Cunha, a nova faca no pescoço de Dilma

 

Consumou-se o óbvio.

Eduardo Cunha teve uma vitória avassaladora, eleito em primeiro turno, com praticamente o dobro dos votos de Arlindo Chinaglia.

Não foi, propriamente, uma vitória da Oposição, mas uma vitória de oposição ao Governo.

Foi, sobretudo, uma vitória do “sindicato” dos deputados, o que já, de cara, Cunha deixou claro ao prometer colocar, de imediato, em votação e aprovar o orçamento impositivo, ou a “mordida” obrigatória no dinheiro público para projetos de prefeituras, de estados e para os malsinados “convênios”, dos quais não me permito falar por problemas estomacais.

Cunha vai seguir, claro, fazendo seus lobbies, como fez nos governos de Lula e de Dilma.

Mas, depois de um pequeno período de “pose de estadista”, o que ele fará é o mesmo, em ponto muito maior.

Porque, agora, é quem decide o que entra ou não em pauta para votação.

Cunha mudou de “ordem de grandeza”.

O negócio, agora, não é uma diretoria da Caixa ou de algum outro órgão.

É tudo.

Experimente-se, para ver, resistir à sua gazua.

Porque, no sistema eleitoral que temos, montam-se bases parlamentares com base em que?

Porque é que Marina, com Itaú e tudo, não conseguiu formar partido e Paulinho da Força fez o Solidariedade com um pé nas costas?

E não pense que essas “boas obras” vão para a conta deles, não.

Vão para a conta do governo que eles pressionam e politicamente chantageiam.

O Governo Dilma ganhou a reeleição, mas reluta em assumir o poder.

E o poder exige alinhamento entre os que o partilham.

Se não há um mínimo de alinhamento, não pode haver esta partilha.

Atentem para o que quer dizer o resultado.

Mesmo com parte dos votos tucanos para Julio Delgado, o “cunhismo” teve maioria absoluta da Câmara.

Com o PSDB fechado, tem maioria até para mudanças constitucionais.

Resta ao governo, agora, a triste sina de negociar cada projeto de lei ou Medida Provisória no varejinho da esquina parlamentar.

Ou dialogar com a população, o que até ameaçou fazer – e recuou – ao propor a reforma político-eleitoral em 2013.

Mas dialogar com a população, como?

Cada vez mais o governo vai atando seus movimentos.

Eu sigo os conselhos do velho Brizola e recorro aos poetas, a um dos grandes, Cartola:

Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavastes com teus pés

 

Fernando Brito:

View Comments (101)

  • ta mais que provado e so cego na ve, o pt , o governo e a esquerda de um modo geral , saiu derrotado dessas eleiçoes. a prova viva ta ai , na tem como uma desgraça dessas , uma verme desses ser eleito pres.da camara e foi. isso prova que o governo se enfraqueceu , nao faz o debate, nao parte para o confronto , esconde da reformas , borra nas calças de medo do pig. essa vitoria foi do pig e de mais ninguem. gente nos votamos nessa pres. mas nos sabiamos que ela é fraca politicamente , ela nao enfrenta as questoes de frente. o pt ganha a pres. mas se enfraquece no congresse e politicamente. agora o governo vai ficar refem dessa b........................de congresso e de um verme que nao representa nada para o brasil, no fundo no fundo a pres. deve estar achando bom , porque nao gosta de polemicas mesmo. que vergonha para o brasil ver um verme da pior especie pres. da camara. falta de aviso nao foi , cuidado com o pmdb e deu no que deu.

    • Derrotado não é só o governo mais principalmente o povo, o eleitor mau formado politicamente ao longo de nossa história, que vota no PT para presidente e nos PMDBs da vida para deputado e senador, e depois fica a cobrar competência do governo! para todo aquele que vota num partido para o executivo e noutros para o legislativo, agora... F...-SE !

      • De acordo.O sujeito foi eleito pelas urnas dos parias do Rio.Com o aval de políticos conhecidos.Impossível cercar o rio já na boca da cachoeira.
        Esta tudo podre.Ressalva para a fraqueza do governo.Dilma nem queria ganhar as eleições.Só foi pra cima de Aécio apos pressão.Talvez porque soubesse que povo assim nem merece tanta luta.

