Corrupção na Europa “é de tirar o fôlego”, diz relatório da União Europeia

 

A comissária de Assuntos Internos da União Europeia, Cecilia Malmstroem, anunciou hoje o resultado de um estudo sobre a corrupção no continente que, segundo ela, custa por ano R$ 390 bilhões à economia da Zona do Euro.

– A corrupção é de tirar o fôlego, disse ela.

O quadro aí de cima, tirado do relatório oficial, mostra a percepção da corrupção no dia a dia de cada país europeu.

Monstruosa em qualquer lugar do mundo, a corrupção é tratada possa imprensa, porém, como se fosse uma praga exclusivamente brasileira.

O capitalismo financeiro e o enfraquecimento dos órgãos públicos fez a corrupção se agravar  por toda a parte, embora os mecanismos de controle europeus sejam mais forte. É, aliás, por conta deles que ficamos sabendo aqui da propinagem  dos trens e de equipamentos elétricos no Governo de São Paulo.

E se os paraísos fiscais de Europa  e os mantidos por europeus no Caribe aceitassem dar transparência à propriedade dos recursos que migram para lá, a nossa “propinagem” tupiniquim certamente ia diminuir muito…

No mundo globalizado, onde o dinheiro anda via web, paraísos fiscais em qualquer parte são um convite diário à corrupção.

É necessário combater os corruptos, mas isso se faz também punindo os corruptores, como pretende a nova lei anticorrupção brasileira, em vigor desde quarta-feira, que pune com multas pesadíssimas e até o fechamento as empresas corruptoras.

No caso do trensalão, por sinal, duas gigantes européias.

Mas para isso, o ímpeto moralizador da mídia é zero.

Fernando Brito:

View Comments (6)

  • Brito, por gentileza, perca as esperanças com a grande mídia. Faça como eles: não acredite que continuam sendo "mídia". Já se tornaram partidos políticos operando na ilegalidade já faz tempo. Abriram mão da imparcialidade, do jornalismo investigativo e hoje postam reportagem de futricas inúteis a mentiras puras e simples.

    • Mas, Ricardo. Alguém precisa nos repassar o que o PIG publica. Eu não gasto um centavo com a grande mídia faz anos, à exceção da Carta Capital, evidentemente. Que o Brito continue com a bílis suficiente para ler o esgoto midiático...

      • Não quis dizer para ele parar com suas análises, mas tão somente parar de tentar acreditar que a grande mídia ainda se comporta como mídia.

  • (alerta : uso Ipad para comentar neste site. E quando tento postar via Face, não posso editar, as letras travam, não consigo saber o que estou escrevendo. Talvez seja uma falha do site, por isso estou comunicando).
    Muito interessante isso: o nível de corrupção na Europa é muito mais alto do que nos é vendido. E só não é maior porque os europeus aprenderam a 'exportar' corrupção. Tanto é que quando ela ocorre em Marrakesh ou Ilhas Virgens ela é computada em outra conta. Eu queria ser assim esperto...

  • Verdade, muito bem, isso aí!!! Vamos justificar nossa corrupção comparando com as de outros lugares do planeta... Ótimo... Somos corruptos, mas eles também são... Olha, aquele lá é mais corrupto que nós, vamos mostrar a população... Veja só, eles têm saúde e educação de qualidade, violência próximo de zero, mas também são corruptos que nem a gente... Mostra isso PIG, que não somos só nós que somos corruptos, na Europa isso também existe....

    tsc tsc...

  • "É necessário combater os corruptos, mas isso se faz também punindo os corruptores, como pretende a nova lei anticorrupção brasileira, em vigor desde quarta-feira, que pune com multas pesadíssimas e até o fechamento as empresas corruptoras."

    Pode deixar, quando os corruptos forem vermelhos (eis que esta praga não tem partido), as punições "bode expiatório" ocorrerão.

Related Post