Operação antiterror foi desfechada por causa de vazamento para a Folha?

Não há muitos detalhes mas, em princípio, parece que a cultura do vazamento e do  espalhafato policial ajudou a produzir uma ação  pouco eficiente e, talvez, desastrosa com esta prisão dos suspeitos de se organizaram para a prática de terrorismo nos Jogos Olímpicos.

Não se pode descartar que as prisões não tenham sido executadas hoje porque alguém “vazou” para a Folha de S. Paulo que havia 100 pessoas sendo monitoradas (a maioria por terem visitado sites de grupos fundamentalistas) e que, destas, 10 ofereciam maior risco.

Foram exatamente dez os presos, embora se diga que há dois que não foram localizados.

Baita coincidência, não é? No mesmo dia em que sai a matéria!

É óbvio que não estou culpando os jornalistas que fizeram a matéria: se alguém lhes vazou, é seu papel.

Mas que diabo de força antiterror que sai dizendo a jornalista que são 10 os suspeitos , que foram identificados por navegarem por páginas de grupos, onde “escreveram mensagens mais elaboradas, inclusive elogiando iniciativas extremistas, ou compartilharam conteúdos relacionados ao terror” ?

Mais: que três deles foram descobertos por acaso, quando um delegado federal os ouvi falando em árabe sobre bombas e explosões em um bar em São Paulo, graças ao dono do restaurante onde estavam, que era árabe, já que o policial não sabia o idioma? História,aliás, estranha, pois falar árabe num restaurante de dono árabe é dar uma de agente secreto português de piada.

Obvio que o suposto terrorista, depois de ler isso e sabendo que fez isso, some e desaparece.

Aqui a imprensa pode ser fazer de boba, mas duvido que os serviços de segurança estrangeiros não fiquem sabendo deste vazamento e não vacilem em trocar informações com o nosso pessoal de “inteligência”.

E porque não fazer a operação de forma discreta, de forma a não “espantar a lebre”  de outros eventuais focos de perigo? Não precisa ler livro de espionagem para saber que, quando há ações deste tipo, outros sujeitos perigosos são postos a “hibernar”, ficam avisados e dificultam a ação policial?

Acham que é exagero? Imagine, então, que o FBI conte ao NY Times que está monitorando 100 pessoas e que, delas, 10 são potencialmente perigosas, por causa disso, daquilo e daquilo outro?

Vai acontecer? Óbvio que não. E se acontecesse, a investigação interna já estaria aberta e, esta sim, com grande estardalhaço, para fazer calar a boca aos boquirrotos.

Nossos Jogos Olímpicos, que já enfrentam toda a sorte de problemas, não precisavam de mais este “mimo”.

 

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Boa tarde,

    hoje escoltei o ministro da justiça falar que esse "terroristas" foram batizados! E uma falta de conhecimento sobre os assuntos religiosos e com relação oriente médio que é de assusta. Onde um ministro diz que os caras foram BATIZADOS é de uma ignorância assustadora, esse indivíduos deve ter sido batizados assim: EU TI BATIZO EM NOME DO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, VAI SER BURRO ASSIM NA CASA DO CHAPÉU!!

  • Por que a Polícia Federal não esperou os ditos meliantes comprarem o tal AK-47, visto que estavam sendo monitorados??? Aí sim seria uma prova irrefutável.

    • E ficariam sabendo quem vende e onde se compram as armas. Trata-se de uma das maiores demonstrações de incompetencia e incuria. O QI deste fulano ministro e meganhas da policia federal é abaixo de 80 ou seja não passam de um bando de mongoloides. É incrível o nível de infantilidade e falta de profissionalismo desta corja. Estão acostumados a não sofrer contestação por isso agem dessa forma. Na sua infinita boçalidade caracteristica da oligarquia paulista acham que todo mundo é idiota e burro como eles. Estão passando vergonha internacional. Vejam o recente vexame mundial do datafraude denunciado entre outros por este blogue.