        • para min o culpado disso tudo é essa pres. dilma que me parece nao quer ser pres.do brasil e fica ai empurrando com a barriga. pelo amor de deus lula entra na briga porque se nao ja era. essa candidata sua nao da conta do rojao.

      • concordo plenamente , se esses vermes estao la é porque o povo os elegeu. o povo tem culpa sim no cartorio e se o brasil parar nao so o governa dessa pres. covarde que vai levar a culpa. o povo é o maior culpado disso tudo e nao adianta vir com desculpas esfarrapadas , porque nao cola. se votou nesses vermes de m.........................é porque se identificou com eles , sao todos da mesma laia.

    • Olha eu não consigo entender a cabeça do eleitor que elegeu Dilma. Tem com ela uma relação de amor e ódio. Ela é a presidenta. Tem poder para enfrentar "isto que está aí". Agora, a imprensa de esquerda, velha de guerra,entrar no discurso do medo. Fazer criticas a Dilma e Graça Foster como a midia derrotista faz ? E as mulheres do país que não se movimentam em defesa delas ? As criticas feitas a elas, são criticas feitas a vocês mulheres,também. Dilma é fraca ? Não, ela não é fraca. Ela Resistiu a uma ditadura. E vocês que não conseguem resistir a um Eduardo Cunha, são o que ? Democracia é uma luta constante por conquistas. Portanto, esse pensamento critico, retrogado de quem foge a luta, não é o que se espera daqueles que se acham de esquerda, esclarecidos. Mas sim, dos que estão fazendo o jogo dos jornalões. Ler um é o mesmo que ler o outro. Não vejo diferença nenhuma,nesse momento,ao ler as reportagens. Apesar de vocês, amanhã vai ser outro dia. Não Passarão.

  • Pior do que cpi, lava-jato, Cunha presidente da Câmara, etc etc etc.. é a total falta de saber e fazer política do governo, é impressionante o despreparo e omissão, mais do que isso, quando age, age pessimamente. Assim, vai-se perdendo tudo que foi conquistado nos últimos anos, enquanto a nação assistia as videos cacetadas no Faustão com o oferecimento do Banco do Brasil.

    • Cunha presidente da Câmara é a desgraça final deste (des)Governo que não começou !
      Triste fim do PT e de sua alternativa de conciliar aquilo que é totalmente inconciliável, os interesses sociais e populares com os interesses da burguesia rentista pátria e alienígena.
      Triste Fim do Partido dos conchavos !

  • O povo escolheu Dilma, mas o ranço político que governa esse país há décadas (PMDB e outros) não vai deixar a vontade do povo se concretizar. Eles perderam a eleição majoritária, mas ganharam o parlamento. Disseram CHEGA, definitivamente, ao PT. O Governo de Dilma acaba nesta segunda-feira.... já estava agonizando mesmo.
    Enquanto existirem Calheiros, Sarneys, Cunhas, e outros, este país nunca será uma democracia de verdade.
    Triste fim de uma tentativa de erguer esta nação, que nos últimos 12 anos, viu um governo preocupado em sair do terceiro mundo e colocar o Brasil no rumo do desenvolvimento.
    Após os próximos 4 anos de um país estagnado (pois nada será feito por absoluta falta de apoio político), em 2018 veremos essa gde nação em desenvolvimento retroceder e voltar ao lugar onde essas pessoas acham que nunca deveria ter saído: o lugar mediocridade, da subserviência, do lucro fácil às custas da pobreza e da ignorância, da maracutaia, do pobre no lugar de pobre e rico no lugar de rico.
    Triste fim do Brasil... que um dia esboçou ser alguém.

    • Será que o 'gigante acordou' só para constatar que deveria continuar dormindo por mais 500 anos !?! Não quero crer que isso pode ser verdade...

