Eduardo Cunha é, hoje, o mais irritado com a atribuição a Michel Temer do papel de articulador político do Governo junto ao Congresso.
Mais, até, que seus “caronas” do PSDB e do DEM, que sentiram a possibilidade de que, mesmo à sombra de Cunha, possam impor mais dificuldades ao Governo.
Temer disputará, com tempo e caneta, a fonte de poder de Eduardo Cunha: o baixo clero que é quase todo, hoje, o PMDB.
Cunha não esperou nem 24 horas para fazer mais uma de suas costumeiras provocações.
Pediu a seu homem de confiança, Leonardo Picciani, que desencavasse um papelucho que apresentou na forma de emenda constitucional onde, em menos de uma página, propõe a tal “reforma administrativa” de redução do número de Ministérios para 20.
Se você clicar aqui vai ver a “profundidade” com que o tema é tratado.
É uma destas bobagens que certo tipo de deputado – Cunha, por exemplo – apresenta para fazer “birra”.
Até porque é uma bobagem. O Brasil, afinal, tem 24 ministérios, embora tenha 14 secretários e ocupantes de instituições da República com “status” de Ministro, porque é assim que está na Lei, aprovada pelo Congresso, n° 12.462/2011, que reformou outra, de 2003, onde define o status de Ministro de Estado para os ocupantes das Secretarias da Presidência, Advocacia e Controladoria da União, Banco Central, Segurança Institucional (antiga casa Militar) e Casa Civil. Ou seja, não são Ministérios, juridicamente, mas órgãos da estrutura da Presidência, exceto o Banco Central, que goza de status próprio.
Aliás, as próprias estruturas que os Secretários possuem – pequenas – e os cargos de seus gabinetes foram desmembrados e transformados de outros, sem aumento de despesas.
Ou seja, não se altera o número de Ministérios, praticamente, porque estes, legalmente, são 24 e não 39 ou 38, como se fala.
Claro que Eduardo Cunha está cansado de saber disso.
A escaramuça foi só para provocar Michel Temer e ver se ele caía na esparrela de começar em suas funções encampando uma “briga” antipática à opinião pública.
Só se o Temer fosse bobo, o que certamente não é um de seus defeitos.
View Comments (33)
Pergunte a qualquer um, no Brasil inteiro. Vão te dizer que o governo tem 40 ministérios. Pouquíssimos sabem o que você explicou! Nem na campanha, Dilma se defendeu. Nem nos debates! A oposição mente, distorce, omite, etc porque o governo não se explica. Simples assim. Uma fala sobre este assunto mudaria tudo.
- Dilma poderia dizer que, ao contrário do que dizem, ela deu poderes a Secretários,para AGILIZAR a administração!!! Eles ficam mais independentes. O que é uma ÓTIMA medida ADMINISTRATIVA, que não gera gastos extras pois não tem a estrutura de um ministério. Mas fica parecendo uma GASTANÇA com estruturas enormes e viciadas, cheias de indicados políticos, etc. A IMAGEM do governo é o que ele DEIXA que seja formada pela oposição. Não é CONSTRUÍDA por ele mesmo.
Governo 10, COmunicação 0.
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Há uma pálida esperança de que sejam desalojados agora os quinta colunas e os claramente tucanos que dominam a comunicação do governo há pelo menos dez anos. Eles são alguns dos principais responsáveis por um governo que fica calado e deixa que se sedimentem as imagens negativas e a própria demonização paulatina do governo progressista com justiça social.
Pra mim o problema é o número de pessoas que se reportam diretamente para a Presidente... É muito difícil administrar, não importa do que os chamam... Pq simplesmente não colocam as secretarias embaixo de ministérios???
Vaidade e necessidade de oferecer melhores condições de trabalho para os secretários em pastas especiais, visto que terão milhões de coxinhas, MP, TCU e cia para atacá-los por longos anos de suas vidas.
