Cristina e os abutres

O contencioso entre a Argentina e os portadores de títulos do País atingidos pelo saneamento da dívida decretada por Nestor Khirchner está virando uma guerra sem limites.

Agora, os “fundos abutres” – que compraram aqueles papéis por valor mais baixo e esperam lucrar com o pagamento de valores maiores em prazo mais curto –  estão publicando anúncios apelando para um suposto “pacto com o demônio” entre a Presidenta Cristina Khirchner e o chefe de governo iraniano Mahmoud Ahamadinejad.

Oficialmente os anúncios são assumidos pela AFTA – “Força Tarefa Americana para a Argentina”, uma organização que pressiona o Governo e a Justiça americanos a obrigar o Governo argentino a indenizar as supostas “perdas” com a reestruturação da dívida do país, há doze anos.

O tais abutres saíram comprando, na bacia das almas, os títulos que a Argentina só reconhece com deságio e, agora, apelam para a exploração sobre uma reabertura da investigação sobre os atentados contra a Amia, uma organização judaica, em 1994, sobre a qual o Irã nega ter envolvimento.

Por conta disso, acusam o governo argentino deste “pacto com o demônio” iraniano.

Que métodos de cobrança de dívida, hein?

Fernando Brito:

View Comments (3)