      "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • Calma! O mundo não acabou!Tem divulgação dos envolvidos na Lava Jato pra ocorrer e o Cunha deve estar lá. Isto vai ser a maior preocupação dele. Tem o PL para surgir (parece menos doloroso ficar nas mãos do Kassab que de Cunha com seu PMDB em constante metástase). Por outro lado, Cunha deve obscurecer mais ainda o PSDB porque ninguém poderá fazer oposição senão ele e seu grupo. Se quiser fazer com ele, tudo bem, mas não no lugar dele. O gato entrou na loja de cristal deles, não na nossa. O Cunha é perigoso mas é previsível. Falta-lhe sabedoria. Temos controle da inflação rigoroso por aí. Temos a visita da Dilma aos EUA. Temos o saneamento da Petrobrás, mesmo que custe a cabeça da Graça. Vamos perder? Vamos. Onde? Nâo teremos projetos sobre a regulamentação da mídia, da evolução das causas das minorias como LGBT's, financiamento público de campanha, reforma política, embora poderemos ter uma pressão popular muito forte em alguns deles, principalmente os dois últimos. Política é assim. Talvez tivéssemos o maior inferno astral da história com o Chináglia eleito. Talvez! Agora temos outro cenário que devemos absorver e retomar estratégias e táticas diferentes. Mas tem saída. Não estamos encurralados. Cunha não é um Lacerda! Ele ganhou a Câmara e uma corda. Vamos ver o que ele faz com cada uma.

    • kkk... você acha mesmo que o MP vai denunciar o Cunha???? sabe de nada inocente...

      • Mesmo que nao denuncie o PMDB tera muitos envolvidos e isso vai enfraquece-lo. Podem tentar dar uma de moralistas fazendo o jogo da midia ate com relaçao a impeachment mas nao vai pra frente, a luta politica se trava dentro e fora das trincheiras, quem votou em Dilma saberá defende-la.

        • Meus caros não sejamos ingênuos, não vai ter um deputado do PMDB ligado ao Cunha citado e/ou denunciado, se houver serão ligados ao Temer, nenhum do PSDB apenas o Sérgio Guerra (falecido), apenas o Eduardo Campos (falecido) do PSB, nenhum do Dem e ainda aposto que 90% dos indiciados serão do PT. Essa operação é anti-petista e anti-governista... Algéum arriscaria outro cenário?

      • Perfeito seu comentário... "sabe de nada inocente" como tem gente ingênua neste mundo... kkkkk

    • Papai noel não existe amigo. Finito! Dilma perdeu o mandato hoje.

    • Pode até ser que vc tenha razão e que estejamos todos supervalorizando a vitória da oposição do BRASIL, SIJO SOMIKO san, e seu comentário é bem alentador, mas eu SIMIJO TODO (desculpe-me pelo 'trocadalho do carilho') de medo desse canalha vesgo e fascista na Câmara, mancomunado com o outro fascista canalha gil-MAU Danta$ Mente$, no STF, enquanto a grande nave mãe dos canalhas fascistas do 'breZeew', REDE gloeBBBels e o juiz canalha e fascista, 'moro', fazendo a trilha sonora de filme de terror e deitam e rolam na PETROBRAS... JUro que tenteo manter o otimismo, mas a coisa 'tá feia demais da conta, teu. Ará !!

      "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

    • Você está sendo muito otimista, mas acredito que a Dilma provou ser dotada de uma incrível burrice nunca vista na história da presidência. Infelizmente ela cavou um buraco tão fundo que não tem mais quem a defenda. Ela teve o apoio da esquerda para ganhar a eleição e uma vez eleita, tentou agradar quem ela nunca (nunca nunca nunca) vai agradar. Então, ela que se vire sozinha agora, não era o que ela queria?

  • O PT, Lula e Dilma estão colhendo o que plantaram, infelizmente: o foco apenas na presidência da república. O principal nesses 12 anos deveria ter sido a quebra do monopólio da mídia golpista, que é quem pauta os poderes constituídos e faz a cabeça de milhões de brasileiros. Sem o combate ideológico por falta de mídia, e sem uma estratégia para fortalecer uma base leal no congresso, o governo federal vem perdendo apoio e se tornando presa fácil dos inimigos do povo brasileiro. Dilma terá que fazer o que não fez no primeiro mandato: dialogar com os movimentos sociais, formular um projeto que atenda aos interesses dos de baixo, e tentar ganhar apoio nas ruas para pressionar o congresso. Fora disso, terá que abrir mão de tudo, o que significaria se transformar numa rainha da Inglaterra, ou sofrer o Impeachment. No fundo é essa a estratégia da oposição e de sua mídia golpista: derrubar o governo ou torná-lo uma presa incapaz de reagir aos interesses desses grupos de rapina.