      • Certamente, chegando onde se compram e vendem estas armas, chegariam, também, a nomes de senadores e deputados.
        Ninguém tira da minha c abeça que muitos deles são envolvidos com estes crimes também.

  • A veja-esgoto já vinha, há anos, implorando para "acontecer" algo assim... vai ver que pegaram uns caras, deram 100 mango (parafraseando Aracy de Almeida) para cada um. Foram à Rua Augusta, compraram fantasias de árabes e fingiram algum teatrinho, tipo Borat ou "Corra que a polícia bem ai" com direito a toda canastrice típica destes crápulas que usurparam o poder. Inclusive, não duvido que se aproveitem de tramóias para implantar um estado de sítio. O Temer e seu ministério de notórios, não obstante seu parvenù, são psicopatas e megalômanos p erigosissimos!

  • O estardalhaço é necessário. Ajuda a criar o clima de terror generalizado que vai ajudar o governo golpista, com seu ministro da justiça fascista. Os trouxinhas vão ficar em polvorosa, enquanto os punguistas profissionais do PMDB e associados governistas passam-lhe a mão na carteira em nome da "segurança nacional"

  • E nao demorou nada, primeiro vaza depois solta depressa os press release.: e nossos herois anti.terror aparecem em toda a sua gloria.
    > o agente Jungmann e o agente Alexandre Morais
    Estao em todas as Tvs e com cara seria.
    Espera-se que os franceses nao acreditem tão facil.

    • Exatamente ! Às favas com o sigilo e discrição que investigações e operações desta complexidade, sensíveis à segurança nacional, exigem dos que são pagos para servir e proteger com inteligência.

      O que importa é esse efeito midiático, que dá ares de salvação e caráer ao novo ministério.

      • Enquanto isto os "terroristas" maiores...os SONEGADORES DA ZELOTES...são abençoados por "Ala Rodrigo Maia Falcatrua." Bilhões e bilhões ROUBADOS dos cofres públicos, valores sim que poderiam melhorar as condições de miséria de muita gente marginalisada por uma elite empresarial tosca, que se diz liberal e a favor do livre mercado, mas não aguenta uma concorrência de loja Chinesa. E que além de sonegar, pede socorro na cara de pau ao Estado, com o aval do Judi$iário comprado e ainda saem vestidos de trouxinhas, batendo panela de Pato na Paulista, gritando "fora corruptos..." mas tem o rabo trancado na porta da imoralidade! Vou dizer...tá difícil até pra macaco prego viver neste "babanal"!

  • Se eram mesmo terroristas, a questão é mais grave. Quem vazou a informação para a esgoto da Veja? Tem que descobrir e enquadrar na lei de segurança nacional. Vão brincar até com isso? O caso, se for verdade, é muito grave. Num país sério, repórter e dono da Veja seriam presos, até indicarem qual a fonte que deu essa informação nefasta para a segurança do país. Cadê nossos "ministros" da Justiça? Isso também "não vem ao caso"? Se acontecer algum atentado nas Olimpíadas vão acusar o PT? Aposto que sim. A canalhice tomou conta do nosso Brasil varonil.

  • Isso é uma armação.. Absolutamente sem nexo as explicações....Esse ministro é que está fazendo terror!....

  • A puliça federal já tinha perdido a credibilidade de muitos por se transformar num circo onde tinha até bandido japa se fazendo de herói , alem de nunca terem esclarecido o helioca dos Perrela com 450 Kg de pó, virou um circo onde palhaços tentam ganhar notoriedade , prender 10 idiotas que se acham do EI é fácil , quero ver prender o Cunha esse sim um dos mais perigosos terrorista da face da terra.

  • E eu visitei o site do Governo dos EUA mais de duas vezes ferrou! Não só isso, visitei também o site do Reinaldo Azedo e Antãogonista. Ferrou, ferrou!!!

    "A grande maioria dos rastreados, aproximadamente 90%, entrou na mira por adotar conduta suspeita ao entrar mais de duas vezes nos portais ou peças de propaganda com conteúdo de exaltação a grupos extremistas."

Related Post