Nenhuma simpatia por Fernando Collor, Fernando Bezerra Coelho ou Ciro Nogueira, cujas casas foram hoje alvo de operações de apreensão da Polícia Federal.
Aliás, é irrelevante gostar ou não deles ou acreditar que estejam ou não estejam metidos em falcatruas.
O fato é que a ação – desta vez não dos promotores do Paraná ou do juiz Sérgio Moro, mas do procurador Rodrigo Janot e dos Ministros Teori Zavascki, Celso de Mello e Ricardo Levandowski – tem implicações institucionais gravíssimas e põe o já complicado quadro institucional do país em estado de fervura.
Foram planejadas meticulosamente para produzir espalhafato e reforço de posições políticas.
De outra maneira, como pensar que o desfile de carros de luxo pelos portões da Casa da Dinda não pudesse ser substituído por um prosaico bloqueio de bens?
Bloqueio não dá imagem no Jornal Nacional, com algo bem mais suculento que um Fiat Elba, não é?
Está evidente que Janot aquece os músculos para ações mais fortes e contra contra nomes mais poderosos:
Renan Calheiros e Eduardo Cunha.
A política foi transformada em assunto policial e o Ministério Público e a Polícia Federal são hoje seus mais importantes atores, e o Supremo voi atirado para o centro da investigação policial, à medida em que é, agora, quem autoriza buscas residenciais, ao menos publicamente sem explicações mais detalhadas ou evidentes.
Com todos os arrepios que o personagens envolvidos possam nos causar, a mim, ao menos, causa mais arrepios ver formar-se um conflito institucional desta magnitude, onde as instituições de poder político e policial-judicial entram em conflito e o país se paralisa.
Estamos a pouco tempo, talvez menos que semanas, de ver a ação policial-judicial atingir o núcleo do Poder Legislativo e provocar um embate institucional sobre o qual é difícil fazer qualquer previsão.
Não é pela figura dos três de hoje e dos dois de amanhã ou depois. Mas porque um dos poderes da República está tão corroído pelos alinhamentos corporativos e ambições, pela falta de pudores e de líderes que não se pode deixar de sentir no ar a suspeita cada vez mais forte de que vai se formando no Brasil um caldeirão de cheiro extremamente desagradável.
View Comments (28)
E a Mídia e seus articulistas clamam por moralidade assim como o DEM, PSDB e aliados, que atacam o governo, mas todos eles não abrem mão do financiamento privado de campanha ( não é Gilmar Medes?), e não querem nem ouvir falar da reforma política. Haja hipocrisia, e a corrupta é a Dilma.
O ministerio publico juntamente com o PSDB e DEM é conluio que juntos perfazem a saga de bandidos, no Brasil se vc me ciatr um que não esteja envolvido com alguma coisa, eu vou lhe parabenisar, o governador de Goias dizem é um dos mais integros no PSDB, mas lá atras ja esteve envolvidos com um bicheiro chamado carlinhos cachoeira,
Tudo é válido pra tirar o eduardo cunha daquela cadeira. Aquele sr. não pode mais ocupar esse lugar, causando tantos retrocessos a democracia do país.
[Avançarão sobre o TCÚÚÚÚÚÚ?!]
##################
Citado na delação de Pessoa, filho do presidente do TCU é alvo de operação
14/07/2015 12h53
A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira (14) mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao advogado Tiago Cedraz, filho do presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Aroldo Cedraz. Conforme apurou o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, a PF esteve em dois imóveis do advogado, entre eles o escritório que ele mantém numa mansão do Lago Sul, área nobre de Brasília.
Tiago foi citado em depoimentos do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia e um dos delatores da operação Lava Jato. Segundo ele, o filho do presidente do TCU recebia R$ 50 mil mensais para repassar à empreiteira informações de seu interesse na corte de contas. Por um processo que discutia obra bilionária para a montagem da usina de Angra 3, ele teria recebido R$ 1 milhão.
(...)
FONTE, pasme: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/07/14/citado-na-delacao-do-dono-da-utc-filho-do-presidente-do-tcu-e-alvo-de-operacao.htm
Está evidente que Janot aquece os músculos para ações mais fortes e contra contra nomes mais poderosos:
Renan Calheiros e Eduardo Cunha.
O procurador Janot confirma o conspícuo jornalista Fernando Brito
‘Adsumus’, avisa Janot
14 Julho 2015 | 15:22
Procurador-geral da República mandou recado (‘estamos aqui’) em latim para políticos que desafiam a força do Ministério Público Federal e da Lava Jato
Por jornalistas Julia Affonso, Fausto Macedo e Fábio Fabrini
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, avisou nesta terça-feira, 14: ‘Adsumus’. O recado (‘estamos aqui’) foi dado em latim para políticos que desafiam a força do Ministério Público Federal e da Operação Lava Jato.
(...)
FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/adsumus-avisa-janot/
Simpatia por Collor? Nenhuma, isso só torna mais legítima a impressão de que ele foi usado como bucha de canhão pela coalizão judiciário-midiática SEM VOTOS que está tentando tomar o poder através de um golpe branco.
A única justificativa para esta ação é a espetaculização da justiça, o que não interessa ao estado democrático de direito e à harmonia entre os poderes. O Collor tem residência fixa, bens imóveis e empresas que servem como caução. Nem mesmo foi ouvido no processo e já está condenado? Não sei se ele é culpado ou inocente neste processo. Mas confiscar os carros para serem depenados nos pátios da PF, só para satisfazer os instinto mais animais das massas? Bens que são irrisórios frente ao patrimônio dele. O pão não se preocupam se vai faltar na mesa do povo, mas o circo não pode faltar não e´?
"Não ficará pedra sobre pedra" e a Mídia junto com oposição articulando p/ derrubar a Dilma, pois pensam que ela é uma ameaça, mas parece que são eles que vão ficar soterrados nos escombros do Congresso.
O helipóptero também rendeu imagens impressionantes mas, no fim teve que ser devolvido ao dono, ninguém foi preso e a cocaína, bem, confiamos na polícia, não precisa filmar a destruição.
... E até sempre (sic) ninguém sabe(rá) quem é o dono do jatinho!
No entanto, é possível depreender que o jatinho tem dono "cheiroso", gente da [eterna] Casa Grande!...
O jatinho pode não ter muita coisa, mas dono esta aeronave tem!
Com certeza!
Que país é esse, sô?!...
República de 'Nois' Bananas
De cara, a primeira coisa que me veio a cabeça foi "o espetáculo jurídico-midiático" desta operação, quando aparece a cena da apreensão dos carrões, pois é claro que a única finalidade daquele showzinho é para aparecer nas telinhas. Não gosto de nenhum dos três senadores, mas se o Senado tiver algum orgulho tem que chamar os ministros do STF para dar explicações PÚBLICAS, nem mesmo ministros do STF estão acima da lei. Estão aproveitando a fragilidade da política no momento para que "os sem voto" governem e influenciem quem poderá vir a ser o presidente fantoche que eles farão com que as pessoas votem.
Agora, Brito, discordo em gênero, número e grau de uma coisa. Com o Cunha não vão mexer de modo algum, pois ele é a faca que tem que ficar sobre a cabeça da Dilma, para decepar ou mantê-la coagida, infelizmente.