    • dilma desprezou completamente a base do pt nestes primeiros 4 anos... deu aumento pro judiciário e deputados e nada pros servidores públicos do executivo; não assentou ninguém em reforma agrária; deixou devastarem a amazônia, tirou direitos trabalhistas e deu isenções de 100 bilhões para empresários, nunca nem mesmo recebeu os sindicalistas e presidentes de associações de servidores... agora vem querer a ajuda? que se dane...

      • é isso ai , ta colhendo o que plantou , agora aguenta as consequencias. essa morta viva nao da conta do rojao.

  • Esse 2015 promete mesmo ..

    Dessa vez ela cai em queda livre.

    Fernando, sou realista e a contagem regressiva para a Dilma e para o PT começa a correr. É uma soma de desgraças para o país: a lava jato corrompida e manipulada politicamente e com um "juiz" de ambiçoes e acordos inconfessáveis; um congresso corrompido e apoiador de um líder sem nenhuma qualidade nem comprometimento com o "bem"; um ministro da justiça "cheio de esquemas" mantido no cargo sem razoes "críveis"; uma agenda de campanha em contradiçao com as escolhas ministeriais; a falta de enfrentamento e moralizaçao da mídia que está em desacordo com a constituiçao; etc..etc..

    A defesa da Petrobras nao é para "amadores" e gente fraca. Deveria ser política e séria, comprometida. Disso depende a economia, a política de "conteúdo local" tao falada pela Dilma na campanha, os recursos da saúde e educaçao advindos do "regime de partilha" da exploraçao do pré-sal etc..etc..

    Concordo com a sua citaçao ao final do artigo. Sinto assim também.
    "Quando notares estás à beira do abismo
    Abismo que cavastes com teus pés"

    Mas vamos em frente porque ninguém segura o tempo e nem o destino.
    Vamos até o fim. Cumpriremos o nosso destino apesar das más escolhas e suas consequencias.

    Nao é a primeira vez que o Brasil fica pelo caminho.

    Tentamos.

  • Era tudo que o MP tucano queria para derrubá-la!!!! agora vai!!! a Globo já ensaiava colocá-la na lava jato.

    • Nao. Nao ensaiava - o nome dela já está lá faz tempo só no aguardo do momento certo para vir a público e estampar as principais manchetes dos "jornais" limpinhos que nós temos aí nas bancas e assistimos pela tv.

      É contagem regressiva mesmo. Questao de tempo para o final triste que o Brasil vai ter.

      Da "pilhagem" que vem pela frente, do desmonte da economia e do país, nao sobrará nada para nos orgulharmos, nada de nacional. Vao arrendar o Brasil, vao entrega-lo ao mercado estrangeiro.

      E o povo, o povo verá a piora da sua qualidade de vida e uma economia a beira do colapso. Será pior do que na era do fhc porque naquela época tinhamos uma oposiçao do tamanho de um Brizola, Lula.. E hoje, o que sobrou? Ah..Ciro Gomes! Que pena voce nao ter conseguido ser presidente dessa bagaça.

      O Brasil soberano e independente é um projeto que começou a ser desmanchado pelas maos do seu próprio povo. Naçao rica sem educaçao política trilha o caminho do fracasso.

      É desolador o futuro que terá a Petrobras e o Brasil que conhecemos a patir de 2002. Hora de acordar do sonho, senhores, e nos prepararmos para o que vem pela frente.

      O sonho que eu tive com a reeleiçao da Dilma, do seu projeto, vai se tornando num pesadelo em doses homeopáticas. Dói ver o caminho escuro imposto ao país que vai ficando cada dia mais claro.

      Que as crianças perdoem os "adultos" de hoje pelo país desgraçado que elas terao num futuro bem próximo.

      Diante disso a nossa absolviçao será só a nossa consciencia. Que cada um se salve com base nela, se puder, pois o tempo nao volta e o mal dificilmente será reparado a altura do bem que poderia ser produzido.

      Contagem regressiva, amigos, é esperar e cuidar da vida.

      • Meu sentimento eh o mesmo... sabe... um tempo atrás eu tinha definido não ter filhos... o tempo passou e eu pensei em voltar atrás... mas os tempos ultra difíceis que virão, tornam minha decisao definitiva... terça feira vou ao médico fazer vasectomia...

