Corte do BPC: para os pobres, crueldade

Laís Alegretti e Ranier Bragon, hoje, na Folha, pintam um retrato da insensibilidade das elites brasileiras e de seus tecnocratas.

É o decreto em gestação no Governo Temer que suspende o Benefício de Prestação Continuada – o BPC, pago a idosos e deficientes sem fontes de renda mínima de subsistência, estipulada em R$ 238,50 por pessoa da família – no caso de que se verifiquem  “inconsistências ou insuficiências cadastrais que afetem a avaliação de elegibilidade do beneficiário”.

Ou seja, “em caso de dúvida, passem fome”.

O decreto esmera-se na perversão: o beneficiário vai ser avisado do corte por uma método genial: no dia em que chegar na lotérica ou no caixa bancário e sua “merreca” estiver indisponível. Logo ele, que estava para sair dali para a venda, para comprar o “dicumê”.

Quem sabe consegue um fiado do vendeiro, não é?

Mas isso não é tudo.

Apatetado com o bloqueio, sem recursos e em geral com baixa capacidade de lidar com problemas burocráticos, tem dez dias para fazer a regularização:

 Só após o bloqueio, se entrar em contato com o INSS, o beneficiário entenderá o motivo pelo qual teve o benefício cortado. Além disso, terá apenas dez dias para para apresentar a defesa.

Nem é preciso dizer que, se depender de documentos. laudos, certidões e outros papéis é virtualmente que consiga cumprir este prazo.

Ninguém está, claro, defendendo situações de fraudes, usando pessoas simples.

Mas é impressionante como, quando se trata de maracutaias fiscais de grandes empresas e de bancos, como aconteceu com os bilhões sonegados pela Globo ou pelo Itaú, a compreensão do Tesouro é infinita…Anos e anos se passam até que, para perdoar, parcelar ou facilitar o pagamento.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Operação Gengis Khan.
    Não basta derrotar, tem que humilhar, tem que dizimar.
    O povo é o inimigo.Em todas as frentes, tem que ser saqueado.

  • O orçamento não fecha! Como dar aumento aos juízes e pagar o BPC! Esse povinho brasileiro não reconhece que o judiciário é prioridade? E fica pensando em comida numa hora dessas!

  • Operação Gengis Khan.
    Não basta derrotar, tem que humilhar, tem que dizimar.
    O povo é o inimigo.Em todas as frentes, tem que ser saqueado.

  • Para pagar o aumento do salario do judiciário e suas regalias, alguem tem que perder e não é o rico!!

    • Não seja injusto, petista, afinal, whisky de primeira está pela hora da morte. O natal vem aí e champanhe então está caríssima. Ou você quer que suas eminências, desculpe, suas altezas bebam whisky engarrafado no Brasil e o tal espumante?

  • Será que vai cortar também daquele general em cadeira de rodas que disse que militar não se aposenta?

  • Eh uma tatica eleitoral brilhante: Ganhar eleicao matando a base eleitoral do adversario de fome

  • ARMAS OFICIAIS PARA O CRIME.

    "Contudo, o trabalho de inteligência para saber quantas armas estão sendo desviadas para o mercado do crime é muito precário. Esse tipo de esforço demanda integração de informações e de ações entre as Polícias Militar e Civil, Polícia Federal e Forças Armadas – articulação que era esperada na intervenção federal na área de segurança pública do Rio de Janeiro, decretada por Michel Temer...
    'A polícia apreende armas, que são desviadas para os próprios criminosos', afirma a socióloga Julita Lemgruber, coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes. Segundo ela, que foi diretora do Departamento do Sistema Penitenciário e ouvidora da polícia do Estado do Rio de Janeiro, esses desvios poderiam ser facilmente investigados se houvesse vontade política...." - Veja mais em https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2018/08/09/brasil-64-mil-mortos-sob-o-medo-promessa-tosca-de-campanha-faz-sucesso/?cmpid=copiaecola

Related Post