Sete meses depois de que todas as indicações técnicas recomendavam o racionamento de água em São Paulo, um órgão do Poder Público toma as providências necessárias frente à crise.
O Ministério Público Federal deu dez dias para que Geraldo Alckmin coloque em prática, na forma de rodízio, o racionamento d’água na região servida pelo Cantareira, o que equivale a 40% dos consumidores da Grande São Paulo.
Segundo o Estadão, o MPF baseou sua decisão em um estudo da Unicamp que estima em menos de 100 dias o estoque de água disponível, mesmo com o bombeamento do chamado “volume morto”.
No ritmo do mês de julho, a reserva dura cerca de 75 dias.
O estado do maior dos reservatórios, o Jacareí-Jaguari (ou melhor, apenas Jacareí, porque já secou a ligação com o Jaguari) é este que você vê na foto.
Uma coleção de poças, freneticamente ligadas por dragas e escavadeiras.
Se tivesse sido iniciado em janeiro ou fevereiro um racionamento suave, os paulistanos teriam apenas um incômodo.
E isso era tão previsível que há sete meses este blog, que não é um especialista, vem dizendo que era necessário.
Agora, a maior metrópole de nosso país está à beira de uma tragédia.
Mas, para Alckmin, tragédia seria apenas se a água acabasse antes da eleição.
Depois, danem-se os cidadãos.
Mas, para os habitantes de São Paulo, ficar completamente sem água, antes ou depois de darem seus votos, é igualmente desastroso.
A mídia falou, falou, falou do risco de “apagão” por falta de água nos reservatórios do Sudeste.
Eles estão, hoje, passados cinco meses, exatamente no mesmo nível que tinham no final de fevereiro, auge da falta de chuvas.
O Cantareira, ao contrário, está esgotado e sendo drenado, praticamente, da lama.
A decisão do Ministério Público corresponde a uma necessidade, não a um prazer sádico de restringir a água dos paulistanos.
Ao contrário, é sua proteção contra o impensável.
Alckmin, aliviado, vai assumir, outra vez, a postura de Tartufo que cai tão bem.
“A culpa do racionamento não é minha”.
Graças a esta “culpa”, São Paulo tem uma chance.
Porque o lodo do Cantareira pode ter todo tipo de contaminação.
Mas certamente não é tão lesivo à população do que a grossa demagogia que se fez, durante meses, com a população.
PS. Até este momento, 22h16min, a Folha não acha que racionamento de água em São Paulo mereça manchete. É, ainda, uma pequena nota, onde Alckmin promete mais “volume morto”.
View Comments (36)
Pelo que li nos noticiários agora à noite na internet, trata-se de uma "recomendação" do MPF à Sabesp.
Entendo, portanto, que não é uma determinação à Sabesp.
Alguém pode explicar o que é uma "recomendação" no jargão jurídico ?
PS: parece que a Sabesp já respondeu,em nota, que não vai racionar água, por entender que tal reserva técnica, mais conhecida como volume morto, é mais que suficiente para suprir a população.
É um "aviso prévio". Desobedecido, gera uma ação civil pública, com pedido cautelar.
Obrigado pelo esclarecimento.
Ministério público não tem poder de mando. A ação civil pública será ajuizada no juízo competente que poderá julgar procedente ou não a ação. Julgando-a procedente, aí sim, o JUIZ, e somente o juiz, poderá impor uma obrigação de fazer ou não fazer ao governo do estado. Recomendação não é aviso prévio; recomendação é recomendação. Nem ministério público nem justiça dão aviso prévio a ninguém e cabe ao administrador avaliar se a recomendação deve ou não ser seguida. Caso ela não seja seguida, cabe tão somente ao MP solicitar a avaliação do judiciário, e só. Não tente enganar os leitores utilizando termos incorretos como "mandar" em vez de "recomendar"!
Ler antes de comentar: a palavra "mandar" nao aparece no texto.
Marcos Oliveira é do PSDB, defensor deste governo de São Paulo, tenho certeza.
Valeu o esclarecimento.
Sobre o termo "aviso prévio", tudo bem: Fernando Brito o colocou entre aspas, para não levar a expressão ao pé-da-letra.
Aff! Até que em fim alguém resolve colocar ordem nesta insanidade! Antes tarde do nunca! Chuuupa tucanos!
Engraçado, que no PIG não há nada...., será que estão esperado uma liminar?
O Gilmar Dantas está lá e na sua ausencia o JB que não se sabe porque(?),adiou a aposentadoria!!
Alckmin está fazendo um GRANDE JOGO POLÍTICO e esse jogo é um dos mais perversos pois, esta colocando em alto risco toda população do Estado e suas instituições. Ele sabe que, com ou sem racionamento a água vai acabar; com racionamento ele certamente vai perder votos e provavelmente perder até a eleição pois, todos vão sofrer e saber tudo que foi BLINDADO. Se não fizer o racionamento a água pode durar até as eleições, ele pode vencer e o POVO QUE SE DANE. Isso é CRIME!
Beto, já morei em s.paulo e o paulista, em geral, é muito esclarecido, por isso mesmo me questiono o porquê da preferência deles por políticos do PSDB que têm demonstrado uma incompetência recriminatória além dos malfeitos que foram pra debaixo do tapete da câmara de vereadores e vão para o da Assembleia hoje. Bem, a história vai registrar.
Prezado, o problema é que os paulistas se "esclarecem" lendo a mídia manipuladora de SP: Folha, Veja, Estado, etc.
Paulistas merecem tomar água suja e contaminada.
É o volume morto tucano.
Quem diria que um dia os nordestinos iam tomar agua limpa e cristalina e os paulistas iam tomar agua suja e contaminada.
É PT X Tucano.
Além de estarem tentando ligar as poças de água,as escavadeiras estão aproveitando para retirar o lodo do fundo do reservatório,como pode-se observar pelas fotos as partes mais escuras ao lado das escavadeiras ,provavelmente é do lodo que foi retirado do fundo do reservatório.
No noticiário noturno da Gazeta, daqui de SP, deu-se um grande destaque à atitude do MPF, inclusive com imagens recentes dos reservatórios.
A situação da água em Sampa
http://m.youtube.com/watch?v=VX3lz5ph8A0
Gente, com todo o respeito que os Brasileiros Paulistas merecem, isto é cloaca meu! Qualquer um que como eu quando guri, já abriu de labanca e pico, um buraco de patente, sabe que quando a coisa preteia depois do barro vermelho, é porque se chegou na merda mesmo, eca. Que vergonha, um Estado antes motor da economia no Brasil, ter hoje sua população bebendo água extraida da cloaca...é repugnante isto!!