  • Um dia se a dilma aparecer podera informar qual sua estrategia

  • No Brasil tem sido quase sempre assim: a maior parte do povo vota para Presidente(a), mas ao mesmo tempo "esquece" de compatibilizar o voto presidencial com os dos senadores e deputados. Isto tem acontecido ao longo da nossa história eleitoral, mesmo no caso de presidentes populares e bem votados, conforme foi o ex-presidente Lula. Entre os motivos causadores desse fenômeno, penso que o principal deles é o atual sistema eleitoral brasileiro, que leva o eleitor para esse tipo de comportamento despolitizado. Resumindo, o Brasil carece de uma reforma política urgente.

      • Vitorio, realmente o brasileiro não sabe votar. Olhe bem os nossos senadores e deputados. O que queríamos com a corja que está lá? É só presidente, presidente...e o resto, vai qualquer numerozinho que tiver na cabeça, Deu nisso!

    • Em 2014, nos países vizinhos que realizaram eleições gerais, os presidentes eleitos conseguiram obter também maioria parlamentar folgada. Exemplo: Chile, Bolívia, Uruguai, etc.

    • Agora que as peças estão colocadas no tabuleiro do xadrez, vamos jogar o jogo bem jogado. Senhoras e senhores, favor sentar na mesa e assumir os seus lugares, sem pânico. E se alguém por acaso quiser cuspir para cima, lembre-se da gravidade.

    • Do meu ponto de vista, o Brasil ainda não tem uma democracia plena e consolidada. Para alcançar esse nível de democracia desejada, devemos apoiar as reformas necessárias, por exemplo: reforma do sistema político, quebra do monopólio econômico da mídia, reforma no judiciário, etc. Caminhamos, mas ainda falta muito, justamente por causa das ditas reformas. Examinando o quadro político e partidário atual, notamos que o PCdoB tem sido um aliado firme, mas tem uma bancada parlamentar pouco numerosa. Precisamos de um partido de esquerda com uma bancada parlamentar mais numerosa, seja do partido citado ou de outro a ser desenvolvido, etc. Mas, enquanto isto não acontece, vamos em frente com o que temos, aconteça o que acontecer.

    • Elaborado no exterior e com apoio interno, a trama do golpe é permanente, ora aumenta e diminui, ora vem e vai. O modelo já foi testado em mais de uma oportunidade. Vejamos um caso: no passado ainda recente, o deputado Severino Cavalcante foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. A finalidade era facilitar e viabilizar o impedimento (impeachment) do presidente Lula. E o que foi que aconteceu depois, alguém se lembra?! Eu me lembro, os mesmos que o elegeram, resolveram cavalgar o Cavalcante... E o restante da "opereta" é conhecido!!

    • Concordo com vc, mas na teoria, quem votou em parlamentar do PMDB, compatibilizou sim o voto em Dilma... O problema são essas coligações bizonhas, que descaracterizam qualquer componente ideológico...

    • O atual sistema eleitoral brasileiro é uma geringonça política deformada que atrapalha, confunde e dificulta a evolução política do cidadão eleitor brasileiro. Trata-se de uma completa "gororoba" que tende a vulgarizar tudo, inclusive as diferenças ideológicas e partidárias.

    • Nas eleições de 2014, entre os candidatos presidenciais apresentados, Dilma Rousseff era a melhor e a única alternativa, ponto. Para o eleitor experiente nenhuma dificuldade. E a verdade seja dita, era ela e somente ela, ponto. Antes votei nela satisfeito, e se a eleição fosse agora com os mesmos candidatos, votaria novamente satisfeito. Claro, as dificuldades existem e são muitas, merecem cautela e muito cuidado. Apesar de tudo digo, ela vai terminar o mandato presidencial com sucesso. E se eu viver até lá verei, e quem viver também verá. E por agora tenho dito.

  • … E “as fontes” que vazam – seletivamente – para o PIG “secarão” em relação ao probo Eduardo Cunha?!

    'O sabotador que vai mudar o Brasil!'

    Boa manchete de capa da próxima edição especial do folhetim fascigolpista que responde pela famigerada alcunha de 'veja'!

Related Post