Quem duvidar, olhe os fatos.
O “pedido de vistas” feito por Gilmar Mendes, que há 10 meses trava a decisão já tomada por maioria no Supremo Tribunal Federal, representou o mesmo que “segurar a bola”, até que entrasse em campo alguém capaz de, pela via política, reverter aquilo que já era uma convicção jurídica: não é legítimo o financiamento de campanhas eleitorais por empresas.
Como “não foi possível” que fosse Aécio, o encarregado é Eduardo Cunha, a vestal que irá capitanear a “moralização da política”, pela “honestíssima” contribuição das empresas às campanhas de candidatos a cargos eletivos, de vereador a Presidente.
É o recado, límpido, do editorial de hoje de O Globo.
Ora, é virtualmente impossível separar, nas contribuições partidárias, aquilo que é doado por civismo, por amizade ou admiração ou por favorecimentos em negócios com o poder público.
Mesmo ao dinheiro dado sem pressão, chantagem ou propina pessoal, o que garante que, desejando acusar-se, não seja “prova” de favorecimento político?
O financiamento privado é, por si só, imoral.
Não é apenas na hipótese de que uma empreiteira ou prestadora de serviços doe à pessoa ou ao partido da pessoa que facilitou seus negócios com o poder público.
Nem mesmo a proibição, já existente, de que beneficiários de concessões do poder público doem a candidatos é eficaz, porque os concessionários são donos ou sócios de outras empresas que não o são e que, assim, não têm impedimentos em doar.
É assim que é feita a política e são feitas as eleições no país e, até agora, com a cobertura legal, graças ao “travamento” da decisão judicial que Gilmar Mendes mantém em sua gaveta.
Não há honestidade quando se é hipócrita.
Porque a hipocrisia é, aliás, o primeiro sinal da desonestidade.
Gilmar seguirá retendo o processo até que Cunha execute a missão de dar legalidade às contribuições empresariais que o Supremo julgou, pela legislação de hoje, incompetíveis com o espírito da lei e, portanto, cabível a sua proibição.
Os senhores deputados, prenhes de moralidade, não terão de derrubar a proibição judicial a que suas campanhas e partidos recebam dinheiro de empresas, porque a proibição judicial será protelada, engavetada, congelada até que se aprove a “reforma” que deixa, neste campo, tudo como está, com um retoque ou outro.
E o dinheiro dado pelas empreiteiras ao PT seja prova inequívoca do crime, enquanto o doado ao PSDB, ao DEM, ao PSB e a quase todos os outros partidos é, claro, puro patriotismo e apreço à democracia.
Faltam, infelizmente, homens públicos ao Brasil capazes de dizer isso.
E sobra, em nossa imprensa, a capacidade de escondê-lo e fazer os estultos dizerem: “ah, é um absurdo dar dinheiro público para os políticos fazerem campanha”, como se as empresas estivessem dando, na sua generalidade, o suado dinheirinho ganho apenas em negócios privados.
Por isso, há tanto ódio contra a ideia de uma constituinte exclusiva para tratar da reforma política. É preciso fazê-la só com o Congresso de políticos profissionais, eleitos por essas regras escusas e com todo o interesse em que elas continuem valendo.
Perdemos a chance de fazer isso quando éramos fortes. Embora a decência não nos desobrigue de fazer a resistência possível – e até a impossível – a isso, é preciso ter claro que agora já não somos lança, apenas precário e roto escudo.
Só poderemos ser mais que isso se retomarmos nossa própria face e, em lugar de gaguejar, falar ao povo brasileiro.
Algo que parece ter sido esquecido, nos dias amedrontados de hoje.
View Comments (38)
Olha o descalabro da questão da água em SP. Um vídeo mostra os funcionários da SABESP admitindo o que todos sabem, que há racionamento em SP desde o ano passado. E o pior é que eles são obrigados e mentir para a população, dizendo que há apenas redução da pressão nas tubulações. DUVIDO que a mídia porca e vendida irá mostrar isso...
http://streaming.ig.com.br/v1/streams/a/034/0344833d8ca748b22e1265db5ea82d03/eb6d7ece4e5cec3c0877e89d54404954.mp4
O povo gosta de sofrer, e o pior os que acompanha a falta da água sofrem mais ainda, sabendo das mentiras.
Não me arrependo do voto em Dilma, mas me envergonho do medo e acanhamento que a mesma tem contra os poderosos da mídia e da política. Kirchner e Maduro, com crises muito piores contra si, tem se saído bem melhor pelo menos no quesito enfrentamento político. Até a Grécia e a Espanha vem aniquilando a direita midiática. Acho que nunca a frase "precisamos de um político no cargo de presidente, não de um técnico" nunca fez tanto sentido.
Fernando e demais comentaristas, uma pergunta:
.
