Cunha dá um nó em Moro. E diz que Temer coordenava nomeações na Petrobras. Veja

Sei que é um sacrifício acima e além do dever cívico, mas tive a pachorra de assistir o depoimento de Eduardo Cunha a Sérgio Moro, de quase três horas. (aqui, no Estadão)

E no final do post coloco o trecho que reputo mais importante, onde ele responsabiliza diretamente Michel Temer pela aprovação dos diretores da Petrobras que seriam os operadores do PMDB na empresa.

Antes, descrevo a impressão que me ficou do show de hipocrisia.

Impressionante como, apesar do asco que a figura do ex-presidente da Câmara, ele se expressa com muito mais segurança que seu inquisidor, Sérgio Moro, que fica, praticamente, naquilo que está noticiado na mídia.

A história dos trustees não avançou um milímetro, exceto pelo fato de que não está ali o grosso das vantagens e do ervanário de Cunha.

Moro se baseava, volta e meia, em entrevistas dadas à imprensa, que Cunha rebarbava, com toda a razão jurídica, dizendo que estava ali para discutir depoimentos e não notícias que possam ter sido veiculadas apenas em parte.

Em momento algum Cunha foi colocado diante de evidências irrespondíveis.

O Ministério Público, que estranhamente não escala as “estrelas” da Força Tarefa para estes interrogatórios, mas apenas para as apresentações de powerpoint sobre Lula, estava representado por um procurador anônimo.

Nem mesmo a evidente contradição entre a alegação de Cunha de que não administrava nem podia fazer movimentação dos trustees  e um deles pagar as contas do cartão de crédito o Dr. Moro teve capacidade de expor e cobrar explicação do réu.

O mais importante nem sequer mereceu perguntas ou aprofundamento: Cunha disse que Michel Temer foi o grande árbitro da nomeação de diretores da Petrobras.

É, no mínimo, estranho que numa instrução criminal isso não chame a atenção, nem do juiz, nem da imprensa.

A impressão que fica, mesmo com todo o nojo que se possa ter de uma figura como Eduardo Cunha, é que não há a menor preocupação de apurar a verdade, mas a de fazer apenas o papel de moralizador.

E, acima de tudo, como mesmo ainda não descendo aos fatos mais crus, Cunha faz questão de mostrar que Temer está em suas mãos, embora a mídia não o queira ver.

Fernando Brito:

View Comments (46)

  • Por favor,ignorem as pessoas vêm a este blog apenas para agredir e provocar.

    • Fique tranquilo... o trio de putinhas do PSDB que aparece aqui para repetir as asneiras básicas de todo idiota manipulado NUNCA mostra as caras quando existem acusações graves contra seus bandidos favoritos: Aécio, Temer e Serra.

      Todos que se dizem "moralistas apartidários" não passam de massa de manobra do PSDB... a máscara cai toda vez qua aparecem essas acusações de corrupção contra o PSDB e eles se escondem ou começam a chorar!

  • O (PEN)ÚLTIMO ESCÂNDALO DO SUPREMO PROJAC!

    ‘Décimo segundo ‘miniSTRO’ do STFede, MERDAL pereira acaba de antecipar o seguinte laudo médico:
    “SIM, eduardo CUnha está acometido de aneurisma cerebral!”
    E *o médico assistente – e responsável pela realização da tomografia do CUnha – diagnosticou:
    “a causa do aneurisma do CUnha foi a pressão que o paciente sofreu durante a gestão à frente da Câmara dos Deputados!”
    *gerson Cama(ar)rotti ‘O Arrotador da Máfia dos Marín(ho)’

    NOTA FÚNEBRE:
    o comunicado oficial do boletim médico foi levado à público agora há pouco na patifaria pra lá de surreal do tal ‘Jornal das Dez’ [RouboNews – perdão, ato falho -, GloboNews]

    • ... Ainda sobre a 'PORCA-tarefa' do DEMoTucano juizeco protofascista 'mor(t)o'!...

      $$$$$$$$$$$$$

      As bizarrices sobre a campanha de Dilma

      Escrito por ínclito e intrépido jornalista Miguel do Rosário

      É surreal, digno de um Salvador Dali (ilustração acima). No afã de produzir factoides pró-golpe, a PF usou números de contabilidade das gráficas sem sequer se preocupar em separar pagamentos feitos pela campanha de Dilma de pagamentos feitos pela campanha do… PSDB.
      Explico melhor: a mesma gráfica que prestou serviços à campanha de Dilma, também prestou serviços, no mesmo ano, para o PSDB. A PF pegou o faturamento da gráfica e acusou a… campanha de Dilma, sem sequer atentar para o fato de que o faturamento também incluía pagamentos feitos pelo PSDB.
      É tão bizarro!
      Destaco um trecho do texto divulgado pela assessoria jurídica da presidenta Dilma:
      (…)

      FONTE [LÍMPIDA!]: blogue ‘O Cafezinho’

    • ... E a 'Renatinha Não Presta' &$ a 'Cristiana Lôbo [de Raiva &$ Ódio]' não perdem a pose!...

      Lá isto é jornalismo, sô?

  • Um faz de conta escancarado. Moro é uma invenção da Globo. Perto do Aragão é um nada. Não ten capacidade de pensar com profundidade, dai sua "arte" de banalizar a justiça. Um adestrado a serviço dos interesses americanos.