:
Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:
* 1 * 2 * 13 * 4
*************
Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
.
.
D ilma, coração valente,
I magem de todo o bem em que se sente
L ivre o amor maior pela brasileira gente
M uito humana e inteligente
A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
:
D ignidade
I ntegridade
L iberdade
M aturidade
A mabilidade
.:.
Ley de Medios Já ! ! ! !
O Presidente da Câmara parece disputar algum cargo IMPERIAL!
Hoje, o Ministro Marco Aurélio foi pedagógico ao despachar um pedido da CUT para ter acesso sim, ao recinto da Câmara.
Atitudes facistóides devem ser coibidas...
A Câmara é a casa legislativa do povo brasileiro...
Não custa nada lembrar que o Presidente da Câmara deve NECESSARIAMENTE AGIR em conformidade com artigo 2º da CF. de 1988!!!
Ademais o Grande Ciro Gomes o qualificou muito bem...
Ele faz jogo de cena p/ Mídia tentando ver se salva o seu mandato (pois se tornou garoto de recado, sendo que mesma da todo realce as suas ações) tentando com isso apoio p/ que seu mandato seja preservado pelo STF.
O Achacador Cunha, aquele pilantra que foi apontado pelo Cid Gomes, tem que perder rapidamente o cargo que conseguiu, pois o mesmo fez isto ao obter por financiamento privado uma bancada toda sua, que está espalhada por diversos partidos que costumam achacar o bem público.
Bom...se o "k-unha de fome" nao gostou, ja é um bom começo.
E o baixo clero é um bando de sapos, uns mosquitos mais gordos e eles param de pular no escuro.
Mas o mandato e o poder deste porco-espinho de rabo sujo nao termina em dois anos? depois nao tem que eleger outro presidente da Camara?
O vagabundo pilantra do Eduardo Cunha com o apoio do PSDB vai aprovar a lei das terceirizações indiscriminas e ele já disse que não mede esforços para aprovar tal iniciativa e ainda tem vagabundo nas passetas falando em volta de comunismo no Brasil, queria um AK-47 para rachar a cabeça da vagabundagen que fala isso.
O PMDB é o único partido grande que restou para o governo Dilma Rousseff. Caberia fazer muitas exigências para a base de sustentação governamental, se o PT tivesse uma bancada maior, que somada com um partido de esquerda, o PCdoB, por exemplo, pudesse assim alcançar a maioria na Câmara Federal. Mas, este não é o caso, então, acreditar noutra coisa é brigar com a realidade, inclusive com realidade das urnas. No contexto atual não cabe agir com idealismo porque isto não vai gerar mais votos. Então, resta trabalhar no tabuleiro com as pedras existentes, e com isto procurar melhorar o resultado do jogo.
Em resumo, não adianta cuspir para cima, lembrem-se da lei da gravidade.
E por que não se retira o staus de ministério dessas secretarias e Bacen? O governo erra ao não se comunicar e erra em não fazer essa mudança e tirar esse discurso da oposição.
Ricardão, a oposição ou seja a mídia de massas, dirá que mudou o nome mas continua o aparelhamento. Este discurso está construído e o governo tem dificuldades em contrapor!.
Esperamos que o governo reaja mesmo, pois, o tal Cunha, se julga o novo "reizinho" do Brasil. Só falta ir para à Quinta de São Cristovão.
Esse bonachão está colocando o governo de joelhos e criando todo tipo de embaraço para o Planalto e retrocesso para o país..
O CU-nha já estourou os seus 15 minutos de fama ... Tchau Cu-nha !! "RODA, RODA, RODA E AVISA ...." ALÔ, ALÔ, TERESINHA !!!! Ele vai para a PRIVADA, digo, para o TRONO, ou não vai !?!?"
"O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"
Yacov, queremos que o achacador tenha estourado, mesmo, seu tempo esdrúxulo de fama, pois já passou dos limites, saia e nunca mais reapareça!!!