A decisão da Executiva do PMDB de dar apoio formal à candidatura de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara coloca o Governo Dilma e o PT em um impasse.
Ou aceitam uma composição, com compromissos que serão cumpridos se e até quando as recompensas que puderem obter forem interessantes. ou partem para um confronto e suportam as consequências – gravíssimas – de uma situação de minoria no Congresso.
Eduardo Cunha, por um destes “milagres do mal” que acontecem ao nosso país, tornou-se um “intocável”.
Denúncias, que se acumulam às dúzias contra ele, jamais viram escândalos.
Cunha, cuja carreira começou distribuindo malas – não pensem tolice, eram maletas de telefone celular , um monstrengo naquele início dos anos 90 – a políticos, quando era presidente da Telerj no Governo Collor – sempre foi um “carrapato” político que se permitia aderir às administrações, porque resolvia “problemas” numa área onde há receio de porem-se as mãos.
As lágrimas de Garotinho por indicá-lo – e foi uma das razões do rompimento entre ele e Brizola – “dono” da área de habitação em seu governo no Rio de Janeiro arriscariam recuperar os níveis do Cantareira.
Nos governos petistas, repetiu-se o processo.
Um pedido de audiência de Eduardo Cunha fazia tremer os ministros.
De ódio ou de prazer, conforme o caráter e as ambições de cada ministro.
A atuação de Cunha resume-se a fazer lobbies por interesses, negociais e empresariais.
Cunha não tem ideias, tem interesses.
A denúncia de um dos agentes da rede criminosa da Alberto Youssef de que lhe entregou dinheiro foi, rápida e pressurosamente desmentida pelo advogado que negocia sua delação, como fez com todos os políticos que não são governistas.
Não fosse o belo trabalho do incansável repórter Chico Otávio, de O Globo, não se saberia que a casa onde foi feita a entrega existe e pertence a um agente político do líder do movimento “Aezão” no Rio, Jorge Picciani, parceiro de Eduardo Cunha.
Não é possível afirmar que Michel Temer desejou dar a Cunha o comando real do PMDB ou se o fez apenas para reduzir-se o tamanho de sua derrota.
Mas é necessário dizer que foi, no mínimo, uma impropriedade presidir a punhalada.
O fato, para os que não compreendem o “ecletismo” de Dilma ao compor seu Ministério, é que há a clara tendência de que o Congresso seja conduzido pela Oposição ou, para que não seja, ceder a todas as pressões, exigências e chantagens.
É o preço que se paga pelo silêncio e pela ideia, errônea, de que a polêmica nos enfraquece.
Conceder, compor, tudo isso é necessário e é positivo, porque nos elimina a auto-suficiência no poder.
Mas há um limite: aquele em que o inimigo real é o aliado.
Porque se o Governo estiver com Cunha, o até agora intocável, será Governo.
E o Governo responderá por tudo o que ele, agora o protegido da mídia, tiver revelado amanhã, quando já tiver exercido seu papel.
View Comments (53)
O que eu queria saber é como que um crápula desses se elege, já que o povo bate tanto no peito contra os políticos que se vendem.
Fernando e como fica o acordo de cavalheiros PT/PMDB sobre os dois anos de presidência da casa? Acho que foi pro espaço né? Vcs viram que a juíza deu prazo de 10 dias pra investigar como ocorreu o vazamento da delação sobre Eduardo Cunha? Vazar pro PT pode e ninguém pede investigação. Fernando, estou começando a ficar preocupado, o certo não seria o PT enrolar o PMDB pelo menos por 2 anos?
Caro o Márcio!
A m... está nesse povo despolitizado que ainda vota por uma receita médica, uma conta de luz, um saco de cimento etc.
Quem dá um trocado leva o seu voto. Foi assim que se elegeu esse crápula, com muito dinheiro.
Passo seguinte, após eleito, vem o tal governo de qualizão e se não fizer não governa.
E dentro deste balaio de gatos que é o congresso e a quantidade de partidos que o compõe, está essa vibora. Esse elefante na loja de cristais.