  • Já se imaginava isso. É humanamente impossível apurar e obter provas de tanta delação assim. São horas de depoimentos com toneladas de informação sobre transações complicadas difíceis de serem provadas tanto pela sofisticação quanto pela quantidade. . Só param mesmo quando citam Lula. O tal juiz é decorador de Leis, tosco.
    Aliás, a esquerda vai ficar nessa de esperar republicanismo e justiça até quando? Que tipo de auto engano é esse de ainda acreditar se a hipocrisia tomou conta e está dolorosamente clara.
    As esquerdas tem que ser hipócritas também e tomar atitudes sem dar explicação.

  • Não tenho estômago para ver esse vídeo, mas a impressão que tenho é que o jogo já está todo combinado. Vão acabar a farsa jato só com o que tem por aqui mesmo e o resto vão jogar a culpa diluída em personagens blindados e tudo, que se refere a esses, vai para debaixo do tapete. A nova guerra vai ser para repartir o butim do GOLPE. Os 100 bi das tele será entregue em breve, após acertos de pequenas arestas.

    • Realmente, é nauseante. Deveríamos exigir que a Lava Jato continuasse, só que sob o comando de outro juiz, que não goste da Globo, porque assim é muito bom, o PT pagou sozinho por quem cometeu muito mais crime do que ele. Aí sim, eu diria, que a justiça é igual para todos.

  • "Eu, Henrique Alves, Michel Temer nos reuníamos pelo menos 2 vezes por semana para debater e combinar TODA A SITUAÇÃO POLÍTICA... TUDO ERA REPORTADO E A GENTE SABIA DE TUDO E DE TODOS"... Eduardo Cunha.

    Era essa frase que Moro e a mídia queriam tanto ouvir sobre Lula... pelo jeito ouviram mas com Temer... ELE SABIA DE TUDO!!! É óbvio que a intenção de Cunha é ameaçar Temer... ele frisou o nome dele diversas vezes... a mensagem é clara:

    "ESTANCA A SANGRIA, MT!!! EU NÃO VOU SER BOI DE PIRANHA DO PMDB... SE EU FOR VOCÊ VAI JUNTO!!!!"

    ADEUS LAVA-JATO!!! QUEBRARAM A INDÚSTRIA NACIONAL E COLOCARAM OS MAIORES ENVOLVIDOS NO PODER!!! PARABÉNS MORO!!!

    • Moro tem um problema neurológico. Quando ouve "Temer" o nervo auditivo envia sinais para o cérebro como se fosse"Lula".

  • Pra entregarem os 100 bilhões das TELES o Cunha tem de estar solto pra pegar a parte dele...claro!!!! Como somos idiotas....Pessoal essa escumalha tem mesmo de morrer.. são ladrões miseráveis.

  • Duas perguntas:
    1) Quem são os jovens sentados ao fundo no vídeo? São aprendizes de justiça coxinha?
    2) Como o cabelo do Cunha cresceu tão rápido?

    • Cunha não está preso. Lógico, apenas na escuridão. Na espreita... e o pior com a conivência de autoridades.

  • Amigo. Este foi apenas mais um ato da grande peça de teatro montada para enganar o povo brasileiro. Mais um ato do mise en scene. Cunha só está preso por duas razões.
    -
    A primeira razão: dar mais credibilidade à Lava Jato perante a população, procurando dissipar a ideia de que só petistas são presos, e seguir enganando-a com mais facilidade.
    -
    A segunda, colocar mais pressão sobre a banda podre que assumiu o poder via golpe de Estado, para que ela acelere a aprovação das tais reformas "salvadoras" e implemente o quanto antes o tal de "Ponte para o Futuro".
    -
    A visão de Cunha atrás das grades é um incentivo, um grande aditivo, para que o governo Temer e a maioria dos deputados e senadores - afundados "até as aspas em grossa corrupção" - atendam aos interesses do grande capital, nacional e internacional, que quer que as riquezas do país sejam transferidas, todas, para seu controle.
    -
    Cunha já interpretou quase tudo que estava a ele designado pelo roteiro da grande peça teatral. Ele só aguarda o desfecho da entrega do país ao grande capital, para ser liberado e poder passar o restante de seus dias gozando do dinheirinho que juntou após tantos anos de trabalho "dedicado e desinteressado em prol do povo brasileiro".
    -
    Para não serem presos e terem direito ao mesmo destino que terá Cunha, os demais pralamentares vende-pátrias preferem ferrar com o futuro de 90% dos brasileiros, no mínimo, a entregar seus pescoços à Justiça, que é o que vai acontecer se eles não colaborarem nas votações na Câmara e no Senado.
    -
    Enquanto isso, a bancada do PT no Congresso Nacional, que adora "atravessar o samba", parece que ainda não conseguiu se dar conta da grande peça teatral. Apoiou o podre do Rodrigo Maia para a presidência da Câmara já lá em julho passado sob a justificativa de que Cunha ficaria à mercê de Moro e, desta forma, daria com a língua nos dentes e entregaria todo mundo, abreviando assim o mandato do golpista.
    -
    Se vivo ainda estivesse, o grande Leonel Brizola, indignado em ver tamanha ingenuidade do PT, "enfiaria o pé na bunda" desses petistas metidos a republicanos.

Related Post