Quem era o Diretor de Exploração e Produção da Petrobras em 1997, no governo FHC, quando o bandido Pedo Barusco diz que começou a sua carreira de crimes na Petrobras?
.
Lembrando que o outro bandido, Paulo Roberto Costa, também 'trabalhava' na mesma diretoria à época.
Excelente Brito, Gilmar Mendes sentou sobre o processo de doação já fazem mais de 300 dias. A oposição e a Mídia não querem moralização das campanhas, pois isso não lhes favorece. Esse processo político no Brasil está apodrecido a mais de 50 anos. Mas se o governo e os partidos interessados em moralizar a política se amedrontarem jamais teremos mudança do quadro atual. Constituinte exclusiva já. Vamos lá Dilma e Lula mostrem ao nosso povo quem é quem, tirem a mascara desses fascistas hipócritas.
Rapaz, como é que, com impolutas figuras como Gilmar Mendes, Eduardo Cunha, Moro, Gagá Henrique Cardoso, Aébrio Neves, os coxinhas idiotizados pela Rede Globo de Sonegação conseguem achar que o erro está somente no PT. O PT erra muito mais se defendendo do que governando.
Olha, é totalmente desanimadora a situação.
Acho que está na hora de parar de perguntar o que o PT pode fazer por nós e pelo BRASIL, e fazer o que o PT e o BRASIL precisam que agente faça por eles: TOMAR AS RUAS !!
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Aí a gente chega lá, toma as ruas e o PT fica calado no canto, ignorando a gente e fingindo que não existimos.
se o povo for às ruas o pt se move, senão, outras lideranças aparecerão. O que não pode é deixar a democracia descer pelo ralo. Porém pergunto: onde estão os movimentos de base, os sindicatos, as pastorais, a OAB, o presidente do stf? Todos calados......
Concordo, ou TOMAMOS AS RUAS e ajudamos nossa PRESIDENTA e nosso Governo a aprovar o: FINACIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA; o DIREITO DE RESPOSTA; a LEI DOS MÉDIOS; as REFORMAS: POLÍTICA/FISCAL/TRIBUTÁRIA/AGRÁRIA/JUDICIÁRIA e outras que se fizerem necessárias para este PAÍS uma NAÇÃO SOBERANA ou Eles vão nos mandar "PRA RUA" e VENDER O PAÍS. É RUA, RUA OU RUA!!!! PELO BEM DO BRASIL !!!! Se não o fizermos a CULPA também será NOSSA !!!; PENSEM !!!
Cadê a coragem do 'Coração Valente' ?!!? O gato comeu...
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
SE a OAB fosse mais combativa, talvez tivesse mais pressão pela reforma política.
Esperar que os homens beneficiados pelo "esquema" queiram alterar algo é muita ingenuidade.
O gilMAU sentou o seu bundão gordo em cima do Processo e os seus pares se calam, porque ?!?! O LEWANDOWSKY como presidente do STF não pode/deve exigir que ele devolva o Processo !?! É o fim dos tempos... "Os meus inimigos esão no poder"
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Deixar ver se entendi: O STF decidiu por maioria de seus ministros que o financiamento privado de campanhas é inconstitucional, mas o ministro Gilmar Mendes não gostou da decisão e está impedindo que tal decisão entre em vigor segurando a continuidade da tramitação do projeto na expectativa de que a Câmara mude a Constituição? É isso?
Entendeu sim Ricardo e digo mais. Para o Mau Mendes arreganhar-se com tanto poder assim no stf...sinho...não nos resta outra desconfiança -não estou acusando ninguém sem provas, até porque não sou louco me meter com a turma poderosa da toga do Brasil, que hoje manda mais que o Poder Executivo e Legislativo, e também porque não tenho "delatação premiada com direito à comissão R$ da lava-jato"- de que o Mau Mendes tem as asas de muitos "morcegos" presas em cavernas propináticas de alguma ilha virgem. Não fosse isso, como justificar este crápula ter mais poder que o resto da casa e ficar peidando em cima do processo que poderia sim moralisar -em parte- a política neste País. E pra não dizer que não falei dos espinhos, quem é a Globo e seus proprietários os Irmãos Metralha Marinho pra falar em Golpe num editorial...vou ao banheiro, estou com desaranjo!
O POVO QUER SABER... SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER... E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, POLÍTICOS E O POVO BRASILEIRO VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA ENTREGUISTA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???
A meu ver a única solução é TOMAR AS RUAS. É RUA ! RUA! OU RUA! Ou então coloquemos, de vez, nosso NARIZ DE PALHAÇO para que ELES: "JUIZES", PIG, GLOBO/PSDB e OUTROS; continuem "RINDO AS GARGAÇHADAS" de nossas caras, TOMEM O PODER e "VENDAM O PAÍS!!! Por isso É RUA, RUA OU RUA JÁ !!!