A comissária de Assuntos Internos da União Europeia, Cecilia Malmstroem, anunciou hoje o resultado de um estudo sobre a corrupção no continente que, segundo ela, custa por ano R$ 390 bilhões à economia da Zona do Euro.
– A corrupção é de tirar o fôlego, disse ela.
O quadro aí de cima, tirado do relatório oficial, mostra a percepção da corrupção no dia a dia de cada país europeu.
Monstruosa em qualquer lugar do mundo, a corrupção é tratada possa imprensa, porém, como se fosse uma praga exclusivamente brasileira.
O capitalismo financeiro e o enfraquecimento dos órgãos públicos fez a corrupção se agravar por toda a parte, embora os mecanismos de controle europeus sejam mais forte. É, aliás, por conta deles que ficamos sabendo aqui da propinagem dos trens e de equipamentos elétricos no Governo de São Paulo.
E se os paraísos fiscais de Europa e os mantidos por europeus no Caribe aceitassem dar transparência à propriedade dos recursos que migram para lá, a nossa “propinagem” tupiniquim certamente ia diminuir muito…
No mundo globalizado, onde o dinheiro anda via web, paraísos fiscais em qualquer parte são um convite diário à corrupção.
É necessário combater os corruptos, mas isso se faz também punindo os corruptores, como pretende a nova lei anticorrupção brasileira, em vigor desde quarta-feira, que pune com multas pesadíssimas e até o fechamento as empresas corruptoras.
No caso do trensalão, por sinal, duas gigantes européias.
Mas para isso, o ímpeto moralizador da mídia é zero.
View Comments (6)
Brito, por gentileza, perca as esperanças com a grande mídia. Faça como eles: não acredite que continuam sendo "mídia". Já se tornaram partidos políticos operando na ilegalidade já faz tempo. Abriram mão da imparcialidade, do jornalismo investigativo e hoje postam reportagem de futricas inúteis a mentiras puras e simples.
Mas, Ricardo. Alguém precisa nos repassar o que o PIG publica. Eu não gasto um centavo com a grande mídia faz anos, à exceção da Carta Capital, evidentemente. Que o Brito continue com a bílis suficiente para ler o esgoto midiático...
Não quis dizer para ele parar com suas análises, mas tão somente parar de tentar acreditar que a grande mídia ainda se comporta como mídia.
(alerta : uso Ipad para comentar neste site. E quando tento postar via Face, não posso editar, as letras travam, não consigo saber o que estou escrevendo. Talvez seja uma falha do site, por isso estou comunicando).
Muito interessante isso: o nível de corrupção na Europa é muito mais alto do que nos é vendido. E só não é maior porque os europeus aprenderam a 'exportar' corrupção. Tanto é que quando ela ocorre em Marrakesh ou Ilhas Virgens ela é computada em outra conta. Eu queria ser assim esperto...
Verdade, muito bem, isso aí!!! Vamos justificar nossa corrupção comparando com as de outros lugares do planeta... Ótimo... Somos corruptos, mas eles também são... Olha, aquele lá é mais corrupto que nós, vamos mostrar a população... Veja só, eles têm saúde e educação de qualidade, violência próximo de zero, mas também são corruptos que nem a gente... Mostra isso PIG, que não somos só nós que somos corruptos, na Europa isso também existe....
tsc tsc...
"É necessário combater os corruptos, mas isso se faz também punindo os corruptores, como pretende a nova lei anticorrupção brasileira, em vigor desde quarta-feira, que pune com multas pesadíssimas e até o fechamento as empresas corruptoras."
Pode deixar, quando os corruptos forem vermelhos (eis que esta praga não tem partido), as punições "bode expiatório" ocorrerão.