Costa e Barusco são todo o escândalo do HSBC?

A imprensa brasileira divide-se entre tremer como vara verde e tentar, o quanto puder explorar ligações entre o escândalo do HSBC e o caso Petrobras.

E é mesmo provável que, além de Pedro Barusco e executivos da Mendes Júnior tenham movimentado fortunas por lá.

Então, porque a imprensa treme de medo?

Porque aqueles personagens são apenas uns poucos entre os mais de seis mil brasileiros que tinham dinheiro escondido por lá.

Num banco onde, publica hoje o The Guardian inglês, se fazia, segundo traduz a Folha:

1) rotineiramente permitia aos clientes retirarem maços de dinheiro em espécie, frequentemente em moedas estrangeiras sem uso na Suíça;

2) comercializava serviços para que clientes milionários evitassem impostos;

3) ajudava alguns clientes a dissimularem contas não declaradas (caixa 2);

4) fornecia contas bancárias para criminosos internacionais, homens de negócios corruptos e indivíduos considerados de alto risco.

E como a investigação é na Suíça e não dá para convencer os promotores de dá a fazerem “delações premiadas” ou “vazamento seletivo”, há seis mil nomes que vão surgir com dinheiro lá nos Alpes, que não era para comprar chocolates ou canivetes.

É provável que se encontre entre os executivos do banco inglês, também, gordas comissões para viabilizar os “santos negócios” litados acima, porque, francamente, é inconcebível que fizessem isso pela mesma “tarifa bancária” que os modestos correntistas do banco pagavam ao HSBC.

E isso, claro, não vai parar no HSBC. Afinal, sob a protetora legislação suíça, os outros bancos faziam o mesmo, no todo ou em parte.

E olha que não apareceram Luxemburgo, Andorra, Cayman, Ilhas Virgens, Seychelles…

Mas mesmo estes 5.999 outras figuras, a mídia brasileira guarda um estranho silêncio.

Como, por exemplo, o sobre a atriz global e modelo Gisele  Fraga, uma das que aparece nos fragmentos  da lista de clientes, é , ou foi, casada com o sr. Augusto Mendonça, da Toyo Setal, um dos “delatores premiados”.

Não é notícia?

Bom, para ser justo, saiu -fora dos blogs – num site do Mato Grosso do Sul.

Gisele, apesar do marido (ou ex-marido) foi, gentilmente, poupada de figurar na lista publicada por Fernando Rodrigues, no UOL.

Embora não seja acusada de nada, nem por este blog, há dois fatos objetivos, antigamente matéria-prima do jornalismo: é (ou foi, na época dos depósitos na Suíça) casada com um corruptor e corrupto do esquema Costa-Barusco.

Os arquivos completos vão aparecer, cedo ou tarde.

Porque, como diz o homem responsável pela divulgação das contas secretas, Herve Falciani, “há um milhão de bits de dados por vir”.

E um milhão de dados a, mais cedo, a publicar.

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Fernando brito, razões por que a mídia treme com estas informações:
    http://br29.com.br/suica-surgem-os-primeiros-nomes-ligados-ao-psdb-com-contas-recheadas-de-dolares/
    Suíça: Surgem os primeiros nomes ligados ao PSDB com contas “recheadas” de dólares
    Os internautas acharam um nome genial para popularizar o escândalo de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal das contas de 8 mil brasileiros achadas no HSBC da Suíça.

    Suiçalão!

    Quem sabe se, com esse nome atraente ao público, o UOL não divulga os nomes que estão sendo mantidos em segredo, à diferença do que vem acontecendo no resto do mundo, onde as listas dos beneficiários estão vazando?

    Os brasileiros tinham aproximadamente R$ 20 bilhões em contas no HSBC da Suíça.

    Enquanto a mídia não se interessa, a blogosfera está indo atrás.

    Alguns nomes, de brasileiros com contas no HSBC da Ásia, já vazaram, conforme se pode ver neste link.

    A divulgação dos nomes ajudaria o Brasil a fazer uma campanha contra a sonegação, o maior problema do Brasil, bem maior, em escala, do que a corrupção, apesar da nossa mídia nunca abordar o tema.

    Fernando Rodrigues, do UOL, disse que só iria divulgar os nomes que apresentassem “interesse público”.

    Pois bem, o blog Megacidadania encontrou um nome de correntista do Suiçalão que apresenta “interesse público”.

    Saul Sabbá.

    Hoje dono do banco Máxima, Saul Sabbá está no banco de dados do site Off Shore Leaks, de responsabilidade do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

    A sua conta secreta está ligada à offshore Maximizer International Bank S.A.

    Máxima, Maximizer, sacou?

    O banco de dados do Off Shore Leaks mostra o Maximizer, por sua vez, ligado a vários outros nomes.

