que serra já recebeu e ainda receberá a troco do Pré-sal?
    Pra mim, a coisa toda já foi feita e agora ele está com o c* na mão, com o perdão da expressão, mas o que mais eu poderia escrever? E, pra isso, quem leva é o povo brasileiro?
    A gente vai pra rua, senhor serra.

    • Exato minha camarada das Geraes ! Liberdade, ainda que tardia ! vamos á guerra !

    • Pra rua não só...vamos pra cima desses desgraçados. Lembrem que temos um trunfo, ano que vem tem eleição pra prefeito. Aqui em Floripa não se elege bandido que fizer parte de quem entregaria nosso futuro.

  • Não há conciliação possível.
    A direita, antes escondida e cautelosa, age abertamente com todo seu arsenal fascista.
    Vamos para o confronto !

  • Eu me sinto como aquele assaltado com um 38 na barriga ouvindo a frase terrível :PERDEU!

    • O povao só vai perceber o movimento todo quando o jornal nacional noticiar que a Petrobrax é uma petroleira gigante nos mares brasileiros, que só dá lucro e que em funçao da qualidade do petróleo e das suas imensas reservas nas águas profundas, descobertas a partir da competencia tecnica dos engenheiros brasileiros, ela opera com força total.

      Aí é que a ficha vai cair e a coisa vai ficar interessante para esses que acreditaram na impresna brasileira. Só que o nó na cabeça vai chegar tarde.

      Vao perguntar: Essa petroleira gigante e que só dá lucro, essa tal de Petrobrax, era a nossa Petrobras? Ué...ela nao tava quebrada e só dava prejuízo?? Nao era esse o motivo da gente vender prá os gringos???????

      Aí, o negócio é baixar a cabeça e enfiar o rabo no meio das pernas. E tome ouvir as notícias só falando bem e engrandecendo a Petrobrax daqui prá frente , aquela que era nossa e o povo nao defendeu nem quis saber.

      Confesso, nunca imaginei que fosse possível o Brasil, um dia, entregar o seu petróleo assim, desse jeito tao facilmente. Praticamente sem resistencia capaz de fazer o óbvio - impedir que entreguem a maior empresa estatal brasileira aos interesses estrangeiros em detrimento dos interesses nacionais. É algo sem nenhuma lógica.
      Como pode um povo interiro ficar refém de uma imprensa vendida sem que ninguém ou nada possa deter essa loucura que é abrir mao de um produto tao importante para a economia do país. Nao é só o petróleo, é também desmontar toda a cadeia de fornecedores. É um filme de terror.

      As novas geraçoes estao mesmo é ferradas. Fico pensando no Brasil sem a contribuiçao da Petrobras, do seu petróleo e da sua cadeia que gera milhares de empregos..
      Vamos viver de commodites entao??

      PQP, um país que entrega suas imensas reservas de petróleo tem mesmo é aceitar o seu destino e sem reclamar, sem dar um pio.

      Aposto minhas fichas que no carnaval em 2016, ou até mesmo no natal de 2015, o povo já nem vai mais se lembrar do que aconteceu durante 2015, quem era a tal Petrobras e quem é esta tal de Petrobrax que "veio" prá cá.

      E a pobreza vai aumentar e a vida vai voltar a ser como era antes = o pobre vai se phoder cada vez mais.

Related Post