É impressionante observar como a presidenta está mal assessorada . Dá para sentir seu cacife eleitoral , tal qual o Cantareira , lentamente diminuir . Com o Cunha , será o início do fim de seu segundo mandato , mal tendo começado . Nem tatu agüentará as " negociações " nos próximos anos.
FFBB, há várias legislaturas é assim. O Poder Central fica refém de cada 'coisa'. Mas não se briga com a população que sempre escolhe o PMDB. http://refazenda2010.blogspot.com
Quem mandou tirar o ministério dos transportes do PMDB,a pata dos ovos de ouro dessa turma....deu nisso.
Como um LIXO desse EDUARDO, pode chantagear um país e ninguém faz nada..... o justiça VAGABUNDA desse país..... um ENORME LIXO !!!!!!
A presidenta Dilma poderia fazer uso das táticas do PMDB , ou seja fazer uma traição bem no estilo deles , afinal a eleição já foi e ela poderia sim dar um pé na bunda do PMDB , tenho certeza que o povão apoiaria sem pensar.
Eu costumo ser otimista,mas se até o Temer tá apunhalando Dilma,é PQ tá feio o trem! É,acredito que estejamos ferrados! Vivas ao MPL e seus parceiraços da extrema-esquerda/"anarquismo",fizeram tudo de acordo com a cartilha do "tio" Soros/CIA,dando forças ao conservadorismo e empurrando o atual governo contra um muro de espinhos afiadíssimos!! Vivas ao PT/governo,que em 2006,quando da redenção de Lula no pós-mensalão,preferiu não partir pra cima da grande mídia e seus patrocinadores,permitindo que chegássemos a situação de agora!!! O que nos resta é torcer para que os ganhos até aqui amealhados pelos brasileiros não sejam jogados na lata do lixo,pois defender em público qualquer movimento (necessário,diante do contexto que se desenha) de Dilma vai ficar complicado de agora em diante,com TODOS os canhões,inclusive do seu próprio partido,pra ela apontados. Vai ser heróico e digno de registros na nossa História se a PresidentA conseguir chegar à 2018 inteira,elegendo seu sucessor (Lula ou quem quer que seja),com o País re-arranjado e com as reformas prometidas na campanha realizadas.
Penso que eles ainda não partiram para o impeachment, porque precisam que a justiça antes, torne o LULA inelegível, a isto serve matar um coelho com o PETROLÃO... o outro coelho sera morto depois, com a PRIVATIZAÇÃO da PETROBRAS que o CHEVRON_Boy_do_Leblon conduzirá em seguida! Com auxílio da mídia venal de sempre (TIME-LIFE) groubo!
É exatamente como eu penso também. Acho que voce disse tudo.
Abandonaram a idéia do impeachment para dar tempo a justiça de tornar o LULA inelegível para 2018.
E o PETROLÃO é a arma escolhida para cumprir esse papel importante de "quebrar" com a Dilma, com o PT, com a volta do Lula e, de quebra, ainda conseguirao entregar a Petrobrás aos estrangeiros.
Também acho que a PRIVATIZAÇÃO da PETROBRAS será conduzida pelo CHEVRON_Boy_do_Leblon apoiado pela mídia de sempre com a globo na linha de frente.
E o povo burro apoiará toda essa tragédia.
Acho que estamos ferrrados mesmo..
Será o fim da Dilma, do Lula, do PT e o início da desgraça do povo.
Pena de nós!
O PMDB é um partido de traíras e corruptos. Haja vista o Sarney votando no Aécioporto na maior cara de pau. Não se deve confiar nesse partido.
É o golpe.
é isso mesmo , é golpe , é golpe via pmdb , é mole ou quer mais.
O carioca é mestre em eleger este tipo de deputado, mestre....Dêem uma olhada rápida pro passado e verão que em matéria de eleição, o carioca é um gozador irresponsável.
Se fosse diferente estaria estranho, não é?
Antônio o paulista é mais cego que o carioca diga o PSDB há mais de 20 anos no poder roubando e atrasando o crescimento do estado. Pelo menos, aqui no Rio PSDB não ganha nada.