Cotas: a esperança de uma medicina diferente. Everton: o doutor da casa de taipa

No facebook do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, reproduzido na página de Lula:

E quando o morador de uma casinha de taipa em uma pequena comunidade do Nordeste, filho de um agricultor e de uma dona de casa, é aprovado para o curso de Medicina da UFRN, o mais concorrido da Universidade? Mais que isso: na primeira colocação entre as cotas sociais.

Essa é a história de Everton, ex-aluno do técnico integrado do Campus Ipanguaçu do IFRN. E não poderíamos começar o dia de uma forma diferente. Porque é uma história emocionante, que nos dá a certeza que estamos sim cumprindo o nosso objetivo: o de promover a mudança social com uma educação pública e de qualidade.

Vale muito a pena assistir a essa história. E acreditar que, com esforço e estudo, nossos sonhos podem se tornar realidade. Parabéns, Everton! O Rio Grande do Norte inteiro está orgulhoso de você! Reportagem de Laurence Campos e imagens de Edson Lima.

Fernando Brito:

View Comments (21)

  • Os reaças têm que ler e ver este tipo de notícia e não ficar assistindo bigb osta da globope.

  • Que orgulho eu tenho do PT.
    Enquanto isso, o "dr" bruno cainelli de oliveira prado, crm 157277, fala na cara de um paciente em crise:
    - Não vou atender. Não atendo emergência.

    Isso em uma UBS. Ele foi contratado para ser médico de família.
    Ainda bem que o Brasil está mudando!

  • Gostaria de dedicar esse feito à elite desse país,que não suporta uma pessoa humilde galgar um feito desse quilate: ser médico e de uma universidade federal.
    O Brasil se orgulha desse jovem, e parabens para toda a familia!

  • É emocionante ver cenas assim. Parabéns ao Éverton e a sua família.

    Considerando o comportamento vergonhoso da classe médica verificado no episódio recente da recepção dos médicos cubanos ao país, nem imagino o que esse rapaz oriundo das classes mais pobres do país pode vir a passar durante seu curso de graduação...

  • PT mudando vidas,mudando destinos, mudando o Brasil. Parabéns Dr. Everton, o seu esforço foi coroado de êxito e muitas vitórias. Tenho imenso orgulho de ser PETISTA.

  • O bom seria se ele fosse aprovado sem as cotas sociais. Não se cria um país melhor com cotas! O aluno tem que ser aprovado pelo seu esforço, dedicação, estudo, não por cotas. É uma pena que o Supremo Tribunal Federal considerou o sistema de cotas constitucional.

    • Luis Flipe, qual a oportunidade deste rapaz se nao fosse as cotas? Responda-me! Meus dois filhos passaram na federal, mas eu tive condicoes de pagar cursos, e eles dedicarem o tempo todo ao estudo! E estudaram nas melhoes escolas particulares! Este rapaz , se nao fosse o sistema de cotas, estaria fadado a voltar para sua cazinha e cuidar do pouco que a familia tem! Parabens ao Governo qlue criou o sistem ade cotas e ao STf POR TER REFERENDADO

    • Nossa, como sua mente é pequena e mesquinha. O sistema de cotas veio reparar uma injustiça social de muitos anos, vc não deve saber disso porque não faz parte dessa dura realidade, que aos poucos o PT está mudando. Há muito a ser feito, mas tinha que começar de alguma forma.

  • Parabéns Everton,
    como nordestino conheço as dificuldades que o clima e séculos de subordinação causaram à região.
    Você é o sinal da chegada de um futuro há muito prometido e preterido por uma série de (des)governos.
    Finalmente chegamos ao patamar de nação que acolhe e alimenta os seus filhos e não seguidas levas de estrangeiros colonizadores.

  • Luis, em que país acha que vive? Você certamente pertence a essa elite que odeia a ascensão dos pobres ou aqueles desavisados que vão na onda dos coxinhas e de seu patido, o PIG, muito bem representado pela Barbie Sherezade.Enquanto a educação pública no Brasil continuar achincalhada por governadores e prefeitos inescrupulosos que vêm nas verbas para saúde e educação sua maior fonte de enriquecimento pessoal, as cotas têm que continuar dando oportunidade aqueles jovens que só estão a espera de uma oportunidade para demonstrar que são tão inteligentes quanto os bem nascidos e certamente mais apegados ao aspecto social de sua profissão. Só falta o GF tornar obrigatória a ida para o interior dos médicos recém formados nas faculdades públicas, pelo menos por alguns anos, para dar assistencia aos mais necesitados e adquirir o verdadeiro conhecimento da práica médica, especialmente a preventiva.

    • Virna, esse Felipe é um troll tucano ele prefere que os institutos federais de tecnologia sejam fechados e que as universidades federais cobrem mensalidades assim como acontece em Portugal.

Related Post