Cuba: transmissão zero de HIV de mãe para filhos. Estes escravos….

Fonte insuspeita, O Globo publica hoje que Cuba é o primeiro país do mundo a zerar a transmissão de HIV de mãe para filho.

Cerca de 1,4 milhão de mulheres portadoras de HIV engravidam anualmente no mundo. Elas geraram 230 mil crianças contaminadas pelo vírus, nenhuma delas em Cuba.

Diz a OMS que a chance de uma mulher  transmitir o vírus para seus filhos durante a gravidez, o parto ou a amamentação vai de 15% a 45%, dependendo do caso. Mas, com assistência contínua e remédios adequados, o perigo baixa a 1%.

Gostando ou não do regime cubano, é terrível que se queira fazer política desqualificando conquistas como esta, ainda mais pela sanidade que ela representa para crianças em gestação ou recém-nascidas.

Ninguém nega que Cuba é um país pobre e que, como qualquer país pobre, tem recursos escassos para a saúde. Mas nem tão escassos e tão bem utilizados que são capazes de uma conquista pioneira como esta.

Ficamos discutindo se eles têm medicina de alta tecnologia – e até sofrem dificuldades nisso por não poderem contar com equipamentos e tecnologias norte-americanas, por conta do incompreensível bloqueio americanoe deixamos de lado o que pode ser feito com os recursos disponíveis e é feito, com a dedicação de seus médicos.

Os mesmo que aqui uns imbecis foram vaiar, chamando de “escravos”.

A melhor resposta está aí, na certificação mundial como primeiro país a abolir esta tragédia para os bebês.

Que não importa a cor que tenham ou de onde sejam, são as coisas mais preciosas da Terra.

Fernando Brito:

View Comments (8)

  • Manchete da falha de são Paulo a poucos meses atrás:
    Com o fim do bloqueio, americanos começam a organizar turismo medico em Cuba.
    Eu que não sou besta e nem nada, entendi:
    Com o fim do bloqueio, americanos começam a procurar tratamento médico em Cuba.
    Desculpe falha de são Paulo se eu por natureza sou um ser humano que pensa, sabe ler, raciocinar e interpretar. esta bem?

  • Manchete da falha de são Paulo a poucos meses atrás:
    Procurador geral da republica Rodrigo Janot não apresentou denuncia junto ao STF contra Dilma e nem contra Aécio.
    Eu que não sou besta e nem nada, entendi:
    Procurador geral da republica Rodrigo Janot não apresentou denuncia junto ao STF contra Dilma e nem conta Aécio apesar de que contra Aécio houve citação do delator e contra Dilma não houve nenhuma citação do delator.
    Desculpe falha de são Paulo se eu por natureza sou um ser humano que pensa, sabe ler, raciocinar e interpretar. esta bem?

  • Tal avanço da medicina cubana é uma prova de que o socialismo é a única alternativa ao capitalismo da barbárie, quando se trata de saúde pública e bem estar da população. As incongruências da indústria farmacêutica mundial, que vêm sendo denunciadas por médicos conscientes, dão conta de que a essa elite produtoras de remédios, não interessa a cura em sí. Isto quer dizer que a cura do câncer, Aids e outras terríveis doenças que assolam a humanidade só serão buscadas, na verdade, em países com regime socialista.

  • Conquista histórica! Parabéns, Cuba! (e toma, coxinhas vira-latas lobotomizados pela mídia ianquizóide...)

  • Mais uma grande conquista da medicina cubana. Realmente estão de parabéns!

  • Interessante, pensei em repassar para pagina do facebook, usando o link do jornal o globo e a reportagem já foi retirada....pobre jornal e jornalistas. Então vou encaminhar para aos amigos pela pagina do Tijolaço.

Related Post