    ScreenHunter_5521 Feb. 18 17.14

    Entre os nomes, o escritório Zalcberg Advogados Associados, cujo sócio Chaim Zalcberg, que também aparece no mapa do Offshore Leaks, já foi preso pela Polícia Federal, em 2012, na Operação Babilônia, suspeito de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

    Zalcberg seria o cabeça da quadrilha, segundo a PF.

    Aliás, é interessante lembrar que a PF já prendeu gente por lavagem de dinheiro e evasão de divisas… Pena que a mídia não dá ibope para esses casos, talvez porque ela mesmo seja uma grande sonegadora.

    Sabbá é um daqueles tucanos que engordaram na privataria tucana: foi assessor de FHC no devastador processo de desestatização conduzido em seu governo. Ajudou FHC a vender a Vale, a CSN, e por aí vai…

    Agora só falta o UOL ter a generosidade de revelar quantos milhões de dólares Sabbá e seus colegas do Maximizer, todos “brasileiros honestos”, guardavam em suas contas secretas do HSBC.

    Aliás, por falar em privataria, um internauta hoje nos brindou com uma deliciosa recordação: um artigo de Eliane Cantanhêde sobre a Petrobrás, de 1999.

    Era o tempo em que os jornais falavam sobre a privatização das principais estatais com incrível naturalidade.

    Cantanhede faz uma revelação bombástica no artigo: “Para ficar ainda mais claro: o que resta de equipe econômica está de olho gordo sobre a Petrobrás (“joia da coroa”), o Banco do Brasil e até a Caixa Econômica Federal.

    Esses são os “brasileiros honestos” que pretendem privatizar a Petrobrás, para livrá-la do demônio petralha…
    (via Miguel do Rosário)

  • Alô Amaury Ribeiro Jr. cadê você que vez um trabalho notável na "A Privataria Tucana" você faz parte dos jornalistas investigativo que tem acesso as contas do HSBC.

  • Estamos aguardando essa lista com os nomes dos hipócritas, ansiosamente!!!
    Mas, Fernando, desde já, espere que o PIG fará piruetas para esconder os nomes de muitos e sacrificar outros tantos que não da dinastia tucana, sem piedade.

  • Há um conflito entre esse gigantesco escândalo do HSBC e a operação Lava Jato. Pelo menos na imprensa e mídia brasileiras. Para a continuidade do èxito de sua empreitada, que inclui o desmonte da Petrobras e a continuidade do sangramento do PT e do governo Dilma, os promotores midiáticos/jurídicos da operação Lava Jato necessitam que nenhuma outro grande escândalo divida com eles a atenção da opinião pública. Os novos escândalos tendem a tirar importância dos antigos e no Brasil só há espaço para um grande escândalo, que tem a obrigação de ser contra o PT. A Lava Jato já veio para substituir o Mensalão, que estava praticamente morto depois da renúncia do Barbosa. O trensalão foi depressa resolvido na justiça e arquivado, para deixar a Lava Jato reinar única e soberana. Neste contexto, esse Suição é um problema que precisará ser combatido de duas formas: Através da completa indiferença das autoridades judiciárias e midiáticas, e através da blindagem e escamoteamento de qualquer nome da oposição que venha a aparecer. Assim, a grande massa de coxinhas, hommers e manés que faz a sustentação alienada da pressão contra o governo, nem vai saber que esse Suição existe.

  • na verdade ele está com medo que acabem com a GUATANAMO do PARANA por isso pediu ajuda ao JOAQUIM

  • Calma... os detentores da lista com os nomes ainda estão em processo de contato com um por um dos 6.000 nomes, para cobrar os 10% pela não-divulgação. Este é o país da propina.

  • :

    **** *************
    **** *************
    ************* ****
    ************* ****

    ************* Abaixo o PIG brasileiro — Partido da Imprensa Golpista no Brasil, na feliz definição do deputado Fernando Ferro; pig que é a míRdia que se acredita dona de mandato divino para governar.

    Lei de Mídias Já!!!! **** ... "Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma" *** * Joseph Pulitzer. **** ... ... "Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo" *** * Malcolm X. ... ... ... Ley de Medios Já ! ! ! . . . ... ... ... ...

  • Sonegaram, lavaram dinheiro, fizeram o escambau. A mídia protege e ainda insinua que Barusco seguiu os passos de Zé Dirceu abrindo empresas de fachada em paraísos fiscais, mas ninguém lembra da Empire Investment Groupe Ltda criada nas Ilhas Virgens Britânicas pela Globo. A empresa que serviu para sonegar o dinheiro ganho na penúltima Copa do Mundo.Aquele do DARF nunca pago.

  • Vai ser dificil para a imprensa-empresa (PiG) esconder 6 mil nomes, hein tucanalha?

  • Se publicarem a lista, o golpe midiático vai por agua a baixo. Vai ter gente grande que hoje posa de moralista mor. Perceberam que tem senador falante extremamente calado? Tem ministro quietinho, quietinho. As vezes é só impressão minha. Quem sabe?

Related Post